segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Morre Quitéria Maria de Jesus, líder Pankararu: minhas homenagens

Morreu neste sábado passado Dona Quitéria, uma mulher inteligente e destemida do povo Pankararu.

Conheci pessoalmente Dona Quitéria na tarde da minha posse como presidente da Funai. Ao entrar pela porta da frente a Funai estava repleta de índios, mais de 300, que há meses esperava saber e ver quem seria o novo presidente do órgão. O anterior fazia meses que não pisava na sede do órgão.

Ao descer do carro, deparei-me com Dona Quitéria, com um cajado na mão, o olhar bondoso e perscrutante, de quem olha a pessoa e vê sua alma por dentro. Ela cantou uma canção pankararu, pegou-me pelo braço e me ajudou a entrar na Funai pelo corredor formado de gente.

Falou na solenidade de posse, depois recebi-a para conversarmos. Ao longo dos quase quatro anos que fui presidente da Funai recebi-a diversas vezes. Tinha uma foto dela com o presidente Lula, não sei se continua no gabinete da presidência.

Dona Quitéria tinha um senso de realidade política e de possibilidades. Lutou por melhores condições para seu povo, solidarizou-se com muitos povos sem terra. Era uma voz retumbante e convincente na defesa dos direitos indígenas.

Dona Quitéria estava doente há algum tempo, com diabetes. Morreu com 80 anos. Vai deixar saudades para os que conheceram e vai fazer falta ao movimento indigenista e especialmente ao povo Pankararu.

Nenhum comentário:

 
Share