segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Mudanças à vista: Cardozo assume Ministério da Justiça e quer melhorar a Funai

O ministro José Eduardo Cardozo assumiu o Ministério da Justiça dizendo que sua prioridade será o combate à violência por todos os meios possíveis. A Polícia Federal será sua prioridade, porém a Funai foi citada como uma espécie de "patinho feio" que um dia poderá virar um "cisne".

Boas entradas, ministro.

O Ministério da Justiça tem sempre considerado a Polícia Federal sua principal ferramenta política, a vitrine para um bom ministro mostrar sua capacidade. Foi assim com o Dr. Márcio Thomas Bastos e Tarso Genro. Em segundo lugar vinham os órgãos de defesa do consumidor, de direitos humanos, de reparação aos perseguidos pela ditadura, etc. A Funai sempre na rabeira.

Eis que o ministro declara boas intenções. Nem cita o incumbente, mas quer fazer da Funai um órgão bem organizado, sem terceirização, quer dizer, sem partidarização, com propósitos claros e, melhor de tudo, em defesa do índio.

Não sabemos o quanto de informação o ministro Cardozo tem sobre a Funai. Será que ele se dá conta do desastre que ocorreu com o órgão com o Decreto 7056/09? Será que ele sabe o quanto a Funai perdeu de eficiência em relação ao seu diálogo com os povos indígenas? Será que ele sabe que as coordenações regionais e as tais locais estão sob abandono? Será que ele sabe o quão ineficiente tem sido o processo de demarcação de terras indígenas?

Bem, vamos aguardar com boa vontade e esperanças renovadas. Para os índios que querem mudanças, parece que o ministro está disposto a ouvir suas ponderações.

Assim, abre-se um novo horizonte na Funai e para os índios. Mudanças à vista!

38 comentários:

Anônimo disse...

Podes crer o Deputado Mauricio Rands sabe tudo sobre a FUNAI, e deve deixar o Ministro da Justiça a par de tudo Inclusive pelos prejuízos causando aos indígenas em todo o Brasil,Tenho plena certeza da saída do Marcio Meira e que vá direto para o Ipham.

Anônimo disse...

A FUNAI sempre foi o patinho feio, lembro-me de um quadro de Humor do Jõ Soares (FAZ MUITO TEMPO)em que ele sai de um coma... num dos episódios deram-lhe a Presidencia da FUNAI... VOLTOU AO COMA
Mas além das prioridades, acredito que, a FUNAI sempre primou em direção ao Indio, dando-lhe assessoria e, isso incomoda aos politicos e parte da sociedade nao indigena.
Por outro lado, a economia indigena, nós nao a enxergamos, ela nao é capitalista, nisso os indios são diferentes e, como o regime dominante á o capitalismo, a a FUNAI nao se presta(va), sendo um enrosco para o "desenvolvimento" nao social, mas capitalista, fica sendo o Patinho feio.. Outra coisa.. ha brigas em esse ou aquele partido politico pegar a FUNAI? Claro que nao, nem orçamento que possa gerar votos no final do exercicio tem! comparando com a FUNASA, a FUNASA, desde 99 atende a saude indigena, nao obstante, nao é outra fundação feinha da administração federal tem orçamento quer, se comprado com o da FUNAI é um colosso e, nem por isso cumpre todas as suas funções institucionais/sociais, tanto é verdade que foi necessario a criação de uma Sercretaria para tratar da questão da saúde indigena... que, tomara, com o tempo nao vire outro pato. A FUNASA além dos indios, atende ao sanemento, repassa dinheiro para as prefeituras, gera votos.

