terça-feira, 2 de março de 2010

1ª Aula de Antropologia Hiperdialética na UFRJ

Hoje, a partir das 10 horas da manhã, estou iniciando o curso de pós-graduação "ANTROPOLOGIA E LÓGICA HIPERDIALÉTICA" no Programa de Pós-Graduação em História da Ciência, da Técnica e da Epistemologia.

Esse programa, com a sigla de HCTE, foi criado há uns dez anos e dá mestrado e doutorado para alunos de diversas procedências disciplinares, desde física e matemática até literatura. A ideia é ter um programa que abranja todas as áreas das ciências e filosofia e que os alunos sejam capazes de seguir qualquer tipo de argumentação. Que um estudante de literatura possa entender os fundamentos da ciência e que isso o ajude a entender melhor a literatura.

No meu caso, estarei dando esse curso, abaixo apresentado em ementa e as bases da primeira aula. Creio que, em três horas, não vai dar para completar os itens dessa aula. Acredito que precisarei das próximas duas aulas para completar esse programa inicial, antes de entrar em sua aplicação na Antropologia.

Não sei se porei aqui todos os programas que fizer, se não, fica esse como registro.

-----------------------------


ANTROPOLOGIA E LÓGICA HIPERDIALÉTICA

Prof. Mércio Pereira Gomes

Programa de Curso

Este curso pretende discutir as bases lógicas, filosóficas e históricas para a formulação de uma nova Antropologia, a ser chamada de hiperdialética. Para isto, há que se valer da Filosofia, e especialmente da Lógica, para encontrar o modo em que tal Antropologia poderá operar, seu escopo e suas potencialidades. A Antropologia Hiperdialética surgirá não para expurgar as antropologias anteriores, mas para estimá-las em suas bases lógicas e subsumir suas formulações num contexto mais amplo dentro do qual cada uma delas terá seu papel reconhecido. Em outras palavras, a Antropologia Hiperdialética, por suas características lógicas, se assume reitora do grande contexto epistemológico onde o conhecimento antropológico se faz possível, incluindo as contribuições de cada uma das antropologias anteriores. Estas antropologias são reconhecidas na história da disciplina como teorias ou escolas antropológicas que podem ser resumidas nos seguintes tópicos: (1) particularismo cultural (também chamado de particularismo histórico) e funcionalismo inglês (sendo Boas e Malinowski, respectivamente, suas figuras-chave); (2) funcionalismo estrutural (Durkheim); (3) evolucionismo sociocultural e antropologia marxista (Morgan, White, Steward, Godelier e Terray); e (4) estruturalismo (Lévi-Strauss e discípulos). A Antropologia Hiperdialética absorve e subsume as lógicas matrizes dessas escolas, dá-lhes um sentido de integralidade e conexão, reconhece suas contribuições, ao mesmo tempo em que aponta para um horizonte mais largo do ser humano e da cultura. A Antropologia Hiperdialética carrega em si uma ética e por conseguinte se contrapõe às formulações atuais genericamente cognominadas de pós-modernas. A construção de uma tal antropologia é tarefa ambiciosa, para a qual este curso apenas pretende abrir veredas.

