quarta-feira, 10 de março de 2010

Atual direção da Funai recua e se compromete a recriar AER/CR no Paraná

Em reunião de grande peso político realizada ontem, 9 de março de 2010, em Chapecó, entre lideranças Kaingang e Guarani-Ñandeva com dois representantes da atual direção da Funai, para discutir a extinção da AER Chapecó e a transferência de suas atribuições para formar uma Coordenação Regional no Paraná, o resultado foi uma vitória retumbante dos Kaingang e Guarani e a capitulação da atual direção da Funai.

Vendo que não convenceriam as lideranças indígenas presentes, os representantes da atual direção da Funai, Aluízio Azenha e Paulo Pankararu, apelaram para a presidência da Funai, com urgência, para arrefecer a determinação dos índios.

Não conseguiu. Ao contrário, a presidência da Funai sucumbiu à força argumentativa e política dos Kaingang e teve que reconhecer a continuidade da AER Chapecó e elaborar e assinar uma carta-fax em que se compromete com a criação de uma AER/Coordenação Regional para o estado do Paraná. De onde tirará essa AER/CR, não se sabe, mas poderá ser daquela que foi prometida aos Guarani do litoral sul, que teria sede em Florianópolis. Agora são os Guarani-Mbyá e os Xokleng que irão estrilar. Será assim, daqui por diante: tira-se de um lado para encobrir o outro e deixa-se o primeiro descoberto, como cobertor curto.

Assim, os índios Kaingang e Guarani do Paraná, que estavam perdendo por 3 X 0, por haverem sido surrupiados de suas três AERs por conta do Decreto da Reestruturação, agora fizeram um gol. Gol sofrido, fruto de muita batalha e muito sacrifício, inclusive com acampamento duradouro em frente ao Ministério da Justiça, já no segundo tempo. Ainda tem muito tempo com a bola rolando para se empatar e vencer esse jogo.

Outros povos indígenas prejudicados pelo Decreto de Reestruturação certamente seguirão o exemplo da perseverança, lucidez, determinação e força do povo Kaingang.

Eis a carta-fax abaixo.


___________________________________


62 comentários:

Anônimo disse...

Isto é respeito, se todas as comunidades indigenas souberem usar as armas que tem, que é a união, consguem conquistar e reverter todas as Administrações. União faz a FORÇA. abraços.

Wilian Rodrigues / FUNAI AMAMBAI disse...

Enfim um pouco de bom senso por parte da direção da FUNAI.
É necessário que isso ocorra em outras regiões e haja correções dessas distorções.
Em linhas gerais fica nitido que essa direção não tem conhecimento nacional das condições em que vivem e das necessidades dos indios.
Espero que não seja mais uma das artimanhas utlizadas, para diblar os indios. A exemplo do que ocorreu com os guaranis de M.S. quando fecharam a AER de Amambai e o Sr. Presidente comprometeu-se em uma ATA que iria revogar a portaria de extinção da AER. Porém o que ele revogou foi o compromisso com os indios.
Os coitados retornaram com a certeza de terem conseguidos seus objetivos, más foi mais uma das enaganações da Presidencia da FUNAI.
Vamos enganjar nessa luta em favor dos povos indigenas

Anônimo disse...

Toquem os sinos, acordem os politicos de pernambuco Sr Governador do meu glorioso estado, mandem suas tropas de choquem a Brasilia, Dep. Fernado Ferro, Lider do governo na camara Ana Arraes Mae do governador, JOAO PAulo EX- PREFEITO DO Recife E MEU Candidato ao Senado. poxa cade voces o Grande governador do Estado do Parana meu querido Roberto Requiao conseguiu com toda calma o que lhe e peculiar as dus coordenaçoes do seu estado de volta. e nos ficamos a ver navios. Tenho certeza que agora voces aprenderam, eu nao disse a voce Joao Paulo que Marcio Meira nao sabe o que faz, e agora qual argumento dele pra lhe convencer que nao poderia voltar atras. deixar Recife como esta, os indios ja estao se mobilizando, convido voces a irem a Funai Recife para verm de perto qual a real condiçao da populaçao, nao percam esta oportunidade, na proxima semana estarei em Brasilia, mas gostaria de falar cim voce antes, estive ontem na sede e falei com alguns indigenas realmente els teem razao em suas reevidicaçoes. O Marcio ja esta com um pe fora da Funai e vamos precisar, ajudar a quem realmente esta precisando que sao os indios pernambucanos ate breve amigo senador.

Anônimo disse...

Posteriormente.....é uma expressão imprecisa demais !!!

Por determinação da Presidência da República (o Ministro da Justiça não tem o mínimo comando sobre a Funai), ..... a gestão “Custer” Meira vai “empurrar com a barriga” até as eleições e, com a derrota do PT nas urnas, concluirá o que começou: entrar para a história como autores do maior genocídio social e cultural contra os Povos Indígenas !!!!

Parabéns também ao Dr. Gilberto Azanha que ensinou “bem direitinho” a seu filho Aloísio como dizimar as populações tradicionais e enriquecer o “papai” !!!

Anônimo disse...

Hehehehehe...essa dos funcionários de João Pessoa/PB amarelarem, foi muito boa!

MARIA FREITAS VARGAS disse...

