terça-feira, 6 de março de 2012

Indefinição na Funai piora situação indígena


Há três meses foi anunciado que a atual direção da Funai ia sair, por razões não declaradas. Supõe-se que por desgaste pessoal dos dirigentes, por pressão de políticos insatisfeitos, de todos os partidos e matizes, e pela irrevogável incompatibilidade desses dirigentes com os índios, mesmo com aqueles que fazem parte de sua coluna de apoio, os índios dependentes das ongs estrangeiras e nacionais, e os que foram cooptados e que conseguiram arrefecer a insatisfação dentro de suas sociedades. A própria Comissão Nacional de Política Indigenista (CNPI), formada em paridade por sete representantes indígenas e sete governamentais, além de dois representantes de ongs, retirara seu apoio à direção da Funai porque o atual presidente teria faltado a uma importante reunião convocada pelo próprio, em julho passado. A CNPI, insuflada pelos ilusionistas representantes das ongs, bateu o pé e disse que só retomaria o diálogo com a Funai se a presidente Dilma os recebesse em audiência. Ora, esticaram a corda demais e a presidente nem deu bola. Agora o único sustento político da atual direção da Funai vem das próprias ongs que o vêm apoiando desde sempre e que evidentemente ganharam bons "dividendos indigenistas" nesses últimos cinco anos.

O desgaste da direção está à vista de todos, mas o pior ficou com a Funai. O órgão indigenista se deteriorou profundamente em suas simples ações assistenciais, que têm sido essenciais para os povos indígenas em constante luta pela sobrevivência diante do mundo que os comprime cada vez mais. Sua deterioração se dá também na sua obrigação constitucional de defender a causa indígena e ao menos de reagir às ameaças que vêm ocorrendo sobre as terras indígenas e os direitos indígenas. Não adianta espernear e fazer firulas de contrariedade. A questão é ter força política e moral para se contrapor aos atos anti-indígenas e às ameaças aos direitos indígenas que crescem a cada dia no país. Ameaças do porte de invasões de terra e mudanças na Constituição para retirar as prerrogativas de identificar e demarcar terras indígenas.

O caso dos Pataxó Hãhãhãe, do sul da Bahia, é emblemático. Há 10 dias um grupo organizado de mais de 300 homens Pataxó tomaram uma grande quantidade de fazendas, disseram que mais de 60, situadas dentro dos limites de suas terras, as quais foram demarcadas em 1936, mas que não foram homologadas pelas invasões ocorridas na década de 1960, e pelo descaso com que o STF vem tratando a questão, já há 30 anos sobre as mesas de vários ministros. Pois bem, os índios estão nessas fazendas, a ameaça de conflito com fazendeiros e seus capangas é real, o governador do Estado da Bahia, Jacques Wagner, do PT, quer retirar os índios e transferi-los para não sabemos onde, e o STF procrastina na sua decisão. Uma comissão de índios vem sendo levado para cima e para baixo em Brasília sem que o governo tome providências. Empurra com a barriga, mais uma vez. E a Funai nem parece estar sendo consultada.

Basta vermos que, nos últimos três anos, nenhuma terra indígena nova foi efetivamente demarcada, e todas os grupos de trabalho criados para identificar terras indígenas resultaram em pouco mais do que propostas vãs. Criar grupos de trabalho virou a auto-ilusão da atual direção da Funai. Dizem que mais de 100 já foram criados, mas resultado que é bom, nada. Só para comparar: no primeiro governo Lula, (no qual tive a honra de presidir o órgão) foram demarcadas 51 e homologadas 67 terras indígenas; neste segundo governo e no primeiro ano do governo Dilma, apenas cinco terras foram demarcadas e 21 homologadas. O pior é que as terras já identificadas em outras administrações passadas estão paralisadas, sofreram retrocesso ou estão com seus processos em grave crise judicial. A estratégia e as táticas de demarcação da direção atual do órgão, junto com a leviandade de seus apoiadores é que levaram a essa situação paralisante e calamitosa.

O fim das demarcações, tal como foram feitas até agora, pelo método rondoniano, parece estar à vista de todos, engane-se do contrário quem quiser. O altíssimo custo desse legado vai pesar sobre aquelas populações indígenas que tiveram a visão de que poderiam retomar terras perdidas por invasão ou por terem sido deslocados; suas visões e aspirações viraram ilusões e decepções.

O caso Guarani do Mato Grosso do Sul é o mais evidente pela tragédia que afeta os índios e pela tragicomédia que vem sendo criada pelas ongs e pela ala católica. Em 2008 a Funai foi instada por pressão do Ministério Público a criar cinco GTs para reconhecer terras guarani em vinte e tantos municípios daquele estado. O coordenador desses grupos de trabalho, um antropólogo que há 40 anos vive exclusivamente de fazer consultoria e projetos para os Guarani, desceu esbaforido em Campo Grande para anunciar que a Funai e seus GTs iriam demarcar cerca de 800.000 a 1.000.000 de hectares no cone sul daquele estado. E pronto! A reação veio borbulhante e impiedosa, da parte dos fazendeiros, dos políticos locais e nacionais e do seu representante-mor, o governador do estado. Nenhuma terra foi estudada e nenhuma veio a ser minimamente identificada para se levar um processo de demarcação adiante. Pior: mesmo aquelas terras já em processo de demarcação sofreram retrocesso jurídico e político e voltaram à estaca zero. No Mato Grosso do Sul, os Terena, cujas áreas de terras são igualmente mínimas, sofrem iguais prejuízos provocados por bazófias e ilusões criadas por ongueiros.
Prevalece na Funai e no indigenismo oficial e ongueiro um clima de guerra perdida e terra arrasada. Não há mais resistência aos desmandos perpetrados, e a desorientação é geral. Os índios não sabem a quem pedir ajuda e assistência, e nem sabem mais como protestar. E se protestar, mesmo com astúcia, são repelidos, enrolados e depois relegados ao esquecimento. São chamados para conversar em Brasília e lá nada acontece. Suas vidas agora dependem de gente de toda estirpe, de ongueiros a fazendeiros, de vereadores e prefeitos locais a agências internacionais. Apelam agora até para deputados e senadores de direita, que os escutam com ar de surpresa, fingindo que os irão ajudar.

