quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

ESCÂNDALO NA FUNAI: Juiz Federal determina expulsão dos Xavante!

A atual direção da Funai pediu e recebeu uma liminar para expulsar os índios Xavante de sua sede!!!

Este é o pior ato já perpetrado por uma direção da Funai  desde a época dos militares.

Não pode haver um anti-indigenismo mais despudorado e desrespeitoso do que este.

A Funai ficou enlameada por este ato.

Mas não é a Funai como um todo.

É a atual direção da Funai, nomeada no ato como Márcio Meira, presidente, Aloysio Guapindaia, diretor de Assistência, Maria Auxiliadora Leão, diretora de Assuntos Fundiários, e Salete Miranda, chefe de gabinete, que fez o pedido de reintegração de posse, com expulsão dos Xavante, nomeados, por se sentirem incapacitados a trabalhar.

Esse pedido teve a indignidade de dizer que os índios não têm endereço certo. Como pode a Funai não saber o endereço certo dos índios????

Em dado momento, a petição da Funai diz que a chefe de gabinete foi ameaçada de morte por mulheres Xavante!!!

Que coisa escabrosa! Que falta de decoro para uma direção da Funai declarar que um dos seus elementos está sendo ameaçado de morte!!!

Esse direção já vinha agindo com desprezo pelos índios, na verdade, desde que foi empossada. Mas conseguira o apoio dos índios que compõem a CNPI, e assim pareciam com legitimidade.

Agora, além do ato desonroso de dar anuência para a construção da usina Belo Monte, sem a aceitação dos próprios índios, requer a um juiz federal a expulsão de índios de sua sede.

O pedido foi feito pela direção atual à AGU. Esta indicou três jovens e despreparados advogados para pedir em juízo a saída de índios Xavante da sede da Funai sob a alegação de que eles estavam perturbando a atuação da direção da Funai que, desde 10 de novembro p.p. não ia mais à sede da Funai para trabalhar.

Com efeito, a direção da Funai não comparece à sede desde que o presidente em exercício criou por portaria uma Administração em Nova Xavantina, declaradamente por pressão e coação dos índios, como se isso fosse possível de ser admitido por um dirigente de um órgão. Em seguida, este ato foi desfeito por ato do presidente, no dia 17. Descaradamente.

Na petição que gerou a liminar esses assuntos foram usados como argumentos a favor do pedido. Desavergonhadamente.

Como pode um presidente de um órgão admitir para um juiz e para seus subordinados que não consegue trabalhar porque  aqueles a quem ele deve servir não o querem mais.

Por que ele não pede o boné, com alguma dignidade?

O fato é que a coisa está podre nesse pobre reino da Funai. Que essa podridão não atinja todos os funcionários. Nem os índios. Ainda há esperança de mudança.

Leiam a seguir a mensagem de um conhecido indigenista que está espalhando por email um pdf do Mandato de Integração de Posse, com liminar. Esse Blog está aberto para comentários por parte de todos, em especial de servidores da Funai, indigenistas e índios, que queiram demonstrar sua visão desse ato insano.

_______________________

Prezados,

Depois dessa, tenho certeza que a atual troupe escalada para atuar como agentes e dirigentes da politica indigenista esté  em plena decadencia..


Tecnica, administrativa, etica , ideologica e operacional...


Vejam o estado que as coisas estao chegando..


A FUNAI  "desistiu" do Indigenismo  e agora depende de força policial para garantir sua "atuaçao"..e de "alcagoetes"para incriminar indios que se manifestam contra a atuaçao da FUNAI...


Isso significa que, nem os atuais dirigentes tem convicçao da atuaçao positiva( e nao necessariamente positivista) e indigenista na interlocuçao com os indios..
Deram conta de jogar fora , numa peça juridica assinada por 3 jovens rábulas, 100 anos de politica indigenista..


No ralo..


Me dei o trabalho de ler tudo, mas depois que li toda a açao, varias cenas me vieram à cabeça..
Inclusive aquela do Marcio sendo "carregado"para fora pelos Xavantes, e que, apesar de tudo, não se convenceu de chamar a policia e a cavalaria para "se defender"dos indios...


O Elias comentou que na epoca  dele como DAS tambem se recusou em fazer cumprir a ordem de prisao de indios que se manifestavam contrarios no interior da FUNAI..Isso com a PF de prontidao na porta da Funai...


Nem o Apoena, no tempo dos milicos deu conta disso..


Como escape ele inventou a tal Superintendencia movel e preferiu ficar viajando direto nas ADRs, do que ter que encarar o desgaste diario com indios "revoltados"..


A judicilizaçao dessa questao de indios Xavante ( e de todas as outras etnias) é muito ruim, MUIT0!!


Ela tenta usar a analogia e jurisprudencia de açoes de reintegraçao de posse em invasoes de "sem terra"..


Chega a afirmar que os indios devem ser citados pro Oficial de Justiça e por Edital "uma vez que os endereços dos reus nao pode ser especificado , neste momento,.."


Ou seja , a Funai de plantao nao consegue sequer saber qual é a origem e quem sao os Xavantes que estao se manifestando contrarios a atual administraçao..


A grande diferença entre manifestaçoes de "Sem Terra" e de "grupos indigenas", é que os primeiros são excluidos e sem terra, enquanto os ultimos sáo excluidos, mas "COM TERRA"..
E tambem por causa disso, nao podem e nem devem ser tratados como invasores do que lhes pertence..


Pior ainda com os xavante , depois de um ano tétrico, com indicadores de mortalidade superiores a 160/1000, superior a do Afeganistao, Iraque, e outros paisesm em guerra..e grupos confinados em beiras de estrada, humilhados e muito mal assitidos em condiçoes degradantes ...


