terça-feira, 9 de julho de 2013

Álvaro Tukano, um dos pioneiros do movimento indígena, desabafa seu sofrimento

From: Alvaro Sampaio

Date: Tue, 9 Jul 2013 10:28:41 -0300
Subject: índio.
Estive em São Gabriel da Cachoeira, AM, rio Negro, várias vezes. Vi a situação dolorosa, muitas reclamações de pais e mães, de jovens e de viúvas. 

Depois que o Márcio Meira entrou na Funai, a única barreira segura para manter a paz nas comunidades indígenas - Os Postos de Fiscalizações, estavam abandonados. No Rio Negro estavam acontecendo a invasão de garimpeiros nos municípios de Barcelos e Santa Isabel do Rio Nego. Além disso, invasões de empresas de turismo de pesca e deixando os pobres índios numa situação delicada, sem nenhuma proteção.
O custo de vida é caro. Os produtos regionais não tiveram aumento de preços. Os pescadores e piaçabeiros continuam pagando as despesas vitalícias e não há atuação do Ministério Público Federal de Ação Trabalhista para tirar os índios e caboclos da escravidão de patrões.
Me disseram que os meus parentes entraram em depressão - sem perceptivas de futuro. Resolveram fazer a batida de perfume, óleo diesel e pouco de álcool para matar a tristeza que não morre. Os índios morrerm, calados, sem nenhum assistência.
O povo está abandonado, não têm saúde, transporte, educação e nem carinho de ninguém de pessoas que têm DAS no Governo.
Em São Gabriel da Cachoeira, não é diferente. Em 1966 a cidade tinha menos de 500 pessoas. Hoje, são mais de 35 mil, 70% de índios. Certamente, toda a história de colonização do rio Negro foi violenta. Infelizmente, até agora essa violência continua.
Em 1912 chegaram os salesianos e acabaram com nossas casas sagradas, perseguiram os nossos curandeiros e líderes, construíram os colégios em todo o rio Negro. Tive a briga séria com a igreja em novembro de 1980. Por causa de minha denúncia nas instâncias internacionais é que fecharam os internatos e monopólio de comercio de artesanato, passarinhos, couros e outros produtos.
Os missionários nunca defenderam a demarcação da Terra. Mas, nós, índios, com muita garra conseguimos as demarcações das terras.
Muitos índios que tinham medo de ser índios, hoje, ficam na porta da Funai para tirar a Certidão de ìndio, porque quer ter os benefícios do governo. Hoje, até branco quer ser índio, em São Gabriel da Cachoeira.
O poderoso colégio salesiano se transformou num grande hotel. Corre muita grana e, nada de voto de castidade e de pobreza. A moda pegou. Todo mudo quer estudar, ser doutor, ter emprego e curtir a vida. Por isso, desde 1980 até hoje, muitas famílias vieram para São Gabriel da Cachoeira a procura de Ginásio, Segundo Grau e hoje, a Faculdade e, enfim, conseguir emprego.
São Gabriel se tornou violento. Os comerciantes de cachaça e de outras bugigangas estão matando os pobres índios. No porto de Camanaus, São Gabriel da Cachoeira, chegam as enormes balsas cheias de muita pinga. Não existe nenhum controle - muito menos nos Postos de Fiscalização. Assim, a bebida entra direto nas comunidades indígenas e chegam nos lugares mais distantes. Acontecem brigas, mortes e suicídios que nem não contados por ninguém.
Enfim, os meus parentes, também, estão abandonados. Sim, ocorreram muitos suicídios, muitas facadas, espancamentos, atropelamentos e muito comércio de álcool na cidade e no interior.
Nos últimos dez anos, segundo os informes do CIMI, mais de 400 suicídios aconteceram só nos Guarani Kaiowá. Sem contar os de rio Negro, Solimões e outras regiões do Brasil.
Saúde, ainda é pior. Não adianta nem falar. O mais certo é imaginar, chorar calado.
Educação, também, não andou mesmo.
Vergonhosamente, está aí a pobre Funai, desarticulada, abandonada pelo Governo e, se diz, articuladora política indigenista....É de arrepiar.
Tivemos mais confrontos nas selvas com os garimpeiros, madeiros e outros que ignoram as leis brasileiras.
Gostaria de ter o poder, ressuscitar o Marechal Rondon, Darcy Ribeiro,  Juruna e outros líderes para fazer o Tribunal Popular.
É assim que está a nossa realidade, triste. Estamos sem médicos, sem remédios e, sem curandeiros e ervateiros.
Estamos abandonados.
Quem tem o dever de proteger índios, infelizmente, só quer ocupar os DAS, fazer o controle ideológico e, perseguir índios que defendem a paz nas comunidades. É uma pena dizer essas tristezas.
Tudo é verdade.
Álvaro Tukano.

