terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Augúrio de vitória na Aldeia Maracanã

Rondon e o velho Chefe Bororo Cadete, no velho Museu do Índio, em 1952


A grande notícia comemorativa dessa semana é a declaração do Gov. Sérgio Cabral de que o velho e glorioso Museu do índio, localizado ao lado do Estádio Maracanã, não será mais demolido. O governador assume que aquele prédio pertence ao estado do Rio de Janeiro, havido por compra à Conab, em novembro de 2012, por R$ 60 milhões. Ninguém ainda viu o ato oficial dessa compra, mas se acata que o estado não estaria faltando com a verdade.

Na nota oficial do governo consta que o prédio será restaurado pela empresa que venceu a licitação de reformar o Maracanã e que sua destinação será decidida de comum acordo com o prefeito Eduardo Paes. Afirma outrossim que tudo isso será feito logo que os “invasores” sejam retirados do recinto do prédio.

Como assim, em comum acordo com Paes e sem o diálogo e a consulta aos índios que habitam esse prédio, que do retomaram e que o reivindicam? Chamá-los agora de “invasores”?

Aí é que a porca torce o rabo e o governador fica embananado.

No dia 16 de janeiro o governador enviou uma carta aos índios da Aldeia Maracanã -- que é o nome que os índios moradores do prédio dão muito apropriadamente à organização social que lá criaram desde 2006 – na qual reconhece a organização social dos índios no recinto deste velho Museu do Índio, reconhece-a inclusive com a expressão “comunidade indígena que reside no antigo Museu do Índio”. A carta subscrita pelo governador propõe, além da criação de um Conselho Estadual de Direitos Indígenas, a dotação à comunidade Aldeia Maracanã de um prédio, situado nas imediações da Quinta da Boa Vista, em troca da saída dos moradores indígenas do velho Museu. O prédio aludido é um antigo presídio. Bela troca, hein governador! A palavra presídio causa calafrios a todos nós, muito mais aos índios, que já sofreram o bastante em sua história de relacionamento com invasores de suas terras!

A nota oficial espanta por ignorar um fato que o governador já havia reconhecido, qual seja, de que é uma comunidade indígena que reside no antigo Museu do Índio, e não “invasores”. Onde está a assessoria do Gov. Sérgio Cabral para deixá-lo em tão maus lençóis? Será que não imaginou que sua carta eventualmente se tornaria pública, bem como a resposta que os índios a ela darão?

De todo modo, essas cartas constituem o início de um diálogo novo entre as duas partes, agora em condições mais favoráveis aos índios, já que a ameaça explícita e raivosa de destruição do antigo Museu do Índio foi eliminada.

A sociedade carioca que acompanha e apóia a ação dos índios da Aldeia Maracanã sabe que esse majestoso prédio do antigo Museu do Índio só está sendo reconhecido em seu valor histórico e portanto salvado da destruição por causa exclusiva da intervenção dos índios que vivem no Rio de Janeiro, por sua ousada entrada no prédio em 2006, por sua inimaginada retomada física, social e cultural, por sua resistência inabalável às tentativas de todas as sortes – não menos à tropa de choque enviada pelo governador em 12 de janeiro deste ano – para desalojá-los e enviá-los para os cafundós dos Judas.

Como agora o governador querer outra destinação deste prédio, senão a proposta dos índios de criação de um Centro Cultural Indígena, sob sua direção autônoma e compartilhada, proposta aliás que o próprio governador reconheceu em sua referida carta aos índios!?

Assim, comemoramos esta semana a declaração oficial do governador, subentendendo-se que sua incoerente alusão a “providências que estão sendo tomadas para a remoção de invasores” não passe de um lapso declaratório, um desvio intempestivo, um erro de copidescagem de seus assessores imprudentes.

A sorte está lançada. Algo de novo surge no horizonte das relações interétnicas no Brasil, e surge logo no Rio de Janeiro, que não tem medo de experimentar as coisas novas.