A Associação Brasileira de Antropologia permanece abúlica, em santa calmaria, a esperar algum acontecimento novo. Não quer se dar conta de que a política indigenista brasileira, que demarcou 13% do território nacional para os povos indígenas, está sendo mal dirigida exatamente por aqueles que sempre foram contra o indigenismo rondoniano. Protesta contra fazendeiros e madeireiros, contra hidrelétricas e estradas, até contra o governo federal, democrático e de esquerda, em vão, sabe muito bem, mas deixa que a Funai seja destroçada e aniquilada por políticos e fazendeiros, e por burocratas, alguns antropólogos jejunos e irresponsáveis e incautos aprendizes de indigenismo que dela se apossaram.

Não sei se o governo Dilma Rousseff tem alguma lucidez a respeito do que está acontecendo. Talvez esteja apostando no caos para a questão indígena. Mas a presidenta tem que saber que o caos para os índios é momento de aproveitamento e oportunismo para seus inimigos. Terras, saúde, educação, futuro, tudo está em jogo para os índios. Seria uma vergonha nacional inominável se o caos se instalar. Por enquanto as instituições funcionam mal e mal. Os índios pagam por isso. Mas o preço pode vir a ser muito mais caro no futuro próximo.

44 comentários:

Anônimo disse...

FUNAI- ESTA GESTÃO É UMA VERGONHA NACIONAL. APOIADA PELOS DIREITOS HUMANOS QUE NADA FAZ EM DEFESA DOS ÍNDIOS E DOS GOVERNANTES. A QUEM OS ÍNDIOS DEVEM PEDIR CLEMENCIA?

Anônimo disse...

INFELIZMENTE É A PURA REALIDADE, PROFESSOR.

Anônimo disse...

Bravo, Bravo, Bravo! Artigo coerente, realista, firme e muito pé no chão.

O me entristece é que as duas últimas linhas do artigo são as mais corretas e inevitáveis: "Por enquanto as instituições funcionam mal e mal. Os índios pagam por isso. Mas o preço pode vir a ser muito mais caro no futuro próximo."

Anônimo disse...

ANTONIO CARLOS FUTURO, ADMINISTRATIVAMENTE UM OTIMO NOME PARA DIRIGIR A FUNAI, O CARA É FERA. POREM LIMITADO EM TERMOS DE CONHECIMENTO INDIGENISTA. BEM POSSIVEL QUE ELE RECORRA AOS BERÇOS DO INDIGENISMO MATOGROSSENSE, TRAZENDO PARA COMPOR A SUA EQUIPE PESSOAS DE FARTA SAPIENCIA COM A LIDA INDIGENA, SENDO ELES: JOSÉ EDUARDO, ARIOVALDO, SARDINHA,IZANOEL,IVAR BUZATTO,LUIS CARLOS SAMPAIO,JUSCELINO, DJALMA PORTO, DENIVALDO,ENTRE OUTROS DE SAFRA MAIS NOVAS E QUE TAMBEM TEM BAGAGEM NO TEMA.

ASSINA: ALI ZANO CRESSY

Anônimo disse...

Será que Antônio Carlos Paiva tem "Futuro"? É aguadar para crer!

Anônimo disse...

A grande maioria desses nomes são indigenistas barrageiros, ou seja interessados nos lucros da UPCs nas áreas indígenas - GRANDE SINAL DE PERIGO E NADA DE MUDANÇA À VISTA que de interesse à proteção das terras e comunidades indígenas... Todos conhecem o perfil e ganâncias de cada um...
CUIDADO - ATENÇÃO -SINAL VERMELHO!!!!!!!!!!!!!!! dos nomes citados por Ali Zana, apenas uns poucos ainda conservam a integridade indigenista.......!!!!

Anônimo disse...

GRANDE NOME PARA PRESIDIR A FUNAI. DR° ANTONIO CARLOS PAIVA FUTURO, NÃO IMPORTA O RESTO, SÓ SABEMOS DE SUA COMPETÊNCIA.NÃO ENTENDO O PORQUÊ DE TANTA PREOCUPAÇÃO, DE QUEM VAI SAIR E DE QUEM VAI ENTRAR. SÃO CARGOS POLITICOS E QUE ELE NÃO PODE INTERFERIR. PIOR DO QUE ESTA TENHO PLENA CERTEZA DE QUE NÃO FICA E OS ÍNDIOS TERÃO O PRAZER DE VOLTAR AS SUAS ORIGENS, E PODER TRANSITAR NORMALMENTE PELOS CORREDORES DA FUNAI SEM O CONSTRANGIMENTO DE SEREM PERSEGUIDOS PELA GUARDA NACIONAL.

Anônimo disse...

Não sei se o governo Dilma Rousseff tem alguma lucidez a respeito do que está acontecendo. Talvez esteja apostando no caos para a questão indígena. Mas a presidenta tem que saber que o caos para os índios é momento de aproveitamento e oportunismo para seus inimigos. Terras, saúde, educação, futuro, tudo está em jogo para os índios. Seria uma vergonha nacional inominável se o caos se instalar. Por enquanto as instituições funcionam mal e mal. Os índios pagam por isso.

"Mas o preço pode vir a ser muito mais caro no FUTURO próximo."

Anônimo disse...

ASSINA: ALI ZANO CRESSY

esqueceu do MATO GROSSO amigo... lebrou de Colider, Ribeirao Cascalheira e Cuibá... estas mal de geografia e de indigenismo... os colegas são feras sim, mas nao melhores e nem piores que os outros grandes indigenistas.. para se trbalhar com indios nao basta filosofia de ar condicionado, tem de associar a filosocia com aação em campo... coisas que ja nao exsite a algum tempo e, olhos ao MATO GROSSO pois a sistuação dos indios de lá estão degrigolando... em esecial na área social......