Uma certa vez, em 1990, num comercio local, o dono me disse que, o unico orgão publico serio do Brasil seria a FUNAI... Mas vem cá, será que nao tem nada a haver com esse tal de patinho feio? por, a FUNAI cumprir a sua função institucional e, com muita dedicação de muitos servidores, cumprir a função social dela? claro e evidente que, aqui, nao falo somente a verdade.
o tal do patinho feio tem muitas razões, mas é o reflexo que o Ministro sentiu (da sociedade) qdo aceitou o chamado para prestar serviços.
Mas fica tranquilo Sr, Ministro, a FUNAI nao é tão feia como se pinta, estamos passado por momentos, somente momentos e necessitamos urgentemente da contratação de servildores e necessitamos, mais urgente ainda uma reestrutura da FUNAI de pé no chão e, discutida como aquela que aconeceu lá, em 1986 e consolidada em 1987.
Por fim, Sr. Ministro, a FUNAI por trabalhar somente com indios venha a sofrer, como eles, a discriminação, no caso, INSTITUCIONAL por ser expecifica para atender a uma parcela da sociedade brasileira que é, altamente discriminada, muito mais do que qualquer outro segumento etnico da sociedade brasileira.
Boa Sorte Sr. Ministro e, as escolhas são adequadas.

e, por fim.Saudações Indigenistas

Anônimo disse...

Futuro presidente da FUNAI deverá ser de Pernambuco, e quem vai indicar é o PT , com o aval do Governador Eduardo Campos.Vamos aguardar PT de São Paulo também esta no pareo.Marcio Meira deverá ir mesmo para o Ipham, mesmo contrariando seus assessores.

Anônimo disse...

É uma lástima falar em honestidade enquanto pessoas como o Dr. CTI/Frutasan que é Coordenador Geral e “facilita” tudo para sua ONG ou os demais DAS transitórios que protagonizam a “gastança”, a verdadeira farra com dinheiro público (exemplo de Cancun, Peru, Bogotá, etc). Para a Funai deixar de ser “patinho feio” é preciso limpar a sujeira dos não concursados que vivem de favores amigos, parentes e “chegados”.
Pra começar deveria acabar a “farra do cabide de empregos dos amigos”; tirar uma turminha de oportunistas que se agarraram igual a carrapatos na CGGAM e CGPTI.
Por fim, institucionalizar os princípios de moralidade e impessoalidade que a Funai tanto merece e, atualmente, tanto carece !!!!
Se liga Ministro !!!!!

Anônimo disse...

O uqe sei é mais um ano que teremos no comando pessoas sem qualquer preparo controlando a CGRL

Anônimo disse...

Será que realmente haverá mudanças à vista? Hahahahhahahahhahhahaha


02/01/2011 - 14:11h

Conheça a equipe do novo Ministro da Justiça


Brasília, 02/01/10 (MJ) – O Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, já encontrou nomes para cargos importantes do MJ e vinculados à pasta. Os indicados devem ser nomeados já na segunda-feira, 03 de janeiro. Confira:


Fundação Nacional do Índio (Funai)
Márcio Meira

Paraense, Márcio Meira permanece na presidência da Funai. Antes disso, atuou principalmente no Museu Emílio Goeldi, em Belém. É formado em Língua e Literatura Francesa pela Universidade de Nancy e possui licenciatura plena em História pela Universidade Federal do Pará (UFPA), além de mestrado em Antropologia Social pela Unicamp.

Entre 1995 e 1998, Meira foi diretor do Arquivo Público do Pará. Em seguida, ocupou a presidência da Fundação Cultural de Belém e em 2002, participou da equipe de transição do governo Lula. Entre 2003 e 2007, foi secretário de Patrimônio, Museus e Artes Plásticas e também de Articulação Institucional do Ministério da Cultura. O pesquisador ainda foi representante da pasta no comissariado do Ano do Brasil na França, de 2004 a 2006.

Anônimo disse...

É óbvio que o presidente Márcio sabe das maracutaias dos seus comissionados DAS. Mais óbvio é o Ministro concordar com tudo isso. Depois tem aquela velha retórica desculpa: Ah eu não sabia de nada !!!

Anônimo disse...

