terça-feira, 27 de março de 2012

FUNAI na expectativa

Há dez dias a Presidente Dilma mandou anunciar que já tinha escolhido a nova presidente para a Funai, a antropóloga e demógrafa Marta Maria Azevedo. Nesse tempo nenhuma notícia a mais, porém a expectativa de mudança tem deixado a comunidade indígena e indigenista alvoroçada. Apesar da primeira reação da APIB contrária ao método como a Marta foi escolhida, sem consultar as lideranças indígenas, sem qualquer transparência na decisão, o que constitui um retrocesso político indizível, apesar de tudo isso, a expectativa é favorável.

Tudo indica que a indicação de Marta Azevedo não é de continuidade ao desastre administrativo e indigenista por que passou a Funai nos últimos cinco anos. Marta é conhecida no meio antropológico como uma pessoa que tem um senso de responsabilidade e de caráter que auguram um tempo diferente. Sua experiência mais rica e profunda tem sido com os índios Guarani do Mato Grosso do Sul, do Sul do Brasil e até do Paraguai. Ela conhece as mazelas da vida guarani nesses lugares, conhece as peripécias políticas da região e observou bem o desastre que foi a atual administração ao tentar demarcar terras indígenas doidivanamente.

Embora associada com as Ongs que mais tiveram controle sobre a Funai nos últimos cinco anos, quais sejam, o CTI e o ISA, Marta tem conexões intelectuais e morais com antropólogos e antropólogas que não compartilham da associação dessas Ongs com a Funai. Ela sabe que suas conexões têm um peso moral e um conhecimento da causa indígena que estão além das atividades dessas Ongs no mundo indígena. Marta sabe que a Funai é órgão do Estado, descendente do indigenismo rondoniano, e que tem que recuperar seu prestígio político-administrativo para cumprir minimamente com seus deveres de Estado.

Eis a esperança da chegada de Marta Azevedo à Funai.

Está na hora de sua posse. Está na hora de haver transparência na Funai, de haver clareza sobre o que se vai fazer, de se recuperar o trabalho digno de seus funcionários e servidores, de dar esperanças aos que entraram recentemente de terem um ofício digno para os índios e para a Nação brasileira.

59 comentários:

Anônimo disse...

As colocações do Prof. Mércio e, conversa que tive com indigenistas (da FUNAI) aqui do MS que, por função do trabalho indigenista, conhecem-na nos deixou um tanto quanto aliviados pelos rumos que possa ter, primeiramente, os indios e a FUNAI, que volte o respeito com as pessoas com as quais trabalhamos, onde poderemos desempenhar o nosso trabalho com as realizações pessoais, se nao com a espectativas que poderemos contribuir para melhorar o quadro que hoje existe nas aldeias.

Unknown disse...

Valeu Mercio, você demonstrou que mesmo longe da Presidencia da Funai nuca abandonou a causa indigena. Precisamos mesmo é de esperança.

Anônimo disse...

Eu não acredito que vá ocorrer um continuísmo na gestão que se apresenta aos povos indígenas. Porém, é preciso ficar atento quem serão os diretores que comporão a cúpula que vai dar suporte ao trabalho da Srª Marta. Se forem os mesmos, então, pouca coisa vai mudar na política indigenista do Governo Dilma.

Anônimo disse...

Seja bemvinda Drª Marta do Amaral Azevedo na Presidencia da FUNAI, servidores das ex-administrções do ex- postos indigenas, estão anciosos por sua entrada o mais breve possivel

Anônimo disse...

Servidor desencantado,

Gostaria de acreditar que a Senhora Marta assuma a FUNAI de mente aberta e que tenha a sensibilidade de julgar e corrigir as injustiça e atrocidades cometidas por estes que estão por sair; Que Deus tenha piedade de nós, se esta for apenas mais uma a perpetuar às maldades, injúrias, as misérias, descrença, desunião entre os povos indígenas. Muitos humilhados por não serem ouvidos. Foram cinco anos de militarismo. Eu que sentia orgulho da FUNAI, hoje o que sinto já não é vergonha, é simplesmente um pesadelo do qual apenas rezamos para esquecer. E acredito que este seja o sentimento de muitos que trabalharam com alma e coração em prol da causa indígena. Que o Deus Tupã nos proteja para que esta senhora venha para plantar a paz, união, e com sabedoria, saiba respeitar servidores e índios que foram jogados ao fundo do poço sem a mínima dignidade e o orgulho de serem profissionais e exercerem minimamente suas funções que a custos conseguiram, muitos a custos de sacrifícios, porém esperançosos de poderem executar seus trabalhos com afinco e ter como resultados o êxito ou ao menos um bom resultado. Muitos próximo de aposentadoria, esperando que esta viesse acompanhada do dever cumprindo, porém, a gestão destes que finda, apenas nos deixou o gosto de fracasso, de incapacitados e incompetentes, quando não os fomos e na realidade eles é que os foram. Pagamos nós por cada erros deles. Deixando os índios em sua maioria sem sua tão conhecida coragem e o tão conhecido espírito de GUERREIROS. Todavia, só nos resta esperar e ter esperança.

