segunda-feira, 25 de outubro de 2010

SESC-Consolação, em São Paulo, fará homenagem aos 100 anos do indigenismo rondoniano

O SESC-Consolação, da cidade de São Paulo, fará um grande seminário em comemoração ao centésimo aniversário do indigenismo rondoniano no Teatro Anchieta, entrada gratuita.

O seminário intitula-se MEMÓRIAS INDIGENISTAS e contará com a participação de grandes indigenistas da atualidade, como Porfírio Carvalho, Odenir Oliveira, José Carlos Meirelles e outros, além de antropólogos de grande envergadura na etnografia brasileira, como Carmen Junqueira e Betty Mindlin. O Autor desse Blog fará a palestra "A Tradição Indigenista Brasileira".

______________________



8 comentários:

Anônimo disse...

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20101025/not_imp629389,0.php
A tendência da maioria dos 6.774 índios de Mato Grosso é votar no candidato José Serra (PSDB) no dia 31. Os indígenas mato-grossenses se sentem abandonados pelo governo Lula. O líder indígena Megaron Tcukarrmãe , que é aliado de outro cacique importante na região, e também do seu tio, o cacique Raoni, disse que Lula tem demonstrado ser o inimigo número um dos índios. Durante os oito anos do governo petista, os índios mantiveram grandes embates, principalmente com relação à construção de usinas hidrelétricas em rios que passam dentro de terras indígenas. O maior deles é com relação à construção da Usina Belo Monte, no rio Xingu. Também reclamam da falta de demarcação de terras já definidas mas nunca executada. Na opinião do cacique Megaron, a vitória da Dilma significa enfraquecimento dos índios. "Ela vai enfraquecer a Funai. Vamos ficar sem tutela", disse. Ele afirmou que um dos maiores problemas dos petistas é que "eles querem fazer as coisas sem escutar os índios". Apesar de dizer que é trabalhador e não político, Megaron acredita que a melhor forma de mudar é a participação nas eleições. "É um momento importante para os índios votarem em quem acreditam que vá fazer alguma coisa pelos povos indígenas." No dia 3, o cacique Raoni, que não declarou abertamente o seu voto, disse que o presidente Lula deixará o governo com uma grande dívida com os povos indígenas. "Ele não cumpriu o que prometeu que faria por nós índios".

Anônimo disse...

ATE QUE ENFIM ALGUM EVENTO PARA LEMBRAR O ANO DO CENTENARIO DE RONDON!!! FÔSSEMOS ESPERAR ALGUMA HOMENAGEM POR PARTE DA FUNAI... ESSE ANO COMEMORATIVO PASSARIA SIMPLESMENTE EM BRANCO E NO ESQUECIMENTO!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Existem mais de 100 mil índos eleitores fora familiares e amigos dos índios que podem ajudar a não votar na Dilma. Ela merece o protesto dos indios e amigos

Anônimo disse...

Existem mais de 100 mil índos eleitores fora familiares e amigos dos índios que podem ajudar a não votar na Dilma. Ela merece o protesto dos indios e amigos

Anônimo disse...

A máscara dos pseudo guerreiros kaingáng cai.

A ARPIN SUL finalmente mostrou ao que veio. É uma organização tão corrupta quanto coiab e apoinme.

Sempre bateram no governo lula e agora estão bajulando dilma roussef de maneira abjeta e servilista.

VERGONHOSO!




DILMA ROUSSEFF - FUTURA PRESIDENTE DO BRASIL




MANIFESTO EM APOIO A DILMA ROUSSEFF
FUTURA PRESIDENTE DO BRASIL

A ARPINSUL – Articulação dos Povos Indígenas da Região Sul, em nome de todas as comunidades indígenas dos estados do Sul do Brasil, manifesta seu total apoio à candidatura de DILMA ROUSEFF à Presidência da República.



É NOSSO DEVER SOMAR FORÇAS PARA GARANTIR OS AVANÇOS JÁ ALCANÇADOS !

O 2º turno das eleições cristalizou ainda mais a polarização entre dois projetos distintos para o Brasil. Está em disputa qual Brasil queremos construir. Um que avance nas transformações sociais, no sentido de dar continuidade às políticas de distribuição de renda, pautado por um claro projeto nacional de crescimento, redução das desigualdades e aprofundamento da democracia. Um Brasil que preserve sua dignidade reconquistada nos últimos oito anos.
Ou se queremos um país que vai retomar o rumo das políticas privatistas que marcaram a década de 90, em que os projetos aplicados no Brasil estavam subordinados a um pensamento dominante internacional, que colocava nações como a brasileira em condição de dependência, em que não havia ênfase em programas sociais de cunho estruturante e voltados para a inclusão social; que priorizava somente o capital a qualquer custo em detrimento das tradições dos nossos povos e da conservação do seu habitat natural.

