segunda-feira, 4 de outubro de 2010

2º Turno pode abrir novas discussões sobre questão indígena

O resultado das eleições nacionais do 1º Turno, com Dilma Rousseff em primeiro lugar, José Serra em segundo e Marina Silva em terceiro, nos leva ao 2º Turno, cuja eleição se dará no dia 31 de outubro.

Serão quatro semanas de debates entre os candidatos Dilma e Serra, com os apoios dos governadores, senadores e deputados já eleitos, e na luta também para a eleição dos governadores que estão em disputa em vários estados, como Alagoas, Paraíba, Piauí, Pará, Amapá, Roraima, Rondônia e Goiás.

É chegada a hora de fazer com que estes candidatos explicitem sua visão da questão indígena, sua plataforma sobre o que intencionam fazer. É preciso que os índios cheguem perto deles e exijam que eles falem sobre esse assunto.

O certo é que, pelo resultado obtido na última Enquete sobre os candidatos a presidente, os participantes desse Blog demonstraram que preferiam Marina Silva aos demais candidatos. Isto quer dizer que Serra e Dilma têm que mostrar a que vieram em relação à questão indígena para merecer os votos daqueles que estavam favoráveis a Marina Silva.

Nesse sentido, lançamos a Enquete: Qual candidato merece o votos dos índios e dos indigenistas?. Consideramos aqui que todos que participam desse Blog são ou índios ou de algum modo indigenistas.

Por sua vez, aproveitem para votar na enquete seguinte, que trata da questão sobre que atitude os índios deveriam ter em relação aos empreendimentos perto de suas terras indígenas.

12 comentários:

Anônimo disse...

E AGORA?

SABÍAMOS DESDE O INÍCIO QUE ISSO ÍA ACONTECER!

VOCÊS ELEITORES DE MARINA SILVA DEVEM ESTAR RADIANTES, POR TEREM MANDADO JOSE SERRA PARA O SEGUNDO TURNO NÃO É?

SABÍAMOS QUE MARINA NÃO CHEGARIA AO SEGUNDO TURNO E MESMO ASSIM, 20 MILHOES DE BRASILEIROS AJUDARAM O JOSÉ SERRA, QUE TODOS SABEM, SERÁ PÉSSIMO PARA O SERVIÇO PÚBLICO,PARA OS ÍNDIOS, VAI PARAR O CRESCIMENTO DO BRASIL,
SERÁ PÉSSIMO PARA ONGS, DENTRE OUTRAS MUDANÇAS, POIS ELE É DA POLÍTICA DO ESTADO MÍNIMO, OU SEJA: QUATRO SEM CONCURSOS, SEM AUMENTOS, PRIVATIZAÇÕES, PRIVAÇÕES, TERCEIRAÇÕES, ETC.

E AGORA, VOCES ELEITORES DA MARINA SILVA, ESTÃO SATISFEITOS?

SOU CONTRA O DECRETO 7056, COM CERTEZA, MAS LEVAR JOSÉ SERRA PARA O SEGUNDO TURNO FOI MUITA BURRICE . AGORA AGUENTEM!!!!!!

BEM FEITO PARA QUEM VOTOU EM MARINA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Burrice e ter uma presidenciavel como a Dilma, que deveria estar pagando pelo que fez no passado, assim como o SR LULA, que instalo na FUNAI a DITADURA Petista..............

Os tais concursos que sairam, estes so ocorreram por uma determinação "Acordão" do TCU, caso contrario o Sr Lula também não teria feito. Isto é uma realidade, o Sr. Serra caso seja eleito tera que dar continuidade aos concursos.

Anônimo disse...

Manter no poder pessoas inesclupulosas, que estão assaltando o dinheiro público é brincadeira.
Todos carregados de Mensalão, maletas, cuecas e escandalos na casa Civil. Ate mesmo pregando contra a impressa. Isto é uma vergonha

Anônimo disse...

ENTÃO VOTEM NO SERRA!!!!