Anônimo disse...

SÓ ESPERO E DESEJO QUE A FUTURA PRESIDENTA, FAÇA AS MUDANÇAS COM A MÁXIMA BREVIDADE, URGENTÍSSIMOOOOOOO.
NÃO VOU AQUI DIZER COMO DEVE CONDUZIR SEU TRABALHO SRª MARTA AZEVEDO, PORÉM, UMA COISA É CERTA E FUNDAMENTAL, OU TALVES, IMPRESCINDÍVEL; MUDAR OS ATUAIS DIRETORES, COORDENADORES, CHEFIAS DA AUDITORIA, CORREGEDORIA (ESSA SE POSSÍVEL NO MESMO DIA DA POSSE), CHEFIA DE GABINETE E ASSESSORES, E TANTOS OUTROS CARGOS NA ORDEM DE PELO MENOS UNS 85%, MUDAR COM RAPIDEZ .
CASO ISSO NÃO OCORRA , POR INTERFERÊNCIA MALDOSA, OU POR AQUELES URUBUS QUE NÃO QUEREM LARGAR A CARNE PODRE; SEJA LÁ COMO FOR, EM QUALQUER RAZÃO NÃO ACEITA O CONTINUISMO. ESTÁ MAIS QUE EVIDENTE, SE NÃO FIZER A TROCA DOS CARGOS FUNCIONAIS DESSA GENTE ATUAL, CERTAMENTE, NÃO IRÁ CONSEGUIR SUCESSO ALGUM.
O ATUAL PRESIDENTE FRACASSOU POR CONTA DESSA EQUIPE QUE SE ALOJA NA FUNAI, É ISSO MESMO, SE ALOJAM, PORQUE TRABALHO NENHUM ELES REALIZARAM, NÃO CONVENCERAM A NINGUÉM, NEM A ELES MESMOS.
LEMBRA QUE A FUNAI TEM BONS TÉCNICOS, SEJA EM MATO GROSSO OU EM OUTROS ESTADOS, É UM ÓRGÃO QUE TEM MULTIPLAS ESCOLHAS.
AGUARDAMOS ANCIOSOS E BOA SORTE PRESIDENTA MARTA AZEVEDO.

Anônimo disse...

...enfim... um sinal verde! Tomara que a nova presidenta tome em conta as valiosas informações, orientações e comentários deste site do Dr. Mércio, que sempre caminhou ao lado do índio, ao contrário da contramão da ex-camarilha da FUNAI!

Anônimo disse...

..... É VERDADE, CONCORDO COM O POSTULANTE ACIMA (28/03 11:01 HS). O DR MÉRCIO GOMES DEU E CONTINUARÁ DANDO SUA VALIOSA CONTRIBUIÇÃO, AFINAL; EM MATÉRIA DE POVOS INDÍGENAS, CERTAMENTE, NA ATUALIDADE É O QUE TEM ADQUIRIDO CONHECIMENTO MAIS PRÓXIMO DA REALIDADE CONTEMPORÂNEA. NÃO DESMERECENDO OUTROS TÃOS BONS QUE HÁ NO BRASIL, PORÉM, QDO SE FALA EM POLÍTICA INDIGENISTA BRASILEIRA, DR MÉRCIO É A REFERÊNCIA. PORTANTO, SERIA DE BOM ALVITRE QUE A NOVA PRESIDENTA, OU MESMO A PRESIDENTA NACIONAL DRª DILMA, RECORRESSE A ESSE ILUSTRE ANTROPÓLOGO/INDIGENISTA, ATÉ PORQUE, NÃO É E NEM SERÁ DEMÉRITO TER HUMILDADE E RECONHECER O TALENTO DO PRÓXIMO JÁ QUE ESSA QUALIDADE É A ESSÊNCIA DA VIDA.

Anônimo disse...

Extinções de Postos Indígenas e Criações de CTLs a mais de 50 km de distância para atendimentos aos índios só na cabeça do Marcio Meira,

Anônimo disse...

Quem souber como se faz pra falar os "Técnicos" do monitoramento de area indigena, me avise os caras so vive em reunião cruz credo q competencia...

Anônimo disse...