Ao longo dos oito anos de governo do Presidente LULA, a ARPINSUL sempre honrou suas posições de intransigente defensora dos direitos dos Povos Indígenas. Nesse sentido houve diferenças, como as questões da Hidroelétrica de Belo Monte, a transposição do Rio São Francisco e a reestruturação da FUNAI: diferenças de idéias, de proposituras e de prioridades de estado. Assim foi, pois a unanimidade é o caminho mais curto para a estagnação.

No entanto, mesmo nas diferenças que encontramos neste governo, acreditamos que é pelo diálogo, pelo qual alcançamos relevantes avanços, como recentemente a criação da Secretaria Especial de Saúde Indígena, a demarcação da Terra Indígena Raposa Serra do Sol e a inclusão dos povos indígenas nos programas e projetos do Ministério da Cultura, pela qual tanto lutamos, deveremos prosseguir.

Com DILMA, por certo teremos diferenças, mas teremos também (e principalmente) diálogo nas ações de governo que, esperamos, levem em conta as reais necessidades dos povos indígenas, a começar pelo reconhecimento e demarcação das nossas terras, para continuarmos a avançar, em busca de melhores condições de vida para os nossos povos.
Portanto, devemos e queremos prosseguir juntos na construção de um BRASIL capaz de crescer respeitando as especificidades, que signifique o desenvolvimento com justiça . Um país que priorize o meio ambiente, a educação, a cultura, a sustentabilidade, a erradicação da miséria e da desigualdade social.

Um BRASIL que LULA construiu, e que DILMA fortalecerá ainda mais!



ARPINSUL – ARTICULAÇÃO DOS POVOS INDÍGENAS DA REGIÃO SUL, em outubro de 2010.

Anônimo disse...

Mudar de opinião é bom, mas recentemtne a "ARPINSUL – ARTICULAÇÃO DOS POVOS INDÍGENAS DA REGIÃO SUL, em outubro de 2010" solicitou o apoio do MPF para que conseguissem conversar com signatários do Poder ou será que existemgetentão tapada que acredita que a Presidencia da FUNAIE e seus Diretores nao são representantes do govervo? Olha se eu preciso de terceiros para falar com representante de minhas lideranças, alguma coisa está errada, ou eu nao tenho pernas para tanto ou estamos diante de uma governo centralizador (ditatorial) e, ao meu ver e respeito opinião de todos, um retrocesso por parte do pessoal do Sul. no site < http://www.arpinsul.org.br/index.php?p=lno> está o TAC assinados por Diretores da FUNAI (governo) e o MPF se comprometendo a abir, até o mes de novembro)2010 a Coordenação Regional do Paraná. Gente: FUNAI é GOVERNO seus Diretores e Presidentes são nomeados pelo Presidente da reumpublica e ministros, co perfil que se peoxima do carater deles... apoiem, mas não ha a necesidade de ir a publico.. fica feio.. muito feio

Anônimo disse...

ARPINSUL parece que voces não sabem o que está acontecendo.
Estão usurpando direitos indígenas já conquistados. Estão apagando direitos indígenas, inclusive de estarem na FUNAI.
Colocaram a Força Nacional autorizada a usar arma letal contra indígenas e funcionários.
E a privatização da FUNAI está clara e latente com ongs que recebem recursos e agenda internacinais para mineração em área indígena.
A Dilma foi na França fazer o que, cuidar da estatização ?
Quem domina os maiores percentuais de lucros das hidroelétricas, quais empresas ?
A privatização é a mesma do PSDB, mas não existe ética nenhuma, muito menos estado de direito.
e o nepotismo do PT é faraônico comparado com a do PSDB - essas são as únicas diferenças:falta ética, falta respeito e exageram no nepotismo exagerado.

Pensem sobre isso, as lideranças nunca foram tão desrespeitadas, nunca haviam derramado sangue indígena na porta da FUNAI.
Cortaram até as árvores em frente do Ministério da Justiça que os indígenas contrários ao decreto se abrigavam do sol.

Reflitam sobre isso.

.

Anônimo disse...

Sobre o voto de domingo não há motivo para discussão. Se o governo Lula protagonizou a desgraça para os Povos Indígenas, imaginem como será e gestão da Dona Dilma? Com certeza não haverá mudança para melhor !!!!! O triste é que todos os representantes de organizações e movimentos sociais se corromperam com os cargos ocupados. No quadro da Funai, mesma coisa, a grande maioria ocupante de cargo, não quer saber de nada além de sua função !!!!!!

Será que os valores acabaram de vez? A dignidade? Os ideais? Não existe nada além de receber um quantitativo?

 
Share