É interessante essa equipe de Marcio Meire tão com receio de sair dos DAS. Portanto quem manda no governo são os politicos e são os detentores dos cargo.Existem tambem as transições dos cargos se o Marcio Meira vai continuar ou não ele vai ter que prestar contas ao novo Presidente da Funai sob pena de ser responsabilizado isoladamente pelo os estragos feito as comunidades índígenas do Brasil. Se o PT de Pernambuco esta exigindo a vaga tão indesejada por muitos partidos, o PT, Faz questão até por vagas de serviços gerais.Lembro-me na transição de cargos a Funai sempre fica para o final pois muitos não a querem. Então acho que o Marcio pode ficar alguns meses até o Ministro tomar conta do espaço perdido por eles (FUNAI) .E entregar ao PT de Pernambuco ou de São Paulo é o que se comenta nos bastidores politicos do PT. Agora Partido dos Trabalhadores Oportunista, com toda a razão, porque passamos muito tempo desempregados.

Anônimo disse...

Prezado(a) servidor(a),

A convite do atual Ministro de Estado da Justiça, o Excelentíssimo Senhor José Eduardo Cardozo, que garantiu apoio para dar continuidade ao processo, iniciado nesta gestão, de fortalecimento institucional, informo a todos que permaneço na Presidência da Funai no Governo que ora se inicia. Estou certo de que, juntos, iremos resgatar a dignidade e o respeito devido aos povos indígenas e aos servidores dessa importante instituição do Estado Brasileiro, que por tantos anos se dedicam incansavelmente à melhoria da qualidade de vida dos povos indígenas. Agradeço pelas contribuições nestes anos em que estou à frente da Funai e acredito no engajamento de todos.

Fraternalmente,

Márcio Meira

Anônimo disse...

Poxa ainda bem com a continuidade do Marcio Meira, teremos em fim um índio Pernambucano em substituição ao Presidente VIVA MARQUINHOS REALMENTE É UM GRANDE LIDER, NÃO SÓ DO POVO XUCURU MAIS DE TODAS AS NAÇÕES INDIGENAS DO NORDESTE E PODERÁ AJUDAR AO MARCIO MEIRA A DESENVOLVER UM BOM TRABALHO NESTA REGIÃO.agora sim vamos trabalhar em conjunto com todas as comunidades. Agradecemos também ao pessoal do CIMI.Voces foram ótimos e nos ajudaram muito, esperamos o Marquinhos lá na diretoria da funai.

Anônimo disse...

Para que não reste mais duvidas, Digo que Fico, "Se é para o bem de todos e felicidade geral da Nação, estou pronto. Digam ao povo que fico!"
Voces irão me engolirrrrrrrrrrrrrrr

Prezado(a) servidor(a),

A convite do atual Ministro de Estado da Justiça, o Excelentíssimo Senhor José Eduardo Cardozo, que garantiu apoio para dar continuidade ao processo, iniciado nesta gestão, de fortalecimento institucional, informo a todos que permaneço na Presidência da Funai no Governo que ora se inicia. Estou certo de que, juntos, iremos resgatar a dignidade e o respeito devido aos povos indígenas e aos servidores dessa importante instituição do Estado Brasileiro, que por tantos anos se dedicam incansavelmente à melhoria da qualidade de vida dos povos indígenas. Agradeço pelas contribuições nestes anos em que estou à frente da Funai e acredito no engajamento de todos.

Fraternalmente,

Márcio Meira

Anônimo disse...

Leitores,

Não acredito que depois de tantas asneiras e fazer um processo de reestruturação sem ouvir os servidores e índios, depois de durante sua gestão vários servidores serem desmoralizados e ainda, a discriminação pública e notória para com os velhos servidores. Vem esse cara dizer que vai resgatar o respeito e a dignidade que foram tirada na gestão desse cara. Infelizmente esse Ministro chegou cego e pelo jeito continuará. A conversa de Marcio é pura e simplesmente lavagem cerebral e fica apenas na conversa, na prática é tudo ao contrário. Que pena que Serra não ganhou, esta seria a única forma desses gestores sair, afunai de contas é tudo PT.Não acredito em nada que esse povo diz.

Anônimo disse...