Anônimo disse...

http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/79268_FUNAI+ESTA+PARADA+A+ESPERA+DE+NOVO+PRESIDENTE#.T1j9DQtjM58.facebook

Funai está parada à espera de novo presidente

Por Roldão Arruda
A Fundação Nacional do Índio (Funai) está funcionando a meio vapor, apenas cumprindo rotinas burocráticas, há quase três meses. A razão disso é a dificuldade que o governo enfrenta para definir o nome do substituto do atual presidente, o antropólogo Márcio Meira. Ele comunicou ao governo, em dezembro, seu desejo de se afastar do cargo e, desde então, reduziu suas atividades internas, encontros e aparições públicas.

De acordo com servidores da Funai, o presidente demissionário aparece para assinar documentos, acompanhar programas em andamento e despachar com seu superior imediato, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. O nome dele praticamente desapareceu do site de notícias da Funai e também de outros órgãos do governo.

O encarregado de encontrar o substituto é o ministro Cardozo. De acordo com informações de sua assessoria, a recomendação que ele recebeu do Planalto é para que a escolha recaia sobre um nome com perfil técnico, não necessariamente com vínculos políticos partidários. Algumas entidades de representação indígena já manifestaram ao governo o desejo de que o escolhido fosse um índio.

Anônimo disse...

Até que em fim alguém deu uma noticia contundente sobre a situação da FUNAI, Realmente o Presidente da FUNAI esta demissionario, não precisa fazer especulações sobre quem vai entrar ou não. não é facil presidir este orgão. Acho que um índio a frente não seria a solução, quem sabe como substituto . A não ser um servidor indigena da FUNAI com larga experiência na função e com bastante conhecimento administrativo e bom articulador. Marcos Terena seria o ideal para o cargo.

Anônimo disse...

Em ref: ao comentário do anônimo de 7 de março de 2012 11:27

Companhiero, pela sua colocação, com todo respeito a liberdade de expressão, está pré-julgando aqueles que muito já fizeram pela FUNAI e ÍNDIOS. Faz acreditar que você não conhece o trabalho dos colegas de Mato Grosso, ou quiçá, você nem seja servidor da FUNAI. Seu julgamento é indiscutivelmente subjetivo, sem discernimento da verdade, com indução desacautelada do bem. Nossos colegas de Mato Grosso, merecem nosso respeito e admiração.
Os nomes citados, salvo alguma pequeníssima dúvida,(nada agravante) são bons servidores sim, e de muita competência, dedicação, companheirismo, e mais ainda, incapaz de tamanha covardia e perseguição, tal qual estamos vendo na Corregedoria e infelizmente alguns setores de relevante importãncia, aliaram ao terrorismo imposto; como referência as recentes Auditorias do Órgão nas Unidades Regionais, numa ação orquestrada em parceira com a Corregedoria. Consequentemente, alimenta a antipatia dos servidores antigos, resultando nos quantitativos PADs sem fundamentos que estamos vendo sem nada poder fazer.
Os companheiros citados (Mato Grosso), são feras sim e bons camaradas. Portanto, o momento é unirmos forças para retomar o controle, crescimento do órgão, assistência aos índios, o prazer de ser servidor da Funai, e ainda, paralizar definitivamente com o desmando raivoso dos PADs, bem como, suspender as injusfiças que assolam sem controle, em detrimento de colegas que jamais merecem tanto sofrimento por defender um ideal indígena, mutios deles em absoluto estado depressivo (DOENTES). Que venham os colegas de Mato Grosso SIM, Nós receberemos com braços abertos. Sejam bem vindos e logo logo !!!!

Assinado: Amor pela causa.

Anônimo disse...

PESSOAL, AFINAL QUEM TEM LUTADO TANTO E COLOCADO TANTAS MATÉRIAS EM DEFESA DA NOVA FUNAI E DOS ÍNDIOS A NÃO SER O PRÓPRIO DR. MERCIO PEREIRA GOMES? TODOS QUE ACOMPANHAM DURANTE ANOS ESTE BLOG SABEM DISSO... ELE É O HOMEM MAIS INSTRUÍDO EXPERIENTE E COMPETENTE PARA ASSUMIR A FUTURA PRESIDENCIA NO LUGAR DO ATUAL TIRANO MARCIO MEIRA...E QUE ESTE SEJA BANIDO PARA SEMPRE DA TRISTE E NEGRA MEMÓRIA DO ATUAL INDIGENISMO. ACHO QUE TODOS QUE DEFENDEM A VOLTA DO INDIGENISMO HONESTO DEVERIAM LUTAR PELA VOLTA DE DR. MERCIO! MARCOS TERENA COM SUA INTELIGENCIA E EXPERIENCIA SERIA TAMBÉM ÓTIMO PARA A DIRETORIA ADMINISTRATIVA!!! VAMOS LÁ GENTE!!! VAMOS À LUTA PARA TRAZE-LOS À FRENTE DA NOVA FUNAI... VAMOS AGORA TAMBÉM ASSISTIR OUTRA VEZ A MUDANÇA DE LADO DO FAMOSO CABO ANSELMO....!!!! FORA CABO ANSELMO!!! NAO VAMOS CONTINUAR TAPANDO O SOL COM A PENEIRA!!!CHEGA DAS SUAS HIPOCRISIAS!!! MEGARON ESTÁ TRISTE NO SEU RETIRO ESPIRITUAL NA ALDEIA PYARAÇU!!! VAMOS LÁ GENTE!!! VAMOS TRAZER DE VOLTA A ESQUECIDA ALEGRIA DO OPRIMIDO POVO INDÍGENA!!! VAMOS LÁ BRAVOS INDIGENISTAS DE RECIFE E OUTROS...RAONI NÃO CHOROU MAS ESTÁ CHORANDO MUITO POR DENTRO ASSIM COMO TODOS OS GRANDES LÍDERES INDÍGENAS. É HORA DA FAXINA É HORA DE LEVANTAR O GRITO DO BRAVO POVO INDÍGENA QUE AINDA NÃO SE CORROMPEU COM AS PROPINAS DO CRUEL MARCIO.... MERCIO PEREIRA GOMES PARA A PRESIDENCIA JÁ!!! MARCOS TERENA PARA A DIRETORIA ADM.! FORA ATUAL BANDO E ATUAL CORJA INIMIGA DO ÍNDIO!! FORA CAMARILHA E SUAS MILIONÁRIAS ONGS...! BRAVA GENTE...CUIDADO COM AS BARRAGENS, CUIDADO COM OS FAMOSOS E CONHECIDOS INDIGENISTAS DO TIPO IZANOEL INTERESSADOS SOMENTE NOS LUCROS DOS PACS DENTRO DAS ÁREAS INDÍGENAS! A MEMÓRIA DE RONDON E DE OUTROS INDIGENISTAS AINDA EXISTE!!! A CAMARILHA LUTOU PARA ANIQUILAR SUAS MEMÓRIAS ....PORÉM SEUS ESPÍRITOS PERMANECEM FORTES! VIVA OS INDIOS, VIVA A NOVA E FUTURA FUNAI QUE MERCIO, MEGARON, MARCOS TERENA E TANTOS OUTROS AINDA ESTAO PARA RECONSTRUIR!!! FORA !!! BANDO DE COVARDES TRAIDORES E PUXA SACOS QUE SÓ SE INTERESSARAM POR SEUS DASs ... TODOS SABEM QUEM SÃO ELES AGORA É A HORA DA VERDADEIRA REVOLUÇÃO INDIGENISTA, PROTESTEM MANDEM MENSAGENS PARA A DILMA E MJ...!!! RAONI...., AGORA É A VERDADEIRA HORA PRA VOCE CHORAR PRA FORA... MAS DE ALEGRIA!!!!

