quarta-feira, 2 de maio de 2012

VITÓRIA DOS ÍNDIOS PATAXÓ-HÃHÃHÃE

O mInistro Ayres Britto, presidente do Supremo Tribunal Federal, acabou de encerrar a sessão (inesperada, pois estava agendada para a próxima semana, daí a ausência de índios e seus adversários na plateia) que tratou da Ação Civil Originária 312, impetrada pela FUNAI, em 1982, pedindo a nulidade de títulos conferidos pelo governo da Bahia a fazendeiros dos municípios de Camacuã, Pau Brasil e Itaju do Colônia.

O ministro proclamou o resultado pela nulidade de todos os títulos desses fazendeiros que insidem sobre a Terra Indígena Caramuru-Catarina Paraguaçu, demarcada pelo SPI e governo da Bahia desde 1937.

Esta é a maior vitória dos índios brasileiros e do indigenismo praticado pela FUNAI desde a homologação da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, em abril de 2005.

Para mim, que acompanho essa causa não só como antropólogo, mas também como brasileiro comum, esta vitória é um feito extraordinário e merecedor de todos os encômios que se queira dirigir ao STF, apesar de ter demorado tanto a decidir pelo assunto.

Eis que está proclamado pelo STF que a Terra Indígena Caramuru-Catarina Paraguaçu, com 54.000 hectares, localizada na zona cacaueira do sul da Bahia, pertence única e exclusivamente aos índios PATAXÓ HÃHÃHÃE!!!

Confesso minha completa emoção e alívio com esse veredicto. Assisti a boa parte da votação, alertado por um amigo índio via Facebook. Ouvi a ministra Carmen Lúcia proferir seu voto como relatora, seguindo os termos e a qualidade cristalina já apresentada pelo voto do antigo relator, ministro Eros Grau, o qual vale na contagem.

Não ouvi os votos dos ministros Cezar Peluso, Joaquim Barbosa e Rosa Weber, nem o voto contrário do ministro Marco Aurélio, porém ouvi as considerações finais do ministro Celso de Melo, que votou positivo, e os considerandos finais sobre a proclamação do resultado apresentados pelos ministros Fucs, Britto, Peluso e o próprio Ayres Britto. Este último fez questão de proferir e comentar seu voto, o que deu um resultado final de 7 votos positivos contra 1. Não votaram os ministros Ricardo Lewandoski, por ausência do país, Dias Tofolli e Gilmar Mendes, por impedimento,  já que ambos defenderam essa causa como procuradores da União, antes de serem ministros do STF, e Luiz Fux, porque é quem substituiu o ex-ministro Grau, cujo voto foi computado anteriormente.

Enfim, por 7 votos a 1 o STF declara que a Terra Indígena Caramuru-Catarina Paraguaçu pertence por direito constitucional aos índios PATAXÓ HÃHÃHÃE. Dá para se fazer uma súmula sobre esse assunto, o qual foi analisado e relatado em termos jurídicos por diversos dos ministros citados.

A Terra Indígena Caramuru-Paraguaçu não pode ser mais revogada, nem posta em dúvida. Os Pataxó foram redimidos de todo seu sofrimento passado, desde o primeiro contato a que foram submetidos, em 1923, por todas as perseguições anteriores e posteriores, pelo esbulho de suas terras, pelos enganadores e malfeitores que os exploraram, por alguns funcionários do SPI, que inescrupulosamente arrendaram terras a colonos que chegavam àquela região, até a morte de Galdino Jesus dos Santos, há 15 anos, pela maldade de playboys de Brasília, e até todos seus mortos recentes.

Estão de parabéns os índios PATAXÓ, em primeiro lugar. Mas também muita gente que esteve ao lado dos Pataxó.

A FUNAI merece todo nosso respeito, por nunca ter vacilado sobre esse tema. Diversos indigenistas e advogados de antanho e da atual era da FUNAI. Menciono aqui Porfírio Carvalho e Odenir Oliveira como indigenistas que ajudaram os Pataxó a voltar às suas terras, e Moacyr Lira e Ricardo Coutinho como advogados da FUNAI.

Presto minha homenagem ao CIMI -- Conselho Indigenista Missionário -- por sua persistente defesa e comprometimento com os Pataxó, em todas as instâncias, desde assistência jurídica até solidariedade e atuação indigenista.