Leitores,

Marcio Meira e essa estória do Marquinhos Xucuru e do apoio do CIMI, deve ser piada. Só não é mais ridículo, por saber que tudo na vida é fase e não fezes. E nada é eterno, um dia terei o prazer e a felicidade de ver Francisca Picanço, Auxiliadora, Salmeirão e O márcio Meira, cairém e saírem. Deus é justo, os homens não. O Ministro precisa de óculos e aparelho auditivo para ver e ouvir. Alguém de verificar os estragos realizados por estra gestão. Porém PT é PT para não dizer outra coisa. A FUNAI estar entregue nas mãos de irresponsáveis e que não enxerga um paulo a sua frente. Apenas, as viagens, diárias, as conferências, Oficinas e os DAS.Que Pena Dilma, já entrou errada. Acredito que tenham pessoal melhor capacitado para assumir 3º escalão ou não? Ninguém é obrigado a engolir ninguém. Márcio se é assim que quer apoio de servidores e povos indígenas já estar equivocado, apoio e colaboração se conquista com boas ações e não com más atitudes.

Anônimo disse...

Marcio Meira promete aos servidores lutar pela isonomia salarial, e é o primeiro passo junto ao Ministro da Justiça. tenho certeza e confiança no apoio de todos os servidore da FUNAI e a colaboração dos indigenas .

Anônimo disse...

Na coluna do Claudio Humberto, diz , não sobrou nada para o ex-ministro Tarso Genro no Ministério da Justiça, só escapou o secretario nacional de justiça Paulo Abrão, e é visivel o desgaste do atual governador Gaucho com a Dilma pois o mesmo alegou que ela não tinha história no PT Desfeita não se esquece.O Tarso poderia até ajudar o colega da FUNAI Marcio Meira, será que ele vai ter vez em seu governo?

Anônimo disse...

Além de hipócrita é irônico ao dizer que foi convidado. O General Custer Meira passou todo esse tempo com a polícia dentro da Funai para intimidar os servidores (não se pode ficar parado no 3º andar) e para não ser expulso pelos índios. Foram 3 anos de mentiras e enrolação. Implorou para ficar com algum cargo porque se sair da Funai fica sem emprego e tem que viver com o salário do filho que ele mesmo colocou na Funai (naquele duvidoso concurso).

Anônimo disse...

Ninguém pode ser nomeado para segundo e terceiro escalão, com exceção do "reizinho" Márcio Meira.
Eita cara poderoso !!!!

Anônimo disse...

vcs deverião trabalhar mais para chegar numa posição, trazer propostas mais direcionais para manter a funai, melhor do que ficar com ipocrisia

Anônimo disse...

O problema é que na gestão M.Meira não tem trabalho, só tem viagens para os cargos comissionados. Servidor do quadro sofre o assédio de não fazer nada,,,

Anônimo disse...

hoje vcs podem estar por cima da carne seca, nada melhor que um dia apos o outro. abraçosssss

Anônimo disse...

So os antigos querem a nossa saida, ne mais os indios querem a saida estão agora do nosso lado

Anônimo disse...

Leitor,
Ao comentarias do dia 5 de janeiro de 2011 14:26, que diz: " Que devíamos trabalhar mais para chegar numa posição e levar propostas mais direcionais para manter a FUNAI". Sinto informar que todo gestão desse cara, conversamos e tentamos apresentar proposta fim de melhorar o Decreto e fazê-lo viável. O problema que é autossuficiente demais essa equipe, pois não escuta, não enxerga o próximo, apenas eles. Todavia, apresentar trabalho de que? Se nada funcionou? Só fizeram apenas viagens desnecessárias, tentando empurrar de goela abaixo o Decreto que em 80% das unidades não tem o menor sentido, ou melhor, não se tem como funcionar. Vocês precisam apresentar algo de concreto e regulamentado para que possamos trabalhar em cima de algo. Se houve hipocrisia, sinto dizer que foram de vocês, vender uma imagem de algo belo e funcional, quando a realidade tá aí pra quem quiser ver. Pena que a Dilma se seu Ministro esteja com os olhos vedados iguais ao símbolo da Justiça, enxerga o que é conveniente. Desperdício de recursos públicos gastos sem fundamento e funcionamento. Qual o retorno em benefício apresentado até agora após Decreto? Gostaria que relacionasse nesse blog para todos conhecerem. Não aquela maquiagem apresentada por vocês aos que não conhecem o funcionamento nas unidades de pontas. Portanto, não faça piada e cuidem vocês de apresentar algo e ter confiança nesse algo, até agora não fizeram nem uma coisa nem outra. Ficar andando de um lado para outro com um filme decoreba de reestruturação quem até agora não andou, mostra-se apenas um ganho adicional de um salário a mais de um grupo com diárias, despesas com passagens aéreas e contratação de consultoria. Dizer que os índios estão apoiando, piada, conheço muitas etnias que são contra, porém não estão em condições de irem a BSB para novos manifesto. Acho que não esqueci algo, porém se foi esquecido o principal consta neste comentário. Boa noite.