25 comentários:

Orlando Moreyra disse...

AS COISAS VÃO MUDAR!

Anônimo disse...

Olhem isso:

Portaria FUNAI Nº 58, de 25/01/2013 - Exonera o servidor RAIMUNDO JOSÉ DE SOUSA LOPES, do cargo em comissão de Coordenador de Gabinete, código DAS 101.3, da Presidência desta Fundação. (p. 35)

OS ABSURDOS NAO PARAM NUNCA.

Anônimo disse...

Olhem isso:

Portaria FUNAI Nº 58, de 25/01/2013 - Exonera o servidor RAIMUNDO JOSÉ DE SOUSA LOPES, do cargo em comissão de Coordenador de Gabinete, código DAS 101.3, da Presidência desta Fundação. (p. 35)

OS ABSURDOS NAO PARAM NUNCA.

Anônimo disse...

Talvez esta exoneração seja o último ato de "caça as bruxas", afinal a Corregedora reacionária
foi exonerada.

Anônimo disse...

Alguem ai tem a Portaria que exonerou a corregedora..
Quero emoldurar e colocar na sala das más lembranças da Funai..

Anônimo disse...

Desiludida,

O Lopes foi exonerado. E o Futuro vai exonerar alguém da sua equipe? É isso mesmo, a equipe dele é formada na sua totalidade de gente de fora, ou seja, pessoa que não pertence ao quadro de servidores. Tenho um palpite – a limpeza não vai acontecer em BSB e sim nas CR´s e CTL´s. Quando será que irão cumprir as determinações do TCU com relação ao índice de servidores de fora assumindo as Funções gratificadas – Será que cumprirão os prazos? Kkkkkk duvido!!!!!!!!. Futuro tem gente estranhas demais no seu gabinete. Vamos começar a FAXINA?????????????? Já. O Senhor Futuro afirma que quer valorizar os servidores da casa, só esqueceu-se de dizer que não é no presente e sim no talvez, quem sabe, pode ser e etc no “FUTURO”. Que decepção essa sequência de gestores!

Anônimo disse...

desiludida,

Ainda não saiu a Portaria da Corregedora e tão pouco o do novo corregedor. Eu também quero ampliar, plastificar e emoldurar. Não para Lembrar-se de coisas ruins da FUNAI e sim, para ficar olhando e saber que é verdade ela SAIU!!!!!!! Fato. Aliás, fiz a mesma coisa com a Portaria do Márcio Meira.

Anônimo disse...

desiludida,

As caças as bruxas não termina aí anônimo, ao contrário, está apenas começando. Servidores aguardem e se cuidem. Não se iluda que o novo corregedor vai fazer a diferença. Com uma Procuradoria Jurídica em cima do muro, fraca e inexperiente como esta atualmente, é um verdadeiro terror. Todos tem que deixar as barbas de molho, sempre sobra para os servidores e não para as pessoas que eles trazem para os cargos de confianças. Aliás, vocês sabem quem é o novo Corregedor? De onde ele vem? Não, procurem informação, vão ter uma grande surpresa. KKKKK Cuidem-se!!!

Anônimo disse...

