quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Índios Pataxó pedem ao Ministro José Eduardo Cardozo saída do atual presidente da FUNAI

Ontem à tarde uma representação de 40 lideranças Pataxó da região de Porto Seguro pediu ao ministro José Eduardo Cardozo a saída imediata do atual presidente da FUNAI. Os Pataxó estavam acompanhados de deputados federais do estado da Bahia, a quem haviam cobrado essa reunião, já que não estavam conseguindo agendar com o ministro através da própria FUNAI.

A reunião com as lideranças Pataxó e o ministro José Eduardo foi dura e franca. Estava presente o atual presidente da FUNAI, junto com a diretora de assuntos fundiários. Não gostaram nada do que os Pataxó falaram ao ministro sobre suas respectivas atuações.

Os Pataxó vêm sofrendo horrores com a incapacidade de decisão do órgão em relação às terras que reivindicam, as ambiguidades e indecisões que lhes são impostas. Há problemas com o Instituto Chico Mendes quanto à dimensão da Terra Indígena Barra Velha, há problemas sérios de segurança provocados pela bandidagem local que se esconde na terra indígena Coroa Vermelha, ao lado da turística cidade de Porto Seguro. Há problemas de saúde agravados pela indecisão do Ministério da Saúde quanto ao substituto da FUNASA. Há problemas de administração dos parcos recursos que chegam à região, que já foi um Núcleo de Apoio, e hoje está reduzido a uma simples coordenação técnica local.

Os Pataxó sofrem sobretudo pelo abandono de suas aldeias por parte do órgão indigenista. A extinção do Núcleo de Apoio e dos postos indígenas pesa negativamente sobre os Pataxó.

Hoje a comitiva Pataxó se reúne com o vice-presidente Michel Temer. Na verdade, os Pataxó ainda confiam na justiça e na capacidade política brasileira. Querem que a FUNAI mude pela legalidade, sem alvoroço, mas estão achando difícil seguir essa linha.

Com a faca e queijo na mão, o ministro José Eduardo Cardozo.

53 comentários:

Anônimo disse...

mais uma mutreta do CTI/gilberto azanha/FUNAI, envolvendo as etnias Xavante e Cinta Larga, esse Gilberto estao roubando em nome dos indios, ajude-nos a apurar

DOU SEÇÃO 3 - 11/03/2010

Extrato de aditivo de contrato nº. CLT01752/2009 - Firmado no dia
10/09/2009 entre PROJETO UNESCO 914/BRA/4008 como CONTRATANTE,
e Gilberto Azanha como CONTRATADO portador do
CPF 676.260.928-72. Aditivo contratual de tempo. Vigência
10/09/2010.

Aroudo Cinta Larga

Anônimo disse...

O cimi, que estava presente na reunião no ministério da justiça, não fala nada sobre pedido de saída do Marcio Meira. Ou não aconteceu esse pedido, ou o CIIM está protegendo o cara

Anônimo disse...

É os indios do lado de fora e a Força Nacional do Lado de dentro, garantido a segurança dos servidores, pois os indiso podem agredir fisicamente os servidores indigenistas.

Anônimo disse...

Nao passa de jogada politica, os indios na verdade quer apenas recursos para atender as suas necessidades e este é o meio de serem atendido, pois o Presidente vai ao MJ mostra o que esta ocrrendo e assim libera verba para atender a reivindicação, ficando todos satifeitos

Anônimo disse...

Que satisfeito que nada tem alguem satisfeito com essa corja de safados corporativistas, que não tão nem ai pra índio estão só engordando as suas contas bancárias.

Anônimo disse...

"Nao passa de jogada politica, os indios na verdade quer apenas recursos para atender as suas necessidades e este é o meio de serem atendido, pois o Presidente vai ao MJ mostra o que esta ocrrendo e assim libera verba para atender a reivindicação, ficando todos satifeitos"

Todo recurso publico gasto fora de um panejamento, chama-se corrupão... nao importa o grau de autoridade
Somos regisdos por regras, leis, decretos.

Isso nao é paternalismo é corrupção das brutas...

Anônimo disse...

