sábado, 14 de agosto de 2010

Acampamento Indígena Revolucionário é forçado a sair do MJ e vai para o lado do Itamaraty

Sábado de manhã cedinho, os índios acampados no AIR receberam uma cordial visita da Polícia Militar do Distrito Federal. Não podem mais ficar onde estão. Não podem inclusive portar faixas de protesto! Há algo de errado com essa ordem.

O pequeno video feito por um jornalista dá conta singela de alguns aspectos dessa retirada. No fundo uma voz de uma índia Guajajara ecoa um lamento de protesto.

47 comentários:

Anônimo disse...

Cada dia que passa os servidores da FUNAI tem mais vergonha de ser desta Instituição. Antes nos orgulhavamos em dizer que erámos da FUNAI, pelo trabalho realizado. Hoje só aparece notícia maléficas.
Isso tem que mudar.

Anônimo disse...

Que povo retado de bom,

Anônimo disse...

Enquanto isso um detentor de cargo comissionado egresso do MST, responsável pelo patrimonio e pela logistica da atual fundação não explicar o que ocorrreu com os mais de 50 computadores que misteriosamente desapareceram da sede e o quê foi feito e como caiu um bem patrimonial moveldo porte de um avião que encontra-se abandonado no interior de uma Terra Indigena depois de ser pilotado por uma manicaca.

Queria ver a arrogâcia dele na hora de explicar essas simples coisas.
ass. Aquidar Miri

Anônimo disse...

É triste verum funcionário da Funai que deveria defender os índios, agir de forma arrogante na repressão aos indios em plena Esplanada dos Ministérios nesse momento político.
Coitada da candidata do PT a presidencia que disse em rede pública que o governo Lula nunca reprimiu movimentos sociais.
Esses caras do Pará que tomaram conta da Funai só fazem besteira.
Se o Lula não quiser perder a eleição e melhor substituir o ministro da justiça, colocar no lugar dele o músico Gilberto Gil e mandar esses caras irem fazer a campanha do Jader Barbalho.
Nhokperi justos

Anônimo disse...

Essas imagens desmentem a candidata do PT em pronunicamento na rede Globo de televisão " O governo Lula não reprime movimentos sociais"
Êtá cabo eleitoral burro. Também ele ficou 30 manos soldado para ser promovido a cabo.

Providência Divina.

Anônimo disse...

Isso é que é uma campanha eleitoral bem feita.
Porrada nos índios.Fora manifestantes da Esplanada.
Dá medo de continuar assim...
Rui Barbosa

Anônimo disse...

Essas imagens de violência, abuso policial, inversão de papéis por parte de funcionário da Funai devem ser objeto de campanha. Quem manda eles serem burros. Estamos em campanha! Cautela e caldo de galinha não mal a ninguém.
Se eu fosse o coordenador da campanha presidencial do PT mandava esse cargo comissionado deslocado do MST para a Funai de volta para o Pará, para fazer a campanha do Jader Barbalho.

Barata Ribeiro.

Anônimo disse...

Manda essas imagens para o William Boner e para a Fátima Bernades ou para site do debate entre os presidenciavéis.
Reprimir movimento social. Em plena campanha. A democracia corre sério risco.
E o direito de ir e vir? e de se manifestar?
Perguntem ao Dr. Oscar Niemayer o que ele acha desse negõcio de tirar os índios que pedem há 08 meses uma audiência ou uma definição para a promessa do presidente Lula feita no 4º Congresso do Partido dos Trabalhadores no sentido de revogar o famigerado Decreto presidencial 7056/09 ?
Quem sabe o coordenador da campanha da candidata Dilma goste de ver esse vídeo?
A população brasileira, o povo do interior e das cidades.
Dá medo hein?? Estão chutando o gato morto!
Fácil é resolver os problemas internacionais, agora as crises internas só com policia, violencia e desrespeito a legislação aos princípios democráticos.
Ass. Serra Cego e Marina Mole,

Anônimo disse...