23 comentários:

Anônimo disse...

apaniguados políticos, a maioria sem nenhuma capacidade para as funções - e com a questão

indígena em particular : FUNAI sucateada (apesar do aluguel milionário da nova sede em

Brasília), políticas públicas desarticuladas, retrocessos na demarcação de terras por pressão

dos ruralistas, comunidades indígenas arrancadas de suas culturas e jogadas na miséria.

Henrique considera que a presidente da FUNAI, Maria Augusta Assiratti, da qual

tinha uma impressão positiva por demonstrar abertura para o diálogo, não deve ter pleno

conhecimento do que ocorreu, mas que foi levada a tal decisão por articulações do gabinete

da presidência e da diretoria de Desenvolvimento Sustentável da FUNAI, que protegia Luiz

Fagundes.

Anônimo disse...

Estranho, quando o Presidente era o Meira, todo dia tinha critica a ele neste blog..agora que é a Guta vc ta quieto blogueiro,,

Anônimo disse...

QUANTA INOCÊNCIA DE SUA PARTE, AO FAZER ESTA PERGUNTA. O MACIO MEIRA, TENTOU EXTERMINAR A FUNAI COM SUA CÚPULA, E A GUTA ESTA TENTANDO RESGATAR O QUE FOI DESTRUÍDO , PORTANTO VAMOS AGUARDAR, AINDA TEM MUITO QUE SER FEITO, PRINCIPALMENTE A TROCA DESTE MAUS COORDENADORES, QUE AINDA CONTINUA A CHUPAR O SANGUE DA FUNAI. , FAZENDO UMA VERDADEIRA VARREDURAS NAS DIÁRIAS QUE DEVERIAM SER UTILIZADAS PELOS TÉCNICOS.MAS A EQUIPE DO FUTURO JÁ ESTA DE OLHO NESTES COMEDORES DE DIÁRIAS.

Anônimo disse...

AJUDE A GUTA A ADMINISTRAR A FUNAI COM A SUA EQUIPE, E RESPONDA.
QUAIS OS COORDENADORES E OS QUE FAZEM PARTES DE SUA EQUIPE QUE MAIS VIAJAM E NADA PRODUZEM , A NÃO SER INTRIGAS NAS COMUNIDADES INDÍGENAS E EM SUAS COORDENAÇÕES ?

Anônimo disse...

AJUDAR A EXTERMINAR A FUNAI? ENCOSTANDO QUEM SABE DE FATO, CUIDAR DAS QUESTÕES INDÍGENAS....
O SR. MÁRCIO MEIRA DEVIA TER VERGONHA DA INCOMPETENCIA INSTALADA POR ELES NA FUNAI, ACHAM POUCO E AINDA QUEREM MAIS?
ME POUPE!

Anônimo disse...


É PÚBLICO O ABANDONO DOS NOSSOS INDÍGENAS, EM TODO PAÍS. GOVERNO INCOMPETENTE!!!!ENCHEU A FUNAI DE "FALSOS PETISTAS" QUE SO PERSEGUEM E MALTRATAM.
O PT, DE FATO, DESDE A SUA FUNDAÇÃO, ERA BEM DIFERENTE! NÃO TINHA COMO MEMBROS: PESSOAS DA QUALIDADE DOS QUE AGORA SE APRESENTAM "PETISTA ATÉ DEBAIXO D'ÁGUA". BANDO DE OPORTUNISTAS!!!

Anônimo disse...

ACÓRDÃO Nº 4500/2013 - TCU - 2ª Câmara - (...) Julga as contas a seguir relacionadas regulares com ressalva e dar quitação aos responsáveis, conforme os pareceres emitidos nos autos. Processo TC-029.036/2012-7 (PRESTAÇÃO DE CONTAS - Exercício: 2011) 1.1. Responsáveis: Márcio Augusto Freitas de Meira (Presidente da FUNAI, Aloysio Antônio Castelo Guapindaia (Presidente Substituto da FUNAI, Francisca das Chagas Rocha Picanço (Diretora da Dages, Antônio Carlos Paiva Futuro (Diretor da Dages, Gilberto De Sousa e Silva (Diretor Substituto da Dages e Marco Aurélio Ferreira Peres (Diretor Substituto da Dages. Unidade: Renda do Patrimônio Indígena/Fundação Nacional do Índio/FUNAI/MJ... Determina à Fundação Nacional do Índio que instaure processo de tomada de contas especial em razão da omissão do dever de prestar contas verificadas no âmbito dos convênios Siafi 553551, 660510 e 661982 e do termo de parceria Siafi 628670, pertinentes à Renda do Patrimônio Indígena, bem como apure a responsabilidade pelo atraso na implementação dessa medida, informando ao Tribunal, no prazo de 180 dias, os resultados obtidos;... (p. 121)

Anônimo disse...