Anônimo disse...

PREZADOS,CONTINUO AFIRMANDO QUE MATO GROSSO É O CELEIRO DO INDIGENISMO DESSE NOSSO BRASLA TRANSCONTINENTAL. CASO SEJA NOMEADO OUTRA DIREÇÃO PARA A FUNAI, SUGIRO OS ILUSTRES E CULTOS HOMENS DE GRANDE SABEDORIA MILENAR NO TEMA INDIGENISMO, SENDO: JOSÉ EDUARDO, ARIOVALDO, SARDINHA,IZANOEL,IVAR BUZATTO,LUIS CARLOS SAMPAIO,JUSCELINO, DJALMA PORTO, DENIVALDO, BENEDITO GARCIA, CARLOS MARCIO, MARCIO CARLOS, DANIEL CABIXI,ANTONIO CARLOS,ALIBERTO JANUARIO,GILMAR SOEIROS,SEBASTIÃO MARTINS,MARTINS TOLEDO. ENFIM OTIMAS OPÇÕES LA EM MATO GROSSO NÃO FALTA.

ALI ZANDO CRESCI

Anônimo disse...

“Com referência ao anônimo de 7 de março de 2012 08:48 e 11:27”

Caro Colaborador,

Com o devido respeito que lhe é peculiar ao espaço deste blog e sua valiosa contribuição postando comentários aos leitores que acompanham diariamente, permita-se meu comentário acerca dos colegas da FUNAI/Mato Grosso. Acredito que você Anônimo (de 7 de março de 2012 08:48) não conhece seus colegas de trabalho, ou provavelmente nem é servidor da FUNAI.
Esses nomes citados, salvo alguma pequeníssima objeção, são bons servidores sim, e de muita competência, dedicação, companheirismo, e mais ainda, incapaz de tamanha covardia e perseguição, tal qual estamos vendo na Corregedoria. Infelizmente alguns setores de relevante importância tornaram seguidores do terrorismo, assim, como, as recentes Auditorias da casa que, seguem fazendo parceira à Corregedoria, alimentando antipatia aos servidores antigos, o que é sem dúvida, atitude abominável e deve ser banida definitivamente das políticas de trabalho da FUNAI.
Os companheiros citados (Mato Grosso) são feras sim e bons camaradas. Portanto, o momento é unirmos forças para retomar o controle, crescimento do órgão, assistência aos índios, o prazer de ser servidor da Funai, e ainda, paralisar definitivamente com o desmando raivoso dos PADs, bem como, suspender as injustiças que assolam sem controle, em detrimento de colegas que jamais merecem tanto sofrimento por defender um ideal indígena, até mesmo, adquirindo doenças como depressão; pânico; ansiedade e outros distúrbios mentais e físicos motivados pela presente ação repressiva perseguidora.
Queremos uma FUNAI vitoriosa, trabalhar com tranquilidade e alegria de outrora. Assistência aos índios; reconhecimento e demarcação de suas Terras Indígenas; índios participando ativamente nas causas que são dos seus interesses e até mesmo na gestão conjunta do órgão em companhia de grandes indigenistas e profissionais, assim como os citados em Mato Grosso.
O retrocesso na FUNAI, é a volta do brilhante MÉRCIO GOMES, comprovadamente muito competente, e digo mais, É O OBJETO DE DESEJO MAIS ESPERADO, e até mesmo por você, anônimo de 7 de março de 2012 08:48, estou convicto que deseja mudança e a volta da FUNAI nos rumos certos do passado. Então, o retrocesso é o caminho e por absoluta lógica; com ele a volta de MÉRCIO P. GOMES. Que assim seja!
Que venham os colegas da FUNAI de Mato Grosso, Nós aqui na Sede/FUNAI/DF, e os colegas das regionais, certamente; receberemos com os braços abertos. Sejam bem vindos e sem tardança!!!!
Assinado: Em apoio à causa.

Anônimo disse...

.. Alizando tem dó... é claro que dos nomes citados existem grandes indigenistas mas voce então também é a favor das barragens e estradas arrazando as terras indígenas, Então voce não sabe que desses nomes que voce citou tem gente que só está interessada no dinheiro que podem ganhar colocando tudo isso contra os índios só pra ganhar mais dinheiro....? Todos sabem talvez menos voce amigo!

Anônimo disse...

