domingo, 11 de julho de 2010

Nem tudo está perdido: 50 índios do AIR permanecem em frente ao Ministério da Justiça

A resistência indígena parece sem limites. Pois não é que 50 índios continuam a fazer ponto no Ministério da justiça?! Armaram suas redes debaixo das árvores que ficam na Esplanada dos Ministérios, como se estivessem na caça de espera!

Tanta vontade, tanta determinação. Algo importante no panorama indigenista está com esses índios. É um espirito digno de heroísmo.

Por sua vez, é uma vergonha que o Ministério da Justiça e que o governo Lula como um todo não respeitem isso e não revejam a posição que tomaram a favor dessa atual direção do órgão.

E as associações indígenas, a COIAB, a APOINME, a ARPINSUL, a ARPIPAN e outras -- não fazem nada? Não se dão conta dessa bravura e dessa determinação? Vão abandonar esse povo que aí está em Brasília?

E as ONGs, o CIMI, o que fazem? Por que não vêm o que está acontecendo? Ao contrário, parecem estar felizes com a desgraceira que tomou conta da Funai e com o desprezo que os povos indígenas vêm sofrendo!

______________________________


Índios permanecem na Esplanada dos Ministérios e dormem embaixo de árvores



Correio Braziliense
Camila de Magalhães
Publicação: 11/07/2010 08:41 Atualização: 11/07/2010 10:29

Apesar da retirada das barracas montadas no gramado da Esplanada dos Ministérios na manhã de sábado (10/7), cerca de 50 indígenas ainda permanecem no local. Eles se abrigaram embaixo de um conjunto de árvores próximo ao Palácio da Justiça e passaram a noite em redes, com os poucos pertences que sobraram.

Não houve tumulto durante a noite, e a Polícia Militar permanece monitorando o movimento. A corporação afirma que não pode proibi-los de ficar no local. Eles não têm permissão, no entanto, de montar novas barracas ou outro tipo de construção.

Ontem, após a ação de retirada, eles receberam alimentos e outros donativos de Organizações Não-Governamentais, associações e sindicatos. Parte das mulheres e crianças foi encaminhada para abrigos em Vicente Pires e no Paranoá, mas ainda restam algumas delas no acampamento.

O grupo diz que não se manifestará neste domingo (11/7), mas que ao longo do dia e nesta segunda-feira, 500 indígenas de todo o Brasil devem chegar à capital para uma manifestação junto ao Congresso Nacional.

4 comentários:

Anônimo disse...

Estimados Parentes e verdadeiros aliados:

Saiu na rede anaindi (rede de informações que envolvem os Povos Indígenas) um comentário imbecil, despreparado e deslocado da realidade do dono da mesma que se chama josé augusto laranjeiras sampaio, atendendo também pela alcunha de "guga".

O comentário deste dito "antropólogo indigenista" mostra seu verdadeiro caráter falho e também outros adjetivos que lhe cabem, qual seja: racista, preconceituoso e verdadeiramente cego quanto a realidade. E qual é a realidade? Resposta: Que ele e sua rede são capachos de governo (FUNAI) e puxa sacos de organizações corruptas e cooptadas tais como coiab e apoinme, isa, cti e outras.
Observem o comentário do "professor guga":

A destruição até pode ter sido covarde; mas o tal acampamento podia ser
tudo, menos "revolucionário"... Era um bando de índio mal acostumado com
o come-e-dorme da Funai em Brasília e apaniguado com o que há de pior
nos cem anos de tradição indigenista republicana brasileira,
sintomaticamente representados por Mércio Gomes... Olhem justamente no
blogue de quem que saiu a "informação" abaixo...

Saudações,

Guga


Isso porque é um "antropólogo indigenista". O baixo nível desse tal guga é repugnante, asqueroso e nojento.

Edson

Anônimo disse...

SÓ QUERO ENTEDER MADEILENE,JÓ SOARES. QUER DIZER QUE O DECRETO QUE CRIOU AS COORDENADORIAS TÉCNICAS LOCAIS DE PANKARARU, ATIKUM,FULNI-Õ, XUCURU, KAMBIWÁ, KAPINAWÁ E TRUKÁ, TODAS EM PERNAMBUCO, ATRAVES DESTE NOVO DECRETO JÁ NÃO EXISTEM MAS, POIS FORAM ETINTAS RECENTEMENTE ATRAVES DE UMA OUTRA PORTARIA DECRETADA PELO MARCIO MEIRA PRESIDENTE DA FUNAI CRIANDO EM SEU LUGAR OUTRAS COORDENADORIAS ON NÃO EXISTEM INDIOS: COORDENADORIAS DE RECIFE, ARCOVERDE,FLORESTA E INAJÁ. REALMENTE TANTO ESSE MINISTRO DA JUSTIÇA E O PRESIDENTE DA FUNAI NÃO QUER QUE EU VOLTE. MADALEIVE EU VOU DESLIGAR DE TANTA BURRICE DECRETADA PELOS DOIS GRANDES LIDERES POLITICOS DO GOVERNO LULA.

Anônimo disse...

BRAVA GENTE BRASILEIRA!!!!!!!!

Anônimo disse...

Assista o video sobre a truculência policial contra AIR:
http://www.youtube.com/watch?v=XMyEf9-5OKA

 
Share