O AROUDO CINTA-LARGA, VOCE QUER FISCALIZAR O PROJETO UNESCO 914/BRA/4008 , ENTÃO MEU NOBRE PARENTE É SÓ VOCE FAZER UM SIMPLES REQUERIMENTO DE PROPRIO PUNHO , LEVAR NUMA UNIDADE REGIONAL DA FUNAI PROCOLAR UM PEDIDO DE VISTA NESTE PROCESSO, E DAI VC VAI FICAR CIENTE DE TUDO, A FUNAI COM CERTEZA NÃO IRA LHES OMITIR AS INFORMAÇÕES ORA REQUERIDAS. EU JA FIZ ISSO E FUI PLENAMENTE ATENDIDO E TIREI VARIAS DUVIDAS DO QUE NA EPOCA EU ESTAVA EM DUVIDA

Anônimo disse...

O anonimo acima pensa que sou algum mal informado, sou pouco instruido mas nao sou besta nao eu vou solicitar explicações desse convenio no TCU e no Ministrio Publico, quero saber junto com meu povo tudo que voces gastaram com essa CTI usando o nosso nome, sei que voce acima e da funai e faz parte dessa turma podre do Marcio meira que tomaram a funai

Aroudo Cinta Larga

Anônimo disse...

parentes temos que achar a união para um bem comummmmmmm

Anônimo disse...

AROUDO CINTA-LARGA, NÃO DUVIDO DA SUA SAPIENCIA, NÃO É ISSO QUE ESTOU A QUESTIONAR, SEI MUITO BEM QUE VOCE É INFORMADO, SÓ DE NAVEGAR NESTE INSTRUMENTO DIGITAL JÁ ATESTA A SUA CAPACIDADE INTELECTUAL, SÓ ESTOU QUERENDO AJUDAR VOCE A BUSCAR RESPOSTA PARA ESSE CONVENIO. NO T.C.U NÃO EXISTE PROCESSO A RESPEITO DISSO, ENTÃO VOCE TEM QUE DAR VISTA NO PROCESSO, DAI ACHAR ALGUMA IMPROBIDADE E MATERIALIDADE COMPROBATORIA DE ALGUM DESVIO DE CONDUTA DA FUNAI E APARTIR DAI VOCE INGRESSAR COM UMA DENUNCIA NO TCU,CGU,MPF E ETC... E SOBRE ESTE TEMA VOCE JA CONVERSOU COM AS PRINCIPAIS LIDERANÇAS CINTA-LARAGS?

AKUTE AKWYA

Anônimo disse...

Diz ai "Akute Akwya", de que povo você é? De onde você veio? Qual é a sua aldeia?

Anônimo disse...

Para não fugir do foco desse pequeno e importante texto.

Enquanto os policiais da Força Nacional tentam intimidar as pessoas (servidores e índios) na entrada do prédio da Funai, os heróicos Pataxó manifestaram corajosamente ao Ministro a situação de irregularidade, descaso, enfim tudo o que já sabemos. Não é coincidência, desde que começaram essas notícias aqui no blog de manifestação para a saída imediata do “Custer Gadaf Meira”, a movimentação de policiais na Funai aumentou assustadoramente. Antes não havia a ostentação de armas de guerra que agora parecem ser o símbolo da Funai 2011 – Metralhadoras para os índios !!!!

Anônimo disse...

Sobre o comentário anterior.
O CIMI não divulgou a notícia na íntegra, por razões óbvias. Eu li o documento dos Pataxó. Creio que em alguns dias estará neste blog.
O pedido é claro: - Fora Márcio Meira !!!!

Anônimo disse...

Relação desgastada a cada dia, como fica uma pessoa não grata, como pode querer continuar em cadeira afirmando ter apoio da comunidade indigena, qual carta na manga eles possuem, que os outros não conseguem impor, quem protege estes entes não queridos. Ate quando ira aguentar, sera um dia do que algo de pior acontecer.

Anônimo disse...

como foi a abordagem junto ao Vice Presidente Michel Temer

Anônimo disse...

esse Akute Akwya e um paspalho, que usa um pseudo tentando se assimiliar a algum indigena, porque nao mostra a sua cara defensor-membro do CTI voce vai ver em breve aonde a coisa vai pegar aguarde seu falso, voce esta sendo teleguiado.