Esses vídeos produzidos pelo acampamento indigena Revolucionário devem ser divulgados, integrar a campanha presideêncial. Mandem para o Plínio de Arruda Sampaio, para Deus, para o diabo na Terra do sol.
Ass. Rui Paz e Zé do Ataúde.

Anônimo disse...

Sobre os vídeos produzidos pelo acampamento indigena, creio deveriam ser encaminhados formalmente para o MPF, para a Comissão de direitos Humanos, inscrito em festivais de cinemas, mostrados ao Brasil e ao mundo. É em que mundo nos estamos???
Essa Terra ainda vai cumprir o seu ideal????
Afunai de contas, nesta gestão índio bom é índio morto!
Democracia é sugestão e lei é arma dos mais fortes.
Haja dinheiro público para brincar de fazer maldades.
Ass. Lei de Responsabilidade Fiscal.

Anônimo disse...

Nada abala o movimento do PT, Collor, Sarney, Roseana !!! Nem MPF, nem sindicatos, nem OGNs, nem Justiça, nem TCU, nem CGU, nem PF. Nada, nada, nada que possa colocar em risco a permanência desses parasitas ocupando seus carguinhos !!!!

Até a imprensa se omite de falar desse bandido Custer Meira !!!!
Gente que se vende !!!

Como disse Luis Fernando Veríssimo: ..é o país do quero o meu !!!

Isso é assustador !!!!!

Anônimo disse...

COMPRA-SE:
Empresa de renome, a mais de 40 anos no mercado, compra pseudo-indigenistas e ongueiros para destruir, acabar, dizimar com os povos indígenas brasileiros. Excelente salário pago em moeda $$$ DAS $$$ e muitas outras vantagens (moradia, viagens para o Brasil e exterior, etc): Tratar na SRTVS 702/902 ou pelo fone (61) 3313-3500 (Sr. Márcio) em qualquer horário, inclusive madrugada e finais de semana.

Anônimo disse...

isso que PT é considerado um Partido esquerdista, preocupado com os movimentos sociais. Imaginem se entrar o PSDB... aí sim esculhamba tudo de vez!

Eliana Gerânio Honório. disse...

Sinto muito.

Anônimo disse...

PT, PSDB e PV são todos farinha do mesmo saco:
- promovem o capitalismo;
- defendem os interesses das grandes empresas nacionais e estrangeiras principalmente;
- financiam os grandes latifúndios do agronegócio;
- mentem aos movimentos sociais - todos;
- corrompem o voto com cestas básicas e outros tipos;
e em consequência a esses programas oprimem, reprimem e desrespeitam os direitos dos Povos Indígenas.

Anônimo disse...

Quem aparece é lembrado!
O detentor de DAS na FUNAI, arrogante na presença da policia, membro do MST. Tdo mundo sabe na FUNAI pode dizer muita coisa sobre o sumisso dos computadores e a respeito do avião que encontra-se danificado e abandonado sem solução no interior de uma Terra Indígena.
Vamos fazer uma campanha: enviar mensagem para a ouvidoria da FUNAI, do TCU da CGU do MPF. Não custa nada tentar! Quem sabe alguém sério de verdade uma hora resolve tomar providências.
Excelentes tem sido os comentários feitos nesse blog, precisamos expandir a divulgação inclusive para a campanha presidencial.
Márcio é duro mais meira mole....
água mole em pedra dura tanto bate que um dia fura.
Venda de DAS, contratos irregulares, servidores perseguidos, índios violentados, nepotismo e tudo mais de ruim que está acontecendo.
Aí que saudade de outrora....

ass: Galma Malcher

Anônimo disse...