Presto uma saudosa homenagem ao antropólogo Carlos Moreira, que reavivou a etnohistória indigenista, renovando o Museu do Índio, nos anos 1980s, e criando o Setor de Documentação do Museu, e que tanto serviço tem prestado à recuperação de direitos e de terras indígenas. Ele sonhou com a redenção dos Pataxó.

Homenageio a antropóloga Maria Hilda Barqueiro, por seu belo trabalho etnohistórico de resgate da história de todos os povos indígenas do sul da Bahia, aqueles índios que um dia foram chamados de Aymoré, os variados povos indígenas de cultura Botocudo, Baenan, Mongoió e tantos outros de quem sabemos em pitorescas gravuras de pintores do início do século XIX. Quando presidente da FUNAI acolhi o livro da Hilda para publicação, e deve ser publicado pela FUNAI.

Meus cumprimentos calorosos aos líderes Pataxó da atualidade, que tanto e incansavelmente lutaram por seus direitos, quase sempre sob perigo de morte, e com sacrifício para muitos de seus parentes. Entre eles, e esquecendo nomes importantes, cito, por conhecimento pessoal, Nailton Muniz Pataxó, Gerson Pataxó, Adilson e Luiz Titiá .

Agora caberá ao governo Dilma acionar os poderes de sua administração, da segurança pública e da Polícia Federal, e do desenvolvimento econômico, para que tudo se resolva na calma,e que os fazendeiros que ocuparam por tanto tempo essa terra indígena se retirem sem causar mais dores e sofrimentos aos índios.

Que seja pela paz e pela boa vontade. Seja como for, não poderá haver recuos!


31 comentários:

Dona Sra. Urtigão disse...

Fiquei feliz quando soube, mas logo desanimei. Receio que entre a decisão e a efetivação transcorra tempo demais, suficiente para novas dores. Se fosse ao contrario, a retirada dos proprietários desde sempre em prol dos fazendeiros, aí certamente seria agilizado

Ceisa disse...

Caro amigo, obrigada pelo apoio aos povos indígenas.É de pessoas como vc q o mundo precisa, com senso de justiça.Tenho certeza q o povo Pataxó Hã hã hãe,ficaram muito feliz com seu
apóio..Valeu, fique com Deus

Anônimo disse...

lembrem-se da TI Maraiwatsede com a descisao para desopcupação nas maos, essa equipezinha do ex Marcio Meira dormiram no ponto sentaram na descisao do Supremo por mais de um ano e nada fizeram para a retirada dos posseiros- invassores daquela terra indigena em tempo habil. Ai os fazendeiros com apoio de politicos do Mato Grosso conseguiram agora cancelar o laudo antropologico da demarcação da TI Maraiwatsede. deixaram os indios Xavante na pior. Essa equipe deveria ser pressa, e responder pelas suas mazelas aos indios nem que seja no fogo do infernnnnnn.

Anônimo disse...

A ex-administração Recife, que cuidava de mais de 40 mil indigenas no Estado de Pernambuco esta a mercê dos das Regionais de Maceió e Paulo Afonso , as duas sem nenhuma estrutura.

Anônimo disse...

cumpanherô vc não sabe mas a T.I. Maraiwatsede ja´enricou muita gente e tem até sertanista metido no meio..

Anônimo disse...

TA AÍ UM DO MELHORES PRODUTOS DA DIREÇÃO MARCIO MEIRA, POIS FOI A DPT QUE AGILIZOU O PROCESSO E FEZ CHEGAR IMEDIATMENTE AO SUPREMO PARA DEFERIR O PEDIDO DOS INDIOS EM REFERENCIA AS SUAS TERRAS INVADIDAS DESDE A MUITO TEMPO.

ALI ZANU CRESCI

Anônimo disse...

Os índios de pernambuco estão sofrendo na pele os atendimentos precários por parte das CR de Maceió e de P. Afonso , nenhum dos dois teem competência para os cargos de Coordenadores Regionais ,só vivem viajando para não fazerem nada. Notem bem são mais de 40.00o índios desassistidos em todo Pernambuco.

Anônimo disse...

Indígenas ocupam prédio da Funai em Brasília
Inserido por: Administrador em 07/05/2012.
Fonte da notícia: Assessoria de Comunicação - Cimi
Cerca de 40 lideranças de seis povos do Acre acamparam no fim da tarde desta segunda-feira, 7, o prédio da Fundação Nacional do Índio (Funai) em Brasília (DF).

