terça-feira, 14 de setembro de 2010

Direto da Paraíba: Índios Potiguara jogam pesado para reaver sua Administração

Quem disse que os Potiguara não tinham postura de guerreiros determinados, depois do debâcle da tomada da Funai em janeiro deste ano, quebrou a cara.

A atual direção da Funai criou diversos GTs com seu pessoal mais leal e mandou-os para diversas áreas indígenas para convencer os índios de que o Decreto de Reestruturação 1750/2009, que cortou pelo meio a Funai, era bom para todos. Contratou uma empresa para organizar as viagens de apresentação, cujo valor do contrato saiu no DOU como sendo de  17 milhões de reais, mas logo surgiu uma revisão para cerca de R$1,77 milhões. Difícil saber qual o valor real, nessa altura do campeonato.

Iniciaram as reuniões semana passada, começando por Eunápolis, sul da Bahia, e Palmas, em Tocantins. Com os Pataxó conseguiram passar por cima sem sobressaltos, não se sabe como; deslizaram em Palmas com os Krahô e Xerente, Tapirapé e Xambioá, apesar dos discursos de protesto, porém sem a presença de um único índio sequer do Maranhão. Mas, ao chegar na Paraíba, a coisa mudou.

Os Potiguara da Baía da Traição, que haviam sido protagonistas da tomada da Funai, em janeiro de 2009, e logo em seguida tinham se retirado e abandonado o barco da rebelião convencidos pela atual direção da Funai que iriam ganhar umas sobrinhas do Decreto, se bem que não mais sua Administração Regional, agora se abespinharam e partiram para a boa luta, pela boa vingança.

Detiveram toda a turma que veio de Brasília para essa ingrata e inglória tarefa de convencê-los e ainda alguns mais que estavam de reboque.

O coordenador-geral de desenvolvimento comunitário, Martinho, a coordenadora-geral de licenciamento ambiental, Marcella Nunes, a coordenadora de terras indígenas, Thais Gonçalves, todos de Brasília, e mais o veterano indigenista Benedito Rangel, deslocado de Manaus para essa tarefa (será que ele concorda com isso?) e o ínclito Nemézio, que vive aí mesmo na Paraíba, foram todos tomados de surpresa e levados da cidade da Baía da Traição para a Aldeia-mãe dos Potiguara, a gloriosa São Francisco.

Lá ficarão, comendo camarão frito e carambola, até que a atual direção da Funai reveja o decreto e retorne aos Potiguara sua administração, que, aliás, era reconhecida como das mais bem sucedidas. Assim prometem os Potiguara, unidos entre seus principais caciques e líderes, à frente o visionário Caboclinho, o destemido José Ciriaco e o conciliador Marcos Potiguara.

A notícia da nova rebelião potiguara se espalhou pelas comunidades indígenas. Os índios de Pernambuco, que não cacarejam em serviço, já estão se organizando. Por sua vez, os índios do Ceará, que tinham recebido uma administração, talvez para eles aceitarem as negociações para demarcação de terras na região, em substituição à extinta de João Pessoa, agora querem que os Potiguara sejam transferidos em seu atendimento para Maceió. Ora essa, como espezinhar os Potiguara numa hora dessas? Deviam vir em seu apoio!

Que será que vai acontecer?????

_________________________________


Tensão: Índios exigem reabertura de unidade da Funai na PB em troca de reféns
Tensão: Índios exigem reabertura de unidade da Funai na PB em troca de reféns
Clique na imagem para ampliar

21 comentários:

Anônimo disse...

Eh isso ai, parabens aos indios, perceberam que a força para destruir o tal Decreto esta em suas areas, e nao na capital de Brasilia, só pegaram malas Martinho, Thais e Marcela fazem parte do bando da Auxiliadora e do tal Marcio, que com certeza ficarao eternamente marcados na historia da destruição do orgao indigtenista.

Xico Matutira

Anônimo disse...