Anônimo disse...

Indigenas e servidores, temos que denunciar tudo o que esta acontecendo, ao TCU, Ministerio da Justiça, Palacio do Planalto, Corregedoria do MPF, CGU, imprenssa, etc, mandar fotos e tudo mais só assim essa corja sera desmascarada esse movimento tem que ser a nivel Nacioal, todos a hora de participar e agora.
Nao da mais pra suportar tanta mentira e enganação desse Presidente que tem a cara de pau de mentir enganando a opiniao publica falando que esta tudo bem e que os indios estao satisfeitos e que ta funcionando bem todas as Cordenações, mentiroso.

Sinvaldo Karajá

Anônimo disse...

... BOM MESMO SERIA A VOLTA DE DR. MERCIO PEREIRA GOMES PARA A PRESIDENCIA DA FUNAI!!!! AINDA RESTA UMA ESPERANÇA PARA OS INDIOS E PARA A FUNAI!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Sivaldo Karajá,

Denunciar ao TCU, Ministerio da Justiça, Palacio do Planalto, Corregedoria do MPF, CGU, imprenssa, etc, mandar fotos e tudo mais só assim essa corja sera desmascarada. Estamos nos enganando. Você acredita que eles não teem conhecimento? Índios e servidores já denunciaram, já fizeram manifestos, já procuraram políticos e nada até agora. Essa atual gestão da FUNAI, é igual a político só faz iludir e mostrar que fez algo, quando na realidade nada fez. Pior tem indios beneficiados por eles que esquecem os irmãos sofridos e que estão abrindo as porteiras para outros desmandos e nada fazem e simplesmente apoiam, estão ganhando com isso amigo. Todos sabem o que ocorrem na FUNAI e levam o caso como se nós fossemos preguiçosos e radicais com as mudanças. A FUNAI precisava sim de uma mudança, porém com alguém capacitado e que realmente entendesse de trabalhos da atividade meio e fim e não que entendesse apenas de datashow. Estamos entregues as baratas.Índios e servidores naõ aceitam, porém se acomodaram, pois ninguém está interessado em nos socorrer, apenas nos benefícios recebidos com diárias, passagens, viagens a exterior e outras vantagens. Quando não tiver mais recursos para gastarem aí sim, eles vão entregar a FUNAI totalmente morta e sem qualquer esperança de recuperação. PENA, é de matar qualquer um ver a FUNAI nessas condições.

Anônimo disse...

Dezenas de documentos enviados com fotos, gravações etc.
Não há mais instância para denunciar, uma vez que os dirigentes desses órgãos são indicações do Executivo. Por exemplo, são mais de 2.500 sindicalistas no Governo. TCU, CGU, MPF, etc, todos calam porque correm o risco de perderem a "boquinha".

Inclusive nós temos que ficar no "anonimato" nesses comentários..e todos sabem o motivo.
Acabou !!! É o fim. Viva o Partido dos Trabalhadores que não tem oposição......

Anônimo disse...