Anônimo disse...

fora Akute Akwya fora Meira, fora Aluizo Azanhinha malandro, fora Auxiliadora, fora Leila, e toda a sua patota anti-indigenas

Anônimo disse...

Vice que é Vice, na mesma hora pegaria o telefone e mandava exonerar, não fica de brincadeira com os indios Pataxos, onde esta a artoridade do VICE.

Anônimo disse...

A Justiça de Mato Grosso condenou a um ano de prisão em regime aberto o ex-vereador Lourivaldo Rodrigues de Morais (DEM) pela agressão cometida contra uma jornalista que tentava entrevistá-lo em junho do ano passado em Pontes e Lacerda (440 km de Cuiabá).


como pode o Coordenador da CGRL aplicou a mesma atitude com uma reporter durante sua passagem em Goiania e nada foi tomado.

Anônimo disse...

PREZADOS PARENTES , NÃO ESTOU DE FORMA ALGUMA DEFENDENDO A ATUAL DIREÇÃO E NEM MUITO MENOS QUALQUER OUTRO PRESIDENCIAVEL. MEUS NOBRES CONSAGUINOS, TEMOS QUE PENSAR UM POUCO MAIOR, PENSAR GRANDÃO MESMO, A FUNAI É INFIMA NESTE UNIVERSO POLITICO ATUAL, DE NADA ADIANTARIA TIRAR ESSE PRESIDENTE QUE AÍ ESTÁ E COLOCAR OUTRO... QUERIDOS, A FERIDA , OS GARGALOS , NÃO ESTÁ NESTE POBRE E SUCATAEADO ORGÃO, ORGÃO INVISIVEL NO MEIO POLITICO, ECONOMICO E ATE SOCIAL, PQ ATE OS GLS E NEGROS TEM SEU MINISTERIO...
AS COISAS NÃO ESTÃO BEM NAS ALDEIAS DO BRASIL AFORA?, ENTÃO TEMOS QUE DAR PORRADA NÉ? CERTO!! ENTÃO ESSA PORRADA TEM QUE SER LOGO NESTE PATINHO FEIO DA ADMINISTRAÇÃO PUBLICA? E FUNAI SEMPRE LEVOU BURDUNOPORRADA ,,,, ÉÉÉÉ MEUS ENTES DE GLOBULOS VERMELHOS, BATER E EMPURRAR BEBADO NA LADEIRA É FACIL.

AKUTE AKWYA

Anônimo disse...

è amigo os xinguanos, pataxós ja estão cendo e caos que vei ser a Funai. No tocantins a coisa não é diferente todos os trabalhos ora realizados na maior ilha fluvial do mundo foram paralizados, incluisive o programa de fiscalização que vem causando depredação total os xerentes foran abondonados os 16 projetos compensação PROCAMBIX estão se acabando sem apoio da Funai e muitas outras coisas. Esta no momento da união dos indios para resolverem seus problemas, pois já se passaram 14 meses e funai não tem feito nada pelos indios na nova reestruturação, só reuniao enquanto nas aldeias está o caos.

Fora Narcio Meira e sua cambada, muitos destes ongueiros já passaram por programas PADIC, PRODEAGRO, PNUD e outros e nunca fizeram nada sustentavel para os indiosm somente cabidio de emprega e hj estão na funai, quando esta acabar vão para onde. Ha Martinho Barbudinho já acabou a Funasa.

Anônimo disse...

uma breve exposição do pq dos servidores não se identificarem nesse conceituado blog:
No governo esqueceram que deveríamos estar na Democracia e estamos, na FUNAI, voltando ao regime de Ditadura.
Ontem foi instalada uma comissão de processo administrativo para apurar a participação de 06 servidores no apoio ao movimento do acamapamento indígena, inclusive servidores que deram a cara a tapa e servidores que não participaram ou apenas passaram no acampamento. Isso é incrível! Dilma decretou cortes no orçamento, mas na FUNAI se paga diárias para apurar fatos desnecessários. Onde vamos parar?

Anônimo disse...