Caros Leitores,


Pense numa notícia maravilhosa essa. Os potyguara com essa mostra que não estão mortos e que continuam na briga. O pessoal de Brasília propaga tanto a beleza do Decreto e que os índios estão felizes com tudo isso. O que vão dizer agora? Começa com um grão e depois se tornam uma sementeira. Vamos o resultados, espero que sirvam de alerta para os demais indígenas e de lição para toda essa gestão. Pena que estão a base de camarão e deve ter lagosta também. Parabéns Caboclinho e demais indígenas, por essa, ninguém esperava. Que sirva de lição para os servidores, que pensem na hora de votar, os índios estão fazendo a parte de dele e nós o que estamos fazendo? A nossa arma está nas nossas mãos e no entanto muitos ainda pensam em votar equivocadamente, infelizmente. Por favor não eleja esses que aí estão, vamos mudar e a hora é essa.

Gabriel o pensador

Anônimo disse...

Parabéns aos Potyguara!
Souberam esperar a hora certa para mostrar a insatisfação com a reestruturação. Deram um voto de confiança para a gestão Marcio Meira e até hoje não conseguiram perceber nenhuma mudança e sim ausência do estado "FUNAI" nas áreas indígenas. Isso é só o recomeço. Tanto dinheiro jogado fora e na área indígena os projetos estão parados e fome, morte, suícidio tá sobrando nas aldeias.
Parabéns Presidente Lula! Vai fechar o governo com uma dívida ainda maior com os primeiros habitantes desta Terra.

Estevão Pinto disse...

Pois é.... O Presidente e a cúpula não tem coragem de enfrentar os índios e mandam os coordenadoores para fazerem jus aos seus DAS. Mas, tds sabem que a territorialidade foi elaborada pela grande geógrafa Thais, encomendada pela Auxiliadora.
Agora venda o peixe podre e convença a quem conhece de peixe que ele não está podre. Comer camarão a força deve ser ruim.
Coitado do Rangel, gente boa e competente, entrou nessa de gaiato.

Anônimo disse...

Se a policia nao prende os bandidos que estao destruindo o orgao indigenista, o MPF, a 6a camara, TCU, CGU, vingem que nao sabem de nada, entao os indios resolveram agir dentro de suas proprias leis, que sempre foram respeitadas na historia do indigenismo, parabens aos indios da paraiba, que sirva de exemplo para as outras etnias, principalmente os Kaiapo e os Xavante, que com certeza ainda nao estao mortos e nao engoliram essa direção com esse maldito Decreto

Anônimo disse...

Oi Mércio,

Parabéns aos indígenas Potyguara pela esperteza da ação. Sei que terá Polícia e todo o aparato necessário, como sempre,DPF ou Força Nacional. Porém não importa, o recado foi dado e muito bem dado. Vamos aproveitar os recursos em prol dos próprios indígenas, vamos fazer algo de concreto/efetivo. Este ano nada foi realizado nas terras indígenas.É muito dinheiro jogado fora, e ainda gastam outros milhares com diárias com comissões para apurar uns míseros trocados. É isso que se chama uma boa aplicação de recursos públicos? Lula, onde estão as cestas básicas, as atividades produtivas, os implemento para os artesãos, a Previdência social, o tão propagado Registro de Nascimento? Não tem recurso pra isso? Aliás a FUNAITUR só tem dinheiro para eventos. O Nome da FUNAI mudou, agora é Fundação de evento para turistas e Sanguessugas.Nem o HEMOPE consegue tanto sangue com desprezo, descaso, incompetência e assim por diante. A eleição estar aí e lula acha que continua abafando. E, que esse Decreto é simplesmente divino. Amigos com essa equipe, nem ganhando a eleição, ele recupera o respeito. Uma correção, o Rangel não se deslocou de Manaus, para participar do Seminário, faz quase 1 ano ele foi transferido para João Pessoa. Continuo doente com os camarões, será que este está sendo acompanhando de uma quentinha para esquentar os ânimos.

Força Nacional

Anônimo disse...