Se entrar o PSDB aí esculhaba o que ? Depois da gestão petista não mais nada de mal a ser feito aos índios e ao indigenismo.
Nunca tinhamos visto tanta irregularidade, tantas denúncias sem busca de comprovação, nepotismo, uso irregular da máquina administrativa, favorecimento de ong's e de amigos, perseguição, violência, má gestão de dinheiro público, viagens e diárias pagas sem que nem para que!´
Renovar é preciso! Chega de tanto poder inescrupuloso.
O PSDB não deve ser lembrado em razão de tanta afronta, discriminação e desconstrução de uma proposta de republicana que prevê um Brasil para todos os brasileiro!
Neste caso, só mesmo Gilberto Gil para presidente! Aí a turma do Meira volta para Belém para dar continuidade a campanha do Jader Barbalho, enquanto os processos que terão que responder iniciar-se-ao em um novo tempo.
Agora é hora de dizermo novamente: para por fim ao medo e sem medo de ser feliz!
A Stela do MOLIPO ministra do Supremo Tribunal de Julgamento dos companheiros da luta armada, responsável por muitas mortes é a barbada da vez nesse joquei, mas tem cavalo que quebra a perna....só o tempo dirá!!!!

Dagoberto morto próximo a região de Araguaina nos tempos duros.

Anônimo disse...

No país do quero mais, sempre mais. Stela e sua turma querem permanecer para sempre, mas nenhuma ditadura é eterna.
Será tal ameaça não fara desse pleito o retrato do inicio da Nova República em que misteriosamente Tancredo Neves começou a morrer de diverticulite na igreja antes da posse.
As vezes a história se repete é bom nos preparmos para isso!
O aliado Jader Barbalho sabe bem dessa história.
O autor Lucas Figueredo e outros que tratam da história da luta armada no Brasil, como também Makluf de Carvalho esclarecem com detalhes o que esse povo é capaz de fazer.
Que tdos mandem os comentários desse blog para o site da Funai, para a ouvidoria do TCU, da Câmara dos Deputados, do Senado, do MPF, da CGU.
Nós não somos bobos, nem dá para fingir de morto.

Romeu Toma la dá cá

Anônimo disse...

A ação do arrogante "funcionário" da Funai membro do MST é aprinhado mor da chefe de gabinete do presidente da Funai, está resultando em tantos comentários que seria serem estendidos à outras instâncias.
Que vergonha o "protetor" algoz de óculos escuros trabalhando na repressão aos índios e aos direitos democráticos às 6:00 horas da manhã.
E isso é hora de fazer campanha politica para consolidação da pretendida ditadura do proletariado?
Por que ele não explica logo o que aconteceu com quase uma centena de equipamentos tipo computadores sumidos do interior do prédio da sede da Funai, ou mesmo sobre o avião avariado e abandonado no interior de uma Terra Indígena sem solução e ainda sem processo administrativo para apurar o por que do fato??
Ass: Movimento Sem Ternura - MST +

Anônimo disse...

A arrogância desse dito "funcionário " da Funai, deve ser encaminhada a OIT à CDH da ONU,e a todas as outras instâncias, isso deve ser uma campanha em plena campanha eleitoral.
Essa coisa de vote mal mais vote! Não deve ser o mote para que todo o mal volte!
Sem medo de que os índios e o povo brasileiro possa ser feliz !

Francisco Meireles

Anônimo disse...

Mensagem psicografada!

Eu não morri, não fui assassinado para assistir a ong CTI sentar em cima dos diamantes cor de rosa da Terra Indígena Roosevelt no Mato Grosso, tampouco para assistir o que vem acontecendo com os índios na região de Cacoal e Juina.
Estou aqui reunido em um conselho celestial presidido pelo grande marechal Rondon, meu pai, Antonio Pereira Neto, Calvacanti e outros indigenistas e sertanista para que a providência divina ponha fim a essa bárbarie.
Esse indigenismo moderno-colonial terá as suas consequências é alei do retorno e do livre arbítrio.
Deixe estar máfia do Pará.
ass: Xico sem chave.

Anônimo disse...

Darcyr Ribeiro é o secretário do conselho celestial indigenista, deu uma fugidinha para dar uma com a sua amante predileta. Mas volta logo para dar o veredito de resignação ou se permitir deixar Jurupari agir por conta própria e fazer como fez o ministro cantor Gilberto Gil, mandar o espírito ruim para o umbral devido.

ass: Professor Anízio Fleixeira.