NÃO CORCORDO COM AS INFORMAÇÕES DO ROLDÃO ARRUDA, DIZENDO QUE A FUNAI A 03 MESES ESTA FUNCIONANDO NO PILOTO AUTOMATICO, A FUNAI ESTA PARADA A MAIS DE 02 ANOS, SÓ FUNCIONA A CR DE FORTALEZA ONDE ELE TEM APOIO DO GOVERNADOR DO CEARÁ E MUITO QUERIDO PELO ENTÃO COORDENADOR DR. PAULO BARBOSA, ESTE SIM É QUE TEM COMPETENCIA DE SOBRA E PODERIA MUITO BEM SUSTITUIR O MARCIO MEIRA, TENHO CERTEZA QUE O MARCIO MEIRA O APOIARIA.O DR. PAULO TEM MUITA EXPERIENCIA E É UM BOM ARTCULADOR POLITICO.

Anônimo disse...

Senhor Postante de 9 de março de 2012 16:04 , os nomes de citados na minha postagem acima (JOSÉ EDUARDO, ARIOVALDO, SARDINHA,IZANOEL,IVAR BUZATTO,LUIS CARLOS SAMPAIO,JUSCELINO, DJALMA PORTO, DENIVALDO, BENEDITO GARCIA, CARLOS MARCIO, MARCIO CARLOS, DANIEL CABIXI,ANTONIO CARLOS,ALIBERTO JANUARIO,GILMAR SOEIROS,SEBASTIÃO MARTINS,MARTINS TOLEDO) são pessoas dignas de conduta ilibadas, e sempre defenderam o lado indigena, se tem um ou outro que presta algum serviço para os empreendedores é porque eles estão ali infiltrados para buscar o maximo de direitos que os indios tem em relação a essas construções de usinas, pois eles ali junto com as empresas eles podem defender algumas compensações para as comunidades

ALI ZANDO CRESCI

Anônimo disse...

... caro Alizando, não vamos polemizar, mas apenas como uma última palavra, quero dizer que conheço a grande maioria já faz bastante tempo e não se iluda tanto...., pois nem todos são tão bonzinhos assim....,só a velhinha de Tauaté e voce pra acreditar!
Abraços!

Anônimo disse...

Meus caros amigos indigenistas e índios sofridos, vejam que o que está acontecendo hoje, com esse verdadeiro rôlo compressor que a atual e cruel Funai está passando encima dos índios, nitidamente é o mesmo processo utilizado pelos americanos no processo de colonização, quando intencionalmente os grandes líderes foram humilhados e aniquilados (ex. TOURO SENTADO), e agora basta ver o que intencionalmente fizeram com MEGARON.... e indiretamente com RAONI...., então comparem tudo isso que está ocorrendo com o livro "Enterrem meu coração na curva de um rio"... é exatamente a mesma coisa! A propositada intenção do PAC é de tornar os índios simples produtores rurais igual aos das fazendas vizinhas...

Anônimo disse...

INDIOS DO CEARÁ APOIAM A INDICAÇÃO DE PAULO FERNANDO BARBOSA DA SILVA,TÁ DANDO UM SHOW NA COORDENADORIA DE FORTALEZA IMAGINE SÓ NA PRESIDENCIA DA FUNAI.SE QUEREM MUDAR O HOMEM É ESSE.

Anônimo disse...

Kd a FUNAI?!., isto ja pode acontecer?!.
http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,indios-vendem-direitos-sobre-terras-na-amazonia,846989,0.htm

AE - Agência Estado
Por US$ 120 milhões, índios da etnia mundurucu venderam a uma empresa estrangeira direitos sobre uma área com 16 vezes o tamanho da cidade de São Paulo em plena floresta amazônica, no município de Jacareacanga (PA). O negócio garante à empresa "benefícios" sobre a biodiversidade, além de acesso irrestrito ao território indígena.



No contrato, ao qual o Grupo Estado teve acesso, os índios se comprometem a não plantar ou extrair madeira das terras nos 30 anos de duração do acordo. Qualquer intervenção no território depende de aval prévio da Celestial Green Ventures, empresa irlandesa que se apresenta como líder no mercado mundial de créditos de carbono.


Sem regras claras, esse mercado compensa emissões de gases de efeito estufa por grandes empresas poluidoras, sobretudo na Europa, além de negociar as cotações desses créditos. Na Amazônia, vem provocando assédio a comunidades indígenas e a proliferação de contratos nebulosos semelhantes ao fechado com os mundurucus. A Fundação Nacional do Índio (Funai) registra mais de 30 contratos nas mesmas bases.


Só a Celestial Green afirmou ter fechado outros 16 projetos no Brasil, que somam 200 mil quilômetros quadrados. Isso é mais de duas vezes a área de Portugal ou quase o tamanho do Estado de São Paulo. A terra dos mundurucus representa pouco mais de 10% do total contratado pela empresa.


"Os índios assinam contratos muitas vezes sem saber o que estão assinando. Ficam sem poder cortar uma árvore e acabam abrindo caminho para a biopirataria", disse Márcio Meira. "Temos de evitar que oportunidades para avançarmos na valorização da biodiversidade disfarcem ações de biopirataria", reagiu a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.


O principal executivo da Celestial Green, Ciaran Kelly, afirma que todos os contratos da empresa com comunidades indígenas passam por um "rigoroso processo de consentimento livre, prévio e informado", segundo normas internacionais.

Anônimo disse...