Quando o servidor luta pelo trabalho na defesa do indio, ajuda o indio a buscar os recursos necessarios para defender sua causa ou melhor o efeito provocado por documento que desestrutura a sua unidade, este esta errado é punido como ato grave contra a Instituição.
Nomes que foram arrolados para prestar depoimento em 01 PAD, levados levianamente por pessoas detentoras de DAS, que tambem não possui coragem de se mostra diante dos servidores e assumir o que fez por que fez, com medo tambem de ser arrolado com um processo por difamação, este esta certo.
por isso nos do movimento procuramos aqui não arrolar os nossos nomes, pois poderemos passar pelo mesmo processo.
estamos indignados e procuramos dar o nosso apoio para com as pessoas que estão passando pelo processo disciplinar não sofram mais do que ja estão sofrendo.
sentimos muito pelo processo de DITADURA que a FUNA, nossa casa esta passando.
BJS a todos e que a verdade um dia apareça.
Quem foi esse delator que injuriou servidores que efetivamente procuram fazer o seu trabalaho.

Anônimo disse...

É uma carta séria, pensada com ponderação, amadurecida sobretudo depois que os Kayapó, liderados por Raoni e Megaron, estiveram em Brasília e viram o que está acontecendo no meio indigenista.

SR. Megaron, tome cuidado podera ser o outro a responder PAD, lembre-se es um servidor banstante visado na casa.

estou apenas lembrando sua posição.

Anônimo disse...

Isso so pode ser brincadeira de mal gosto.
ou pura mentira, nada disso iria acontecer a funcionarios que dedicam anos de trabalho afim só por que resolveram levar comida e agasalho aos indios acampados, para que estes não ficassem com fome e nem frio., ja que os dirigientes apenas quer enxotalos da FUNAI, como esta fazendo utilizado a Força Nacional

Anônimo disse...

http://www1.folha.uol.com.br/mercado/881286-justica-cassa-licenca-parcial-de-belo-monte.shtml

Anônimo disse...

Foi aberto um processo administrativo disciplinar contra os seguintes servidores da funai: Ailton Farias da Silva, Guilherme Carrano, Jeremias Xavante, Roberto Cunha, Rogério Eustáquio de Oliveira e Wagner Trann.
Acusação: Apoio ao Acampamento Revolucionário Indígena e incitação a desordem, a ocupação de imovéis e agressão as autoridades.
É a mais pura verdade. É inacreditável, naõ se poder nem visitar os indios no acampamento

Anônimo disse...

Aqueles que não nos deixam viver, não viverão para nos governar

Anônimo disse...

A pior espécie de homem, é o obdiente. Aquele que se deixa moldar por seu tirano/a.

Anônimo disse...

A FUNAI precisa de um conselho de étics.A atual gestão está pintando e bordando com os servidores. é um desrespeito a pessoas sérias e integras.Perseguição gratuíta. e usam a máquina pra isso.
Será que este desrespeito vai continuar? Começaram com os índios e agora com os servidores. É uma vergonha, uma sujeira só.

Anônimo disse...

Nem visitar, nem levar comida, nem roupa.
o kara que fez isso deveria assumir a sua autoria de denunciante, mostrar a sua kara e não esconder debaixo dos caracois dos seus cabelos, como se fosse umrato, uma barata ou melhor um covarde.
esta pessoa não tem honra e nem é um indigenista

Anônimo disse...

Caros leitores,

Desafio para a corregedoria da FUNAI: Apoiar o movimento indígena é crime e gera PAD e manter no mesmo órgão marido e mulher, ambos com DAS é nepotismo. Porque não é irregular e não gera PAD? Diga lá como é que fica, corregedoria?

Anônimo disse...

Caros leitores,

Se é por falta de denúncia, aqui vai uma: A Chefe de Gabinete da FUNAI é das 4, e o seu marido, o CGRL, também é DAS. Tudo na FUNAI. A denúncia estar feita, apura corregedoria.

Anônimo disse...

Caros leitores,

Além do nepotismo, quando é que vão ser apuradas as incompetências aplicadas pela chica picanço. Vamos apurar, vamos apurar e gastar muito dinheiro com diárias. Pois não fim não estar dando em nada mesmo.