Os indígenas afirmam que só sairão do local quando a presidenta do órgão, Marta Azevedo, recebê-los em audiência para entrega de reivindicações.

“Estamos faz uma semana tentando uma agenda com ela e até o momento a presidenta não reservou agenda para nos atender. Vamos ficar aqui aguardando”, declara Ninawá Huni Kuĩ.

A liderança indígena que eles trazem “situações sérias” envolvendo os povos do Acre, inclusive com risco de derramamento de sangue entre os Jaminawá e invasores de terras, inclusive já demarcadas.

“Fomos recebidos pelo MEC (Ministério da Educação), Secretaria de Direitos Humanos, Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena) e a Funai não quer conversar”, lamenta.

Os indígenas mostram-se insatisfeitos com o cronograma para criação de Grupos de Trabalho (GT) proposto pela Funai para a demarcação de terras no Acre: 2015. Para eles, as terras prioritárias (com conflito) devem ser para este ano e as demais até o final de 2013.

Pedem ainda segurança para lideranças indígenas ameaçadas, além da efetivação das coordenações regionais do Juruá (aprovada, mas não instalada) e do Purus, com sede em Rio Branco, mas inoperante.

“Vamos permanecer acampados na Funai. Em Rio Branco, a ocupação da sede regional será retomada se a presidenta não nos receber”, afirma Ninawá.

O indígena explica que Marta Azevedo, conforme a secretaria da Funai, estava em reunião no Ministério do Planejamento para tratar da reforma do prédio da Funai. Com isso, não poderia atendê-los e enviou representantes.

“É mais importante a estrutura de um prédio que caciques à beira da morte, que indígenas morrendo e sendo ameaçados por fazendeiros? Queremos falar com a presidenta”, questiona Ninawá.

Anônimo disse...

Muito engraçado,ou querem acabar com a CTL Recife, ou o seu coordenador regional não esta com nada. Na CTL continua faltando tudo, Agua mineral para consumo dos servidores, telefones, internet, veículos, gasolina, agora verbas para diarias de comissões contra os servidores, esta sim tem que aparecer, mesmo que a Justiça Federal os inocente.Coitadinho dos servidores.Gente procurem a Justiça não desistam voces vencerão tenho certeza disso.

Anônimo disse...

QUEM FALOU QUE A CTL DE RECIFE ESTA FALTANDO TUDO. TEMOS AGUA MINERAL, COMPRADA PELOS SERVIDORES, TELEFONES CELULARES,E 01 ORELHÃO,INTERNETE COM O MOLDE DE ALGUNAS SERVIDORES, E VEICULOS PARTICULARES E NÃO É PRECISO COMPRAR GASOLINA PARA ABASTECIMENTO, E AS COMISSÕES NÃO PRECISAM SE PREOCUPAR NÃO DAR NENHUM PREJUIZO POIS FUNCIONA FORA DA FUNAI. E PRA QUE SE PREOCUPAR COM O COORDENADOR REGIONAL DIFICILMENTE ELE APARECE E QUANDO APARECE ENCHE OS SERVIDORES DE ESPERANÇA MAS O SEU SUBSTITUTO LOGO CORTA O MAL PELA RAIZ E DIZ PRÁ QUE GASTAR DINHEIRO COM RECIFE, O QUE CHEGA DE BRASILIA MUITO MAL DÁ PARA GASTAR COM AGENTE AQUI EM MACEIÓ.ELES LÁ EM RECIFE JÁ ESTÃO ACOSTUMADOS POIS FAZ MAIS DE 02 ANOS PARADO ENTÃO DEIXA ISSO PRÁ LÁ O COORDENADOR TÉCNICO QUE SE VIRE.ISSO É UMA REALIDADE. TADINHO DOS SERVIDORES DE RECIFE, AÍ O SUBSTITUTO DO COORDENADOR TÁM COM PENA FICA COM ELES.

Arão da Providencia Guajajara disse...

VIROU MODA NO BRASIL ASSASSINAR LIDERANÇAS INDÍGENAS COM DIA E HORA MARCADA.