Bem feito prá Márcio Meira, achou que podia fazer todo esse arregaço na Funai, que seria premiado com um outro órgão mais sossegado e burocrático.
O PT da Dilma jamais irá reconhecer o catastrófico desacerto da gestão da Funai, no segundo governo Lula, porem não deverá premiar seus executores.
Enquanto Sr. Márcio não deixar a Funai redondinha como prometeu, não irá a lugar algum.
Algumas poucas unidades conseguiram executar umas raras ações da rotina histórica da Funai, mal e porcamente, por terem ainda aproveitado o embalo das providências das gestões anteriores.
O Presidente da Funai terá também que responder ao TCU, pelos abusos e descumprimentos das normas governamentais, praticados pelo seu staff, que se valeu de uma suposta intimidade com o Palácio da Alvorada.
Querer reconhecer agora o valor dos “servidores dessa importante instituição do Estado Brasileiro, que por tantos anos se dedicam incansavelmente à melhoria da qualidade de vida dos povos indígenas”, talvez seja tarde demais, pois os bons servidores achincalhados pelos navegantes, podem só se dispor a reconstruir a Funai, quando seus detratores não representarem mais nenhuma ameaça.

Anônimo disse...

Leitores,

Não amigo. Tem oposição sim. Oposição por cargos. Oposição da sede de poder, quem pode e não pode mais. Tem oposição por dinheiro. As oposições é nada mais que fatia do grande bolo. Dinheiro e poder será sempre o começo de uma grande briga. Não ver a briga do PMDB outro grande partido? Que vergonha! Basta um deslize da Dilma, e eles mesmos vão se engolir e não nós a eles. Ainda veremos muitas brigas por baixo dos bastidores. Portanto, ainda não se pode perder a esperança, não pode tirar isso de nós. PT é Piada Tratável. PMDB – Piada média de Burros. Lembre-se fomos nós que os elegemos. E ainda detemos o poder de tirá-los. O povo gosta de se iludir. Mais já vimos bastante. Os caros pintados foi um movimento mais forte do que todos esses partidos juntos e unidos. Vamos deixa-los brigarem por nós. Pra isso eles ganham e muito bem. Veja a vergonha do aumento deles que não dará déficit aos cofres públicos, porém o salário de R$ 540,00 é um rombo. Deixem que baixem a cabeça e nunca nós. Vamos aguardar ainda vai ter luta de boxe por aí. Portanto nada acabou e tão pouico é o fim. Agora que tá começando.

Anônimo disse...

Aproveitando o espaço deste blog, quero parabenizar a Presidenta Dilma, pela excelente escolha do SENADOR ROMERO JUCÁ , como lider do governo no SENADO. Eraldo Leite CTL Recife.

Anônimo disse...

Por acaso li esse blog de mau gosto, sempre detonando com a FUNAI e sua equipe de trabalho, onde aparece mais o ressentimento de pessoas do que propriamente a crítica construtiva a atual gestão ou sugestão plausível. Também não se pode esperar mais do que isso de pessoas que parecem estar frustradas por alguma razão mesquinha e sem lógica. Será porque somente na gestão mo Márcio Meira foi conseguido gratificação a servidores, concurso público e nova estrutura? Coisas que ninguém antes conseguiu? Cuidado, inveja mata.

Anônimo disse...

Leitores,

Em resposta ao comentário do dia 6 de janeiro de 2011 17:08, tenho a informar que: acaso não acontece, pra saber se é ou não ruim algo, deve ter tido tempo bastante para acompanhar todas as matérias e comentários. 2- As críticas construtivas ou plausíveis vocês jogaram fora. Não estamos frustrados e sim decepcionados com maus gestores. Quem deve estar frustrado são os idealizadores dessa reestruturação que não vingou ou funcionou como planejado, aliás, houve planejamento para tal? Sem lógica é continuar vendo o erro e não corrigir por orgulho. E em nenhum momento brigou-se por gratificação e sim por dignidade e respeito que vocês parecem não saber o que isso significa. Respeito aos costumes e tradição dos povos indígenas que foram humilhados muitas vezes na sede. Brigamos pela retirada das forças policial dentro da FUNAI, inibindo o índio e colocando-os em posição de bandidos. Brigamos pela presença do índio em sua casa FUNAI, sem limitações. Brigamos acima de tudo por uma vida de luta de anos a fio e de sol-a-sol que muitos dos que você hoje chama de frustrados trabalham em prol de ideias e ideais. Toda forma de luta deve ser respeitada. E vocês apenas perseguem servidores, denegriram índios, desrespeitam a constituição e a OIT 169. Não foram apenas na gestão de Márcio amigo, outros também tiveram gratificações, houve mudanças em outras gestões. Porém esta foi a única que prevaleceu o direito do branco no poder e não os direitos dos servidores que trabalham diretamente com os índios e principalmente e acima de tudo esqueceram o direitos e a proteção dos povos indígenas. Até pra vencer precisa ser humilde ninguém vence só e sim com equipe. Inveja não mata, intoxica. Não temos motivos para isso, ninguém inveja o ruim, má direcionamento, convenhamos. Até pra abrir a boca deve-se saber o que dizer ou escrever. Boa noite.

