sábado, 21 de agosto de 2010

Marcha dos últimos defensores do AIR à FUNAI

Dia 9 de agosto, os últimos defensores do AIR fizeram uma marcha do Ministério da Justiça, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, até a sede da Funai, no setor de Rádio e Televisão. Uns 4 a 5 km de marcha.

Chegaram lá cantaram e apresentaram sua lista de 15 reivindicações, entre elas a revogação do decreto 7506, a exoneração da atual direção da Funai, a criação de um conselho indígena com lideranças autônomas e não ligadas às ONGs, o direito dos povos indígenas serem ouvidos na sua representação, enfim, estão todos no video abaixo.

Pelo que sei ainda restam os últimos 15 moicanos no AIR. Meus cumprimentos, meus respeitos. Longa vida a todos.

8 comentários:

raide xatante disse...

Creio que o grande erro do A.I.R foi se isolar em discursos perseguidores contra a atual direção da FUNAI e a revogação do decreto 7056... o AIR não devia ter falado em nomes de todos os indios do Brasil, porque na verdade muitas comunidades indigenas, e muitas mesmo são a favor do decreto e apoiam a atual direção do órgão... o que o AIR deveria fazer era se aliar ao presidente da FUNAI que tem potencia e todo apoio do Lula e aos demais movimento indigenas do Brasil e juntos tentarem melhorar o decreto em seus pontos falhos,e não revogar, especialmente criar CR naquelas localidades que ficaram prejudicadas. Se o AIR tivesse procedido desta maneira, se fossem orientado desta forma, com certeza a panoramica indigena seria outra relidade, aonde as regiões prejudicadas estariam sendo agraciadas com suas unidades regionais autonomas (CR)
Desculpem-me a indignaçao, mas o erro é humano e o AIR ainda tem tempo de seguir este caminho de unir forças, aliarem-se ao presidente da funai e outros indigenas do restante do Brasil e aí sim conseguirem o que querem. Por exemplo o AIR não consultaram a organização dos povos indigenas do Noroeste de Mato Grosso, organização que representa as etnias:RIKBAKTSA, ZORÓ, CINTA-LARGA,ENAWENE-NAWE,ARARA,APYAKA,KAIABI,MUNDURUCU,IRANTXE,MYKY E NAMBIQUARA.
Em março, as principais lideranças destes povos se reuniram em Juina para tratarem de empreendimentos que circudam as terras indigenas da região, e nesta reunião foi tocado no assunto do AIR, percebi uma grande revolta dos indigenas a respeito do AIR, pois eles alegavam que não foram consultados, eles , inclusive dizem que apoiariam o AIR, mas não a revogar o decreto e sim melhorar o decreto...
o AIR se deixou levar pelo insentivo de alguns servidores da funai que ficou sem função, e trilharam para perseguição pessoal, e deixaram de lado o objetivo maior que era levar a funai aos indigenas que ficaram prejudicados com o decreto.
De quelquer forma o presidente é passageiro, hoje ou amanha ela sairá, mas o decreto não, este vai ficar aí, e duvido que outros presidente consigam mexer nele, mesmo se for um indio presidente... lembrem-se o estado é FORÇA MAIOR, PT SAUDAÇÕES.

RAIDE XATANTE

Anônimo disse...

grande Raide! até que enfim uma pessoa sensata, que coloca o indigenismo na frente da politicagem de ser "contra isso, contra aquilo...". São pessoas como Raide que deveriam estar na presidência da Funai!

Anônimo disse...

Nunca vi tanta asneira,tanta estupidez e insensatez nos comentarios acima.
Estão assombrados, pois estão reconhecendo que o decreto tá ruim, e muito ruim.
E, como ditadores, tentam apresentar o Governo endossante e o Estado como força maior para impor e não são capazes de perceber que a atual direçao da FUNAI está montada por empresas e para empresas e por isso o decreto dessa maneira: contra os direitos conquistados arduamente pelos povos indígenas.

Anônimo disse...

Leio tantos pontos de vista sobre a condição capacidade de pensamento dos indios, dentro da propria proprio pseudoindigenismo há tres correntes: O indio incapaz de pensar e de livre escolha; o capaz de pensar com livre escolha e, ainda o que numa mesma fala é incapaz e capaz. Pessoas indigenas que ficam 8 meses acampados numa praça pública, seriam orientados ao sofrimento? Olha, nem para um DAS VI, alguem com sanidade ficaria, a coisa que procuram é maior, ficar acampado para salvagardar DAS dos outros é absurdamente insano. E, por fim, no Mato Grosso não é um céu não. Os indios estão movimentando para regularizar uma situação que vinha de longa data, quase nao existia os tais chefes de postos em aldeias, mesmo aqueles que eram da propria comunidade, nomeados por questões politicas, naõ politicas partidárias. Esperavam que viesse uma nova estrutura e não um repeteco de uma situação que, no passado ja tnha deixado de existir, a diferença é que nao foram criadas as superitendencias. a FUNAI está bem sim, aqui nao tem servidor que reclama não, muitos até gostaram, a execuação de serviços, de ações foram paradas por inoperacionalidade. Tá aí. uma das questões é, inclusive, os incedios em terras indigenas. Mas o apoio, a execução de ações, a promoção dos povos indigenas, a proteção do territorio foram comprometidas sim, em Tangará da Serra p ex. foi exntinta a unidade gestora, os indios distanciaram em 230 km da FUNAI, alguns servidores perderam os DAS sim, aqueles da unidade gestora, mas mantem seus emrpegos e esperando a determinação para poder executarem o que mais sabem, a proteção do territorio indigena e motivar a promoção dos povos indigenas, se não, no final da tarde recolhem-se as suas residencias e vão dormir tranquilamente. A sua missão institucional "Decretada" cumprida.

Anônimo disse...

Raoni em reunião pediu as lideranças jovens defender os peixes, os rios e tudo mais que estão tentando destruir que diz respeito aos Povos Indígenas.
E esse Governo Lula tem sido um dos mais desrespeitosos com os indígenas dos últimos anos passados, inclusive com a atual funai e o decreto que foi colocado sem avisar e sem respeito com os irmãos índios.

Anônimo disse...

impressionante o primeiro comentario onde ja se viu ficarmos a favo do branco que dirige a funai e contra os povos indigenas,pergunto a rainer se eles foram consultados para a criação do decreto porque acho que ninguem foi ou voce ja ouviu falar da convenção 169... os idios do acampamento so querem direitos respeitados pena que é uma minoria mas, muito organizados e unidos, agora tem muitos indis que estao com a funcão de DAS e tao bem caladinhos e pior com medo na funai em brasilia eu sei de alguns indios ditos - cordenadors- mas sem nenhum autonomia nem pra pedir um papel, e quem dirige o tal movimento indigena são os mesmos de anos e anos e só fala em - base - e dirigidos pela igreja e ongs e ainda ganham um bom salario em brasilia para "trabalhas..." é uma pena que isto esteja acontecendo em seculo 21 e até quando... mas, tenha certeza esta bagunça vi acabar no proximo governo...

Anônimo disse...

O funcionário da Funai Troglodita. Tá mudando de atuação e a chefe de Gabinete nem sabe! Agora é Pregoeiro, faz pregação celestial.
Versátil o rapaz, além do MST entende de leilões e de outras coisa. Só não sei como mistura coisas telúricas como as questões do MST com o mundo das estrelas.

as; Dona Flor sem marido.

Anônimo disse...

Que coisa é essa de gestão do fundo PPTAL...o Projeto acabou em dezembro de 2008! É outra coisa???
Ta todo mundo doido

 
Share