quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Amazonas cria Secretaria do Índio

O estado do Amazonas criou, depois de muitos meses de negociações com os índios e com o movimento indígena, uma Secretaria Estadual dos Índios. Não é a primeira no país, pois Roraima já tem sua secretaria, cujo titular é Jonas Marcolino, índio Makuxi que defendeu os fazendeiros, e o estado do Acre tinha criado uma há uns cinco anos, só que foi rebaixada para uma simples assessoria o ano passado.

O titular da nova secretaria é Jecinaldo Barbosa, que ficou conhecido como coordenador da Coiab por dois mandatos. Jecinaldo é índio Sateré-Mawé e teve uma atuação muito intensa e controversa como militante indígena. Em sua gestão a Coiab foi acusada diversas vezes por desvio de verbas. Membros do movimento indígena fizeram circular um email em que demonstra essas acusações. O ano passado, membros de uma associação indígena do povo Sateré-Mawé se manifestaram contra posições que ele estava tomando no movimento indígena e até acusaram-no de não ser propriamente um Sateré-Mawé. Depois a coisa foi deixada de lado. Na Conferência Nacional dos Povos Indígenas, realizada em abril de 2006, com mais de 800 lideranças indígenas, Jecinaldo saiu de lá para criticá-la no jornal Correio Braziliense, para a surpresa e a revolta de muitos participantes, inclusive o cacique Raoni que publicamente rasgou a entrevista.

Por tudo isso, é de esperar que Jecinaldo Barbosa terá uma atuação muito controversa em Manaus. Mas ele tem ambições bastante amplas. Já prevendo a possibilidade de vir a ser secretário, e com intenções de se tornar um político, Jecinaldo deixou o PT e se filiou ao PMN, um partido ligado ao governador Eduardo Braga.

7 comentários:

Anônimo disse...

Tenho muita pena dos índios do AM.

Jecinaldo sinônimo maior de incompetência e de trairagem.

Só não enxerga quem não quer.

Abração!

Carlos Henrique

Anônimo disse...

Eu sei que muitas pessoas acham jecinado um imcompetente.Eu acho imcopetentes mesmos sao aqueles que criticam e nao tem o cassife que ele tem.Com certeza quem esta criticando deve ser indio ,pois o indio pior ser humano e invejoso.

Anônimo disse...

jecinaldo barbosa é o pior tipo de pessoa que existe.


Maior especialidade: Sabotar e trair seus próprios irmãos índios

Me dá nojo que o governo do Estado do AM esteja tão sem critérios para nomear o maior crápula de todos os tempos das organizações indígenas.

jecinaldo como já dito no comentário anterior é o espelho da incompetência e da trairagem.

Infelizmente os índios do AM não acordaram.

Acabo dizendo aqui o seguinte:

Cada índio merece o governo que tem. jecinaldo é exemplo máximo do cinismo e da sabotagem contra os próprios índios.

Ass: Cézar

Anônimo disse...

Gente vamos parar de criticar ,com certeza se ele nao tivesse merito acredito que ele nao estaria nessa posicao,para o povo na politica nenhum e certo, nenhum politico satisfaz o povo,as pessoas esquecem que ,politico chega no trono porque e eleito pelo povo,e a mesma coisa com esse cidadao,e outra, governador simplismente,indicou aquele que foi mais voltado,nao aqueles liderancas indigenas que nao sao conhecidos politicamente muitos menos aqueles, que sao conhecidos fazendo baderna,muitos sao conhecidos dessa forma.Eu nao conheco jecinaldo mais que e um homem guerreiro,e um homen que tem obgetivo e percistente,vamos ser justos.

Anônimo disse...

Quem diria..........


O maior patife e o maior covarde de todos os tempos do movimento indígena:

jecinaldo cabralé como uma lepra, começa com uma mancha podre e depois contamina todo o resto do corpo.

Que vergonha hein Governador?! Que vergonha?!

Adailton

Anônimo disse...

A nomeação de jecinaldo cabral é um atentado contra os índios do Amazonas.

Pessoas como ele só pensam em si, não pensam em mais ninguém.

jecinaldo é a expressão do cinismmo em pessoa.

Fernanda

Anônimo disse...

Olá, gostaria de saber o que o Governo do estado do Amazonas declarou após esta nomeação.

Grata.

 
Share