Anônimo disse...

Caros leitores,

Se gasta dinheiro com PAD desnecessários e não se tem recursos pra trabalhar com os índios em seus habitat, onde se encontra o dinheiro dos projetos produtivos, sociais e fundiários?

Anônimo disse...

Caros leitores,

Vocês sabiam que a mesma comissão que estar apurando este PAD contra os servidores que apoiaram o AIR, é a mesma que vai apurar um caso de assédio sexual ocorrido aqui na sede da FUNAI. Só que o assediador, pasmem! Por assediador é membro de um PAD contra servidores da CR de Manaus. Desse jeito, quem deve responder PAD é a própria corregedoria. Tá tudo perdido aí estar a prova. Como fica isso?

Anônimo disse...

Caros leitores,

Nepotismo na FUNAI é legal.
Assédio sexual é legal.
Incompetência da chica é legal.
Mas, apoiar movimento indígenas é ilegal e dar PAD.
Valeu Corregedoria!!!!!!!!

Anônimo disse...

Caros leitores,

O Presidente justificou o fechamento de Recife por causa dos PAD, embora estejamos sendo inocentados gradativamente pela justiça, breve seremos nós a abrir representação contra a FUNAI. Devido à fala do Presidente e alguns dos seus diretores para políticos, imprensa e indígenas, nos difamando e caluniando. Outras Administrações também foram fechadas, pode me dizer o motivo? Será que também irão fechar a FUNAI Sede? Depois de tantas denúncias a corregedoria pode abrir PAD, pois tem poder pra isso, só precisa de recortes de matérias, carta ou comentário, acredito que já tem motivos de sobra. E agora José?

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Pergunta, quem são os membros da Comissão?
Com certeza deve ser alguem plantado para fazer o mal.

Anônimo disse...

MUITA SACANAGEM ESTE PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO EM DESFAVOR AOS INDIGENISTAS Ailton Farias da Silva, Guilherme Carrano, Jeremias Xavante, Roberto Cunha, Rogério Eustáquio de Oliveira e Wagner Trann.Pois eles estavma no acampamento era pra orientar os indios a retornarem as suas aldeias, para os indios não focarem ali acampampados pois era prejudicial a criacinhas, para os indios terem dignidade e nao invadirem predios publicos,de forma algumas estes servidores estavam insuflando e ou fazendo as cabeças dos indios a manifestarem contra a atual direçãpo da funai, estes servidores estavam lá, unica e exclusivamente preocupados com os indigenas vulneraveis aos fatores climaticos(sol , chuva e freio)... servidores altamentes ALTRUISTAS

ZÉMIGUÉ

Anônimo disse...

Engraçado, sempre tem um denunciante, pelo estilo poderemos levar a crê que esta pessoa com certeza esteve varias vezes presente no acampamento revolucionário.
Mas a sua intenção não era de ajudar os índios, com agasalhos, com comida, com roupa, ou orientar a não fazer o protesto ali, sua intenção era e enxotar do local a força, usando a Policia Federal, Força Nacional e ate mesmo a PM, deve ter fotos dele espalhada no movimento. Acredito que ate vídeo em que estava o Trann negociando com os policiais e ele (o denunciante) de óculos escuros observando, vídeo este que esta no blog do movimento e também no do Dr. Márcio. Basta verificar que ira achar a carinha deste rapaz, lembre o feitiço pode virar contra o feiticeiro.
Em nome da liberdade vale tudo.
Trata-se de pessoas honestas que estão respondendo um PAD, enquanto isso a Senhora Corregedora não faz nada para apurar os verdadeiros ganhadores de diária, casais etc..........

Anônimo disse...

PREZADOS PARENTE, COPIEM E COLEM O LINK ABAIXO E VEJAM O BRILHANTE TRABALHO DA FUNAI NA RGEIÃO NOROESTE DE MATO GROSSO.
http://rmtonline.globo.com/addons/video_player.asp?em=2&v=25161

AKWTE AKWYA

Anônimo disse...

tudo isto é graças a quem? qual o objetivo da divulgação? em qual gestão?

