terça-feira, 18 de setembro de 2012

Servidor da Funai faz análise translúcida da situação do órgão

Em carta dirigida à presidente da Funai, um servidor anônimo faz uma análise clara e sintética da atual situação do órgão indigenista. Mostra o quanto foi deletéria a reestruturação, o quanto estão abandonados os segmentos localizados da Funai, principalmente as horrendas CLTs, o quanto estão abandonados os índios, sem os velhos postos indígenas, o quanto aumentou (!) o nível de paternalismo e assistencialismo aos índios devido à falta de indigenismo rondoniano, enfim, a falta de recursos, o desmantelo das coordenações regionais, o entusiasmo minguante dos novos indigenistas.

Atenção, ministro da Justiça, não durma no ponto. Faça alguma coisa de bom!

__________________________

 Senhora presidenta Marta Azevedo,

 Sou servidor da Funai lotado em alguma CTL do Amazonas e não vou me identificar para evitar retaliação.

Quero fazer uma proposta que vai agradar muito tanto as ONG's quanto os ruralistas e os grupos econômicos: peça a presidenta Dilma que acabe com a FUNAI.

Esse governo não tem nenhuma sensibilidade com as questões socioambientais. Seu modelo de desenvolvimento, baseado em obras faraônicas, é igual ao da ditadura. Então é melhor acabar logo não só com a Funai, como também com o Ibama, Chico Mendes e Incra.

Jogue de uma vez os índios nas mãos dos municípios, das ONG's e das missões religiosas.

Essa reestruturação da FUNAI foi um desastre, piorou o que já era ruim. As ONG' orientaram o fim dos postos indígenas dentro das terras dizendo que eles serviam para a Funai fazer tutela. É claro que muitas práticas do
passado precisavam ser revistas mas a Funai saiu das aldeias e todas as outras instituições estão lá, manipulando os índios.

O critério sobre se uma CTL deve ficar dentro ou fora das terras deve ser técnico, considerando as várias realidades. Por que não faz uma consulta qualificada aos índios de cada regional?

Por que a senhora acabou com a coordenação de educação? Por causa do MEC? Então tem que acabar com o museu do índio, pois existe o MinC. Tem que acabar com a CGPDS porque existe o MDS. Tem que acabar com a CGETNO pois existe o MDA. A Funai tem que ter setores que se comuniquem com os diversos órgãos. Tem que estar junto da saúde e da educação. Onde está abordagem integral e holística dessas duas políticas? Onde está a verdadeira articulação das ações, as interfaces e a complementaridade? Essa pulverização causa muito gasto de recursos com pouca efetividade. Venha ver o que é a educação indígena aqui no Amazonas. E a saúde. Um caos total. E os índios a toda hora pedem a presença da Funai naquelas duas políticas para ajudar a organizar a bagunça.

E esse concurso péssimamente realizado? Indigenista Especializado? Tanto faz ser formado em agronomia, filosofia, jornalismo ou engenharia. A senhora sabia que na regional de Tabatinga o responsável pelo setor financeiro é um antropólogo?

A gestão passada disse que ia modernizar a Funai a acabar com o assistencialismo. Pois aqui no Amazonas o que a Funai mais faz é distribuir cesta básica (inclusive para índios que não precisam) e ajudar a enfiar bolsa família nas aldeias, que só está criando mais dependência e aumentando o alcoolismo. Mas eu li uma entrevista sua em que a senhora disse que ninguém pode combater o alcoolismo pois isso seria tutela. Ou seja, hoje a Funai está proibida de proteger os índios das mazelas do contato, pois se fizer isso é tutela.

E por falar em Amazonas, a senhora vai mesmo nomear o coordenador regional de Manaus como coordenador de cidadania indígena? Desculpe mas a senhora não sabe o que está fazendo. Prepare-se para ter muitos problemas.

Não tenho nada contra a senhora, acho que até é boa pessoa. Mas se seu projeto for mesmo levar adiante a reestrutração que a herdou da gestão passada, sua imagem vai ficar muito arranhada junto aos povos indígenas e servidores. Eu e vários colegas trabalhamos nas CTL's em situação de abandono, pagando para trabalhar. A três últimas viagens que fiz às aldeias foi pagando do meu bolso pois não recebo combustível há muito tempo. Faço isso por idealismo e compromisso, apesar das ONG's que influeciam sua gestão dizerem que nós da Funai somos todos retrógados, desonestos e tutores dos índios.

Então o melhor mesmo é acabar com a Funai já que ninguém quer fazer uma reestruturação séria.

Desculpe a sinceridade.


Obrigado pela atenção.

 Índio46

12 comentários:

Anônimo disse...

Caro colega anônimo autor do manifesto,

obrigado por externar tudo aquilo que vemos, que sentimos e que sofremos.

CONCORDO COM CADA PALAVRA!

