segunda-feira, 4 de maio de 2009

Índios Xavante querem a demissão do presidente da Funai


Vocês estão destruindo o nosso planeta Terra, não conseguem ver isso?

Não concordamos com a retirada da TUTELA e com a modificação da lei 6001 sem nossa participação, nos enganaram com as reuniões regionais, estão manipulando os documentos que produzimos, não tomamos conhecimento dos documentos produzidos por outras lideranças nas outras regionais, foi mal orqanizado. Estão manipulando para favorecer novas invasões das terras indígenas por empresas minerais e exploração de nosso conhecimento sobre medicamentos naturais.

E a FUNAI está participando e colaborando com isso?

Senhor Ministro da Justiça e Presidente da República, se vocês estão concordando com a modificação da FUNAI e com o fim da TUTELA, por influência do Presidente da FUNAI e sua Diretoria de Ongs, para atender os interesses do PAC e de empresas mineradoras, então Senhores, devolvam nosso território original que o modo de ocupação de vocês promoveram, devolvam nossa natureza, nosso cerrado, nossos rios limpos, retirem as vilas e cidades construídas em cima de nosso território tradicional e que causaram tantas mortes por doenças e até por violências armada, devolva-nos a liberdade e autonomia que nos foi retirada. Aí sim poderemos viver como antes, do nosso modo, e sem a TUTELA.

Quanto ao Presidente da FUNAI, nós queremos e sugerimos sua demissão da FUNAI, saia da FUNAI junto com a sua Diretoria que não respeita os Povos Indígenas e somente atende a vontade dos empresários, dos plantadores de soja, dos empresános de mineração. O Senhor não merece dirigir e estar na FUNAI, órgão tão importante e necessário para os Povos Indígenas.

Aniceto Tsudzauérê
Cacique
AldeIa Nossa Senhora de Guadalupe
Aldeia São Marcos- MT, 19 de abril de 2009 .

Um comentário:

guilherme disse...

Em 1975 o Governo Militar tentou abolir o instituto da tutela do Estatuto do Índio.
Os fazendeiros inimigos dos índios se esforçaram para que isso acontecesse, os madeireiros e empresas minerais também, junto com isso viria a liberaçao das terras indígenas para a mineração e planos de manejo.

Assim poderiam assinar contratos com os indígenas para explorar suas riquezas e esses contratos serem válidos juridicamente, MAS NÃO CONSEGUIRAM.
alguns poucos indigenistas e antropólogos, aliados dos povos indígenas, e grandes lideranças indígenas e alguns movimentos sociais se revoltaram e lutaram pela permanência da tutela, pois a tutela sempre foi e ainda é um instituto jurídico de proteção.

Hoje o CIMI e o ISA e algumas não governamentais inclusive indígenas se apoderaram do discurso anti-indígena da época dos militares e estão retornando com essa tentativa de extinção da tutela.
Estão, como o ISA tentou antes, argumentando que os índios não são débies mentais e nem incapazes - discurso inventados e proferidos e praticados por eles mesmos, igualmente na época medieval que a Igreja afirmava que os índios não tinham alma e justificava as guerras, as invasões e a exploração das riquezas naturais para as grandes empresa européias.
Hoje estão tentando mais uma vez promover a invasão das terras indígenas para abrí-las para o capital internacional, as empresas minerais, como já o fizeram desde há 500 anos atrás.
A modificação do Estatuto do Índio da maneira como vem sendo conduzida, poderá promover mais infelicidades para os povos indígenas,
Se ela fosse honesta e pró-índio seria amplamente divulgada e discutida e não farsanteada de retóricas democráticas fechadas em verdadeiros calabocas...desse reinado:

Ao em vez de "não ter medo de ser feliz" o medo de ser perseguido e punido com agentes policiais bem armados, e o isolamento do ganha pão de cada dia, a cesta básica..o trabalho..a discriminação e a marginalização.

 
Share