Anônimo disse...

O professor e educador Anízio saberá dar a lição certa a turma paraense inimiga dos cabanos.
Uma coisa é certa a justiça tarda mais não falha! E os pajés não dormem.

ass: o cabano Miguel Angelim

Anônimo disse...

O professor e educador Anízio saberá dar a lição certa a turma paraense inimiga dos cabanos.
Uma coisa é certa a justiça tarda mais não falha! E os pajés não dormem.

ass: o cabano Miguel Angelim

Maria FreiVarg disse...

Caro Cabano Miguel Angelim

É verdade os pajés não dormem e pelo que me falaram na semana passada lá na Amazônia, estão expulsando o demônio da corrupção que tinha dentro da Funai enrraizado durante muitos anos....

MariaFreiVarg

Anônimo disse...

Mirina!

Se o professor Darcy estivesse vivo com certeza Drª Bertha Ribeiro iria deixar ele te ensinar a ser feliz.
Tmã triste é o seu nome, mas só a alma dele pode mudar essa denominação!

Tupã menó menó!

Anônimo disse...

Desmontaram a FUNAI e perderam as peças. Agora nem o conselho celestial é capaz de remontá-la. Mas vamos continuar acreditando e lutando pela recuperação de um órgão que se encontra na UTI.

RIDE XATANTE disse...

AO POSTANTE DAS 12:09HS DO DIA 18/08/2010, QUE SE INTITULA DE XICO SEM CHAVE (MENSSAGEM PSICOGRAFADA)..

MEU NOBRE AMIGO, EM PRIMEIRO LUGAR VOCE DEVERIA RESPEITAR A DISCIPLINA ESPIRITA EM NÃO PRONUNCIAR EM VÃO O NOME DE UM GRANDE LIDER ESPIRITUAL QUE É CHICO XAVIER. SEGUNDO, OS INDIOS DA REGIÃO DE JUINA ESTÃO MUITO BEM CONTENTE COM O DECRETO 7056, NÃO POSSO AFIRMAR O MESMO DE CACOAL. MAS TEM UMA OUTRA COORDENAÇÃO REGIONAL QUE ESTA PLENAMENTE FUNCIONANDO, É A CR-CUIABÁ QUE TEM UMA EQUIPE SUPER COMPETENTE E PREPARADA A LABUTAR E DEFENDER AS CAUSA INDIGENAS, POR LÁ TAMBEM OS INDIOS ESTÃO SATISFEITISSIMOS.

RAIDE XATANTE

Anônimo disse...

MariaFreivarg

Falar que a corrupção na está acabando, é o mesmo que esquecer os contratos ilegais, o nepotismo, o sumiço de centenas de equipamentos e proessos, o tráfico de influência, o privilégio que goza a ong CTI e o ISA, dentro da sede da Funai em Brasília.
Esqueça os índios e a Funai que vc não acerta uma.
Também pudera vc tem defender o seu né!
Quanto a Raide, peço que respeite o Xico e deixe os índios de cada região se manifestar com relação ao tal decreto. Entretanto, lembre-se que trata-se de violação a convenção 169 da OIT.
Se esses que vc diz que estão contentes, então o o que dizem centenas de documentos encaminhados por diversas etnias ao Congresso Nacional e as autoridades. E a aplicação do decreto em todas as outras regiões, e o patrimônio público e as terras invadidas por conta do desmantelo ocasionado pelo decreto.
Por que vc não em nome dos Xavante? Tá com a boca amordaçado por um DAS ou FG/FCT?
Satisfeitissíma deve estar vc que nem fala da agonia de seu povo
aSSIM VC VAI PARA O UMBRAL!

xICO SEM CHAVE!

Anônimo disse...