Depois de nao conseguir resolver a questao da casa de transito em Sobradinho, criada para abrigar os indios em transito no DF, agora a Funai pleiteia judicialmente a proibiçao de presença indigena( tipo uma restriçao de uso ao contrario) nas dependencias da propria Funai..


Nao sei não, mas inadequaçao das medidas e ausencia de interlocuçao estao a transformar essa administraçao em vitima dela mesma..


Duvido que os Xavante vao arredar o pé, pelo contrario..


Neste momento esta havendo uma grande movimentaçao de indios do Brasil todo para virem "despachar"a equipe confinada no MJ..


Duvido que o MJ , ja nas vesperas de sua saida,  va pretender abrigar a troupe "acuada"em suas dependencias , sendo tao mal quista por tantas lideranças de todo o Brasil.


Ou seja, vai chegar uma hora em que o MJ e a Presidencia vao preferir "resolver a questao", do que ficar mantendo um timinho tão chinfrin , que depende de PF para intimidar os indios...So que os caras ( inclusive a policia) nao conseguem entender por que mesmo numericamente inferiores estes nao  se intimidam, pelo contrario..


Ficam animados em "treinar"nessa guerrinha...


Imaginem que merda algum tipo de agressao ou tiros à indios dentro da propria Funai...
Rondon passou a noite revirando no tumulo e torço para que algum "bom senso" interfira nessa questao..


A proxima reuniao da CNPI que começa semana que vem vai ser um palco muito disputado para o "Bota Fora"..


Leiam, comentem, denunciem, esperneiem...

10 comentários:

Anônimo disse...

No mínimo revoltante,


E ainda tem a história verídica de que a Chefe de Gabinete Salete Miranda não gosta de estar acompanhada de índios no elevador.


Em uma ocasião essa mesma desclassificada pediu para que os guardinhas da entrada da funai não permitissem que os índios se deslocassem com ela no mesmo elevador.

Acorda parentada!

Sérgio

Visconti disse...

Tenho muitos amigos petistas e votei no Lula. Mas eles que me perdoem: esse governo foi uma catástrofe para a questão indígena (e também a ambiental).

Anônimo disse...

Não é de agora que os funcionários desse órgao indigenista tratam indios com tamanho PRECONCEITO, gente que não olha e desvia de corredor quando vê um indio caminhando no mesmo corredor. Se esquecem que os seus salarios de todo mes vem por causa ´dos índios.

Visconti disse...

O anônimo diz que "os funcionários" da FUNAI têm preconceito contra os índios......calma lá, "certos funcionários" e mesmo assim aqueles ligados às questões burocráticos. Os indigenistas da FUNAI, em sua maioria, mesmo cometendo seus erros, sempre dedicaram suas vidas aos índios. Não faça generalizações injustas e burras. E a atual gestão do órgão é formada por pessoas de fora da instituição. Foram eles que, com essa liminar, transformaram a FUNAI em Fundação Nacional Onde o Índio Não Pode Entrar. Uma vergonha.

Anônimo disse...

O General Heleno tinha razão!

Anônimo disse...

Faltou dizer qual conhecido indigenista escreveu este texto.´
É inacreditável a atuação de Márcio Meira à frente da Funai e a aprovação a Belo monte, em nome dos índios, uma afronta;

Anônimo disse...

Eu nunca vi o atual presidente da Funai e sua equipe serem mal recebidos em qualquer adeia, ou por qualquer indígena em qualquer situação. Acho mesmo é que a Funai está impregnada de "indigenistas" que se recalcam com as ações da atual Direção, já que estas não permitem que esses "indigenistas" controlem e manipulem determinados grupos de acordo com seus interesses particulares. Principalmente os Xavantes, que por sua proximidade com a capital do país, são mobilizados constantemente para criar situações de embate por demandas miutas vezes infundadas. Foi esse o caso do grupo que levo o Diretor na marra, mesmo estando ele disposto a dialogar, para que os baderneiros pudessem ser nomeados com cargos de DAS, sem que tenham qualificação técnica para tal.

Unknown disse...

Caro Mércio
Obrigado por se manifestar nestes momentos horríveis para os indios brasileiros. Quando servidores da FUNAI e não é só em Brasilia, sentem nojo de conviver com índios, é preciso que os próprios índios mostrem como devem ser tratados e colocar esses aproveitadores no ôlho da rua. A Polícia deveria ser acionada para eles. Vamos aguardar o desfecho....

Otávio Xavante disse...

Sr. Anônimo que diz nunca ter visto oPresidente ser mal recebido na aldeia... Sim sempre recebemos ele w outros servidores da FUNAI muito bem. Com esperança de fazer algo por nós, inclusive aqui nas aldeias Xavante. Logo no início ele veio aqui e prometeu melhorias e soluções para as Administrações. Foi tudo mentira. ELE MENTIU, ELE É MENTIROSO. ELE ESTAVA ENGANANDO NÓS. Ele atende os interesses do CTI Centro Trabalho Indigenista e do PAC. Lideranças autenticas são discriminadas. Nós lideranças todos Xavante recebemos ele muito bem e ele não recebe nossas lideranças em Brasília. Nunca está para receber. Os outros lideranças de outros povos também.
A diretoria dele não trata com respeito.
Agora mandou Juiz expulsar os índios da FUNAI isso é pouca vergonha.

Anônimo disse...

Bom saber desse blog. Funai de Ribeirão Cascalheira tem problema de nepotismo que nunca investigaram com casal, inteado, tio e mulheres do casal que comandava. Parte deles foram tirados, mas nunca apuraram nada. Tem até funcionária que tem loja na cidade.

 
Share