Não estão de brincadeira não.
____________________________________
Índios queimam ponte e impedem ligação entre MT e PA
As obras de pavimentação da BR-163, entre MT e PA, estão paralisadas há três dias
JC Moraes/Digital Notícias
Pintados para guerra e com flechas e armas de fogo, os caiapós interditam a BR-163
KATIANA PEREIRA
DA REDAÇÃO
Em protesto ao descumprimento de um acordo firmado entre a Funai e o DNIT, de índios caiapós, armados com flechas e espingardas, queimaram a ponte de madeira que liga Mato Grosso ao Pará.
A ponte fica sobre o Rio Disparada, nas proximidades da cidade de Novo Progresso, no Pará. A revolta ocorreu na tarde de quinta-feira (15). Desde a interdição, já foram formadas filas de carros e caminhões de ambos os lados.
Os índios começaram o protesto na ultima segunda-feira (12). Centenas deles percorreram um trecho de mais de 400 quilômetros, paralisando toda a obra de asfalto da BR-163. Os índios também confiscaram os veículos das empreiteiras que fazem o serviço de pavimentação da rodovia.
Eles estão na margem da BR-163, pintados para guerra, com flechas e armas de fogo, e ameaçam só liberar a BR quando aparecer um representante do Governo Federal para negociar.
Os indígenas cobram do DNIT o cumprimento de um acordo de cooperação firmado com o Instituto Kabu. Eles querem o início das obras para melhoria dos ramais de acesso à comunidade Terra Indígena (TI) Mekragnotire e conclusão dos da TI Baú, construção das casas da Saúde e do Artesanato e dois veículos.
3 comentários:
A sociedade civil tem que saber o que estão fazendo com os índios. Tem que fechar as estradas, as pontes, as entradas e saídas e mudar a FUNAI.
Apos 400 anos de dominação turca os gregos retomaram sua autonomia. Chego a desejar...
A sociedade civil sabe o que estão fazendo com os indios, mas seus representantes eleitos é que são responsáveis por essas ações contra os índios .
Postar um comentário