VAMPIRA RAINHA,

Há muito me perguntava, o que houve com os índios que estavam tão passivos e demonstrando ares de derrotados? Hoje, tive a grata notícia de que estão vivos e bem vivos. Não pelos reféns e sim por tomada de uma atitude típica dos índios. É sinal que nos não estávamos errado em dizer que esse Decreto é um verdadeiro pesadelo e acima de tudo uma destruição para quem realmente tem compromisso. Ressurgiu em minha alma a esperança e a certeza/convicção de que os criticaram não o estavam fazendo por DAS como muitos diziam e acreditavam. Criticamos por saber e ter a visão no amanhã, o que estava me matando era exatamente essa passividade diante de algo tão prejudicial aos indígenas. O que ainda me assusta é a subserviência do SGU, TCU, DPF, MPF e assim por diante, ninguém faz ou ver nada. Nunca um símbolo da justiça foi tão certo. A venda nos olhos é justamente pra comprovar que a justiça é cega quando quer, para as injustiças e conveniência, que todos estão enxergando, ela nada enxerga. Porém, para os sofredores das agressões e que necessitam de misericórdia, ela enxerga bem, conforme conveniência, e no momento isso é latente, com um atenuante, apesar de enxergar, continuam omissos, apáticos, colocando óculos escuros para não olhar dos lados e nada fazer. Pior, esses que tantos chamam de situação de miserabilidade nas áreas de riscos, continuam precisando de ajuda e ninguém estendem as mãos, no intuito de ajudar. Todos esses necessitados continuam prejudicados, abandonados e agredidos, na forma de silêncio, de lavagem celebral e ainda, com as sentenças desfavoráveis do que chamamos de JUSTIÇA e na imposição da força Policial, na falta de respeito.Por onde anda a tão famosa cidadania? OIT 169?O assédio moral?
O abuso de poder? A ordem? O progresso? Principalmente onde anda A LEI? Isso existe ou estou ultrapassada pensando que tudo isso é atualidade? Os índios brigam por seus direitos a lei vem e os tira do acampamento com a charmosa reitengração. Os policiais vem e os tira com a famosa Ordem e prevenção. Enquanto todos que hoje encontram-se no poder fazem muito mais do que isso, e todos se fazem de cegos, surdos e mudo. Em que mundo vivemos hoje? E como será o nosso amanhã? Pois acreditem amigos, não é um DAS que ns dá a segurança e sim a certeza que estaremos no nosso local de trabalho nesse amanhã. Se virou a vida dos índios de cabeça para baixo, a nossa também. A INCERTEZA DO FUTURO NOS MATAS DIA-A-DIA, PORÉM O PIOR É VER TODA NOSSA CRENÇA E EXPERIÊNCIA IR PRO LIXO. BOA NOITE E NOVAMENTE PENSEM, O NOSSO FUTURO SE ENCONTRA NA NOSSA UNIÃO E NO PODER DE VOTAR CERTO. SE CRITICAMOS, ENTÃO VAMOS DEMONSTRAR A NOSSA CRÍTICA COM A ARMA DO VOTO. DE OUTRA FORMA, É CONTINUAR E CONSOLIDAR A MESMICE E CONTINUIDADE.

Anônimo disse...

Os Potiguara sempre foram estrategistas e a frente do tempo, desde de Felipe Camarão e Pedro Poty.
A AER João Pessoa por reivindicação dos Potiguara, já praticava a almejada gestão participativa a mais de uma década, muito antes dos Governos Lula, sem desperdícios com mega eventos,consultorias e nem aliciamentos.
Agora os Potiguara encamparam o estilo do pós-Lula.
Que venham as eleições e o próximo governo.

Anônimo disse...

Se a criação de uma unidade para os Xavante, foi rasgada um dia depois de assinada pelo presidente substituto da Funai.

Se um expediente do Ministro recomendando criações e transferências de unidades da Funai, foram engavetadas.

De que vai valer os futuros acordos mediados por Fred de Maceió, Eng Sá, Chiquinho ou Paulo Pankararu?

Anônimo disse...

Alguém já sabe quando a Força Nacional de Segurança Pública, tomará de assalto a escola Potiguara, por órdem de Dr. Salmeirão?

Line disse...

Vejam o vídeo que fizemos mostrando um pouco do acontecido no nosso povo...
Somos guerreiros sim e nunca baixamos a cabeça para o Estado, quem nos criticou injustamente hoje vê a realidade!

http://www.indiosonline.org.br/novo/povo-potiguara-faz-refens-funcionarios-da-funai-brasilia/

Anônimo disse...

O Ministério Público está amordaçado ? Desde o tempo do José Dirceu ?
Eu acho que tá.
Decepção Constitucional- contra os indígenas.
Quem poderá nos salvar ?
Somente o exercício da cidadania.
As próprias comunidades se recusando a aceitar o que querem lhes impor com as enganações e a força policial.
O atual Estado de Polícia do Governo Lula não é bom para o nosso país.
A proposta das Ongs dominarem os órgãos públicos não é bom para os indígenas.