Fui convidado para acompanhar uma reunião de lideranças guajajara de todas as TIs do Maranhão e representantes das principais comunidades indígenas, na Aldeia Coquinho (TI Canabrava), às margens da BR 226 entre os municípios de Grajau e Barra do Corda no dia 11 de abril do corrente ano. A reunião estava bem representativa com um grande número de lideranças indígenas; Polícia Federal; Militar e Rodoviária Federal; Coordenadores Regional e local da FUNAI; Secretária de Direitos Humanos do Estado do MA; Gestores da Educação e representantes das prefeituras de Grajaú; Barra do Corda e do Jenipapo dos Vieiras. O ponto alto das intervenções foi à questão das ameaças que as lideranças estão sofrendo em função da invasão das TIs por madereiros, traficantes e outros criminosos. Neste ponto fiz uma fala em tom áspero e elevado culpando a FUNAI, órgão gestor da assistência indígena, pelas mortes que estão ocorrendo. As questões relacionadas à saúde e a educação, em vista da já conhecida situação, prefiro não tecer considerações. Era flagrante o desespero das lideranças em relação às ameaças sofridas, sendo, inclusive, mencionado alguns nomes de lideranças ameaçadas. No final da reunião me arrependi de ter usado uma forma áspera para me dirigi àquelas autoridades na vã inocência de que aqueles gestores tomariam medidas imediatas para intervir naquela situação e impedir uma tragédia. No dia 28 do mesmo mês fui surpreendido com a notícia de que uma de nossas principais lideranças a cacique Maria Amélia Guajajara, liderança da Aldeia Coquinho II da mesma TI Canabrava, teria sido assassinada por dois sujeitos que utilizavam uma moto. Se não fosse certo acontecer uma tragédia, seria no mínimo previsível e fiz questão de frisar no meu pedido para que a FUNAI atuasse no caso pois era de sua atribuição e que aqueles cidadãos estão na condição de Defensores Públicos de Direitos Humanos Indígenas e que a ela estão disponíveis os mecanismos para evitar esses casos de violação dos DHs. Saí daquela reunião certo que no mesmo dia seriam tomadas as medidas porque idêntica situação acabara de acontecer com o Pajé Kaiwá Veron que até hoje visito o sitio do movimento indígena continental para ler a denúncia postada pela militante Miryan Hes dando conta de que todas as autoridades tinham conhecimento de que a qualquer momento aconteceria uma tragédia e a FUNAI nada fez. Tanto no caso da Cacique Guajajara como no caso do Pajé Kaiwá, que foi assassinado com o maracá na mão, as medidas de colocar a Força Nacional só aconteceram após o dia e a hora já anunciados para acontecer a tragédia e o sistema de proteção dos DPDH nunca foi acionado. Estava esquecendo de dizer que estavam presentes, também, à reunião, o CIMI e a COAPIMA que o coordenador Regional da FUNAI fez questão de dizer que estava no cargo graças ao apoio dessas duas entidades, assim como toda a diretoria do órgão. Então os diretores ou representantes dessas entidades são tão responsáveis por essas tragédias quanto os gestores da FUNAI.
Abçs.
Arão da Providência Guajajara
CDH/OABRJ

Anônimo disse...

MONÇÕES DE APLAUSOS A COORDENAÇÃO REGIONAL DA FUNAI JUINA E CTL JUINA, ARTICULARAM COM A MAIOR REDE DE TV BRASILEIRA " A GLOBO", ONDE DIA 22 DE JUNHO DE 2012 (NA SEMANA DA RIO+20) PASSARÁ O GLOBO REPORTER EXCLUSIVAMENTE DEDICADO À COMUNIDADE INDIGENA ENAWENE-NAWE.EXPOSIÇÃO QUE ALCANÇARÁ COM CERTEZA RESULTADOS POSITIVOS, EM ESPECIAL A LUTA PELA TERRA E A PRESERVAÇÃO ETNOAMBIENTAL.
PARABENS ANTONIO CARLOS AQUINO,RENAN ESPESSATO E O INDIGENA ESPECIALIZADO LUIS CARLOS JUNIOR

Anônimo disse...