Desiludida,

A CR´s e CTL´s que se cuidem e comecem a se reorganizar “ URGENTE” as alterações dos cargos gratificados serão corridos nas atividades meio e fins para atender o especificado de percentual de funções com servidores do quadro. Eles não vão tirar o pessoal que eles trouxeram, e sim os que já estão e CR´s e CTL´s, já que eles não conhecem. O pessoal deles é intocável. KKKKK e tem cada gente “competente” Santo Deus. Se existir as conhecidas FG´s que ninguém quer, com certeza serão preenchidos por servidores da casa. Esses gestores não são bobos, dão GF a servidores e assim preenchem o quadro de servidores com função. Raciocinou? E todos aceitarão calados e alegres por terem sidos lembrados nas atuais circunstâncias. KKKKK fiquem de olho bem abertos. Vocês já fizeram um levantamento do quadro atual de gratificações aqui em BSB, abram o SEII e o Boletim Informativo da FUNAI e vá fazendo o levantamento junto com o organograma da reestruturação e assim terão uma visão geral. Pasmem!!! É surpreendente. ANSEF vocês já tem isso nas mãos? É hora de fazer um encontro com todos os representantes e começar a ter um diagnóstico da real situação nas regionais e sede. Com esse perfil, terão a certeza que tem muitas brigas avante e perceberão que continuam com os olhos vedados e os braços cruzados, quando tem todas as leis e normas nas mãos sem perceberem. SINDICATO/ANSEF estão marcando bobeira!!!! Abram os olhos e estendam os braços e ampliem os horizante – a solução está um palmo a sua frente. Reaja gente. Eles estão marcando bobeira e vocês não estão sabendo aproveitar. Reúnam os representantes URGENTES, e verão que estavam dormindo. ACORDEM!!!! Vai vales a pena.

Anônimo disse...

Parabéns Presidenta Marta!

Rufem os tambores, caiu a perseguidora mor da FUNAI.

Enfim desfez-se o tripé da maldade, saíram: a Auxiliadora, a Salete e finalmente a tal Denise.

Portaria MJ/SE Nº 95, de 01/02/2013 - Exonera, “a pedido”, DENISE SCARPIN do cargo de Corregedor da Fundação Nacional do Índio, código DAS 101.4, a partir de 10 de janeiro de 2013.

Anônimo disse...

PARABENS PRESIDENTA 'MARTA'Agora só falta voltar os olhos pro monitoramento de Terra Indigena..ela esta a anos inoperante, e Funai esta perdendo o controle das areas..

Anônimo disse...

E os competentes servidores da policia rodoviaria federal? ainda vão continuar na farra das diárias, para fazerem processo que nem sabem o que estão fazendo? o que e que eles fazem mesmo no local de trabalho? acho que nada, pois não sabem fazer nada mesmo, é só ver, dá uma olhada nas pastas funcionais deles. só cumprem o horario de trabalho, quando aparecem.

Anônimo disse...

esses idiotas da PRF, pensam que estão acima de Deus e da justiça, esses processos ridiculos que estão jogando em cima de servidores da Funai, só vai servir pra dar prejuiso ao orgão por causa da insastifação de servidores com conhecimentos de anos de areas indigenas..vai chover "DANO MORAL"..Na verdade é muito mais comodo ganhar diaria perseguindo servidor, do que ficar nas estrada enfrentando traficante.

Anônimo disse...

Na CR de Campo Grande, 32 servidores estão sendo duramente penalizados pela passagem dessa equipe.

em apenas dois processos, são 17 pedidos de DEMISSÃO, a maioria deles por motivos banais.

Servidores estão sendo indicados para demissão pelo pagamento de auxílio financeiro à indígenas, prática essa ainda muito usada em toda a Funai.

Total absurdo!!!

Essa semana perdemos um colega em decorrência do clima de verdadeiro terror instalado pela corregedoria.

Perdemos, enterramos, é muito duro lidar com isso, mas um de nossos colegas faleceu por questões de saúde agravadas pelo clima das demissões.

Alguém precisa fazer algo, URGENTE.

Anônimo disse...

Tá na hora de mandar esses desocupados da policial rodoviaria federal de volta as suas repartições, pois na funai só sabem ganhar diárias sem saber nada de pad e para justificar mostrando trabalho, ficam pedindo demissão dos servidores da FUNAI, veja o exemplo de campo grande. fora desocupados incompetentes.

Anônimo disse...