Triste constatação.

Anônimo disse...

Sr. Índio 46,

parabéns por sua análise, tá muito boa, quase perfeita.

Pelo texto parece que você trabalha no Amazonas, certo?

Pelo texto as ONGs dominam a Funai, mas não são só as ONGs, também tem os partidos políticos, no caso Funai, o PT, que usam os cargos de chefia para agradar aos amiguinhos incompetentes ligados ao PT, que não arrumam coisa melhor e ficam só mamando diárias.

Então, eu incluiria os indicados políticos, além dos ongueiros.

Apesar da falta de citação, fiquei maravilhado com a sua análise.

Parabéns

Anônimo disse...

QUE SITUAÇÃO ESTAMOS VIVENDO. A FUNAI ESTÁ UMA ESCULHAMBAÇÃO GERAL. TUDO COMEÇOU COM A GESTÃO DAQUELE IMBECIL DE MARCIO MEIRA.AS ONGs ESTÃO DOMINANDO, JUNTAMENTE COM OS D.A.S. PETISTAS TOTALMENTE INCOMPETENTES, ENCOSTARAM OS ANTIGOS INDIGENISTAS E SERVIDORES E QUEM ESTÁ PAGANDO O PATO SÃO OS INDIOS,QUE DEVIAM FAZER MAIS MANIFESTAÇÕES E PEDIR AJUDA INTERNACIONAL,PORQUE PEDIR AJUDA PRA ESSA DILMA,NÃO VAI ADIANTAR POIS A POLÍTICA É ESSA ANTI-INDIOS.DECEPCIONADO COM ESSE PT.

Anônimo disse...

Causa-me enjoo, não assisti e nem li a entrevista que a Presidente Marta fala da capacidade dos ébrios (bêbados) o o nosso Código Civil ja contempla essa condição, e torna-se tutelado todo cidadão que é interditado pelo Estado o diagnóstico de alcoolismo é dado em consonância do medico com o provável paciente e, alcoólico é somente aquele que admite a sua incapacidade de gerenciar a sua vida (mas ai ele já não bebe).
O CC Brasileiro (mais recente) é de 2002, bem tempo depois da Promulgação da Constituição
Sendo incapazes: menores de 16 anos e
II - os que, por enfermidade ou deficiência mental, não tiverem o necessário discernimento para a prática desses atos;

III - os que, mesmo por causa transitória, não puderem exprimir sua vontade.

Art. 4o São incapazes, relativamente a certos atos, ou à maneira de os exercer:

I - os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos;

II - os ébrios habituais, os viciados em tóxicos, e os que, por deficiência mental, tenham o discernimento reduzido;

III - os excepcionais, sem desenvolvimento mental completo;

IV - os pródigos.

Parágrafo único. A capacidade dos índios será regulada por legislação especial. (não tem esse regulamento ainda, mas como era antes de 2002?)

Mas voltando ao Ébrio (bêbado, embriagado, manguaçado) habitual que faz o terror em aldeias, matando, agredindo, roubando o sossego da comunidade e da Segurança publica, se assim o fosse, os serviços de segurança publica tb são serviços assistencialistas, o conselho tutelar qdo tira os filhos dos pais bêbados e os colocam numa creche por pais serem bêbados e, paternalismo assistencialista aos pais, dando, inclusive a eles nenhuma responsabilidade em cuidar de seus próprios filhos e mais tempo para enxarciarem pois não tem os filhos para cuidar e, nenhuma abordagem da situação é feita a esses pais, dando-lhes a oportunidade da convivência com os filhos fora do álcool.
e, alem do mais, a Marta está certa, mas não no sentido da tutela, ela está errada, se quer tratar de um bêbado na marra, tem de interditar e, interditado ele passa à condição de Tutelado. Mas a FUNAI de norte a sul do Brasil, servidores deparam até, com bêbados que querem parar de beber e, somos incapazes de dar uma direção e uma palavra amiga a esses indivíduos. Agimos com preconceito, falamos com rispidez, deveríamos ser treinados para atender a essa clientela, alertar sobre os males que causa o descontrole, acredito que amenizaríamos o problema mas nao o seguinte conceito do Dr. Chades Richet, de Paris (Vencedor do Prêmio Nobel de Fisiologia) diz:

«O álcool paralisa os sentidos, cria o desamparo, causa vômitos, elimina o débil reflexo da razão que vacila na nossa mente pobre. Supera o homem forte e torna-o como um animal enfurecido que com a sua face mudada e os olhos avermelhados, faz juramentos, ameaça os que o rodeiam e insulta os inimigos imaginarias. Em nenhuma espécie de animais, nem entre porcos, nem chacais, nem burros, tal ignomínia é encontrada. A coisa mais feia na criação é o bêbado: um ser repulsivo, que envergonha a qualquer um de pertencer a sua espécie.»