SERÁ QUE A FUNAI VAI PARTICIPAR DA FENEART. " FEIRA INTERNACIONAL DE ARTESANATO " O ANO PASSADO FOI UM FRACASSO PARA NÒS INDÌGENAS, AGORA COM A MUDANÇA DO PRESIDENTE TALVEZ MELHORE UM POUCO, POIS O ANO PASSADO A FUNAI DE MACEIÒ E PAULO AFONSO NÃO DERAM NENHUM APOIO, ESPERO QUE O DR. PAULO FERNANDO NOS AJUDE ESSE ANO E FALE COM A PRESIDENTA DA FUNAI DIRETAMENTE.E NÃO ESPERE PELO FREDE DE MACEIÓ E O CARLOS DE PAULO AFONSO ESTES NUNCA AJUDARAM A NOS

Pedro Caldas disse...

Antonio Carlos , Renan Espessato e todos os que compõe a CTL Juína estão de parabéns, acima de tudo são merecedores desses resultados pois a luta que empenham por essa e por outras Etnias do Noroeste de MT é sem dimensão. Abnegados e dignos pois defendem a causa indígena com muita vontade esquecendo as barreiras intransponíveis que aparecem, PARABÉNS...

Anônimo disse...

Ao Pedro Caldas e outros que tecem elogios à FUNAI/JUINA-MT., é de bom agrado que incluam nominalmente, evidentemente, o Sr. Pedro Paulo. Esse, sim, além dos demais já citados, Ele bem antes mesmo dos demais citados, vem dando sua valiosa contribuição.
Com certeza sem a presença do Pedro Paulo, a FUNAI de Juína estaria patinando, ao menos em matéria de Gestão Pública.
Em razão disso, digo parabéns a todos e em especial ao Sr. Pedro Paulo, que abdicou de transferências em prol do companheiro Antônio Carlos.
Abraços a todos.

Anônimo disse...

Porque a FUNAI continua a perseguir seus servidores, só por discordarem do Decreto 7056. nunca se viu tantos PADs na hist´ria da FUNAI a Presidente Drª Marta precisa ver isso, e o pior disso tudo fica bem claro discordo da senhora toda poderosa PADs em cima deles, nem as comissões se entendem com ela.Presidente ela não pertece ao quadro e o Junho tão esperado vem aí gente competente para ocupar essa vaga tem de sobra.

Pedro Caldas disse...

Caro Anônimo,
Realmente deixei de referendar o nome do companheiro Pedro Paulo, como também de vários outros companheiros merecedores de citações, porém em se tratando de Enawenê-Nawê, espelhei-me em uma recente experiência quando participei de um trabalho com a equipe da Brasil Socioambiental, e tivemos a grata satisfação de poder conviver com estes seres humanos, que nos receberam com respeito e elegância, numa demonstração clara de confiança extrema no trabalho desenvolvido principalmente por Antonio Carlos e Renan Espessato para aquela Etnia, pois eles dedicam com exclusividade a estes irmãos que vivem isolados pela distancia de suas Terras, para se protegerem da voraz ocupação Antrópica do nosso meio.

Anônimo disse...

Ao postante anonimo de "14 de maio de 2012 18:22 ", sou da FUNAI e tenho percebido o destaque em que se coloca a funai de juina tanto na questão da gestão publica como na questão indigenista, infelismente não conheço o servidor citado acima e nem os demais que fazem o meio de campo administrativo o que eleva aquela unidade ao destaque merecido. Com certeza os meritos tem que ser rateados com todos. Em um seminario aqui em Brasilia-DF tive o prazer de conhecer o coordenador, que a primeira vista me pareceu ser uma pessoa com postura compativel ao cargo que ocupa, e isso sempre é confirmado quando encontro com os indigenas da região de Juina, elogiando-o e aprovando a gestão da regional Juina.

Anônimo disse...

Como está a situação dos indígenas kadiwéu?

por favor Professor Mércio, seria possível nos atualizar sobre esse assunto?

Anônimo disse...

Os indios estaõ revoltados com o coodenador de Cuiaba, a sede esta a tres meses com telefone cortados, e o cara só em Brasilia atrás de diarias pra comprar gado e botar na fazenda do pai dele em caceres...figaaa

Anônimo disse...

fico preocupado com a situação de Cuiabá, qdo a Sede nao manda grana para a manunteção, algo pode acontecer, além do mais a CR de Cuiabá esta perto do nada. principalmente dos indios. vai que extinguem aquilo lá de novo e botam serviços para a minha turma novamente.. tá tao bao esses tres anos de coçassão!!!!