O QUE VOCES QUEREM? NÃO PODEMOS JULGAR O PT, LULA E DILMA.

MENSALÃO, ROUBO, TRÁFICO DE INFLUÊNCIAS E TANTOS OUTROS DESMANDOS, SABEMOS MUITO BEM QUEM SEMPRE FEZ. VAI ME DIZER QUE SOMENTE O PT ERROU, E OS ANOS ANTES DO PT, QUEM ERROU? QUEM MAMOU?

JULGAR O PT, DILMA E LULA POR CAUSA DE UM GRUPO DE PELEGOS QUE SE INSTALARAM NA FUNAI? QUE É ISSO?

NÃO PODEMOS VER SOMENTE O NOSSO LADO, TEMOS QUE PENSAR NOS MILHARES DE BRASILEIROS QUE PASSAM FOME E TANTAS OUTRAS PRIVAÇÕES. COMO É QUE PODE NÃO ENXCERGAR QUE 28 MILHOES DE SERES HUMANOS SAIRAM DA CONDIÇÃO DE MISÉRIA, QUE O bRASIL CRESCEU, NÃO PODEMOS NEGAR O QUANTO OS MAIS DESFAVORECIDOS MELHORARAM DE VIDA NO GOVERNO DO PT/LULA. QUER NEGAR O ÓBVIO. PIOR CEGO É AQUELE QUE NÃO QUER VER.

CONTINUO PARABENIZANDO A VOTAÇÃO DOS ELEITORES DA MARINA SILVA. VOCES ESTÃO DE PARABÉNS, CONSEGUIRAM MANDAR UM TUCANO PARA O SEGUNDO TURNO. QUE GRANDE ATO HERÓICO ESSE QUE VOCES FIZERAM...HEHEHEHE.

Anônimo disse...

Otimo comentario, tiro o chapeu

Anônimo disse...

É CAROS COLEGAS!
CONCORDO COM O MÉRCIO QUANDO FALA QUE TEMOS QUE COBRAR DOS CANDIDATOS SUAS PROPOSTAS DE GOVERNO PARA A QUESTÃO INDÍGENA.
CONCLAMO OS COLEGAS E INDÍGENAS A FAZEREM ISSO TANTO PARA PRESIDENTE QUANTO PARA GOVERNADOR, EM ESPECIAL DAQUELES ESTADOS QUE TERÃO SEGUNDO TURNO. É MAIS UMA OPORTUNIDADE E DIRIA FUNDAMENTAL PARA FAZERMOS NOSSAS ESCOLHAS.
ABRAÇOS.
SYMON

Anônimo disse...

Simone,
Adorei seu comentário Caetaneando.
Concordo com cada letra do que você escreveu. Votei no Serra por discordar com o Decreto 7.056, a postura do Governo com relação aos desmandos de uma gestão desastrosa na FUNAI.
Reafirmarei meu voto em Serra, no 2 turno, por 2 grandes motivos: 1) vai tirar essa onda de ongueiros que se aproveitam dos índios e pela postura da FUNAI de deixar de cumprir seu papel e repassar sua missão para outros oportunista, que ganham em nome de “trabalhos” em terra indígenas. A FUNAI passou sua responsabilidade para todo mundo e a responsabilidade dela, como fica? E qual a missã o hoje da FUNAI? Nenhuma. 2) Tirar esses gestores incompetentes que encontra-se na FUNAI. Fazendo isso, já fez o bastante para começar a operação limpeza geral, já começa ajudar os índios.
E aquele Salmeirão, que só faz trabalho contra índios, ele tirou os procuradores da FUNAI para que não defenda os índios. Ele vai cantar de galo em outro terreiro, o tiro vai sair pela culatra, se não tem procuradores nas regionais e locais, não tem sentido o fortalecimento da jurídica em Brasília, tem que acabar também. Pelo menos Serra vai acabar com essa palhaçada.
LULA sentiu o peso de mexer com os índios. Vamos fazer a virada no 2 turno. Usando o a frase de campanha de Tiririca “pior do que tá, não fica”. É engraçado ouvir dizer que Serra é Fernadi Henrique, se LULA seguiu a cartilha dele também. Portanto, SERRA neles, vão ficar todos esquartejados.