TENHAM A CORAGEM DE SE IDENTIFICAR E NÃO SEJAM HIPÓCRITAS ESCONDENDO SUAS IDENTIDADES... NÃO SEJAM COVARDES. ISSO NÃO É PAPEL DE HOMENS E MULHERES DIGNOS.
QUEM DIZ O QUE QUER, DEVE TER A DIGNIDADE DE OUVIR MESMO O QUE NÃO QUER...
VAMOS DEIXAR DE COVARDIA...

Anônimo disse...

Há muito que venho falado aqui nesse blog da ausência, falta de determinação ou o mínimo de apoio da nossa força política. E olha que Pernambuco é um estado forte, porém o desinteresse político é obvio. Pena que vocês ainda acreditem que els vão fazer alguma coisa e pena maior é ver os índios falando que o Governador vaii ajudar. Gente se houvesse realmente interesse já teriam mandado representantes na FUNAI conversar com servidores e índios ou convocado uma comissão. Se não o fez, não preciso dizer o público e notório. Achei que Pernambuco tivesse uma força política e talvés o tenha, porém no nosso caso a força falhou e feio. Abraços a todos que ainda acredita nos políticos de Pernambuco. Tiro o chapéu pra o Requião, mostrou força, determinação e respeito ao povo do seu Estado e fazendo seus eleitores acreditarem que valeu a pena elegê-lo.

Anônimo disse...

Não é covardia Senhora Maria Freitas Vargas, com essa equipe de loucos que hoje encontram-se na FUNAI e de falsos indigenistas, não valem a pena se identificar. É perca de tempo. Porémm não se iluda, aqui todos leem esse e nacionalmente para quem trabalha anos a fio já conhece a redação de cada um. Somos anônimos para você para os servidores da FUNAI não.

waldira disse...

Waldira

Gostaria de parabenizar as lideranças Kaingang e Guarani-Ñandeva extensivo a toda nação indígena, pela luta e perseverança, porém mostrou valer a pena. A vitória foi de vocês em todos os sentidos. Que se fez respeitar em seu Estado e todos os demais do Brasil. Isso foi glorioso e uma lição para os demais povos de como VENCER UMA LUTA. Feliz por todos pela grande conquista

MARIA FREITAS VARGAS disse...

ANONIMOS COVARDES SIM... COMO QUEREM CONSERTAR A FUNAI SE NEM A CORAGEM DE EXPOR A CARA E O NOME NÃO TEM? OS INDIOS ATÉ QUE MERECIAM DEFENSORES MELHORES E MAIS CORAJOSOS. O COVARDE DEVE LER E REFLETIR SOBRE O QUE ESCREVEM AQUELES QUE SE IDENTIFICAM... SOMENTE ISSO...

MARIA FREITAS VARGAS

Gardênia disse...

Gardênia,

A Senhora Maria Freitas Vargas,

Gostaria de informá-la de que o anonimato não é crime, porém identificação falsa é CRIME. Portanto, quem é covarde? É um anônimo ou um falsificador? Quem se utiliza de nomes alheios para cobrir-se da imagem de corajosa ou um anônimo? Se fosse covardia ou crime não votaríamos secretamente e sim publicamente, não acha amiga? Todos tem o direito de escolher identificar-se ou não? Essa é uma das maravilhas da democracia e o melhor desse blog, o direito de expressão da forma que quiser. Afinal, o que importa pra mim é o comentário e a informação e não um simples nome. Aliás, o direito de expressão também está nos sendo tirado e esse blog nos permite. Obrigada Mércio por dispensar esse direito a todos os interessados e leitores.Se é um nome ti dou Gardênia (flor), será esse meu nome? Mudou o teor do comentário? Pense.

ESTELA PARNES disse...

A CRISE QUE PASSA O INDIGENISMO BRASILEIRO É TÃO GRANDE, QUE O FATO DE SER ANONIMO, DE USAR NOME FALSO, SE TORNA TÃO PEQUENO E MESQUINHO.TEMOS UM ESPAÇO NO BLOG PARA DEBATER A REESTRUTURAÇÃO, FAZER O QUE DEVERIAM TER FEITO ANTES DE HAVER TANTOS CONFLITOS. O FOCO É O GRANDE DEBATE ABERTO SOBRE ESSA REESTRUTURAÇÃO. VAMOS TORNAR ESTE ESPAÇO RICO E INFORMATIVO DO QUE ESTA SE PASSANDO NAS TERRAS INDÍGENAS.CONTINUO NA LUTA, MAS COM MUITA CLAREZA, HONESTIDADE E TRANSPARENCIA. NAO ESTOU CONTRA NINGUÉM, APENAS DEFENDENDO OS MEUS IDEAIS.

Anônimo disse...

Prezado Mércio,

Foi notável, em todo este processo pós-decreto, a mobilização do estado do Paraná. Pernambuco, no entanto, apesar da mobilização dos servidores e de algumas lideranças indígenas, esbarra na subserviência dos parlamentares atrelados ao Planalto, para obter feito semelhante. Observo nomes de deputados citados como possíveis articuladores em Brasília. Vã esperança. As respostas têm sido sempre de atribuir culpas de gestão à antiga Administração Regional como fator impeditivo para que, efetivamente, consigam reverter o equívoco cometido em relação àquela representação nordestina. Abram o olho, índios e servidores. Preparem sua vingança para as urnas. O pior deve estar ainda por vir.

marcia m. cavalcanti disse...

Vejam a entrevista dada pelo ator CARLOS VEREZA.

