sexta-feira, 24 de julho de 2009

Índios de Bauru protestam contra iminente fim da AER Bauru

Pelos menos 40 lideranças Terena e Guarani que vivem na região de Bauru e Avaí tomaram quarta-feira p.p. a Administração Executiva Regional da Funai, em Bauru, em protesto por diversas portarias recentemente emitidas pela Funai que indicam o propósito de transferir aquela AER para a cidade de Itanhaém, no litoral paulista. Há pelo menos cinco funcionários da Funai retidos. Ontem à noite mais índios se juntaram ao movimento, inclusive mulheres e crianças. O cacique Anildo Lulu está à frente do protesto.

Essas lideranças vinham protestando contra a ameaça da Funai em Brasília extinguir a AER Bauru por diversas vezes, desde junho de 2007. Agora que viram a ameaça se tornando em realidade resolveram tomar providências mais drásticas.

Ontem foi elaborada uma carta de protesto por líderes da ARPINPAN que foi enviada aos ministros da Justiça e da Casa Civil, pedindo a exoneração do atual presidente da Funai. Ao mesmo tempo enviaram essa carta para diversas organizações indígenas, tais como a ARPINSUL, ARPINPAN, Coiab, APOINME e outras, pedindo-lhes apoio à sua causa. O protesto está recebendo o apoio de diversas organizações indígenas do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e até de Mato Grosso do Sul. Espera-se hoje que os índios do litoral venham a Bauru para prestar solidariedade ao movimento. Veja a reportagem do Bom Dia São Paulo hoje pela manhã.

A carta está logo abaixo. Alguma providência há que ser tomada para reverter essa situação. Os índios de Bauru, não obstante sua autonomia e capacidade de trabalho e organização, necessitam do apoio direto da Funai para ter condições melhores de vida.

_____________________

Bauru-SP em 23 de julho de 2009.

Ao: Senhores Ministros: Casa Civil e Ministro da Justiça

C/ C : ARPINSUL/ARPIPAN/COIAB/ APOIME E APIB

Nós lideranças indígenas da Região Centro Oeste e Sudeste do Estado de São Paulo, indignados com a atuação do senhor Marcio Meira, viemos através do presente pedir a sua saída da direção do órgão FUNAI – Brasília-DF, tendo em vistas que o mesmo vem desrespeitando as decisões dos cacique e lideranças indígenas no nosso Estado.

Uma das questões é com a relação da mudança da Regional de Bauru para o Litoral Paulista, sem se quer consultar e ouvir as lideranças indígenas, que muitas vezes solicitarão audiência e não foram atendido pelo senhor Marcio Meira, portanto não que remos mais na direção da FUNAI.

Esclarecemos ainda que continuaremos ocupados na sede da Funai em Bauru, e se algum problema que vier acontecer com os nós indígenas, responsabilizaremos diretamente ao senhor Marcio Meira, pelo ato praticado sem consultar a nos lideranças indígenas.

O nosso desejo é que a FUNAI possa nos houvir e respeitar as nossas decisões, afinal são 509 anos de manipulação e enganação por parte de funcionários que não tem compromisso com as causas indígenas brasileira.

Assim sendo pedimos apoio dos nossos parentes de outras regiões do pais, e acreditamos que estão solidário com as nossas lutas.

Lamentamos que tal procedimento do senhor Marcio Meira e manipulado pela Organizações Não Governamentais, como por exemplo CTI e outros organizações que os parentes indígenas tem conhecimento, que a tanto anos vem manipulando e tirando aproveito em nomes dos povos indígenas brasileiro e que desconhecemos a sua atuação nas comunidades indígenas, a não ser pequenas reuniões, oferecendo promessas de projetos e cada ano a gente não vê nada em concreto a não ser levar cesta básicas para contentar os nossos parentes naquele momento e depois acaba e não tem continuidade.

Sabemos também que a decisão de tirar a AER de Bauru tem a participação e o enteresse do CTI e outros antropólogos, como o senhor Paulo Santilhi e Maria Inês Ladeira, sem conhecimento com a causa indígenas.

Assinamos:

Ramão Vieira de Souza Terena e outros

Nenhum comentário:

 
Share