sexta-feira, 5 de junho de 2009

Dia Internacional do Meio Ambiente


Pela primeira vez em muitos anos o Dia Internacional do Meio Ambiente está sendo comemorado com um travo na boca. Nem mais plantar uma árvore faz parte do ritual dos colégios. Até o ministro Minc anda abalado, com cada vez menos condições políticas de se manter no cargo. Além dos fazendeiros, os principais jornais do país estão com matérias negativas ao ministro e à política ambiental do governo. As Ongs ambientalistas não se contêm mais em críticas e soltaram sua verve depreciativa por todos os lados.

A ex-ministra Marina Silva está muito desgostosa com tudo que está acontecendo na área de meio ambiente. Em particular ela se rebelou contra a proposta do governo de regulamentar a propriedade de terras de posseiros de todas as alas na Amazônia. Segundo Marina Silva, nesse bojo entrarão os grileiros que tomaram terras à força, expulsando posseiros e derrubando a floresta. Ela acha que eles é que serão beneficiados ao fim desse processo de regulamentação. Por isso vai pedir em carta aberta ao presidente Lula para vetar alguns artigos dessa futura lei, que acaba de passar no Senado, depois de passar na Câmara.

É de lembrar que foi o ministro Mangabeira Unger quem instigou, há um ano, a discussão sobre a regulamentação de terras na Amazônia, dada a anarquia em que se situa, e sem cuja regulamentação não se pode implantar política ambiental ou desenolvimentista na região. Sua argumentação.

Igualmente preocupantes são os vaticínios de que a Terra vai passar por mudanças terríveis nos próximos decênios e que a culpa é do homem e a destruição ambiental que vem perpetrando. Poucos cientistas ainda põem em dúvida a influência humana sobre as mudanças climáticas que parecem estar em surgimento.

Assim, uma das poucas notícias boas é a reação da sociedade civil brasileira. Aí estão Lula e Cristiane Torloni mostrando um abaixo-assinado com mais de 1 milhão de assinaturas a favor da defesa da Amazônia. Cristiane está linda e Lula parece muito compenetrado. Assim vai.

Um comentário:

Anônimo disse...

As agencias financeiras de empréstimos para os agronegócios devem considerar essa vontade da população e parar de financiar grandes empreendimentos que favorecem minorias...

 
Share