quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Kayapó interropem BR-163 e queimam ponte entre Mato Grosso e Pará

Os Kayapó da Terra Indígena Bau ameaçaram e cumpriram. Interroperam o tráfico e o asfaltamento da BR-163 e agora queimaram a ponte que liga os estado do Mato Grosso e Pará.

Não estão de brincadeira não.

____________________________________


  • Índios queimam ponte e impedem ligação entre MT e PA

  • As obras de pavimentação da BR-163, entre MT e PA, estão paralisadas há três dias


  • JC Moraes/Digital Notícias 

    Pintados para guerra e com flechas e armas de fogo, os caiapós interditam a BR-163

    KATIANA PEREIRA
    DA REDAÇÃO
    Em protesto ao descumprimento de um acordo firmado entre a Funai e o DNIT, de índios caiapós, armados com flechas e espingardas, queimaram a ponte de madeira que liga Mato Grosso ao Pará.

    A ponte fica sobre o Rio Disparada, nas proximidades da cidade de Novo Progresso, no Pará. A revolta ocorreu na tarde de quinta-feira (15). Desde a interdição, já foram formadas filas de carros e caminhões de ambos os lados.

    Os índios começaram o protesto na ultima segunda-feira (12). Centenas deles percorreram um trecho de mais de 400 quilômetros, paralisando toda a obra de asfalto da BR-163. Os índios também confiscaram os veículos das empreiteiras que fazem o serviço de pavimentação da rodovia.

    Eles  estão na margem da BR-163, pintados para guerra, com flechas e armas de fogo, e ameaçam só liberar a BR quando aparecer um representante do Governo Federal para negociar.

    Os indígenas cobram do DNIT o cumprimento de um acordo de cooperação firmado com o Instituto Kabu. Eles querem o início das obras para melhoria dos ramais de acesso à comunidade Terra Indígena (TI) Mekragnotire e conclusão dos da TI Baú, construção das casas da Saúde e do Artesanato e dois veículos.

3 comentários:

Anônimo disse...

A sociedade civil tem que saber o que estão fazendo com os índios. Tem que fechar as estradas, as pontes, as entradas e saídas e mudar a FUNAI.

Dona Sra. Urtigão disse...

Apos 400 anos de dominação turca os gregos retomaram sua autonomia. Chego a desejar...

Anônimo disse...

A sociedade civil sabe o que estão fazendo com os indios, mas seus representantes eleitos é que são responsáveis por essas ações contra os índios .

 
Share