segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Uma pausa para a política eleitoral: escolha o melhor video para votar



___________________________



______________________________

5 comentários:

Anônimo disse...

TODOS esses não se importam com Povos Indígenas.
não voto em nenhum deles.

raide xatante disse...

A Dilma< pelo menos vai dar continuidade na evolução da funai, solidificando a restruturação do orgão, e assim mantendo na gerencia a atual gestão, Parabens ao indigenas de todo Brasil.

raide xatante

Anônimo disse...

Voces tem alguma dúvida de quem vai ganhar?
Retrocesso jamais...
Agora, temos que tirar essa trupe de pelegos da Funai. Não são da mesma turma de Dilma. Vamos tirar essa corja.
Essa turma envergonha e queima o PT, bando de pelegos!!!!!!!!!!
Vamos nos unir em Janeiro pra mudar essa corja...

RAIDE XATANTE disse...

Orçamento – Desde março de 2007, muitas mudanças foram promovidas para melhorar o atendimento aos povos indígenas brasileiros. O aumento do orçamento, de R$ 100 milhões em 2006 para R$ 423,1 milhões em 2010, demonstra a atenção que o governo federal vem promovendo para melhorar as condições de vida dos povos indígenas. Outras ações também merecem atenção especial, como o aumento salarial dos servidores e a implantação do cargo de indigenista, a instalação da Comissão Nacional de Política Indigenista (CNPI), em abril de 2007, onde os indígenas participam das discussões de governo; a entrega ao Congresso Nacional do novo Estatuto dos Povos Indígenas, em agosto de 2009, e as portarias declaratórias de 39 Terras Indígenas e 10 homologações.

Apoio das organizações – Desde o início do processo de reestruturação da Funai, o presidente da Funai, Márcio Meira, realizou diversas reuniões com lideranças indígenas com a intenção de esclarecer quais seriam as mudanças pelas quais o órgão iria passar. Como em toda mudança, é natural que nesse processo surjam dúvidas e questionamentos. Era consenso entre lideranças indígenas e a sociedade civil organizada que a Funai precisava passar por um processo de mudanças para tornar o atendimento eficiente. Ao entender o processo implementado por está gestão, diversas organizações indígenas em todo Brasil manifestaram apoio ao processo. O processo de reestruturação da Funai contou com o apoio do Comissão Nacional de Política Indígena (CNPI), do Conselho Indígena de Roraima (CIR), da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (Foirn) e da Comissão Nacional de Terra Guarani Yvy Rupa.

Atendimento nas regiões – Na regional de Rio Branco, a equipe da Funai presta atendimentos a 24 Terras Indígenas do Estado, por meio de 6 Coordenações Técnicas Locais (CTL) localizadas nos municípios de Manoel Urbano(AC), Assis Brasil(AC), Pauini(AM), Boca do Acre (AM), Porto Velho (RO) e Sena Madureira(AC). Já a Coordenação Regional do Madeira ficará responsável pelos atendimentos em 10 Terras Indígenas, com quatro CTLs no município de Humaitá(AM). Outras vinte e duas terras indígenas serão atendidas pela Coordenação Regional do Purus, que tem três CTLs, sendo duas em Lábrea(AM), e uma em Tapauá(AM).
Set as favorite Bookmark Email This

RAIDE XATANTE

Guilherme Carrano disse...

Senhores,
A evolução da FUNAI não deve ser medida nem pelo volume de recursos (dinheiro)conforme mencionado acima e muito menos pela forma burocrática fomentada.
A evolução da FUNAI e dos Governos seja federal, estadual ou municipal precisa ser apreciado e ter como base o respeito às Comunidades Indígenas e aos direitos conquistados historicamente no século XX, com todas as dificuldades sofridas.
E, ainda, pela postura de não exclusão para as políticas públicas.
Não é isso que tem acontecido na prática - data venia Sr. Xatante.

 
Share