Cristais quebrados
Carlos Vereza/Colaboração:Nivio B.Ribera (Mantenedor da Melodiaweb), domingo, 7 de março de 2010


Não é necessário ser profeta para revelar antecipadamente o que será o ano eleitoral de 2010.

Ou existe alguém com tamanha ingenuidade para acreditar que o “fascismo galopante” que aparelhou o estado brasileiro, vá, pacificamente, entregar a um outro presidente, que não seja do esquema lulista, os cargos, as benesses, os fundos de pensão, o nepotismo, enfim, a mais deslavada corrupção jamais vista no Brasil?

Lula, já declarou, que (sic) “2010 vai pegar fogo!”. Entenda-se por mais esta delicadeza gramatical, golpes abaixo da cintura: Dossiês falsos, PCC “em rebelião”, MST convulsionando o país… Que a lei de Godwin me perdoe - mas assistiremos em versão tupiniquim, a Kristallnacht, A Noite dos Cristais que marcou em 1938 o trágico início do nazismo na Alemanha.

E os “judeus” serão todos os democratas, os meios de comunicação não cooptados (verificar mais uma tentativa de cercear a liberdade de expressão no país: em texto aprovado pelo diretório nacional do PT, é proposto o controle público dos meios de comunicação e mecanismos de sanção à imprensa). Tudo isso para a perpetuação no poder de um partido que traiu um discurso de ética e moralidade ao longo de mais de 25 anos e, gradativamente, impõe ao país um assustador viés autoritário. Não se surpreendam: Há todo um lobby nacional e internacional visando a manutenção de Lula no poder.

Prêmios, como por exemplo, o Chatham House, em Londres, que contou com “patrocínios” de estatais como Petrobras, BNDS e Banco do Brasil, sem, até agora, uma explicação convincente por parte dos “patrocinadores”; matérias em revistas estrangeiras, enaltecendo o “mantenedor da estabilidade na América Latina”. Ou seja: a montagem virtual de um grande estadista…

Na verdade, Lula, é o übermensch dos especuladores que lucram como “nunca na história deste país”.

Sendo assim, quem, em perfeito juízo, pode supor que este ególatra passará, democraticamente, a faixa presidencial para, por exemplo, José Serra, ou mesmo Aécio Neves?

Pelo que já vimos de “inaugurações” de obras que sequer foram iniciadas, de desrespeito às leis eleitorais, do boicote às CPIs, como o da Petrobras, do MST e tantos outros “deslizes”, temos o suficiente para imaginar o que será a “disputa” eleitoral em 2010.

Confiram.

Carlos Vereza- ator

Anônimo disse...

Estela Parnes, anonimos ou não que estão no blog lutando por um ideal, parabenizo a sua luta e trabalho, em relação a essa pessoa que julga ser necessaria a idetificação, poderia ser mais verdadeira mostrando a sua cara e não usar nome falso. Esta so o faz para poder usar a força e perseguir os que aqui estão.

Anônimo disse...

Estimados Parentes e Demais Leitores do Blog,


As pesssoas que se identifcam como marias de tal, marias disso e daquilo ou joão de Tal e aquilo são na verdade pessoas ligadas a direção da funai. Não dêem atenção a esses comentários, eles são escritos por canalhas e imbecis que tentam desestabilizar a legítima reação dos Índios Brasileiros.

Abração!

Linda disse...

Caros amigos e leitores do Blog,

todos nós sabemos que a reestruração da FUNAI FOI e É nefasta, de má qualidade e sem contemplar as necessidades prioritárias das nações indígenas brasileiras. Está trazendo desgastes, insatisfações, descontentamento por parte de índios e servidores.
Pelo que me consta, nem índios e nem servidores se posicionaram contra a reestruturação... Mas ela aconteceu de cima para baixo. Ninguem foi consultado. Ela veio à revelia das lideranças indígenas e como um rolo compressor em cima de seus servidores, indigenistas... Ela veio para beneficiar as ONGS, os madeireiros, pessoas de olho grande em cargos comissionados, grileiros, etc.
A luta continua. Continuará exaustivamente. Nem índios e nem servidores vão abandonar a causa...
E com tantos problemas bem maiores - aparece uma pessoa de nome MARIA FREITAS VASGAS, indagando, criticando os Anônimos que postam comentários no Blog do Mércio. Ninguém merece!!!
Só pode ser uma piada! Ela está querendo brincar... Dona MARIA - a luta dos índios é séria. Muito séria. Você já parou para avaliar??? Já diagnosticou o estrago do Decreto???
Aproveite o espaço do Blog e tente, de forma inteligente, coerente, técnico - nos mostrar claramente os benefícios do Decreto. Aponte todos os acertos e nos diga que todas as nações indígenas brasileiras serão contempladas a contento. Diga-nos o motivo da insatisfação, do receio, do abandono e do descaso com nossos índios e servidores, e indigenistas.
Eu, particularmente, vou continuar postando meus comentários como ANÔNIMA... mas lhe faço gentilmente uma proposta: se você colocar em sua postagem o seu nome verdadeiro, sua foto, seu perfil de servidora - então sim, eu me identificarei. ´
ANÔNIMA!!!

Vânia disse...