Anônimo disse...

Opiniao desde fora do Brasil: O Brasil tem inmigos no "norte" do mundo, que aproveitarao tudo para sabotear o desenvolvimento economico e a uniao das etnias do Brasil, e para pasalisar a "independencia" geopolitica do Brasil. Assim - a participacao de todos as etnias na vida social, publica,economica e politica do Brasil- e a melhor defesa contra as estrategicas dos inimigos do Brasil que incitam os brasileiros ums contra os outros. Jan

Anônimo disse...

Amigos,
certamente que a questão indígena deve ser levada para os dois candidatos que ficaram no segundo turno - para que eles possam debater e apresentar propostas em relação a FUNAI e discutir ainda sobre o Decreto que está acabando com nossa instituição. A maioria dos índios de diversas etnias estão perdidos, soltos, deslocados, preocupados e em completa desolação...
Acreditei na MARINA SILVA e em suas propostas.
Não acreditona DILMA - com certeza ela irá dar continuidade ao projeto famigerado do governo petista...
E o SERRA? Será que ele tem boas propostas para nossos índios?
Lembro de um discurso dele, ainda no primeiro turno, quando disse que fortalecerá todas as instituições. Podemos acreditar?
Não vou de VOTO NULO ou BRANCO... Vou apostar no SERRA e torcer para que ele possa fazer um governo democrático, limpo, ético...
Um grande abraço AZUL. E que a cor azul seja misturada a cor VERDE da MARINA SILVA.
Um abraço.

jairanindio disse...

sou indigena e reconheço que o governo do pt em relação à causa indigena foi péssimo, principalmente com o sucateamento da funai. votei na marina, e entre serra e dilma vou com o Serra já que a dilma se espelha bastante no lula, e o governo dele foi horroroso para nós índios

Manuel disse...

Queridos colegas e indigenistas!

Acreditar que o Serra vai melhorar a Funai é uma grande utopia pois bem sabemos do sucateamento que a Funai vem sofrendo nos últimos 20 anos. Se avaliarmos que na década de 80 e 90 eramos em torno de 5 mil funcionários e hoje não passamos de 2 mil. Graças a Deus foi feito esse concurso para os 3.100 novos.

Tenho contatos sérios dentro do Congresso Nacional e me falam do risco que corremos pois o governo anterior recomendou ao Pres. Lula que acabasse com a Funai e entregasse toda a questão indígena para ONGs que cuidassem a bel praser. Colocariam um pequeno percentual de recursos e que as ONGs os integrassem a sociedade como cidadãos comuns.
E aí para onde vamos? Para os outros orgãos federais? e como ficam os indios? como ficam os isolados e os de recente contato?

É preocupante votarmos no Serra pois se correr o bicho pega se ficar o bicho come.

Até...

Anônimo disse...

COM O SERRA VAMOS FICAR MAIS QUANTOS ANOS SEM AUMENTO? FICAMOS OS 8 ANOS DE FHC E OS OUTROS 4 ANTERIORES SEM NENHUM CENTAVO. E COMO ICA O GAPIN E O GDAIN? SABEMOS QUE ESTAMOS CORRENDO ESSE GRAVE RISCO. EU ESTOU PENSANDO SERIAMENTE EM NÃO VOTAR NO SERRA E VOTAR, TALVEZ EM BRANCO OU NULO. NÃO QUERO CORRER O RISCO POIS FALTA MUITO POUCO PARA ME APOSENTAR E NÃO QUERO FICAR COM UM SALÁRIO MISERÁVEL QUE VOU TER QUE TRABALHAR EM OUTRO EMPREGO PARA COMPLEMENTAR MEU SUSTENTO E DA FAMÍLIA. SERRA... TENHO MUITO MEDO... JÁ PASSEI POR ISSO E ...

 
Share