É óbvio que falo da que foi certa. Você Ilustre Anônimo(a), equivocadamente não se referiu qual é a certa ou errada. Porém, para auxliliá-lo e da mesma forma contribuir com sua redação, reafirmo que: - a que sempre foi errada desde o início é a atual gestão e é pertinente observar que o Márcio Meira pode ficar sozinho com o ônus do desmando do grupo dirigente. É de uma ignorãncia incomensurável atribuir a Ele Presidente tudo que está acontecendo e deu errado. O Márcio Meira pode ser corresponsável porque está no exercício do encargo de Presidente, porém, sua equipe está formada por pessoas que jamais poderiam estar por lá. Qualquer Presidente mal assessorado, sem equipe nenhuma, ou com esta que a FUNAI está sendo conduzida; salvo raríssima excessão, não vai alugar algum.
Na oportunidade quero lhe deixar claro, absolutamente claro que; ante ao que se tem por ora; as gestões trazem saudades porque foram de boa quaidade e, consequentemente, fazem falta. Rogo que volte o mais breve possível. Lembrando, entretanto que, independente da qualidade do trabalho do atual Presidente, infelizmente Ele não tem equipe nenhuma. Quer seja nas Diretorias; Coordenações Gerais e; Corregedoria; Auditoria; Gabinete; Jurídica e por ai vai......
Só para refrescar sua memória e outros leitores duvidosos; vejam as matérias divulgadas em larga escala nos veículos de comunicação, onde, os índios da Amazônia já estão até negociando suas riquezas proveniente das Terras Indígenas. Absurdo!!! E dessa forma, como alerta geral aos gestores desavisados e demais indigenistas que lutam e tem amor a causa, dêem leitura a matéria do Jornal Estadão, publicado hoje (11.03.2012), copia e cola rsrsrsrsr no site: http://m.estadao.com.br/noticias/vidae,por-milhoes-de-dolares-indios-vendem-direitos-sobre-terras-da-amazonia,846761.htm
Dá para entender porque a atual gestão não está dando certo e as anteriores se destacam?
Então, espero que o novo Presidente seja participativo com índios e servidores, e da mesma forma, juntá-se aos mais antigos delarga e comprovada experiência profissional para formar sua equipe e banir de vêz o erro cometido pelo grupo atual que desprezaram e ainda, desprezam servidores antigos que são imprescindíveis na lida com os indios, na assistência indígena; na condução das causas judiciais independente da esfera; na labuta das questões fundiárias; nas questões de ordem com as políticas públicas ou, quiça até mesmo nas políticas governamentais.
A FUNAI ATUAL ESTÁ UM MONSTRO SEM CABEÇA (“SMJ”), POR CONTA DA ATUAL EQUIPE DO PRESIDENTE. ESSA, ESTÁ FORMADAS POR DIRIGENTES CURTO DE INTELIGÊNCIA EM QUE PESE, NO DOMÍNIO DO INDIGENISMO BRASILEIRO, ASSIM, COMO, NA GESTÃO ADMINISTRATIVA COMPARTILHADA.
Ao postulante de 9 de março de 2012 09:49, espero deixar claro à qual gestão da FUNAI me refiro. Tenho dito!!!!

Pela causa da FUNAI.

Anônimo disse...

e ai Marcio Meira e ai Mercio Gomes, quem podem comentar sobre esta venda, isto é permitido ou a FUNAI mais uma vez não faz nada, segundo a Ministra do Meio Ambienhte não pode e o que faz\er nada?!.

Anônimo disse...

Funai está parada à espera de novo presidente

0 comentário(s)
A Fundação Nacional do Índio (Funai) está funcionando a meio vapor, apenas cumprindo rotinas burocráticas, há quase três meses. A razão disso é a dificuldade que o governo enfrenta para definir o nome do substituto do atual presidente, o antropólogo Márcio Meira. Ele comunicou ao governo, em dezembro, seu desejo de se afastar do cargo e, desde então, reduziu suas atividades internas, encontros e aparições públicas.



De acordo com servidores da Funai, o presidente demissionário aparece para assinar documentos, acompanhar programas em andamento e despachar com seu superior imediato, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. O nome dele praticamente desapareceu do site de notícias da Funai e também de outros órgãos do governo.



O encarregado de encontrar o substituto é o ministro Cardozo. De acordo com informações de sua assessoria, a recomendação que ele recebeu do Planalto é para que a escolha recaia sobre um nome com perfil técnico, não necessariamente com vínculos políticos partidários. Algumas entidades de representação indígena já manifestaram ao governo o desejo de que o escolhido fosse um índio.



A tarefa é espinhosa. Ao contrário da maior parte dos cargos do governo, a presidência da Funai não é alvo de grandes disputas partidárias.



Fogo cruzado



Meira resolveu se afastar em meio a uma das muitas crises que a Funai costuma enfrentar. Era atacado tanto por indígenas, que o acusam de não tê-los consultados adequadamente em questões estratégicas, como a construção de hidrelétricas na Amazônia, como pelos deputados da bancada ruralista, que não lhe poupam xingamentos nos debates sobre a demarcação de novas terras indígenas.



Surgiram sinais de desconfiança até no interior do governo. Um dos principais críticos de Meira, o antropólogo Mércio Gomes, que dirigiu a Funai no governo de Luiz Inácio Lula da Silva, o acusa de ter deixado a instituição sobre o controle de organizações não governamentais do Brasil e do exterior.



A rotatividade no cargo é altíssima. Em 44 anos de existência, a Funai já teve 32 presidentes. Um deles, Otacílio Antunes Reis Filho, ficou na cadeira apenas 46 dias, em 2002. Outro nem chegou a sentar. Indicado para a presidência em 1985, Ayrton de Almeida [ABR. 1985]foi impedido por índios e funcionários de entrar no prédio da entidade, em Brasília.



Quem ficou mais tempo no cargo foi o general da reserva Ismarth de Oliveira. Presidiu a Funai durante a ditadura, entre 1974 e 1979. Em segundo lugar no ranking aparece Meira, que está no cargo desde abril de 2007. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Anônimo disse...

Deixem um comentario sobre a possivel saida do Marcio Meira da Presidencia da FUNAI. A DILMA QUER INDICA-LO PARA PRESIDENCIA DA C B F, EM LUGAR DE RICARDO TEIXEIRA.

Anônimo disse...

Excelente ideia da Presidente Dilma, só assim ele vai acabar de vez a nossa seleção.Melhor seria que ele fosse dar cobertura ao governo Tarso Genro, que é criação dele

Anônimo disse...