Continuamos firmes!
Nós da extinta João Pessoa, continuamos na luta, mesmo que em número reduzido (diante da quantidade de servidores e apatia dos indígenas). Entretanto, o que nos importa é qualidade e não quantidade. Que fique claro que nossa luta não é pessoal, não temos nada contra a atual Direção da FUNAI. Estamos porém, desde a edição do Decreto 7.056/2009, de forma transparente, exercendo nosso direito de livre manifestação, nos posicionando contrários a extinção da FUNAI de João Pessoa.
Não admitimos sermos conhecidos e reconhecidos (inclusive pela atual Direção),até a extinção, como uma unidade modelo, a exemplo de palestra solicitada pela Presidência e conduzida pelo Ex Administrador, Petrônio (vide ata da reunião da CPI, no Acre), e em seguida a unidade ser extinta. Quanto a desculpa da mesma ser pequena, não tem embasamento, pois a mesma detinha sob sua jurisdição 03 (três) terras indígenas e aproximadamente 21.000 índios, sendo que os problemas vivenciados no dia-a-dia são crescentes e de toda magnitude. Não procede também, podendo ser providencial, a desculpa, de que alguns servidores só compareciam a repartição para assinar o folha de frequência, pois se assim fosse, como é que a mesma dava conta de toda sua demanda? - cuja resolução dos mesmos dependiam, em raríssimas exceções, da Sede Central.
Por fim, colegas, esclareço que usei deste espaço, registre-se, pela terceira vez, apenas para prestar alguns esclarecimentos e reafirmar, que não desistimos de lutar pelo retorno de nossa unidade de João Pessoa no status que nós servidores e os indígenas merecemos.
Saudações,
Vânia Simone Albano de Lucena

Anônimo disse...

GALERA,,,,,, ANONIMO, PUBLICO, CAMUFLADO, HIBERNADO,ESCONDE-ESCONDE,COR DE ROSA CHEGUEI, TIMIDO, NÃO INTERESSA O MODO DE COMO SE MANIFESTAR-MS, DIVULGAR, É UM DIREITO USE E ABUSE SEM TRANSGREDI-LOS..... TUDO ISSO FAZ PARTE DA LIBERDADE DO CIDADÃO BRASILEIRO. POREM CUMPRAM A LEI, INCLUSIVE O DECRETO 7056(28/12/2010)

Anônimo disse...

Verdade ou mentira: a) as Cordenações Tecnicas em Pernambuco não vão passar de duas? b) as Cordenações Tecnicas em Alagoas não vão passar de duas? c)as Cordenações Tecnicas serão na região do São Francisco? d) Recife não vai vingar? e) as atuais Cordenações Tecnicas de Pernambuco foi um cala boca para depois tomar tudo? f) o fim da FUNAI na região do nordeste não passará de 2014? g) estará sendo repassada para as ONG'S a questão indígena do nordeste?
Qual é a verdade? Qual é a mentira?

Anônimo disse...

Que feiura essa anônima (o) que entra no Blog somente pra fazer chacota. Não tínhamos que esperar outra coisa de peões Petistas travestidos de Chefes.

Não utilize este Blog, que é totalmente democrático para fazer palhaçadas com a cara dos colegas, que aqui vem demonstrar suas preocupações de situações angustiantes que o Sr. Márcio Meira e sua corja nos colocou.

Voce D. Fulana Maria, se recolha a sua insignificância e pobreza de espírito! Nós, antigos da FUNAI, queiram ou não queiram, somos uma família e, como em toda família, existem discórdias, mas para tratar da "Causa Indígena", levamos muito a sério e vc, que é uma qualquer, descida de paraquedas, não se sabe de onde, deveria nos respeitar.

Não tulize mais este Blog, vc não pertence a ele, não pertence aos funcionários que realmente prezam pelos índios.

Por favor! Recolha em sua significância e desapareça deste Blog.

Anônimo disse...

SABEMOS QUE A QUESTÃO INDÍGENA É UM TEMA DE EXTREMA COMPLEXIDADE, POR ISSO ATRAI, COM FREQUÊNCIA, A ATENÇÃO DA COMUNIDADE NACIONAL E INTERNACIONAL, PROVOCANDO DESGASTE NA IMAGEM DO BRASIL NO EXTERIOR. MAS O GOVERNO LULA NÃO ESTÁ NEM UM POUCO PREOCUPADO COM ISSO!

CIENTE DA RELEVÂNCIA DO TEMA, MESMO ASSIM O GOVERNO LULA VEM SE FAZENDO DE SURDO/MUDO PRA EMPURRAR TODOS OS PROBLEMAS QUE O DECRETO 7056/09 VEM CAUSANDO NAS QUESTÕES INDÍGENAS.

ACHO QUE JÁ CHEGA COLEGAS! VAMOS RESPONDÊ-LOS NAS URNAS, ESSA É A NOSSA ÚNICA ARMA.

LULA JÁ SABE E HÁ MUITO TEMPO O QUE VEM OCORRENDO DENTRO DA FUNAI COM ESSA TURMA DE "PELÊGOS PETISTAS" QUE, EM NOME DO PARTIDO DOS TRABALHADORES, VEM CAUSANDO TODO TIPO DE DESORDEM. ELES ESTÃO PERDIDOS, NÃO SABEM TRABALHAR, A PROVA ESTA AÍ.

VAMOS MUDAR A REALIDADE DA FUNAI COM OS NOSSOS VOTOS NAS URNAS. VCS AINDA ACREDITAM NO GOVERNO LULA?

PRA NÓS, ÍNDIOS E FUNCIONÁRIOS DA FUNAI "A ESPERANÇA AINDA NÃO VENCEU O MEDO".

Linda disse...