Anônimo disse...

Índio46

Mesmo com o retorno da Coordenação aqui de S.Luis,concordo com a extinção total da FUNAI,pois já está no CTI.Quase pronta para ser entregue de vez para o município para os políticos "tomares conta dos índos" e suas terras,claro,juntamente com as ONGs.Vejam voces o que está acontecendo em BELEM-PÁ,se não bastasse essa perversa reestruturação,os incompetentes dos D.A.S. do PT,o próprio indigenista "indigenista?" antigo da FUNAI,ex-coordenador,agora coordenador de CTL,está fissurado em acabar de vez com a FUNAI Belém. Amigos de Belem estão indignados e ameaçados. Gente,Belém tem toda a estrutura para não ser extinta,porém por conta da vontade desse "indigenista",acredita-se que a vontade do ex-coordenador,prevaleceu.

Anônimo disse...

Não entendi, São Luis foi extinta e agora voltou a ser Coordenação Regional? Como foi isso? Ou ficou apenas como Coordenação Local?

Anônimo disse...

04/10/2012 13:30
Coordenador da Funai e caciques são acusados de compra de votos em Miranda
Aumentar texto Diminuir texto

Tavane Ferraresi

O coordenador da Funai (Fundação Nacional do Índio), Edson Fagundes, e dois caciques de aldeias de Miranda, estão sendo investigados por sufrágio de votos em favor da candidata ao cargo na Prefeitura de Miranda, Juliana Pereira Almeida (PT).

Nesta quarta-feira (3), o indígena Eugênio Santana, 62 anos, registrou boletim de ocorrência acusando os caciques Edilson Antônio, da Aldeia Cachoeirinha e Fernando Antônio da Silva, cacique da Aldeia Argola apoiando o coordenador da Funai na compra de votos.

Segundo Santana, sua sobrinha, Braulina Francisca, realizou uma reunião em sua casa, na aldeia Cachoeirinha, com várias pessoas, inclusive, os caciques e Edson Fagundes. Ele disse ter percebido o movimento de pessoas e foi lá verificar o que estava acontecendo.

Eugênio afirmou em depoimento à polícia, que viu o coordenador da Funai prometendo aumentar o salário dos funcionários da Secretaria Indígena em troca de voto à candidata Juliana.

O denunciante informou que os caciques apoiaram a atitude do coordenador da Funai e por saber que a atitude é ilícita ele resolveu denunciar. O boletim foi registrado com o n° 702/2012 e o caso está sendo investigado pelo delegado Edson Luiz Ruiz Ubeda da Polícia Civil de Miranda.

Corrupção Eleitoral

O crime de compra de votos está previsto no artigo 41-A da Lei das Eleições (Lei 9.504, de 1997) e “doar, oferecer, prometer ou entregar, ao eleitor, com o fim de obter-lhe o voto, bem ou vantagem de qualquer natureza” são práticas que configuram essa transgressão.

Como punição, a lei estabelece a aplicação de multa ou cassação do diploma eleitoral do candidato que tenha se beneficiado da irregularidade.


FUNDAÇÃO NACIONAL DO ÍNDIO
PORTARIA No- 1.269, DE 4 DE OUTUBRO DE 2012
A PRESIDENTA DA FUNDAÇÃO NACIONAL DO ÍNDIO
- FUNAI, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo
Estatuto, aprovado pelo Decreto no- 7.778, de 27 de julho de 2012,
resolve:
Exonerar, a partir de 04 de outubro de 2012, o servidor
EDSON FAGUNDES, matrícula no- 3480277, CPF no- 543.401.951-20,
do cargo em comissão de Coordenador Regional, código DAS 101.3,
da Coordenação Regional Campo Grande-MS.
MARTA MARIA DO AMARAL AZEVEDO

Anônimo disse...

ESTA COMEÇANDO BEM PRESIDENTA, SÓ FALTA AJUSTAR A COORDENAÇÃO REGIONAL DE MACEIÓ, MANDA O FRED PARA BEM LONGE DAQUI LEVANDO JUNTO O SEU SUBSTITUTO, QUEM SABE , PARA CAMPO GRANDE,

Anônimo disse...

Anônimo Anônimo disse...

http://veja.abril.com.br/noticia/economia/justica-manda-funai-intervir-em-invasao-em-belo-monte

A Justiça Federal do Pará determinou que a Fundação Nacional do Índio (Funai) faça uma "intervenção pacífica" para tentar acabar com a invasão no canteiro de obras da Usina de Belo Monte. A invasão feita por manifestantes contrários à construção da hidrelétrica forçou o consórcio Norte Energia a suspender as obras por motivos de segurança.