PAPAI NOEL EXISTE OU NÃO EXISTE. É CLARO QUE EXISTE, AGORA O QUE EU TENHO CERTEZA QUE NÃO EXISTA, E A REFORMA DO PRÉDIO DA CTL RECIFE, VEJAMOS O PORQUE:
SE DEPENDER DO COORDENADOR REGIONAL DE MACEIÓ ELE JAMAIS PERMITIRÁ, VISTO QUE TEM MUITAS VIAGENS PROGRAMADAS PARA OS PROXIMOS DIAS E NÃO TEM TEMPO PARA PENSAR NISSO AGORA.
TEM MAIS NA FUNAI SÓ TEM UM ENGENHEIRO, PARA REALIZAR PROJETOS EM TODO O BRASIL E RECIFE PARA A FUNAI NÃO É PRIORIDADE. IMAGINEM SÓ SEM CARRO, SEM INTERNET, SEM TELEFONE E SEM COORDENADOR, OS SERVIDORES NÃO TEM A QUEM RECLAMAR,OS DIRETORES DA FUNAI PRECISAM SABER DISSO, ALGUÉM VAI RESPONDER POR ISSO FUTURAMENTE. E O PIOR DISSO TUDO É QUE NENHUMA DAS 04 CTLs ESTÃO FUNCIONANDO, SENHORES DIRETORES DA FUNAI, MANDA FAZER UMA VISITA AS CTL DE PERNAMBUCO E FAÇAM UMA AVALIAÇÃO DE FUNCIONAMENTO DELAS E COMPAREM COM O DECRETO 7056 PREPARADO PARA EXTERMINAR DE VEZ OS ANTIGOS POSTOS INDÍGENAS, E POR INCRIVÉL QUE PAREÇA, ELE CONSEGUIU ACABAR COM OS POSTOS , MAS OS COORDENADORES NÃO CONSEGUIRAM COLOCAR AS CTLs FUNCIONAR ATÉ OS DIAS DE HOJE,

Anônimo disse...

MAS QUEM TEM UM COORDENADOR DA QUALIDADE QUE VOCES TEM.....É O MAIOR ENTENDIDO DE "LEIS" NESTE PAÍS....KKKKKKKKKKKKKKKKK
TEM DÓ! VOCES ESTÃO É MAU ARRANJADOS....

Anônimo disse...

Reformar o prédio da CTL Recife, com esses coordenadoreskkkkk conta outra piada

Anônimo disse...

È verdade gente, Recife é uma piada para os coordenadores e diretores, pincipalmente para FFFUUUTURO. Teve início na manhã de hoje, 19, a oficina de capacitação “Entendendo a PNGATI”, no Centro de Formação em Política Indigenista da Funai, em Sobradinho-DF. Promovida pela Coordenação Geral de Gestão Ambiental – CGGAM, em parceria com o Projeto Gestão Ambiental e Territorial Indígena – GATI, a oficina é direcionada a servidores da Sede, Coordenações Regionais e Frentes de Proteção Etnoambiental da Funai e tem como objetivo aprimorar os conhecimentos sobre a Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas (PNGATI) visando sua efetiva implementação.
PERGUNTO: E aí Futuro, Recife não vai trabalhar no GATI, e não foi ninguém da CTL, é sinal que tudo foi promessa vazia, para um futuro distante. Na FUNAI tudo que se promete não se cumpre o que é uma pena. Recife vai trabalhar no PNGATI e os encontros e capacitação acontecendo e Recife ninguém é capacitado ou convidado para algo relacionado ao Projeto. É melhor dizer que não vamos trabalhar nele do que ficar vendendo ilusão. Futuro de novo deixa as coisas acontecerem sem se posicionar. E aí Waldira, ele não afirmou que Recife ficaria com o GATI. Taí a prova que foi promessas vazias e apenas para ganhar tempo. É você estava certa em dizer que não tivéssemos ilusão. Como você afirmou: Quem quer fazer faz logo, não espera o tempo passar para tomar decisão. Isso é sinal de que nada será feito. Futurooooooo para o Futuroooo.