A MINISTRA DE ESTADO CHEFE DA CASA CIVIL
DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, no uso de suas atribuições e
tendo em vista o disposto no art. 1o do Decreto no 4.734, de 11 de
junho de 2003, resolve
Nº 221 - EXONERAR
ANTÔNIO MARCOS GUERREIRO SALMEIRÃO do cargo Procurador-
Chefe da Procuradoria Federal da Fundação Nacional do Índio,
código DAS 101.4, a partir de 28 de fevereiro de 2012..COMEÇOU O LIMPA...

Anônimo disse...

ATENÇÃO AMIGOS!!! A FUNAI DE COLÍDER - MT, ESTÁ TOMADA POR ÍNDIOS KAYAPÓ E O COORDENADOR REGIONAL, SEBASTIÃO MARTINS,ESTÁ REFÉM INCOMUNICÁVEL EM REGIME DE CÁRCERE PRIVADO.
A OCUPAÇÃO INICIOU NO DIA DE ONTEM (12.03.2012)

Anônimo disse...

http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2012/03/13/belo-monte-atingira-9000-pessoas-a-mais-do-que-o-anunciado-diz-estudo-encomendado-pelo-mpf.htm

Estudo realizado por pesquisadores do Instituto de Tecnologia da UFPA (Universidade Federal do Pará), a pedido do Ministério Público Federal (MPF) no Pará, apontou que a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu, em Altamira (a 900 km de Belém), atingirá 25,4 mil pessoas, 9.000 a mais do que o anunciado pela empresa Norte Energia--consórcio que tem 49,9% de participação da Eletrobras e 50,1% de empresas brasileiras privadas-- no relatório de impactos ambientais do projeto
Segundo o MPF, a discrepância dos números ocorre porque os pesquisadores contratados pela empresa para fazer o estudo usaram referências diferentes. Pela pesquisa da UFPA, o nível do rio Xingu se elevará em 90 centímetros a mais do que o previsto pela empresa, atingindo 7.425 prédios, contra 5.413 determinados pela Norte Energia.

E AGORA???????????????

Anônimo disse...

Fundação Nacional do Índio
AVISO DE PAUTA
Entrevista coletiva: contratos de carbono em Terras Indígenas
Local: Sede da Funai
End: SRTVS 702/902, Bloco A, Ed. LEX 3º Andar, Brasília/DF
Data: quarta-feira, 14 de março
Horário: 10h30

O presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Márcio Meira, dará entrevista coletiva nesta quarta-feira (14/03), às 10h30. A entrevista será exclusivamente sobre contratos de carbono em terra indígenas, assunto veiculado recentemente na mídia. O presidente informará sobre as medidas tomadas pela Funai e divulgará orientações do órgão indigenista a respeito do assunto.

Contato:
Heloisa d’Arcanchy
Assessoria de Comunicação da Funai
(61) 3313-3512/ 9303- 8661

Anônimo disse...

http://groups.google.com/group/populacao_indigena_abep/browse_thread/thread/0b1d26b6d525fe82

Anônimo disse...

ESSE TIÃO QUE TA NA CR-COLIDER FUNAI EM COLIDER NÃO SE TOCA MESMO EIN...É MUITA CARA DE MADEIRA O CARA PERMANECER LÁ!! JA LEVOU UMAS SURRAS DOS KAIAPÓS E AINDA INSISTE...TIÃO, VOCE NÃO PRECISA DISSO AI NÃO, E MUITO MENOS OS INDIOS PRECISA DE VOCE AI,ENTÃO VENHA PARA CR-CUIABA, TRABALHAR AQUI NO SERVIÇO DE MEIO AMBIENTE, PELO MENOS AQUI SE PODE CHEGAR 9HS E SAI AS 11HS, E ATARDE CHEGAR AS 15HS E SAIR AS 17HS, E NA SEXTA NEM PRECISA VIR NO PERIODO DA TARDE

Anônimo disse...

EPA OU OBAAAAA

ESSE HORARIO DE "TRABALHO" NA CR DE CUIABÁ É OFICIAL OU USUAL?

TEM EX-OFICIO PRA LÁ???

Anônimo disse...

Isso é brindadeira, enquanto muitos trabalha das 08 as 12 e das 14 as 18 outros figem trabalhar.

Anônimo disse...

http://www1.folha.uol.com.br/mercado/1061494-cheia-em-usina-de-belo-monte-pode-afetar-mais-gente-diz-estudo.shtml

A íntegra da reportagem está disponível para assinantes do jornal e do UOL (empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).

É o que mostra pesquisa da UFPA (Universidade Federal do Pará) divulgada pelo Ministério Público Federal, que solicitou o levantamento: 25,4 mil pessoas podem ser afetadas em Altamira se o nível do rio Xingu subir na época de chuva.

Para a Nesa (Norte Energia), responsável pela obra, o total é de 16,4 mil pessoas. O número está em relatório de impacto ambiental apresentado ao Ibama --órgão federal que liberou o início da obra no ano passado.

Em Altamira, o nível do rio Xingu costuma ficar em 97 metros em períodos chuvosos, diz o professor André Duarte, participante do estudo.

A Norte Energia disse ter adotado os critérios mais adequados às características da região e que a UFPA chegou a "conclusões errôneas".

Anônimo disse...

http://www1.folha.uol.com.br/poder/1061509-agu-investiga-venda-de-direitos-indigenas-para-estrangeiros.shtml

O governo federal deve ir à Justiça contra empresas estrangeiras que compram de tribos indígenas os direitos sobre a biodiversidade de terras na Amazônia.

O objetivo dos grupos estrangeiros é usar a preservação da floresta para explorar potenciais benefícios no mercado internacional, negociando créditos de carbono ao compensar a emissão de gases de efeito estufa.

A AGU (Advocacia-Geral da União), responsável por defender judicialmente a União, investiga pelo menos 35 contratos elaborados por grupos internacionais que foram oferecidos a várias etnias.

A Funai (Fundação Nacional do Índio) já notificou empresas no último ano porque os contratos são ilegais.

"Esses contratos não têm qualquer validade jurídica, mas temos de proteger nosso patrimônio e nossos índios", disse à Folha o presidente da Funai, Márcio Meira. "Essa é uma moeda podre, e ainda tem otário que compra [no mercado internacional]."