A decisão do juiz federal Marcelo Honorato prevê a participação do Ministério Público Federal nas negociações. A Procuradoria deverá ser informada antecipadamente sobre as medidas e reuniões entre os índios e a Norte Energia, empresa responsável pela construção da usina.

Anônimo disse...

Agradecemos, mas o pessoal aqui de Campo Grande já tem seus próprios problemas


"5 de outubro de 2012 08:49
Anônimo disse...

ESTA COMEÇANDO BEM PRESIDENTA, SÓ FALTA AJUSTAR A COORDENAÇÃO REGIONAL DE MACEIÓ, MANDA O FRED PARA BEM LONGE DAQUI LEVANDO JUNTO O SEU SUBSTITUTO, QUEM SABE , PARA CAMPO GRANDE,"

Anônimo disse...

A sua análise está muito bem colocada, nós servidores apostamos na nova gestão, mas me parece que os passos são lentos demais e falta coragem e peito pra tomar decisões certeiras dentro da funai. Quase nada mudou nesse órgão... Senhora presidente, sou servidor nordestino e nós, da casa, acreditamos no seu trabalho e botamos nossas esperanças na sua administração. Porfavor, arregace as mangas e realmente tente enxergar com o bom censo. Tire essa cambada de pessoas das Coordenações Regionais que usam os seus DAS para fazer política em benefício próprio. Que tal aproveitar os próprios servidores da casa que detem experiências e capacidade para administrar, por favor, varra ao resíduos de sugeira da Administração passada. Vamos colocar temperos para estimular os servidores, sem perseguições, por favor. Vamos reunir, vamos discutir juntos, desconfie daquela CR muito certinha como a do nordeste e outras que acham que são os donos do órgão. O que será que há por detrás das cortinas? Autoritarismo, centralização, sentimento de sabe tudo, sentimento de apropriação do órgão, perseguição com servidores, excesso de viagens e diárias, falta de autonomia aos Chefes das CTLs, isolamento, falta de diálogo com servidores e excesso de amizade com políticos locais???? Esse pessoal que já são aposentados, já estão ultrapassados, tem que sair das funções e deixar o cargo para idéias novas e flexivis. Aí sim, vamos ter realmente mudnças.

Anônimo disse...

Diante de tantos desabafos e denúncias de abandono principalmente nas CTL"s e nas aldeias indígenas de todo o Brasil, como servidor do órgão, gostaria de deixar meu lamento e minha revolta diante das injustiças de Brasília e de Cr"s que não tomão nenhuma providência.
O recado vai para a CR de Belém em Altamira, a Sra. Estela/Coordenadora Regional e Sra. Presidente da FUNAI de Brasília: Porquê a CTL de Belém, que não teim índios nenhum subordinada a ela, mantêm 03 FUNÇÃOS GRATIFICAdAs: 1º, do Chefe Sr.Julcelino Bessa, 2º, é o da Sra Iraneide Fonseca, que até hoje recebe uma função gratificada, não sei porque, se ela não é chefe de nada e a 3º, quem recebe é a secretaria do Sr. Julcelino, que era a função gratificada da loja artíndia e há muito anos já fechou. Porquê essas mordomias para a CTL de Belém que não tem nenhum índios, se outras CTL que realmene precisa, estão no deiscaso e abandonadas???? Esse tipo de coisa têm que ser denunciado e isso sim, merece um processo administrativo bem grande, já que mexe com dinheiro público, indevido. A CTL de Belém tem que fexar, mas parece que ela é uma justificativa, só pra segurar servidores na cidade, sem nada pra fazer...
Senhora presidente,Sra Estela, vamo tirar essas funçãos indevidas e remover esse pessoal pra ctl de Altamira, Paragominas, Capitão Poço e Tomé Açu, todos estão ociosos e precisando de um incentivo e o governo pagando seus salários, pagando luz do prédio, pagando combustível, etc. Isso é vergonhoso, uma CTL inoperante, onde o Chefe passa o dia intero na frente de um computador, na internet, onde quem dá o comando pros restos mortais da FUNAI de Belém é o problemática servidora, Iraneide Fonseca que com sua postura bem
ultrapassada, arcaica, centralizadora e ainda com sentimento de poder, achando que a funai é propriedade exclusivamente sua. Esse perfio da FUNAI de Belém, continua o mesmo de antigamente e só vai mudar quando servidores desse perfio saírem ou forem afastados, e assumirem, os novos servidores concurçados, com novas idéias, novas metodologias, novas expressões... por enquanto, os novos colegas concurçados que vieram p/esta CTL de Belém, são discriminados, mal afamados, perçeguidos, desmoralizados por essa mulher e outros servidores que não conseguem enchergar o novo, que não conseguem deixar o velho para trás e dar a mão para novas pespectivas, novos caminhos que levarão a um novo começo, a um indigenismo renovado, mais eficaz,onde os índios, de fato, estarão melhor representados.

 
Share