Em fim Saiu a quase toda poderosa Denise Scarpin, Grande Corregedora em desorganização incompetência e perseguidora, isto realmente é um mes de comemorações, e que fique apagada para sempre em nossas memorias a imagem desta mulher, que não sei em que cabeça a colocou na FUNAI, espero que o proximo corregedor faça uma avaliação nos absurdo cometidos por ela e sua equipe quando da passagem pela FUNAI.Muitos colegas foram prejudicados, mas é hora de união e procurar os seus direitos na justiça,lembrem-se nos temos direito de recorrermos das injustiças na justiça por até 05 anos. Ainda bem que as autoridades acordaram e exigiram da FUNAI da substituição corregedora, e não venham com essa istória de que foi a pedido, não acredito , acredito sim que foram muitas as pressões, que levaram a mesma a desistir de continuar, pois quem esta propensa a responder processos administrativo por incompetência agora é ela, veja só como a justiça. de Deus funciona. Até lá espero, espero que não passe pelo mesmo pesadelo que os servidores da FUNAI passaram , creio eu que ela não aguentaria tantas humilhações.

Anônimo disse...

Atenção colegas que estão sendo humilhados por essa equipe da corredora, vamos pagar com a mesma moeda..que tal nos unirmos nas ações na justiça..vcs se lembram dos "Demitidos" do governo collor, a vitória deles só aconteceu por causa da UNIÂO..

Anônimo disse...

GENTE ESSE HEBERT LUCIANO AINDA ESTA NA CORREGEDORIA DA FUNAI. ACHO ISSO UMA BRINCADEIRA DE MAU, MAU, MAU, MAU GOSTO. ELE BEM QUE PODERIA ACOMPANHAR A DENISE, LÁ NAS FRONTEIRAS.

Anônimo disse...

Esses paspalhos da policia rodoviaria federal não sabem nem aplicar multa aos infratores de transito, que dirá fazer comissão de processo administrativo. encontraram, na base da amizade, um jeito de voltar a fazer as besteiras de novo. lembram do passado? já vi esse filme antes, uma porrada de processos perdidos pela incompetência desses debilóídes, e isso está registrado nos arquivos da FUNAI, uma fortuna gasta com processos malfeitos, e mais uma vez a historia se repete...

Anônimo disse...

esses caras "prf" são tão idiotas, que eles negam o direito basico de quem esta sendo acusado, a "informação" sobre o processo..e o tal substituto que ficou no lugar da idiota que saiu, nunca esta esta lá, com certeza ele só enrola o funcionário que pede uma informação..
interessante esse cara não é do quadro da Funai, mais só vive fazendo cursos..abre o olho Presidenta.

Anônimo disse...

Gostaria de saber como ficam as situações dos servidores da FUNAI que respondem PADs, e que foram prejudicados tanto pelas comissões de processos administrativos, bem como a ex- corregedora Denise Scarpin.Creio que os presidentes das comissões terão que explicar na justiça as orientações maquiavélicas da ex corregedora, contra os servidores prejudicados, e quais as orientações que os mesmos recebiam, OBS. Não devemos ficar calados, pois os prejuizos foram irreparaveis contra esses servidores.

Anônimo disse...

COLEGA DE 27 DE FEVEREIRO 21:44..
SÓ TEM UM CAMINHO 'DANO MORAL'...

Anônimo disse...

CONCORDO COM O COLEGA, ALÉM DO DANOS MARAIS, E OS PREJUIZOS COM QUEM TEVE DE CONTATAR ADVOGADOS

Anônimo disse...

Mais um ano para os competentes servidores da policia rodoviaria federal ficaram ganhando diárias na funai, esses caras passam o ano todo na funai e na repartição deles? ninguém sente falta? não fazem nada? pelo visto fazem um favor estando longe do DPRF, vão arrumar o que fazer, ou vão querer se aposentar na base das diárias na FUNAI?

Anônimo disse...

Concordo anonimo, tá bom da presidenta da FUNAI devolver esses "preparados" servidores da policia rodoviaria federal, para as suas repartições, para fazerem jus ao sálario que ganham. Chega desse arrumadinho, onde esses caras não tem competencia sequer para pegar os errados nas estradas e ao invés disso ficam vendo crime em toda a Funai, vão trabalhar "policiais" de araque.

 
Share