Anônimo disse...

ESTE PROJETO GATI É OUTRA PIADA, ACREDITE SE QUISER, NÃO É SÓ RECIFE, AQUI TAMBÉM ESTAMOS NA MESMA SITUAÇÃO, AGORA HAJA DIÁRIAS EM VÃO E OS ÍNDIOS COITADOS DELES, SÓ OS RESTA SEREM EXPLORADOS POR FALSAS LIDERANÇAS, APOIADOS POR COORDENADORES IRRESPONSÁVEIS, E DIRETORES COMPROMETIDOS.

Anônimo disse...

Gente Vocês não devem falar o que não sabem,com relação as reformas da CTL Recife. Estivemos com o Diretor Dr. Futuro, e ele realmente falou das reformas que faria em nosso prédio, porém não fica fácil trabalhar, onde se tem grandes obstáculos pela frente, e que foram criados pela gestão passada e que continuam até os dias de hoje, A situação em que estamos vivendo até os dias de hoje não é culpa da atual gestão, e para sanar esta situação não é tão fácil assim como se imagina. FUNAI não é só Recife, somos apenas uma ex- administração que foi esfacelada pelo ex- presidente da FUNAI e com consequências gravissimas, devido as grandes quantidades de denuncias que sofremos por tamanhas irresponsabilidades,Aí vem a enxurradas, de perseguições, para sacramentar o fechamento desta unidade, por não aceitar em parte o Decreto 7056, 1º fracionamentos de PADS contra servidores que antes eram tidos como heróis,2º retirada de veículos, internet, telefones, e praticamente desarticulou as parcerias que nos tínhamos com os govenos Estaduais e Municipais onde ficam as reservas indígenas em nosso estado. em seguida chega os nossos coordenadores com conversas vãs e que nunca deram em nada e que até hoje continuam. Depois as esperanças renasce com a instalação do PROJETO GATI na cidade do Recife, e que tinha tudo para dar certo,mas uma vez só ilusão. E para finalizar os servidores estes pobres coitados que sempre faziam a alegria quando conseguiam atender as comunidades indígenas e que se viam diante de tantas denuncias, chega as boas noticias depois de tantas diligências da Policia Federal e o próprio Ministério chega a conclusão que nada existe contra os servidores FUNAI Recife. Agora gente não vamos nos deixar se levar por pessoas infiltradas em nosso meio para deturpar as cousas, vamos aguardar um pouco mais e tenho certeza que a Diretoria atual tem um compromisso para conosco de resgatar nossa CTL com dignidade, e não fazer as coisa por impulsos.Conversei muito com o Dr. Futuro,e senti firmeza em tudo o que nos falou,e tenho certeza que ele fará tudo o que estiver em seu alcance, mesmo sabendo que dentro da FUNAI não é fácil de fazer as cousas como queremos. Vamos aguardar mais um pouquinho, afinal de contas todos já sabem de nossas condições e inocencias perante a opinião publica. Abraços á todos Eraldo Leite

Anônimo disse...

GRANDE EXPERIENCIA FORAM DADAS A 03 ANDARILHOS, PARA ENCONTRAREM 03 CTLs DA FUNAI LIGADAS A COORDENADORIA REGIONAL NORDESTE 1 LOCALIZADA NA CIDADE DE MACEIÓ. POIS BEM SUAS TAREFAS. TERIAM QUE DESCOBRIR OS ENDEREÇOS DAS CTL DE ARCOVERDE.
CTL DE IBIMIRIM E A OUTRA NA CTL DE FLORESTA, FUNÇÕES APARENTEMENTE FÁCIL NÃO É. POIS BEM ANDARAM, ANDARAM E ANDARAM POR MAIS DE 03 ANOS , CONCLUSÃO OS 03 ANDARILHOS DESISTIRAM CASARAM TIVERAM FILHOS E NÃO ENCONTRARAM AS DANADAS DAS CTLS, SERÁ QUE ALGUÉM DA FUNAI PODE NOS AJUDAR NESTAS PESQUISAS,

Anônimo disse...