Os meus parabéns ao ator CARLOS VEREZA pela sua entrevista no dia 07 p.p.
É um homem público, conhecido por todos os "brasileiros alfabetizados", formador de opinião, corajoso, valente, íntegro e, portanto, merecedor de nossa credibilidade!
Senhor CARLOS VEREZA - sou sua fã incondicional e respeitosamente - tiro o Chapéu para você!!!

Anônimo disse...

Estão cobrando "identidades", com certeza pessoas que não passaram pela ditadura militar e não viram seu irmão ser torturado - morto. E outros amigos espancados e feridos. Ou até mesmo fizeram parte dessas ações anti-humanistas.
Como hoje, oprimindo, se aproxima a ditadura Lula expressa através da discriminação étnica por parte da direção atual da FUNAI, mantendo a Guarda Nacional (criada para combater traficantes e bandidos periculosos) na porta da FUNAI para reprimir ostencivamente servidores e indigenas.
O presidente da FUNAI foi escoltado por trogloditas, em nome de sua segurança, contra indígenas que por ventura o encontrasse quando da reunião de "índios isolados" completamente dominada pela ideologia e mercenarismo do Centro de Trabalho Indigenista -CTI.
E, hipocritamente, propaga para seus correligionários que tem diálogo com as bases ?.
O PT se tornou a pior das ditaduras já passadas em nosso Brasil - falsa e hipócrita quando argumenta a defesa dos interesses do povo.

Anônimo disse...

IMPECHEMAM PARA MÁRCIO MEIRA

Anônimo disse...

SR. MARCIO MEIRA ACABA DE DECRETA A DESORDE DE ATENDIMENTO AOS INDIGNAS EM PERNAMBUCO E ESTAR REPASSANDO AS RSPONSABILIDADES PRA QUEM QUIZER DE MACEIO COM UM TAL DE FREDE(OS FULNI-O)COM O INDIO MAX E O SEU IRMAO URUAN SAIAM DE PERTO ESSA PESTE MALIGNA PEGA E JA CONTAMINOU A FAMILIA DO CACIQUE JOAO NAO SEI DE QUE, ELE AGORA E A SEGUNDA PESSOA DO CACIQUE COITADOS DOS INDIOS DE LA, E GORA QUEREM EMPURRAR PARA OUTRO COORDENADOR OUTRO TAL DE CARLOS,DE PAULO AFONSO, A ESSE TEM GENTE INDIOS FULNI-O QUE TRABALHA LA COM ELE E JA FALARAM NAO QUEIRA ESSE DOVO AQUI EU JA SAI DE LA MUITO TEMPO E NAO QUERO MAIS CONTACTO COM ELES PRINCIPLMENTE AGORA QUE NOSSO CACIQUE NAO APITA MAIS NA AREA SO O MAX E O IRMAO POIS JA CONTAMINARAM A FAMILIA DO CACIQUE, E AGORA NEM OS INDIOS DE MACEIO E NEM OS DE PAULO AFONSO NAO QUEREM SER CONTAMINADOS , ACHO QUE O MARCIO MEIRA PODIA MANDA-LOS PARA FORTALEZA LA NINGUEM CONHECE O MAX E O IRMAO ENTAO SALVE A COMUNIDADE DOS ENGEITADOS FULNI-O , AGORA PRESIDENTE MANDE VACINAR OS INDIOS DO CEARA PARA A PESTE NAO SE ESPALHAR . VEJA O A SITUAÇAO QUE OS COITADOS DOS INDIOS FULNI-O CHEGARAM POR CAUSA DE SUA IRRESPONSBILIDADE.

Anônimo disse...

Ridiculo o que estão fazendo com os indios Fulni-o, tudo isto por causa de uma pequeno Grupo de irresponsaveis, por favor sr João de Pontes ate que ponto sua comunidade esta chegado, fale com seus filhos não deixe a tradição de sua cultura cair por terra. o Senhor é uma pessoa digna e respeitada por todos, faça valer sua autoridade dentro de sua comunidade se não todos vão ficar desmoralizados e o senhor não merece isto.

Anônimo disse...

Índios do vale do rio Xingu se preparam para fazer grande manifestação contra o decreto de reestruturação da Funai.

Parece brincadeira, todo esse manifesto e de nada adianta, pois estamos ligados e a maquina esta do nosso lado. o Lula não aceita a nossa saida.

Anônimo disse...

Nota de Pesar

Informo que a nossa antropóloga e amiga ISA PACHECO faleceu hoje, dia 12/03/2010.

Que Deus a ilumine!

Anônimo disse...

Sr. Mercio Gomes, Recife será na proxima semana alvo de muitas expecttivas. Finalmente o Frederico coordenador de Maceió vira para explicar o inexplicavel sobre o destino da coordenadoria tecnica do Recife,estarão presentes com certeza servidores, indios de diversas etnias, (menos FulniÔ), os indio de Pernambuco não o querem por perto. Serão convidados para sentarem juntos o grande vereadoe de Pesqueira e indio xucuru com toda honra Biá e o cacique injustiçado Marcos Luydson juntamente com sua tropa do CIMI pois sem eles por perto não se fala nada, imprensa local deverá ser convidada ´pelos indios Xucuru acampados na Funai não percam esta oportunidade, chamem o Dep. Fernando ferro que este ano com certeza deverá perder a eleição pois o Marcos xucuru já disse para ele não se meter com administração onde o Biá esteja, palavras dele ou (fica comigo ou não fica), eu acho que ele fica. Então esta semana será uma semana dificil para o colega Coordenador de Maceió o sendicato estará lá com Inalda e companhia Ltda. Seja bem-vinda colga voce será uma força em defesa dos nossos direitos. Então até a proxima segunda colegas servidores, indios, politicos e imprensa local.