Anônimo disse...

ATENÇÃO POTIGUARAS!

NÃO ACREDITEM MAIS UMA VEZ EM PROMESSAS, POIS QUALQUER ACORDO COSTURADO COM FRED E SÁ É PURA ENGANAÇÃO. ATÉ PQ ESSE SÁ JÁ TRABALHOU NA PARAÍBA E COMO PARTICIPANTE DIRETO DA REESTRUTURAÇÃO COLABOROU COM A EXTINÇÃO DA AER DE JOÃO PESSOA, É UM VERDADEIRO TRAIDOR DE SEUS COLEGAS E DOS ÍNDIOS, CUMPINCHA DA AUXILIADORA, PUXA-SACO, AGORA ESTÁ QUERENDO BANCAR O BONZINHO. OLHO ABERTO PARENTES.LOGO IREMOS ENGROSSAR AS FILEIRAS CONTRA ESSE MAU QUE SE INSTALOU EM NOSSA CASA.
A VITÓRIA SERÁ NOSSA, FORÇA E AVANTE.
PANKARARU

ANDREA LUIZA disse...

Alguém tem notícia do movimento dos Potyguara?
Quem está negociando com eles?
O que conseguiram?

Anônimo disse...

A Cristina Justiceira,


Não caiam na conversa da equipe de Brasília. O Ministro realmente assinou documento criando e removendo algumas Coordenações Regionais e sua assinatura de nada valeu para o Presidente e vice da FUNAI. O Ministro não tem poder ou comando sobre esse povo. E vale dizer que foi solicitado pelo coordenador de Fortaleza a extinção de João Pessoa, por falta de funcionalidade, só não posso afirmar se foi aceito. De toda sorte, fiquem de olhos neles e bem abertos, pois de conversas enganadoras eles são excelentes. E LULA, grande ilusão. O justiceiro do povo de baixa renda e dos oprimidos, hoje torna-se carrasco dos mesmos. Vamos fazer oposição gente, fazer com que ele sinta na mesma moeda, quem engana e trai, só merece receber o troco. Vamos nessa parentes, força. Os potyguara mostra que estão firme e forte.

raide xatante disse...

incrivel como o pessoal concorda com estes tipos de movimentos radicais e incorretos..... cercear o transito livre de pessoas é crime barbaro e hediondo e quem concorda com isso se confessa um verdadeiro rato de esgoto que a humanidade.. os indios, todos sem excessão continuam sendo vitimas do sistema , sitema implantado desde a epoca de Cabral e Cia... então nao há diferença entre estes postantes que elogiam este tipo de movimento e os dilapidadores e aproveitadores das fragilidades dos povos indigenas.

raide xatante

Anônimo disse...

Seu raide voce deve ser ignorante e muito mal educado, não tá vendo que tá faltando respeito com as comunidades indígenas ? rato de esgoto é voce mesmo e toda esse grupo contra indios amigo seus que tão nas ongs e na funai,
e não nós que stamo lutando pelos nossos direitos serem respeitado.

Anônimo disse...

OS POTYGUARAS, MAIS UMA VEZ, SAIRAM PERDENDO E COM PROMESSAS QUE JAMAIS, IRÃO SER ATENDIDAS.

QUE PENA! A DIREÇÃO DO SR. MÁRCIO MEIRA SAIU VITORIOSA. CADÊ AQUELE ANTIGO PLACAR? OS ÍNDIOS ESTÃO PERDENDO DE MIL A ZERO.

PENA PORQUE, MAIS UMA VEZ, OS ÍNDIOS QUE NÃO QUEREM PERDER AS MORDOMIAS OFERECIDAS PELA GANGUE DO MÁRCIO/CNPI, ABRIRAM AS PERNAS E MAIS UMA VEZ, SE ESQUECERAM DOS SEUS PARENTES QUE VIVEM A MÍNGUA EM SUAS ALDEIAS, PASSANDO POR TODO TIPO DE DIFICULDADES...