Anônimo disse...

E viva Márcio! E viva Marcio! A coragem continua! Viva! Vamos comemorar! Márcio tamtamtam Marcio tamtamtam! os tambores batem comemorando! Quem nao ve que ele está correto nas diretrizes é cego.

Anônimo disse...

ate os indiso passara a enchergar e gostar da atualgestão, que hoje aplaude de em pe, mas não em pe de guerra, mas sim ovacionando em coro.
viva marcio meira, viva marcio meira o presidente que mudou a funai para melhor. Hip hip hurra! Hip hip hurra! Hip hip hurra! Hip hip hurra! Hip hip hurra!

Unknown disse...

Agora que tudo está confirmado e que o Presidente Marcio Meira admite que visita o Blog do Mercio, resta ser humilde e aproveitar os ótimos conselhos aqui postados, levando-se em consideração que quem posta como anônimo não existe.

Anônimo disse...

Walfredo, todo anonimo existe, pois este quer ser ouvido mesmo anonimo para não ser perseguido e descartado do indigenismo, pelos poderes maquiavelicos não rondonianos, mas por Petistas metidos a arrogantes, que não deveria estar ocupando o cargo que ora ocupa.

Anônimo disse...

PARABÉNS AO MARCIO QUE FOI "CONVIDADO" E CONFIRMADO E AGUARDA A POSSE DE NOVO, MAS, CADE O INDIO PERNAMBUCANO QUE IA ASSUMIR A VICE PRESIDENCIA? ALQUEM INFORMA? OUTRA COISA A EQUIPE DO MARCIO AMA A FUNAI E ELE TAMBEM, PARABENS AO MARCIO POR SUA NOVA GESTAO E CONTINUARA FAZENDO O TRABALHO DE EXTINÇÃO DA FUNAI PARABENS MESMO PELA CONFIRMAÇÃO DE SEU NOME, PORQUE SE EXISTISSE UM MOVIMENTO NACIONAL INDIGENA E TIVESSEMOS UM PARLAMENTAR INDIGENA AI SIM IA SER NOMEADO UM INDIO NA PRESIDENCIA DA FUNAI, PARABENS O MARCIO É MUITO ESPERTINHO CHEGOU JUNTO E FOI LOGO TRATAR DE SE SEGURAR NA FUNAI, DO CONTRARIO ESTARIA DESEMPREGADO E PERDERIA TODAS AS REGALIAS MAS, PORENQUANTO É ISSO MESMO, A EQUIPE CONTINUA PORQUE NO BRASIL O INDIO NAO TEM VEZ.
DE QUEM É A CULPA?
DOS INDIOS QUE SAO DESUNIDOS E MEDROSOS, NAO TEM CORAGEM DE ENFRENTAR

Anônimo disse...

parabens mercio meira pela sua volta a FUNAI acreditamos melhor aos indios. merecemos sofrer nas aldeias sem assistencia porque nao somos inteligentes para enfrentar os brancos.

Anônimo disse...

Que isso companheiro, a maioria das comunidades indigenas estão apoiando p Presidente Marcio, voce esta com ciumes, larga desta bobeira e passa a apoiar de verdade.

 
Share