1ª Aula --- 2/03/2010
1. Propósito do Curso:
A elaboração das bases lógicas, epistemológicas e históricas para uma Antropologia Hiperdialética
Esqueçamos a Antropologia nessas primeiras três aulas e discutamos sobre o pensar hiperdialético
2- O pensar lógico hiperdialético como parte da essência do humano
Lógica é o modo de pensar sobre algo cujas características o predispõem a ser pensado
O nível subjetivo: O homem pensa hiperdialeticamente, por meio de cinco lógicas, mas não se dá conta disso
O nível objetivo: O homem se realiza como cultura baseado na efetivação de cada uma das lógicas possíveis, num movimento ascensional que vai afirmando sua potencialidade existencial
Parmênides: Ser e pensar são o mesmo
                                Religião se realiza como fulcro da lógica cultural predominante
3. As evidências do pensar hiperdialético na formação do pensamento filosófico grego
            Antecedentes pré-filosóficos
                        O mundo paleolítico confirma a humanidade e a retira da natureza
                                    Religião: Animais humanizados e homens animalizados
                        O mundo agriculturalizado, sedentário e espacializado
                                    Religião: Espíritos de ancestrais e deuses animalizados
                        O mundo clássico euroasiático formado por estados e impérios
Religião: Deuses multiformes antropoformizados e hierarquizados
            Parmênides e a descoberta do Ser e da unicidade
            Heráclito e a intuição do Não-Ser, da multiplicidade e do movimento contínuo
            Sócrates/Platão, a lógica dialética do Ser e do Não-Ser, do Uno e do Múltiplo, e o conceito
            Aristóteles e a elaboração da lógica clássica que dá base à ciência
            Luiz Sérgio Sampaio e a lógica hiperdialética que abrange as primeiras quatro e lhes dão integralidade            

14 comentários:

Anônimo disse...

Pôxa Mércio!

Se acaso morasse no Rio, com certeza eu iria fazer esta pós-gradução, pois sei que, vindo de vc, um crânio, seria muito bom para o meu currículo.

Anônimo disse...

Mércio,

Seria possível formar um ou mais grupos de discussão com seus alunos?
A participação de graduados e pós-graduados de outros estados poderá enriquecer o curso.

Anônimo disse...

Parabens Mercio pelo curso vá em frente o Brasil precisa de gente como voce, mas voltando para postagem anterior em que o colega diz vamos trabalha e tocar a funai para frente, agora eu digo trabalhar em que e onde as ex-administrações estão paradas , as coordenadorias recem cridas não sabem o que fazer estão todos a ver navios não sabem nem como começar, a situação é caotica os prejuizos causados por estes absurdos vão começar a aparecer , os indios estão a mercer não sabem para onde se dirigirem os coordenadores das novas coordenações estão em um palco d aranhas, e gora president será que o senhor vai da jeito, alo sr ministro da justiça agora a situção começa a pegar os indios do nordeste já estão começando a reclamar e os acordos que foram feitos entre indios e diretores da funai. foram vergonhosos na sede da funai os servidores parecem umas baratas doidas depois de uma tomada de inceticida . Em Recife servidores continuam a luta junto com o sindicato indios fulni-õ já estão começando a se manifestar assim como indios de Truká, Indios de Alagoas não querem os indios de Pernmbuco, assim como os indios subordinados a Paulo Afonso, os indios d kambiwá querem ser atendidos neste momento em Paulo Afonso já recebeu a negativa só resta agora criar uma coordenação dentro do palacio do governo pois assim garante o funcionamento desta futura catrastrofe criada por este decreto. Eu bem que avisei ao Marcio Meira tu estas fazendo besteira, o que resta é uma ação de cooperação entre os servidores e denunciar os descasos as autoridades competentes agora que será esta autoridade competente? O Presidente Lula , Os Governadores Goias, Roraima, Paraná, Mato Grosso, Bahia de Pernambuco,Sendores Romero Jucá, Cristovão Buarque, Deputados de Goias CNBB. CIMI, OAB, LIder do Governo Fernando Ferro já falamos com todos e o pessoal da oposição, estive vendo reportagem e vi uma sena impressionante a Dilma abraçada com o Serra eu acho que o Serra será vice- na chapa da Dilma, parabens, politicos unidos jamais serão vencidos.Aqui em pernambuco o Jarbas daria um bom vic na chapa do Eduardo, Mercio Gomes voce tem razão os indios serão os unicos prejudicados. Acordem colegas indigenas os servidores teem seus empregos garantidos, lutm não deixem estes vanda-los extermirarem o que tem de bom em nossas cultura que são voces.