Anônimo disse...

Deixem a hipocrisia de lado !!!

O decreto é nefasto somente para quem ficou de fora da "farra dos DAS" !!!!!

Anônimo disse...

Dona Vânia, (agora toda resignada e boazinha)

Esqueceu do tanto que foi nefasta perseguindo seus colegas da sede?

Acredite no ditado: "aqui se faz...aqui se paga"

Anônimo disse...

Poxa será muito boa a reunião em Recife, acho que o Marcio Meira é qiem deveria vir, e não deixar que o rapaz de Maceió venha se desgastar perante todos com certeza ele será bem vindos junto aos servidores pois não tem culpa da implantação deste decreto não é esta opinião dos indios.Quanto aos indios Funi-Ô, estes ainda são de Pernambuco ,os reprentantes que receberam a propina do Marcio Meira e que foi repassada não sei por quem ao Max e companhia não são lideranças e tem gente que já conhece essa pratica dos mesmos só é perguntar aos ex- administradores, Pracuradoria Federal e Policia Federal que vai dar a ficha completa dos mesmos. Frederico tnha cuidado com eles não va se prjudicar no futuro por cusa do Marcio que já esta com o pé de fora da Funai e voce tem um futuro pla frente todos gosta de voce em Maceió pois soube plntar a semente e essa gente de Fulni-o, não tem nada a perder. Boa sorte

Anônimo disse...

Caros leitores,

Acho que a Nação Fulni-ô está perdendo o seu rumo, sua identidade, sua cultura, sua história... Uma nação que perdeu sua capacidade de luta. Não sabe mais reivindicar seus direitos politicamente - coloca-se o "dinheiro" acima de qualquer benefício em favor de toda Comunidade Indígena. Certamente, que há as exceções - infelizmente - um pequeno grupo... Tomara que o Decreto imposto pela presidência do órgão, causador hoje de uma grande divisão entre os povos indígenas - não traga sofrimentos futuros, descrédito e esquecimento... Que o futuro não seja amargo!!!

Anônimo disse...

Meus amigos,

tenho uma grande preocupação:
QUEM IRÁ ATENDER A COMUNIDADE FULNI-Ô???
1. Maceió ?
2. Paulo Afonso ou
3. Fortaleza???

São 3 Coordenações Regionais - que estão avaliando... Como será "rifado" o atendimento ??? Com certeza que o presidente da FUNAI vai jogar o ABACAXI FULNI-Ô para qualquer das três coordenações regionais... Se "segurem" porque a COMPLEXIDADE é grande demais!!!

Anônimo disse...

muito bom o comentario 33,Tem indios fulni-o arrependido de acompanhar o Max e seu irmão e vão procurar o Frederico, mas vai aqui uma alerta , não confie neles , são uns verdadeiros artistas cinematograficos, quem ve-los falando ficam comovidos, são são demonios disfarçados em pessoas.

Anônimo disse...

Querido Colega da Fundação Nacional Nacional do Índio, Vânia é uma pessoa marravilhosa!

Anônimo disse...

THEODORA;

SEGUE ABAIXO, PRONUNCIAMENTO DO DEPUTADO ESTADUAL NÉLSON PEREIRA DE CARVALHO (PC do B, NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE PERNAMBUCO.
FONTE: INTERNET - DIÁRIO OFICIAL DE PE.
ESTA SEMANA TEM CAFÉ NO BULE, NA FUNAI - RECIFE.

Etnia - União decide fechar sede da Funai em PE

Página Inicial > Notícias > Página de deputado > Notícia do Diário OficialPublicado no Diário Oficial do Estado (D.O.E.) em 11/03/2010.
O fechamento da Fundação Nacional do Índio (Funai) no Estado motivou o pronunciamento do deputado Nelson Pereira (PCdoB), na tarde de ontem. Em dezembro de 2009, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, assinou o Decreto n° 7.056, extinguindo 24 unidades nacionais e postos indígenas. Entre elas, a instalada em Pernambuco, onde se concentra a quarta maior população indígena do País. Ao todo, são 11 etnias, distribuídas em 16 municípios. “Sob essa jurisdição estão mais quatro Estados, congregando cerca de 60 mil índios”, informou Pereira.

FONTE: http://www.alepe.pe.gov.br/paginas/?id=3620&dep=38&paginapai=3596&doc=1D9E039913C99469032576E20079FE27



O parlamentar lamentou o fato de a proposição ter sido redigida sem consulta aos servidores ou aos índios. Com a execução do decreto, o Recife passará a ter uma coordenação técnica, ficando subordinada a outras cidades e impossibilitada de gerir recursos. “Nenhuma garantia está sendo dada. A promessa é de que haverá concurso público para a contratação de funcionários”, pontuou.

De acordo com Pereira, caso haja alguma falha no processo de transição, índios poderão ficar sem assistência, o que permitirá que garimpeiros e exploradores invadam terras, aldeias e reservas. “A elaboração do decreto não foi transparente. Continuaremos lutando para que os direitos indígenas sejam garantidos”, acrescentou.

Anônimo disse...