Raide Xatante, voce não sabe nada do Núcleo de Juina muito menos da Aer de Cuiabá. Se voce soubesse não diria nada, se calaria, para não passar vexame e não piorar as coisas.
A sua declaração sobre essas unidades é completamente fora da realidade histórica e atual.
Se informe melhor camarada, antes de se expressar em defesa delas.

Anônimo disse...

Maria,

Qual o pajé falou com vc? Será que ele tem nome?
Vc lá tem habilidade para falar com algum pajé ou pelo menos sabe definir quem é ou não é pajé.
Vc caiu de paraquedas nessa história. Entendo que essa é uma forma de mostrar serviço e lealaldade. Coisa serviçal....
É melhor amar.....

Xico Sem Chave.

Anônimo disse...

Maria e Raide Chatante,

Acabei de receber uma mensagem de um espirito aflito perdindo:

Explica prá gente por que o ministro Gilberto Gil expulsou do Ministério da Cultura toda essa turma que agora está na Funai só fazendo besteira!

Xico Sem Chave.

Anônimo disse...

Mirina,

O professor Darcyr Ribeiro encaminha mensagem dizendo que não compensa fugiri do hospital para estar com Tamã triste.

Tupã Menon Menon

Anônimo disse...

Maria e Raide,

Quem aparece é lembrado. É melhor ficarem caladas do que ouvir que se foi encontrada alguma corrupção em Manaus-AM é de agora. Pois a atual Auditora da Funai e ex administrador regional nquela capital ocupam cargos de destaque na atual gestão.Nesse caso não é melhor o silêncio do que proferir asneiras.
Resignação bajuladoras o calvário do atual presidente da Funai está próximo à acabar. Ele e seus diretores vão deixar de fugir dia a dia dos índios, da imprensa, dos questionamentos para os quais não tem respostas. E vcs como vão ficar?
O melhor que atual direção pode fazer e pedir por conta de falta de conhecimento, inteligência e massa crítica para vcs ficarem caladas e deixar de futucar aqueles que entendem de indios e de indigenismo...essa situação é a mesma daquela, quanto mais se mexe a merda fede!
Vcs já sabem falar sobre o destino do avião, dos equipamentos, dos processos sumidos, do nepotismo, do pagamento de despesas irregulares como alojamento de índios cooptados em casas residênciais e comerciais das quadras 700 sul e norte próxima a prostibulos e bocas de fumo, para as quais existe uma liminar judicial proibido a hospedagem de pessoas? Esse desrespeito a probidade, a moralidade e aos ditames da justiça ainda vai chegar no TCU, na CGU, no MPF...e ao conhecimento da sociedade.
Se vcs ficarem caladas os espíritos aflitos não vão me incomodar encaminhado mensagens a toda hora atordoados com o que vem acontecendo.
Mas antes respondam as perguntinhas e raciocinem. Vcs querem falar da Janice e do Rangel que conhecem da causa e estão apenas tentando ajudar quem não merece ajuda!

Xico sem Chave!

raide xatante disse...

AO POSTANTE DAS 09:12HS DO DIA 19 DE AGOSTO DE 2010..

PREZADO CAMARADA, SOU SERVIDOR DE UM ÓRGÃO AMBIENTAL AQUI NA REGIÃO DE JUINA E PORISSO A MINHA RELAÇÃO É ESTREITA COM AS FUNAI REGIONAIS(CUIABA E JUINA), E PELO JEITO VOCE NAO TEM CONHECIMENTO DE CAUSA , PORQUE JUINA NÃO É MAIS NUCLEO E NEM CUIABA É AER, AMBAS AGORA SÃO COORDENAÇÕES REGIONAIS.
MEU PREZADO, ESTOU LEVEMENTE DESCONFIADO QUE VOCE É DA ALA DA FUNAI QUE PODERIAMOS CHAMAR DE M.S.D.(MOVIMENTO DOS SEM DAS), PORQUE PELAS TUAS NARRATIVAS, PERCEBO QUE TENS INVEJA PORQUE AS CR DE JUINA E CUIABA ESTAO PLENAMENTE FUNCIONANDO, E ATENDENDO DIGNAMENTE SUAS CLIENTELA... SINCERAMENTE.. "PORQUE NON TE CALHAS??"