Anônimo disse...

http://www.youtube.com/watch?v=aFZx2qAhN3Q&feature=player_detailpage

Anônimo disse...

O vídeo é claro, Sr. Hildon - representante da Funai, de oculos escurose bone branco. tamo vendo sua cara de malandro, acusando pessoas inocentes. como pode a funai paar hotel sem contratação.

Anônimo disse...

O arbitrário tomou a forma de Lei. E é a Lei do Mais Forte que prevalece.
E vai ser assim até 2014. Não adianta reclamar contra um regime “totaliotário” !!!
A presidência da Funai corrompe alguns servidores com DAS e estes passam a ser os algozes daqueles que supostamente estariam contra “o sistema”. Aos poucos, todos aqueles que bajularam essa atual direção vão perdendo espaço para outros.

Aliás, faltam poucos Coordenadores Regionais, poucos indigenistas com fôlego.
O “Reizinho” ficará famoso na história: terá acabado com o indigenismo brasileiro e massacrado os Povos Indígenas !!!!

Parabéns Azanha, Maria e ao bando de espertinhos que estão recheando suas contas bancárias, empregando seus parentes, amigos, namorados, etc.

OS: quando citarem nepotismo, não esqueçam da CGMT: a esposa (que foi pra Cancun) é DAS do CTI, marido da DAS CGGAM e nenhum dos dois é do quadro.

Anônimo disse...

Vamos investigar se os membros dos PAD'S tem um passado de moralidade, caso positivo, ai sim, poderiam esta participando da Comissão.

Anônimo disse...

Meu Deus, qtas mentiras...vamos lá: Os Pataxó foram recebidos pelo Assessor do MJ e não pelo Ministro. O Mais estranho é o cacique Pataxó que agora anda fazendo acordooo com a veracel para conseguir onibus e com o DEM. Soube que está articulando pq vai sair candidadyo a prefeito de cabralia e zeca pataxo a vereador. Os dois juntos, commo pode???
Quem tirou zeca da funao foi aruã e agora estao de maos dadas. como assim? Como a Diretora estava junto se está de férias???nem o presidente estava. Os pataxó foram recebido pelos presidentes do ICMBIO, INCRA e FUNAI na terça e na sexta na fUNAI de novo pelo Presidente e Procuradores que estão acompanhando o caso judicial.
vammos nos informar elhor

PATAXÓ disse...

CARO ANONIMO DE2 de março de 2011 01:41. TENS TODA A RAZÃO... QUANTA MENTIRA POSTADA NESTE BLOG. NÓS NÃO TIVEMOS AUDIÊNCIA COM O MINISTRO DA JUSTIÇA. TIVEMOS COM A ASSESSORIA DO MINISTÉRIO. COM ESSA MENTIRA DOMERCIO O MINISTRO DESISTIU DE RECEBER A GENTE E QUEM FICA PREJUDICADO SOMOS NÓS MESMOS PATAXÓ. POR FAVOR MERCIO PARA DE MENTIR PARA NÃO PREJUDICAR A GENTE. XEGA DE FUTRICAR A NOSSA VIDA. NÃO PRECISAMOS DE VOCE. QUANDO VOCE TAVA NA FUNAI NÃO FES NADA POR NOIS E AGORA NÃO ATRAPALHA.

PATAXÓ

PATAXÓ disse...

SOU PATAXÓ QUE ESCREVER ANTES, OTRA MENTIRA:QUE NOIS FOMOS PEDIR QUE O MINSTERIO TIRE O MARCIO. NÃO É VERDADE. FOMOS DISCUTIR AS REINTEGRAÇÃO DE POSSE E AS PRISÕES DOS TUPINAMBÁ E PATAXÓ. CHEGA DE MENTIRS. VAMO TRABALHA E ATRAPALHA.

PATAXÓ

Mércio P. Gomes disse...

Pataxó, pataxó, quem és tu que te escondes por trás desses argumentos fajutos???

Anônimo disse...

Vamos trabalhar com a energia da mente.

Por favor divulguem o nome do presidente da comissão e dos membros do PAD instaurado contra os servidores para que possamos orar por eles, colocar o nome deles na boca do sapo e retroceder a energia maléfica para o seu epicentro.

 
Share