Parece castigo, para o Presidente Lula e a Dilma com o caso pre-sal, não deu ouvido aos gritos do indios pela mudança do decreto 7056, agora vai ter que dormir com esta de um lado seu grande defensor o governador do Rio de Janneiro sergio cabral que agora o ameaça ir para o STJ contra a cota do Pre-Sal que prejudica sensivelmente os estados produtores de petroleo agora se voltar atras contra o projeto que já passou na camara vai ter que enfrentar os estados e prefeituras benciciadas com este projeto, isto é que é uma castigo rapido fez o mal para os indios brasileiros e esta em um beco sem saida. Viva a justiça trda mas não falha

Vânia disse...

Senhor(a) Anônimo(a)
É muito fácil enconder-se no legitimo direito da manifestação anônima para desferir acusações levianas e iras pessoais a minha pessoa. Mostre quem vc é, e comprove que de fato lhe persegui. De resto senhor(a), sua opinião manifestadamente colerizada e pessoal, não me interessa e muito menos aos participantes deste espaço.
No mais, faço minhas as suas palavras, no dito popular "aqui se faz...aqui se paga" e desejo para vc, em dobro, tudo aquilo que me desejares, aproveitando o ensejo para convidá-lo(a) a tratar de questões pessoais, envolvendo a minha pessoa, em outro forum.
Ao (a) colega que saiu em minha defesa, meus sinceros agradecimentos.
Ao proprietário do blog, e demais visitantes, minhas desculpas, por episódio tão lamentável e fora do propósito a que se destina o espaço.
Saudações,
Vânia Simone Albano de Lucena

Anônimo disse...

Amigos,

algum parlamentar do PT, de qualquer Estado já se pronunciou publicamente em favor dos índios depois da edição do Decreto 7056??? Eu disse: publicamente...
E os parlamentares do Estado de Pernambuco???
Segundo comentários, somente o Dep. Fernando Ferro, muito timidamente...
Esperemos companheiros! As eleições estão se aproximando e logo começará a "invasão de privacidade": correio/e-mail/convites/santinhos/feijoadas para arrecadar fundos, etc... SE LIGUEM! SE TOQUEM!
É chegada a nossa hora GALERA... VAMOS AVALIAR, MEDIR, PESAR, REPENSAR, REFLETIR... VAMOS REQUINTAR, APERFEIÇOAR - O nosso VOTO!!! O voto de nossos familiares, amigos, parentes e aderentes... Vamos fazer valer o nosso direito de escolha!!!

Mércio P. Gomes disse...

Prezados participantes deste Blog. Daqui por diante este Blog não mais aceitará comentários que contenham acusações ad hominem, isto é, contra pessoas nomeadas. Também não aceitará mais comentários relacionados com a eleição para presidente, a favor de um ou outro candidato. Este Blog não é político-eleitoral e respeita todos os candidatos. Atenciosamente, Mércio Pereira Gomes

Anônimo disse...

Muito bem Mércio.Vamos elevar o nível do blog.

Anônimo disse...

Pararabenizo-lhe mais uma vez Sr Mercio Pereira pela atitude tomada com respeito aos politicos e baixaria que querem tulmultuar este importante blog em defesa das causas indigenas, vamos aguardar calmos que vencremos esta guerra e o nosso presidente Lula decidirá com cautela o nosso futuro a luta continua agora com decencia e ordem Parabéns Amigo e até breve.

Anônimo disse...

Fortes rumores em Brasília anunciam que o Decreto da Funai está cambaleando. Movimento indígena está rachado nesse aspecto.

Informo que o Decreto veio para ficar e não ira cair, quem disse isto é pura inveja pois não teve competência, nem liderança para administrar e nem apoio da Casa Civil.

Anônimo disse...

É parabenizar, pelo Blog, mas de nada adianta, quem acha que ira com isso fazer o Decreto cair. aviso ele veio para ficar e ira ficar. abs

Anônimo disse...

Prezados anônimos,
Assistam o filme AVATAR, que todos entenderão para que o governo criou a CNPI e por que a direção da Funai, vem tratando os servidores apaixonados pela causa indígena, como traidores do governo do povo invasor.
Até a batalha final!

Anônimo disse...

Fiz o concurso para nível superior ( indigenista especializado) da Funai. ABSURDO, mais parecia para um cargo no departamento de águas e esgotos da cidade, ou para professor de literatura...; Não consigo entender qual critério será usado para caracterizar e/ou avaliar um especialista nesse cargo proposto!!!!

Anônimo disse...

VOCES ACHAM QUE O PRESIDENTE DA FUNAI IRÁ CUMPRIR EM RECRIAR A REGIONAL N PARANÁ, ELE FEZ ISSO SO PARA LIVRAR SEUS FUNCIONARIOS QUE ESTAVAM SENDO AMEAÇADOS POR CACIQUE DO PARANÁ,ELE FEZ ISSO PARA LIVRAR OS SEUS, E MAIS UMA VEZ GANHAR TEMPO,POIS AS ADMINISTRAÇÃO DO PARANÁ (GUARAPUAVA E LONDRINA), ONDE A INCAPACIDADE ADMINISTRATIVA É GRANDE, POIS OS ADMINISTRADORES DE AMBAS DEIXARAM VOLTAR MAIS DE 150.000,00 DOÇAMENTO DE 2009, E É ESSAS PESSOAS QUE AINDA CONTINUAM NA FRENTE, SEM CONTAR QUE TODOS OS VEICULOS OFICIASI ESTAO NAS MÃOS DOS CACIQUES PARA USO PARTICULAR.