RAIDE XATANTE

Anônimo disse...

Isso mesmo Raide, Juina não é mais Núcleo, passou a ter vários DAS, e isso foi muito bom para melhorar o trabalho em Juina. Mas a questão não é essa referência, é que os Povos atingidos diretamente pela reestruturação tiveram suas unidades modificadas e destituidas de autonomia sem nem mesmo serem avisados. E eles é que estão sofrendo.
E o Sr., do [orgão ambiental], se considera conhecedor suficiente para colocar Juina (que foi privilegiada) como referencia positiva do catastrófico Decreto ? Desrespeitador dos direitos indígenas ?
Se oriente rapaz, tome um chá de bússula...ou até mesmo de GPS...reflita o astrolábio que está emperrando a sua cabeça.

Anônimo disse...

Todos no anti - desfile de 7 de setembro - aquele organizado pelo Grito.

Anônimo disse...

Aninimo disse...

Ótima proposta todos no anti desfile de 7 de setembro, principalmente os índios do Acampamento Revolucionário Indigena.
Apoio para eles!
Todo o apoio...

Anônimo disse...

ola raide xatante, parece que para vc somente a turma de DAS trabalha ou faz algo pelos indios. acho que vc não conhece é de nada, essa turma apenas faz ganhar dinheiro sem ser funcionario de verdade e ganhar diaria com capacitação fantasmas............
pricipalmente os DAS 04 e 05 lotados em Brasilia. Sr. Rilder pasmem é um Coreiro......

RAIDE XATANTE disse...

AO POSTANTE DAS 07;30HS DO DIA 20/08/2010

CAMARADA, SEGUINTE, NÃO PRECISO DE BUSSULA, NEM DE GPS OU DE QUALQUER OUTROS INSTRUMENTO RASTREADOR, PARA ENTENDER QUE O DECRETO 7056 NÃO PREVILIGIOU JUINA, MAS SIM, FEZ JUSTIÇAS AOS INDIGENAS DA REGIÃO NOROESTE DE MT, SENDO AS ETNIAS:CINTA-LARGA, ENAWENE-NAWE,KAYABI,RIKBAKTSA,MYKY,IRANTXE,APYAKA,MUNDURUCU, E ARARA E ISOLADOS, DOMICILIANDO CERCA DE 5 MILHÕES DE HECTARES EM PLENA AMAZONIA, E OLHA QUE NA CR DE JUINA OS INDIOS NÃO SÃO APENAS MEROS CLIENTES, NUMA REUNIÃO TIVE COM O COORDENADOR , LA NA SEDE, PERCEBI QUE TEM VARIOS INDIGENAS ATUANDO COMO:ESTAGIARIOS,TERCEIRIZADOS E OCUPANTES DE CARGOS DE D.A.S, E EXERCENDO MUITO BEM SUAS ATIVIDADES EM PROL A SEUS PARENTES E CUMPRINDO O PAPEL CONSTITUCIONAL DO ORGÃO INDIGENISTA... QUE ME DESCULPEM OS INDIGENAS DE OUTRAS REGIÕES, A ELES DEDICO A MINHA SOLIDARIEDADE, E CREIO QUE MUITOS ESTÃO ENTENDENDO QUE O DECRETO APENAS SOCIALIZOU E DISTRIBUIU DE FORMA JUSTA AQUILO QUE A FUNAI PODE OFERECER...ANTERIORMENTE, UNS GANHAVAM MUITOS, OUTROS GANHAVAM POUCOS E OS CITADOS ACIMA , "NADA"
"SE TOCA E SAI DA OCA QUE A BORDUNA JA PASSOU DE EPOCA"
SINCERAMENTE,

RAIDE XATANTE

Anônimo disse...