Anônimo disse...

ao senhor COÇASSÃO,porque voce não faz igual ao soldado zero um(01) da tropa de elite(filme) "PEDE PARA SAIR", e para de fica ai mamando nas tetas do herario publico,,,,,brincadeira viu....e num vem me falar que é poruqe a CR CUIABA num faz isso ou aquilo ta,,,servidor bom sevira nos 30 e arranja um jeito de justificar o provento e tenta produzir alguma coisa para os indios..

ALI ZANU CRESCY

Anônimo disse...

EM CUIABA DEVERIA EXISTIR MESMO SOMENTE O CENTRO CULTURAL YKUYAPA,,,,TA AI UMA BOA IDEIA PARA A SENHOR PRESIDENTA, PEGAR A ESTRUTURA DA REGIONAL DE CUIABA E ABRIR EM ALGUMA REGIÃO EM QUE TENHA INDIOS REALMENTE...EU NÃO SOU DA FUNAI, POREM EM FUNÇÃO DE MINHA PROFISSÃO EU VOU SEMPRE NAS COORDENAÇÕES REGIONAIS DA FUNAI, QUANDO VOU NA FUNAI CUIABA EU NAU VEJO NENHUM INDIO, AGORA QUANDO VOU NAS FUNAI DO INTERIOR (COLIDER,BARRA DO GARÇAS,CANARANA,JUINA,TANGARA E ETC)

Anônimo disse...

O GLOBO REPÓRTER DA REDE GLOBO SOBRE OS ENAWENE-NAWE NÃO SERÁ MAIS NO DIA 22 DE JUNHO CONFORME FOI ANUNCIADO ANTERIORMENTE NESTE BLOG, FOI ANTECIPADO PARA O DIA 8 DE JUNHO DE 2012,,,,,,,,,,,,MAIS UMA VEZ PARABENS A COORDENAÇÃO REGIONAL DE JUINA E CTL ENAWENE-NAWE

Anônimo disse...

Pelo visto o bando do Meira vai continuar dando as cartas na funai.

Anônimo disse...

dizem que na cr cuiabá, não vai indio..
e nem precisa pq o coordenador qdo vai pra aldeia leva uma camionete cheia de "Sacolão e roupas da receita federal" pra que os indios não venham pra cidade cobrar seus direitos..e a fazenda em caceres-mt..só boi

Anônimo disse...

VCS ESPERAVAM O QUE ????????, ACREDITA QUE IRIA OCORRE MUDANÇAS..

Anônimo disse...

Na realidade estamos diante de uma das maiores mentiras da História, pois a terra nunca pertenceu e nem peertencerá aos índios... Ou vocês não sabem que estas terra pertencerão simplesmente ao Governo Federal? os índios foram iludidos com falsas promessas da posse da terra para cometer grandes injustiças contra os legírtimos donos das terras. Não vai ser o STF, nem a Funai, nem o CIMI, nem o Governo que trará paz aos índios enquanto houver gente que os estiver incitando a este tipo de pretensão. Pra que os índios querem tais terras? Pra caçar calango? O que a Funai tem para lhes oferecer a não ser fome e miséria, como já fizeram com os outros de Roraima?

Anônimo disse...

Notícias vinda de Altamira-PA, informam que uma índia xipaya está grávida de um italiano. A índia, de nome Juma, esteve recentemente em São Paulo, participando de um filme que fala da luta conta Belo Monte. Segundo informações, esta índia nunca viveu em uma aldeia, mas se apresenta como uma das lideranças indigenas na luta contra Belo Monte. Os índios estão mesmo perdendo sua identidade ...

Eraldo de Vasconcelos Leite disse...

FUNAI de Luto, tomamos conhecimento e lamentamos profundamente o falecimente do grande indigenista e ex- presidente da FUNAI DINART NOBRE MADEIROS, OCORRIDO DIA 26/05/2012, Na Cidade de João Pessoa.A familia enlutada meus sinceros sentimentos. Eraldo de Vasconcelos Leite

Anônimo disse...

VÁ COM DEUS DINARTE!

A NOSSA ANTIGA FUNAI ENTERRADA POR ESSE ESSE DECRETO 7056 E OS NOSSOS INDIGENISTAS PERSEGUIDOS E INDO EMBORA....QUE PENA!
VALEU DINARTE

 
Share