quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Censo 2010 contabiliza apenas 185.712.713 brasileiros

Caiu como uma surpresa essa contagem do Censo 2010. O próprio IBGE esperava mais de 191 milhões de brasileiros!

Nesse último decênio a população cresceu cerca de 9,4%, o que significa menos de 0,9% ao ano!

Algumas grandes cidades, como Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Salvador mal cresceram. Porto Alegre cresceu somente 3.400 habitantes.

Que é que está acontecendo? Não se pode desconfiar desse Censo 2010, e poucas pessoas alegam que não foram entrevistadas. Alguma coisa aconteceu que estamos mal reproduzindo a nossa população. Esperava-se que a população brasileira começasse a declinar depois de 2030, quando atingisse cerca de 210 milhões de habitantes, porém, pelo visto, vai começar a declinar mais cedo...

E a população indígena, como ficou? Durante anos o IBGE e as Ongs alegavam que a população indígena brasileira chegava a 770.000 pessoas. Já os dados que tínhamos na Funai e na Funasa, chegavam a pouco mais de 500.000 por volta de 2007, quando sai da presidência do órgão.

Este ano o Censo 2010 acrescentou à pergunta sobre identidade étnica outra pergunta a respeito do povo ou etnia a qual pertenceria o auto-declarado. Acho que a nossa população indígena deve estar por volta de 550.000 auto-declarados indígenas que podem estabelecer um vínculo comunitário direto com um povo indígena existente, e que são atendidos de algum modo pelo estado brasileiro. Porém, um número ainda não determinado de brasileiros se auto-declaram indígenas por uma espécie de homenagem ao seu passado mas não sabem dizer de onde vieram e a qual povo pertence! No Censo de 2000 cerca de 300.000 a 400.000 assim se declararam e o IBGE nunca foi capaz de definir que índios seriam esses. Por exemplo, que haveria 60.000 indígenas em São Paulo e 30.000 na cidade do Rio de Janeiro. Acho que esses números não se repetirão.

Vamos aguardar os próximos dados do IBGE, com detalhamentos

5 comentários:

Anônimo disse...

Muito simples senhores,
o Censo foi muito mal feito.

Anônimo disse...

Dados mais recentes da Funasa mostram que existem mais de 600 mil indíos cadastrados que recebem atendimento nos 34 Dsei. Tem uma analise interessante no site www.funasa.gov.br, na parte de demografia dos povos indigenas.

Anônimo disse...

A pergunta e: Quantos brasileiros sabem de que tem alguma descendencia indigena ? Tem aparecido calculos de 35 a 45 milhoes, o que e posivel depois 500 anos de mesticagem. Em Nova Iorque moram 40,000 indigenas dos EUA, e mais centenas de miles de "latinos" imigrantes que tem alguma descendencia indigena. De fato - dos 49 milhoes "hispanic/latinos" nos EUA a maioria tem descendencia indigena, e milhoes sao indigenas de Mexico, Guatemala e outros paises (Maya, Mixtec, Zapotec). O escritor Richard Rodriguez que e mestico, tem dito: "Los Angeles em California e a concentracao mas grande de indigenas no EUA". E bem posivel que Brasil tem menos de 190 milhoes - a mulher brasileira tem agora quasi o mesmo numero de criancas como as escandinavas - 0.8 por brasileira, 0.7 por escandinava. Puerto Rico - como o Brasil - tem 500 anos de mesticagem das TRES racas - e os portoriquenos tem 65% matrilineal DNA de mulheres indigenas: Aruacas como os aruacas no Brasil e outros paises da America do Sul. Os aruacas migraram para o Caribe fez 1000 anos. - jan z. volens

Guilherme Carrano disse...

Tudo incerto são suposições.

Estudos incertos. Opiniões incertas. Estatísticas incertas. Critérios incertos. Perguntas incertas.
Tudo não inspira confiança - necessidades de consultores ou políticos são pessoais.

Programas de Governo certos: saúde, educação/ universidades, terras e outros benefícios - tudo o que todos precisam para suas famílias e para o mínimo de dignidade. Quem não quer?
Isso tem que parar de ser incerto.

As políticas públicas não podem mais ficar dessa maneira - sob rédias proselitistas partidárias ou corporativas empresariais e consultoriais.

A subordinação de políticas públicas e filosóficas à globalização perversa de grandes empresas é crueldade com as Povos e Comunidades Indígenas e com as Comunidades Extrativas Sustentáveis Florestais.

Anônimo disse...

Correcao: A estadistica publicada era - 1.8 crianca por brasileira, e 1.7 crianca por escandinava. jzv.

 
Share