quarta-feira, 7 de abril de 2010

Carlos Pankararu escreve sobre sua luta e dos índios que permanecem acampados

Caro Mércio Gomes,

Nós índios que estamos revoltados com esta situação da Funai e com este presidente corrupto e calculista, de mentalidade maligna. Estamos acampados há mais ou menos três meses na frente do Congresso Nacional, passando pelas mais difíceis situações, como frio, chuvas, muitas vezes até fome e o pior discriminação por muitas pessoas, que não reconhecem os nossos direitos. Tudo isso na esperança de revogar o prejudicial Decreto 7.056/09 do ditador Márcio Meira, com o apoio do "todo-poderoso" Luis Inácio Lula da Silva. 



Sei que nossa luta não é em vão, mesmo que se não vencermos esta batalha porque, para nós, índios revolucionários, a derrota não é perder a guerra, derrota é não ter a coragem de participar da batalha. Isso tem acontecido com muitos índios, principalmente, aqueles que fazem parte das ongs. Estes preferem uma diária, um passeio aéreo, alguns almoços e jantas e dormidas em hotéis. Estas coisas e mais um pouco compra a dignidade destas pessoas e esquecem o seu futuro próprio, de seus pais, de seus familiares, de suas crianças e daqueles que nem nasceram ainda. E se não levantar mais guerreiros dignos e que tenham amor à sua nação, com certeza, não terá um bom futuro dos nossos filhos e netos. 


Hoje, 7 de abril, estivemos na plenária 9 da Câmara dos Deputados, assistimos reunião tratando-se da Hidrelétrica Belomonte, ao qual o presidente da Funai deu permissão para que se construísse. E na Audiência Pública o mesmo não compareceu e nem sequer mandou um representante da Funai e o pior, não trouxe um indígena das terras atingidas para fazer a sua defesa. 


Mais uma vez, estamos presenciando a cada instante o descaso e o abandono que nós índios estamos sofrendo com este governo do P.T. 


Veja também a situação dos nossos irmãos Ianomami, índios ainda com a maioria sem contato constante com a civilização e hoje com as suas terras invadidas por muitos fazendeiros e mais de 2000 garimpeiros. 


Sem esse maldito Decreto, essas coisas aconteciam, imagine agora ao tirar os postos das aldeias, a estabilidade do governo federal de dentro das reservas. O que será de nós e dos nossos parentes que estão mais distantes, nas grandes florestas amazônicas, a muitos quilômetros da civilização?

Por isso, nós iremos brigar com este governo até o fim. Iremos procurar ajudas e patrocínios para realizarmos uma manifestação de médio ou grande porte na Esplanada dos Ministérios. Iremos fechar avenidas de Brasília, fazermos protestos na Câmara dos Deputados, Senado Federal, Ministério da Justiça e outros órgãos governamentais nesta manifestação. Iremos mostrar para o Brasil qual é a intenção do governo Lula. Iremos fazer três bonecos grandes com característica perfeita do presidente da Funai Márcio Meira, do presidente da República Lula e da sua candidata Dilma Roussef. Iremos queimar esses bonecos em frente ao Congresso Nacional. Também iremos, simbolicamente, crucificar um índio e um funcionário, mostrando para o mundo o que o P.T. fez com os índios e com os funcionários da Funai. 


Peço apoio de todos aqueles que possam nos ajudar a manter o nosso acampamento e também ajudar a trazer nossos parentes indígenas que querem protestar em Brasília. 


Atenciosamente,
Carlos Pankararu (coordenador do movimento)
www.acampamentorevolucionarioindigena.blogspot.com

8 comentários:

MARIA disse...

QUERIDO MÉRCIO, PELO AMOR DE DEUS TIRE ESSA MATÉRIA DO CARLOS PANKARARU. É UMA VERGONHA PARA VC DAR OUVIDO A UMA PESSOA COMO O CARLOS, UM ÍNDIO QUE SEMPRE VIVEU AS CUSTAS DA FUNAI... E MAIS... SEM COMENTÁRIOS POIS VC SABE MELHOR QUE EU A REPUTAÇÃO DELE.
MESMO QUE VOCE, ASSIM COMO MUITOS DE NÓS ESTEJA CONTRA A REESTRUTURAÇÃO DA FUNAI NÃO BAIXE O NÍVEL DE SEU BLOG.

UM BEIJO QUERIDO

MARIA

Marcos disse...

Mercio, concordo plenamente com a Maria. Fica horrível para voce publicar essa carta do Carlos Pankararu que todo mundo sabe quem ele é e o que é. Tentou nos iludir mas abrimos os olhos,

Não baixe o nível do seu Blog.

Até mais....

Marcos

Ubiratan disse...

Gostaria de Parabenizar o Dono do Blog, o Antropólogo e Professor Mércio Pereira Gomes:


Na contramão dos dois comentários anteriores que expressam intolerância e preconceito contra o indígena Carlos Pankararu, quero congratular o blog pela democracia e pela oportunidade que este espaço oferta as mais variadas formas de expressão.

A funai não faz mais do que sua obrigação em assistir aos índios sejam eles quem for.

Expor a opinião do Senhor e Indígena Carlos Pankararu deve ser motivo de aplausos e elogios ao Antropólogo Mércio Gomes, pois o direito a liberdade de expressão é um direito de todos, isso sem dúvida nenhuma.

Ao contrário dos néscios e pérfidos comentários anteriores , o blog por sua tolerância e democracia com a opinião de todos eleva com muita qualidade cada vez mais esse espaço democrático de debates.

Ubiratan

Marcos disse...

Querido Mércio,
Intolerancia e preconceito? Não, em hipótese alguma. É a realidade pois publicando essa material dessa pessoa só denigre o seu blog, amigo Mércio. Todos sabemos o que é o autor da matéria. Claro que vindo do Sr. Ubiran não se pode esperar outro comentário, pois ambos são farinha do mesmo saco.
Concordo que a Funai deve asistir os indios mas não parasitas.

Claro que merecemos um espaço democrático mas encima da verdade e não de intolerancia e inverdades.

Pense e reveja a manutenção disso.

Um abraço Mércio


Maria

Anônimo disse...

Olá,
gostaria de comentar apenas que o Acampamento conta com a presença de indígenas de outras etnias e não apenas Pankararu, como Kaigangs, Fulni-ôs, Mundurucu, Krahôs e outros. Esses indígenas estão acampados desde janeiro, manifestando-se contra o Decreto e passando fome, frio e preconceito da sociedade. Independente de Carlos Pankararu, é importante demonstrarmos união para revertemos a triste situação dos indígenas no Brasil.

Unknown disse...

Waldira,

Concordo com o anônimo, o acampamento tem outros povos e independente de quem seja, estão lutando pelo que acredita e de vontade própria e por este motivo merece todo o nosso respeito. Coisa que nós servidores queremos fazer e não temos coragem, oportunista ou não eles estão lá. E nós onde estamos?

Obrigada

Anônimo disse...

carlos pankararu e uma das lideramsas do acampamento revolocionario

Anônimo disse...

sr.mercio essa pessoa que fez o comentario sobre carlos pankura ele não está só,nos entnia guajajara apoio ele porque esta lutando pela direito que nosso.
grajau:maranhão Ronaldo guajajara.

 
Share