É tem certos anônimos que não sabe o que fala, por falar mal, deve ser do tipo que só sabe reclamar, e o único trabalho que saber fazer, se é que sabe, é assinar a folha de ponto e o aviso de férias. Se tem algum feito, mostra pra gente, ai depois você pode parar de justificar sua existência neste blog, com eternas críticas que nada constrói. RESUMINDO: ÓCIO MENTAL.
Quem quer fazer algo, busca uma alternativa, quem não quer, arruma uma desculpa ou culpa os outros.

Anônimo disse...

VOCÊ QUE FEZ CRITICAS AOS ANÔNIMOS , COMO É MESMO O SEU NOME, NÃO ENTENDI NADA O QUE FALOU. NESTE CASO CALE-SE PARA NÃO COMENTAR BESTEIRAS.

Anônimo disse...

RELINCHA QUADRÚPEDE DE QI-2...!!!!

MY NAME IS MENO OTEBAFLANA.

Anônimo disse...

PRECISO URGENTEMENTE SABER ONDE É QUE FICAM OS ENDEREÇOS DA CTLs DE ARCOVERDE, DE IBIMIRIM E DE FLORESTA, , SÓ SEI QUE EXISTEM OS CHEFES DE LÁ MAS O LOCAL DELAS NEM ELES SABEM FICARAM DE ARRANJAR OS LOCAIS A MAIS DE 03 ANOS E ATÉ AGORA NADINHA DE NADICA; SERÁ QUE AGENTE TEM ESSA INFORMAÇÃO NA FUNAI DE BRASILIA, AGENTE PERGUNTA AO DIRETOR DA FUNAI DE MACEIÓ ELE DIZ QUE ELAS FUNCIONAM TUDO BEM PERGUNTA AO DIRETOR DE PAULO AFONSO ELE DIZ QUE ISSO NÃO É COM ELE PERGUNTO A PRESIDENTA MARTA ELA NÃO RESPONDE NADA COMO É QUE AGENTE SABE ESSAS INFORMAÇAO .

Anônimo disse...

oh amigo, Tukano não sai do Museu do indio de Botafogo, é assim assim com levinho e sua gangue - tenha dó! se for para colocar algum depoimento, vá procurar alguem que seja digno de nota!
A funai é massa falida - pra mudar alguma coisa, só LIMPANDO TUDO.

ZumBi-Polar disse...

http://viverembrasilia.com.br/infanticidio-indigena/

Anônimo disse...

CADE AS CRITICAS A FUNAI DE RECIFE?

PAPAI NOEL EXISTE.

Anônimo disse...

PAPAI NOEL EXISTE, e ele aparece na véspera de Natal.

DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO - Nº 249, terça-feira, 24 de dezembro de 2013 pag 105.

COORDENAÇÃO REGIONAL EM MACEIÓ
EXTRATO DE REGISTRO DE PREÇOS
Ata de Registro da Tomada de Preços nº. 002/2013 - CR Nordeste I.
Processo nº. 08768.000040/2013-14. Objeto: contratação de empresa
de engenharia, devidamente habilitada e capacitada, para a execução
dos serviços de recuperação e reforma do imóvel da CTL em Recife,
situada na Av. João de Barros, 668 - Boa Vista - Recife/PE.
Empresa: SPALA NORDESTE LTDA - ME - CNPJ:
02.934.357/0001-72
Valor apresentado: 196.834,42 (cento e noventa e seis mil oitocentos
e trinta e quatro reais e quarenta e dois centavos)
Data de Assinatura: 20/11/2013.

Anônimo disse...

DOU - Seção 3.
Nº 4, terça-feira, 7 de janeiro de 2014
COORDENAÇÃO REGIONAL EM MACEIÓ
EXTRATO DE CONTRATO Nº 205/2013 - UASG 194077
Nº Processo: 08768000040201314. TOMADA DE PREÇOS Nº
2/2013. Contratante: FUNDACAO NACIONAL DO INDIO -CNPJ
Contratado: 02934357000172. Contratado : SPALA NORDESTE LTDA
- ME -Objeto: Contratação de empresa de engenharia, devidamente habilitada e capacitada, para execução de serviços de recuperação e reforma do imóvel da Coordenação Técnica Local da FUNAI em Recife, situada à Avenida João de Barros, nº. 668,Boa Vista, Cidade de Recife, Estado de Pernambuco, pelo regime de empreitada Global. Fundamento Legal: Lei nº. 8666/93 e suas alterações posteriores. Vigência: 07/01/2014 a 05/07/2014. Valor Total:
R$196.834,42. Data de Assinatura: 19/12/2013.
(SICON - 06/01/2014) 194035-19208-2013NE800036

 
Share