terça-feira, 3 de maio de 2011

Quantos são os índios no Brasil?

Veja no Portal de Mércio Gomes (merciogomes.com) a primeira análise dos dados do Censo 2010 sobre população indígena. 

Há controvérsias sobre a população indígena brasileira, visto que muitos brasileiras fazem auto-declaração como sendo indígenas, porém sem estarem ligados por parentesco a nenhum povo indígena conhecido. O Censo 2010 teve no seu Questionário um espaço para aquele que se auto-declarasse indígena também declarasse a qual povo indígena está ligado. Vamos esperar esse resultado, pois será importante para definir os números com mais certeza.

Por enquanto, o que temos é o número de 817. 963 pessoas indígenas auto-declaradas, sendo que um número expressivo de mais de 300.000 estariam vivendo em cidades.









4 comentários:

Anônimo disse...

Circulam informações por Arissana e Anari Braz que o IBGE não passou em algumas aldeias Pataxó. Indígenas do MT também denunciam descaso do censo, assim como, indígenas urbanos de São Luiz. Não sei se foi feita alguma representação formal junto ao IBGE, mas a brasa está jogada no mato seco.

Alguém sabe de outra omissão do censo do IBGE?

abraços

Anônimo disse...

http://noticias.uol.com.br/bbc/2011/05/04/comissao-da-oea-deve-revisar-decisao-sobre-belo-monte-diz-secretario-geral.jhtm
O secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), José Miguel Insulza, afirmou que é provável que a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) revise sua decisão sobre Belo Monte, alterando a solicitação feita ao governo brasileiro no início de abril para que paralise as obras no Rio Xingu.

Comissão da OEA deve 'revisar decisão' sobre Belo Monte, diz secretário-geral


agora nem para e acredito que nem jesus na proteção dos indios

Anônimo disse...

Boa Tarde a todos.

Prestem atenção nisso. É o que está acontecendo há muito tempo e parece que as "autoridades" começam a ver o erro cometido pela atual administração.

MPF/PB discute extinção da FUNAI na Paraíba

Conforme o procurador regional dos direitos do cidadão Duciran Farena, a extinção causou grande prejuízo aos trabalhos do MPF/PB, deixando os procedimentos administrativos do órgão praticamente parados. “A Funai na Paraíba encontra-se, desde a reestruturação, em estado de total paralisia. Se as próprias requisições do Ministério Público Federal, que são obrigatórias, não estão sendo atendidas, imagine-se as demais demandas dos potiguaras”, argumentou, acrescentando que “na prática, o que se viu na Paraíba foi desestruturação, pois o que funcionava deixou de funcionar”. A comunidade indígena potiguara sofre com problemas como educação deficiente, demarcação não cumprida, liminares judiciais em prol dos usineiros, problemas com arrendatários, danos ambientais (carcinicultura, desmatamento), trânsito de embarcações e falta de segurança.

Anônimo disse...

Os cálculos do IBGE são ótimos para o "reizinho" e Já estipulou a meta para os próximos da Funai de mandar de 800 mil cestas básicas....

 
Share