TRISTE VER ESSA NOVA DERROTA MEUS CAROS POTYGUARAS, MUITO TRISTE! MAS ENQUANTO O SR. CABOCLINHO E O SR. CAPITÃO ESTIVEREM À FRENTE DE SUAS DECISÕES, VOCES NUNCA VÃO CONSEGUIR NADA. ELES NÃO QUEREM PERDER AS MORDOMIAS DA CNPI. VOCES AINDA TEM ALGUMA DÚVIDA COM RELAÇÃO A ISSO?

ACORDEM!! REVEJAM SUAS LIDERANÇAS!! OS QUE AÍ ESTÃO, JÁ SE ENCONTRAM ULTRAPASSADOS E REINANDO EM BENEFÍCIO PRÓPRIO.

BOA SORTE E ACORDEM, PELO AMOR DE DEUS!!

Anônimo disse...

Caros Potyguaras

O que aconteceu? Não dá para acreditar que vocês sairam derrotados novamente. Onde está o espírito guerreiro de vocês?

Até quando vocês vão deixar lideranças como essas comandarem vocês? Tem tantos jovens guerreiros, mudem a realidade de vocês... Não aceitem mais essas lideranças ultrapassadas darem o norte a voces.


Voces sairam vitoriosos nesta investida? Claro que não!!!! Foram novamente ludibriados, enganados.
A esta hora, a direção deve estar soltando gargalhadas....com certeza. Já ouvimos pelos corredores sobre a derrota de voces.

Tenho que confessar, causou-me muita tristeza.

Anônimo disse...

Tristes...pq não conseguem manter seus beneficios? caboquinho não ganha mais diárias (R$ 25.000 num ano)? Guerreiros? Tá brincando? A maior armação para recuperar as béneces particulares...Não pretendo fazer acusações,mas vamos analisar a verdade. Joao Pessoa mantinha 54 servidores para dar conta de 1 etnia que sempre ficou as barbas dos servidores e os beneficios garantidos. Caboquinho nem ta bravo pq num foi aceito na tal CTL que ia assumir. Os índios naõ o quiseram. Ah, e Rangel não caiu de para quedas está lá a mais de um ano largou o abacaxi de Manaus e está com os de Joao `Pessoa, não aparece com a trupe...estranho não?

Anônimo disse...

DIREITO DE RESPOSTA
Quem se arriscou a criticar João Pessoa, demonstrou que pouco entende de gestão pública e do indigenismo regional.
Segue abaixo algumas informações que poderão ser úteis, para quem quiser reinventar a roda:
1-A direção da FUNAI decidiu extinguir a única AER que trabalhava efetivamente com transparência e gestão participativa, não por motivos técnicos, mas sim por estratégia política, para não confundir a “nova” proposta de gestão da reestruturação;
2-O Presidente da FUNAI removeu em 2009, seis servidores para a cidade de João Pessoa, sendo cinco ex-ofícios, pagando ajudas de custos, mudanças, auxílios e tudo mais;
3-A AER quando foi extinta, contava com 23 servidores mais 2 Procuradores na cidade de João Pessoa, distribuídos nos seguinte setores:
1 Administrador; 1 Responsável pelo Gabinete; 1 Chefe no Serviço Administrativo; 2 na Contabilidade; 2 no Setor de Compras; 1 responsável pelo Patrimônio; 2 no Setor Pessoal; 3 Motoristas; 1 na Biblioteca e Arquivo; 1 Pregoeiro, 1 Chefe no Serviço de Assistência; 3 no Atendimento ao índio; 3 no etnodesenvolvimento e fiscalização; 1 na Educação e 2 no Jurídico.
4-Os demais servidores estavam e estão lotados nas Terras Indígenas;
5-A Administração da Paraíba foi criada em 1986, para atender o Povo Potiguara, que compõe a maior etnia do Nordeste,e que por ser do tronco Tupi, pouco tem haver com os índios do tronco Macro-jê de Alagoas e Pernambuco;
6- A direção da FUNASA que não tem as mesmas preocupações da FUNAI, criou e manteve um Distrito Sanitário Indígena, só para os Potiguara da Paraíba;e
7-Os Potiguara tem vontade e decisão próprias e são amigos dos servidores que apóiam suas lutas.
PETRONIO MACHADO
Engenheiro Civil da FUNAI
Ex-Administrador da AER João Pessoa

 
Share