Sr. Xatante,
A burduna passou para armas letais e estão nas mãos da Força Nacional na portaria da FUNAI para impedir indígenas, caso necessário até com morte, de questionarem o PAC.
Politica Indigenista que se aprecie a partir de favorecimento para madeireiros e empresas minerais e grandes empresários não é política indigenista é desrespeito aos Povos Indígenas e o endosso da invasão das Terras Indígenas, o caminho da fome desses povos - o anti indigenismo.
Voce está enganado ou sendo enganado, não houve socialização nenhuma.
Leia o Decreto e pesquise as consequencias que ele já causou, amplamente.

Anônimo disse...

concordo em tudo com Raide! e digo mais: quem se diz "revolucionário" apenas por ser contrário ao Decreto de reestruturação da Funai, ou é manipulado, politiqueiro, ou então é um DAS que perdeu a teta de dinheiro onde mamava.

Anônimo disse...

O pior é que a Dona Salete chefe de Gabinete da presidencia da Funai nem sabe o tal Rilder do MST agora está fazendo pregos em terras celestiais. E ela finge que nem sabe.Tudo em nome da implantação da ditadura do proletariado interétnico em curso Haja estrela nessa luta de classes.

Cabeça de Boi tiunvirato.

Anônimo disse...

Xico sem Chave compreende, mas até agora não obteve nenhuma resposta para as suas perguntas dirigidas a MariafreiVargas e Chatante. Nem sobre aviões e equipamentos, assim como a respeito da felicidades dos grupos étnicos vinculados a Juina-MT Terra dos Diamantes Cores verde e rosa. Garanto que os índios não estão nem um pouco satisfeitos com essa corelação com a escola de Samba do Rio de Janeiro.
Até agora ninguém fala em aeronave avariada e equipamentos sumidos.
Recentemente a Casa de Convivência dos índios na capital Brailia antes de efetivamente ser utilizada para tal fim. Foi desconstruida, retirarão os beliches, os adptadores para redes e outras obras de arte destinada a utilização dos índios em trânsito em Brasilia. o Centro estava abandonado desde o inicio da atual gestão que paga rigorosamente despesas de manutenção e guarda patrimônial de um elefante branco, enquanto as lideranças, idosos, gestantes e jovens indígenas dormem nas ruas, na Esplanada dos Ministérios e invadem rotineiramente a capital Brasilia em marcha, protestos e manifestações contrárias a edição do Decreto 7056/09 defendido pelos inadimplentes no estabelecimento de um diálogo entre emissor e recptor.Mesmo assim, novas perguntas e os equipamentos adquiridos para o tal Centro para onde foram? Olhá que é muita coisa! Comprada com dinheiro público destinado aos índios. inclusive para os de Juina-MT.A atual terra dos diamantes cores rosa e verde, tal qual a da Escola de Samba carioca, mas que não trazem aos índios as alegrias dos sambas enredos cantados na avenida.
Chatante, extração ilegal de diamantes também é atribuição de órgão ambiental, como assim o é o Licenciamento Ambiental das PCH's que prejudicam principalmente sobremaneira os índios de Juina.
Historicmente os órgão ambientais com relação aos índios servem mesmo é para prender pequenos peixes, redes e artefatos utilizados culturalmente pelos grupos étnicos para sobrevivência em detrimento da fiscalização dos grandes empreendimentos, pecuáristas e outros inimigos da natureza. Como é que vc quer falar de índio? Vai procurar a sua turma, senão a gente vai para o portal da transparência. Não brinca com espirito não!Ainda mais espírito da mata, da floresta, da mata atlantica, da caatinga, do cerrado e do patrimonio nacional deteriorado e que o atual governo quer anistiar os pecuárista e grandes fazendeiros pela sua supressão, embora os índios sejam os verdadeiros prestadores de serviços ambientais da nação brasileira.
Ou índios que vêm a Brasilia e dormem na rua ou a atual gestão aloja-os desafiando a liminar judicial em pensões irregulares em condições sub humanas como a Dona Tereza na 714 Norte.
E sobre Cuiabá-MT, o que nos diz sobre a Emenda Parlamentar do Eputado Abicalil que a atual gestão desviou de Cuiabá-MT, e isso que faz desses lugares atualmente o reino da felicidade étnica.
Esse ambiente não meio bom para os índios é bom para meia dúzia de interessados e desavisados sobre índios e ambiente. Para vcs o meio ambiente é partido, dicotômico, separa homem de natureza.
Juina é boa mesmo para pecuárista que coloca fogo para formar pastagens, compradores ilegais de pedras preciosas e outros que os órgãos ambientais do local não enxergam.
Tira a trave de teus olhos!Respeita a espiritualidade! E deixa esse assunto de índio que não é a sua praia. Vcs dois só falam m e nem respondem as perguntas.
Vcs falam de máfia de DAS na Funai, diz nos se não ocupa um?
Sabe pelo menos a proporcionalidade de DAS ocupados entre servidores do quadro efetivo e outros nomeados no caso da Funai por ser parente ou amigo dos amigos, engresso da ong daquele ou de outro na Funai?
Fica calado senão a provação e o aprendizado e mais demorado e custoso!
ass: Saci Pererê, amigo das Matas e do velho Chico Sem Chave.