Anônimo disse...

Nesta semana esta acontecendo a reunião da CNPI. Espero que usem este momento para manifestarem a insatisfação dos povos indígenas do Brasil. A hora é agora.

Anônimo disse...

Desafio ao pensamento lógico 1.
A direção da Funai seria aceita no seu curso de hiperdialética?

Penso, logo existo! Indigenista Pensa! Hiperdialética é pensamento! O Decreto 7056 reflete um pensamento indigenista diferente do meu. Como posso usar a heperdialética para revelar as diferenças deste, daquele?

Anônimo disse...

Bem como nada mudara, tudo ficara igual. Como fica os indios Petistas que fizeram protesto no 4º Congresso? como fica os indios traidores? entre politicos que protestaram também? acabara tudo? realmene o prestigio do Marcio Meira e sua equipe prevaleceu, com Decreto cheios de erros.
falou-se ate que o Ministro iria tomar providencias e nada fez, tudo é politica como sempre, não é Mercio.

Anônimo disse...

ALGUÉM TEM NOTICIAS DA CNPI?

Anônimo disse...

Parem com esta ladainha de decreto, chega!
Falem de outro assunto.

Anônimo disse...

Ontem à tarde vi alguns membros da CNPI passeando pelo Pátio Brasil. Deve ser pra destrair um pouco, quem sabe esquecem dos compromissos...

Anônimo disse...

Pare quem leu: Antropologia Ciência do Homem e Filosofia da Cultura e ficou com um “gostinho de quero mais”...o curso dever ser excelente !!!

Observei que alguns comentários não se referem ao texto em questão.

Sugestão: algum voluntário pode criar um fórum de discussões específico sobre os temas: Funai, indigenismo, decreto, etc.

Anônimo disse...

Nem revogação do Decreto nem saida do Marcio Meira, com aqui por varias vezes foi comentado.

Anônimo disse...

O Maquinhos como sempre saiu pela tangente, inventou uma desculpa e retornou pra Pesqueira. Não cumpriu maus uma vez com a palavra dada as lideranças de PE. É marquinhos os índios estavam com a razão quando disse que você sabia dessa reestruturação. A sua fala na CNPI foi vaga e sem consistência e ainda para não mais se comprometer, não continuou em Brasília. Vá com Deus e durma com a consciência tranquila se puder, pois mais uma vez deu as costas para seu povo. Uma grande liderança não faz isso, tão pouco tomas certas atitude, sempre fica do lado do seu povo. Pena que seu povo hoje é todos menos os indígenas. Voce não lidera e sim escorrega. Porém sua suposta bondade caiu por terra, pois os índios esperavam mais de você. Menos suas costas. Porém conheço as lideranças de PE e sei que não depende de você para lutar por seus direitos.

Ana Paula disse...

Será que os membros da cnpi por serem indios não podem ir para um shopin? tem que ficar na aldeia e deixar os indios urbanos de brasilia discutir por eles? e se a reunião da cnpi era bem perto do Shopin e se eles foram almoçar? também deveriam ter trasido farofa de casa? E se alguem viu eles lá é porque estava lá tb. Só essa pessoa tem direito de ir a shopin?
que me responda esse anonimo

Maria Lúcia disse...

MERCIO, gostarias que respondesses: PORQUE PUBLICAS COMENTÁRIOS QUE SÓ TE INTERESSAM E NÃO ACEITAS CRÍTICAS?
Não seja parcial. Pare com essa perseguição desastrosa pois só está te prejudicando e a tua imagem. Vocë é muito inteligente. Deves por um fim nisso tudo e seguir teu caminho. Esqueça essa mágoa de ter sido demitido de Presidente. Ok? Sugestáo dessa tua amiga de muitos anos. Vc sabe quem sou. Gosto muito de vc, mas estou, ou melhor, estamos nos decepcionando contigo.

um abraço de teus amigos/MS

 
Share