Isso ai Marcio Meira, mostra para este povo que o presidente ainda é vc. boa atuação.

Anônimo disse...

Portaria FUNAI Nº 238, de 13/03/2012 - Dispensa o servidor SEBASTIÃO MARTINS, do encargo de substituto do Coordenador Regional, código DAS 101.3, da Coordenação Regional de Colíder- MT. (p. 42)



Portaria FUNAI Nº 239, de 13/03/2012 - Designa o servidor PITUYARO METUKTIRE, para exercer o encargo de substituto do Coordenador Regional, código DAS 101.3, da Coordenação Regional de Colíder-MT, em seus afastamentos, impedimentos legais ou regulamentares e vacância. (p. 42)

Anônimo disse...

ESTE EPISODIO DA VENDA DAS TERRAS INDIGENAS, LEMBRA-ME MUITO BEM DE UM PERSONAGEM DA TELEVISÃO QUE FAZIA PAPEL DE UM GRANDE INTEGRANTE DO GOVERNO FEDERAL " O JÕ SOARES " AGORA SÓ É DESCOBRIR ESTE PERSONAGEM NA FUNAI OU NAS ONGs LIGADAS A MESMA,CREIO QUE ISSO DARIA UM BOM PAD PARA CORREGEDORIA DESCOBRIR." EI DR. A COMISSÃO CHEGOU, MANDA PARA SUIÇA, NÃO DR, ESTA COMISSÃO NÃO É AQUELA É OUTRA" ENTÃO MANDA ENTRAR.

Anônimo disse...

UÉ... EXONERARAM O SEBASTIÃO E COLOCARAM O PITUYARO NO LUGAR... ATÉ AI TUDO BEM...!!! MAS QUEM É O COORDENADOR DA CR-COLIDER ???? KKK EU HEIM, SÓ NA LAMEADA FUNAI MESMO... TIRA E COLOCA SUBSTITUTO, MAS NÃO TEM TITULAR... HAHAHA É PIADA????

Anônimo disse...

A atual gestão não quer vê o progresso, avanço, bem está etc... de nós indígenas, qualquer iniciativa econômica e projetos de iniciativa das próprias comunidades ela atrapalha e impede a sua realização, a menos que seja de interesse das ONGs (CIMI, ISA, CTI, ETC...). Quando o presidente diz que "Esses contratos não têm qualquer validade jurídica, mas temos de proteger nosso patrimônio e nossos índios", disse à Folha o presidente da Funai, Márcio Meira. "Essa é uma moeda podre, e ainda tem otário que compra [no mercado internacional].", tá dizendo que vai atrapalhar, jogar areia, impedir que tenhamos acesso a esses valores e isto não está acontecendo só nessa área, diversas outras iniciativas estão passando pela indevida intervensão e intromissão estatal em função da posição indígena em relação a atual gestão da assistência indígena do governo federal, está fazendo isto como vingança. Esse prejuízo jamais será compensado pelo governo. FORA ONGs sanguesugas.

Anônimo disse...

Em Altamira, acaba de acontecer mais uma manifestação dos indígenas de várias etnias ( 10 etnias na região ), onde os índios apresentaram várias propostas, entre elas:

1- Não aceitação da manipulação da FUNAI para que aceitem a indicação do presidente;
2 - Reintegração dos índios demitidos (02) na última semana, sem justificativas, a não ser politiqueiras;
3 - Afastamento imeditato de alguns servidores que foram indicados pela presidência para dirigirem a FUNAI local.
4 - ESCLARECIMENTOS SOBRE A INTENÇÃO DA ATUAL DIREÇÃO EM COLOCAR INDIO CONTRA INDIO, incitando os Parakanã a "brigarem" com os Xikrin-kayapó, para defenderam os interesses de alguns servidores.

Uma nova reunião deve acontecer agora á tarde, onde serão deliberadas algumas decisões finais, entre elas a solicitação ao MPF para apurar o envolvimento de servidores na incitação ao confronto entre os índios.

A situação na FUNAI em Altamira, desde a sua reestruturação é extremamente grave. A FUNAI não se entende e ainda quer colocar índio contra índio.

Anônimo disse...

AO SENHOR ALI ZANO CRESSY-JÁ DIANTE DESTE PATETICO PSEUDONIMO, VEJO SUA FALTA DE CREDIBILIDADE.A SITUÇÃO DAS CR'S CITADAS POR VC, ESTÃO NA SITUAÇÃO ATUAL DEVIDO AOS ACORDOS E INTERRESSES, DESTINADOS A FRAGILIZAR E ENVERGONAR A CULTURA INDIGENA NO MATO GROSSO "são pessoas dignas de conduta ilibadas"QUANDO AOS OUTROS NADA SEI, MAS A UM QUE JÁ FOI CORRIDO DE 3 CR'S DIFERENTE E ESTA SENDO POSTO PRA FORA DA QUARTA, CREIO Q VC DEVE REVER SUA ANALISE CURRICULAR, POIS ESTE EM QUESTÃO PODE NEGOCIAR TUDO E QUALQUER UM POR PODER..... VEJA O ACONTECEU COM O MEGAROM...

Anônimo disse...

AO MAU AVISADO POSTADOR DO DIA 13 de março de 2012 11:27
Anônimo disse...ATENÇÃO AMIGOS!!! A FUNAI DE COLÍDER - MT, ESTÁ TOMADA POR ÍNDIOS KAYAPÓ E O COORDENADOR REGIONAL, SEBASTIÃO MARTINS,ESTÁ REFÉM INCOMUNICÁVEL EM REGIME DE CÁRCERE PRIVADO.
A OCUPAÇÃO INICIOU NO DIA DE ONTEM (12.03.2012)nA VERDADE ESTAVA DE POSSE DE SEU CELULAR PESSOAL E COM LIVRE ACESSO A INTERNET E TEL FIXO, ALEM DE TER TIDO ALIMENTAÇÃO E DORMIR NA SALA COM AR CONDICIONADO, NÃO DIGA O Q VC NÃO SABE....

 
Share