Anônimo disse...

Quanta saudade de Raide Chatante e de Maria!
Responder as perguntinhas feitas e que fazem evoluir nada!
O Apredizado exige disciplina, resignação e compromisso com a verdade.
Quer dizer que os servidores " indigenistas" antigos da Funai deixaram de mamar na tetinha é?
Falando isso da terra da extração ilegal de diamantes, das queimadas florestais,da ação inescrupulosa das madereiras, das PCH"S licenciadas sem consulta as populações e avaliação de impactos ambientais e proposiçao de compensação e de outras mazelas ambientais. É bom para os abenegados ambientalistas que viajam sem receber diárias, não ocupam cargos de DAS e defendem um decreto que viola direito liquido e certo, questionado no Congresso Nacional e rejeitado por todos os índios e que afeta a proteção das Terras Indígenas hoje mais preservadas que as Unidades de Conservação, ainda que com muito menos recursos disponibilizados pelo Estado e que os mamadores da teta com mastite que sempre carcterizou em razão do preconceito e da ignorância o corpo técnico da Funai.
Tira primeiro a trave de teus olhos, depois diga nos quem são, antes de falar de um assunto que não conhecem!
O leite é um produto renovável, sustentável já os diamantes, o curso dos rios eu ainda não sei dizer.
E as últimas Potarias da Funai infrigindo a legislação eleitoral transferindo "servidores" aliados do partido principalmente paraenses para locais aonde ainda não existe estrutura fisica para mamar ajuda de custo e outras beneces?
Isso é que é máfia!
Só para o Estado do Pará são mais de dez.....naturalmente para eleger o Jader Barbalho forte aliado nas horas vagas do presidente da Funai. Como ele pouco frequenta o órgão haja hora a disposição.
E a máfia da soja no Mato Grosso é uma questão de meio ambiente ou de ambiente como um todo. Diga nos grande ambientalista da terra sofrida?

Xico Sem Chave nem Chatisse.

Anônimo disse...

O "funcionário" da Funai exaltado no vídeo. Agora é pregoiro. Está colocando pregos em Terras celestiais. Mas a Chee de Gabinete nem imagina que participa do triunvirato.
Também essa mistura de MST Funai e estrelas licitatórias confunde a todos.
Como nepotismo vem de neto nada a falar!!!!!

Um dos maridos de Dona Flor

Anônimo disse...

Nué Maria? Tú entende até de índio! Êtá muié arretada. Sabe tudo!
O que aparece o que desaparece, quem mama quem não mama, quem come pedra, quem come gêlo.
É muié, pro que modidisso vc não DAS nem ganha diária?
Valha minha nossa senhora tem que ganhar pelo menos um DASzinho.
Afinal sua defesa não protege mais engana.


ass: Luis Gonçalva.

 
Share