Anônimo disse...

Beleza Mércio!

Mas veja, é bom que, pessoas que tem o costume de perseguir, de achar que temos que ficar sob subjugo o tempo todo, porque assim massegeia seu EGO, devemos falar sim!

Trata-se de pessoa arrogante e grosseira e que gosta mesmo de pisar.

Mas valeu, sem citar nomes é melhor mesmo.

Anônimo disse...

Dr. Mercio, uma pergunta: Na sua opinião comoficará a questão dos concursados caso o decreto cai por terra ?

Anônimo disse...

Quem foi que disse que o decreto ira cair? alguma vez voces viram o presidente voltar a traz. O decreto veio para ficar e devera ser obedecido.

Anônimo disse...

Esteve hoje na FUNAI Recife o deputado federal Raul Jungman, a pedido dos índios Xucuru desaldeados pelo conflito, e o mesmo participou de uma grande reunião com os índiose ofereceu grande apoio. comprometeu-se a falar com o Marcio Meira e com o Ministro da Justiça. Os politicos de Pernambuco começam a se mexer.

Anônimo disse...

Qerm vai cair não é o decreto e sim o presidente da Funai Marcio Meira, o homem está totalmente perdido e esta reapssando a sua insgurança aos novos coordenadores que não coordenam nada.Voces já viram algumas destas novas coordenações funcionarem este ano? Se viram mandem falar pelo blog pois não conheço nenhuma.

Dos Santos disse...

O decreto não tem nada a ver com concurso. Como o edital diz que a lotação será em regiões amplas (exemplo: Roraima Noroeste do Amazonas), mesmo que ocorram mudanças nas coordenações regionais e locais criadas, será fácil designar os servidores para qualquer localidade dentro daquela região.

Anônimo disse...

Caros amigos,

é profundamente triste a situação dos índios Xucuru que se encontram acampados na FUNAI/Recife. São índios pacíficos que reivindicam apenas suas demandas, suas prioridades... O poder público está ausente... As autoridades responsáveis por essas comunidades continuam silenciosas... Uma atitude fria, insensível e quase cruel - são índios idosos, crianças e alguns com saúde debilitada.

Hoje, a presença do deputado federal Raul Jungman que participou de uma reunião com os índios, ouvindo seus problemas e prometendo falar com o senhor Márcio Meira e o Ministro da Justiça, deixou a todos com um "pequeno fio de esperança"...

AGORA, É SÓ ESPERAR!!!

Anônimo disse...

deve continuar caso a Dilma vença.
O homem está totalmente perdido e esta repassando a sua insegurança aos novos coordenadores que não coordenam nada.
Muito pelo contrario, pelo visto você não conhece nada de FUNAI, todas estão funcionando em pleno vapor.
Vocês já viram algumas destas novas coordenações funcionarem este ano? Para seu conhecimento a Coordenação de Logística, a Coordenação Estratégica, a de Pessoal, as DOPT, e as da Assistência, estão todas funcionando, só não vê quem não quer trabalhar.
Se viram mandem falar pelo blog pois não conheço nenhuma, se você não conhece deveria para mais na FUNAI e não ficar passeando ou de passagem

Anônimo disse...

Caro Mércio!!

Nós das Administrações extintas estamos todos em polvoroza...

Não tem nenhum ato recriando, não sabemos quantos de nós vão permanecer e quantos vão ser remanejados para outras Administrações, a situação está horrível. Estamos, desde o dia 28/12 tão angustiados e sofrendo. Todos, sem excessão!!!!!!!

Meu Deus! Somente ele poderá nos ajudar, só nos resta rezar com muita fé para que Deus, somente ele, nos ajude e faça com que essa Cuúpula pare de fazer tanta maldade.
Pelo que ficamos sabendo, cada unidade extinta vai ser enxugada, como vão ficar todos nós? Para onde vamos? E as nossas casas, como vamos sobreviver?
Lula não pode estar fazendo isso com agente, eu to incrédulo até agora. Sou do PT e sempre fui fã co companheiro LULA, mas o que devo pensar agora de tudo isso?

É muito triste. Ninguém tá conseguindo se alimentar direito, nem trabalhar mais, é muita apreensão e tristeza.

Anônimo disse...

A falta de respeito com o ser humano esta imperando na gestão de Recursos Humanos da FUNAI.
Os servidores da ponta estão abandonados. Sem definição, nem do seu papel como agente público. Os Coordenadores Regionais nem aparecem nas Coordenações Técnicas pra dar um rumo a casa. Os índios estão perdidos, não sabem nem da sua jurisdição. Isso é um crime aos Direitos Humanos.

Anônimo disse...

E dai, se puder você faça alguma coisa por eles.

Anônimo disse...

O papel constitucional de fazer uma política de RH e atender as demandas dos índios não é minha e sim da Gestão da FUNAI. Caso tenha a oportunidade de discutir essa política estarei fazendo, tenha certeza. Porque de braços cruzados esperando o circo pegar fogo, não ficarei. Identifique para podermos conversar melhor.

Carlos disse...

Querido Mercio!

Hoje fiquei sabendo por um funcionário do MJ que vc foi convidado para voltar para a FUNAI, isso é verdade? ou é um sonho que estamos tendo? Ele me disse que só assim o Decreto pode ser revogado. Vc aceitou? É verdade mesmo?

um abraço

Carlos

 
Share