Quantas maldades tem feito a FUNAI contra servidores dedicados , que deram suas vidas dentro do Orgão, e agora por pura maldades e por não compactuarem com a gestão Marcio Meira , estão sendo punidos pela corregedoria interna.Façam uma reflexão e observem o que foi feito durante esses 02 anos que se passaram, praticamente param tudo. ex- administrações importantes extintas, postos indígenas fechados, telefones cortados, energia eletrica cortadas, criações de CTLs sem funcionarem, centenas de viaturas quebradas, motoristas do quadro praticamentes sem fazerem nada por falta de viaturas, portarias qualificando servidores para dirigirem as viaturas sem connhecimentos profissionais, criações de comissões de processos administrativos contra servidores, sem nenhuma qualificação, recorredo a servidores de outros orgãos sem o menor conhecimento do que é a FUNAI,incluindo nesse caso a propria corregedora. Esperamos que a Marta Amaral, tome conhecimento de tudo e faça uma reflexão mas precisa, para valorizar os servidores que hoje chegam a centenas prejudicados por julgamentos precipitados por poessoas desqualificadas.Isto tudo são reflexos da equipe do Marcio Meira , que vinha conduzindo a FUNAI tão bem, mas pela vaidade de uma Chica Picâncio, Aluisio Guapindaia, que levo o Dr. Marcio Meira perder todos os seus meritos conquistados em sua administração. Mesmo assim o chamo de heroi pelo seu reconhecimento de deixar a FUNAI e o entregar na hora certa ao Ministro da Justiça e não deixar de tercer seus elogios a nova Presidente da FUNAI, a quem eu desejo felicidades diante de um problema tão dificil que é o de comandar o Orgão que esta como um barco sem veu e sem leme nas ondas do mar.

Anônimo disse...

MARTA AZEVEDO NA PRESIDENCIA DA FUNAI, PODERÁ CONTAR COM OS LENDAS VIVAS DO INDIGENISMO EM MATO GROSSO, SENDO:SARDINHA,IZANOEL,IVAR,JOSÉ EDUARDO,IVAR BUSATO, LUIS CARLOS SAMPAIO,FLORES,DENIVALDO,CARLOS MARCIO,BENEDITO,ANTONIO CARLOS,TAUKANE,PERUARE,E TIÃO

Anônimo disse...

PORTARIAS DA PRESIDÊNCIA PUBLICADO EM 22.03.12
Separata do Boletim de Serviço da FUNAI Brasília Ano XXV Nº 01-06 Jan-Mar/2012
5
PORTARIA Nº 255/PRES, de 16 de março de 2012. O PRESIDENTE DA FUNDAÇÃO NACIONAL DO ÍNDIO- FUNAI, no uso de suas atribuições, tendo em vista o que consta no § 7º do art. 111 da Lei 11.907 de 02 de fevereiro de 2009 e o disposto no § 2º do art. 5º do Decreto nº. 7.133, de 19 de março de 2010 bem como no art. 8º da Portaria nº 4.040/MJ, de 22 de dezembro de 2010, RESOLVE: Art. 1º Retificar a portaria nº 973/PRES, de 30 de junho de 2011, publicada na Separata do Boletim de Serviço da Funai nº 11-12, de 30 de junho de 2011, que instituiu as metas globais para o segundo ciclo de avaliação de desempenho institucional da Fundação Nacional do Índio - FUNAI, na forma do Anexo. Art. 2º Estabelecer como meta intermediária das Coordenações Regionais da FUNAI o envio da proposta do Plano Anual de Trabalho até o dia 31 de março de 2012, e para as Coordenações Gerais a análise desses planos no prazo de 45 dias a contar da data de seu recebimento. Art. 3º Esta Portaria entra em vigor na data de sua assinatura. MÁRCIO AUGUSTO FREITAS DE MEIRA Presidente


Bom, ai tem os anexos que foram bublicados no inicio de mes de julho de 2011, prezados colegas, isso é serio, metas institucionais devem ser fechadas no exercicio fiscsl, no final da execução do orçamento, ou seja, em Dezembro e nao em julho, uma vez quao se fez mete os progrmas e projetos estarao sendo aprovados ou nao 45 dias (em maio) e encerranm-se nmetas globias em 30 de junho... entenderam????? no 2º semestre do ano passado ano passado nao se excutou tudo que foi programado pelas CTLs (as regionais nao deram conta de comprar) assim cada regional/CTL deverá convocar o Sindicatos e fazer seminarios urgentes, senao, seremos penalizados por omissao, saberemos que as metas nao serao cumpridas e nao avizamos os "gestores" se a instituição nao atingir as metas, teremos de entrar na justiça para termos o nossa avaliação integral..

Anônimo disse...

A MELHOR META A SER ATENDIDA É A SAIDA DOS GESTORES ATUAIS O RESTO AGENTE TIRA DE LETRA, SÓ É A FUNAI VOLTAR A TRABALHAR É PORISSO QUE SEMPRE FALAMOS A META DA FUNAI BSB A SER ATINGIDA SÃO OS PADs FABRICADOS PELA CORREGEDORIA. COLEGAS NÃO PODEMOS BRIGAR POR UMA COISA QUE NÃO FIZEMOS NADA NESTES 03 ULTIMOS ANOS. POR CULPA EXCLUSIVO DO SR. PRESIDENTE DA FUNAI AUXILIADO POR UMA EQUIPE DE GESTORES QUE NÃO ENTENDEM DE NADA E COMPACTUADO COM CERTOS COORDENADORES REGIONAIS QUE AJUDARAM A AFUNDAR AINDA MAIS AS EX- ADMINISTRAÇÕES, POR ORIENTAÇÃO E EXCLUSIVIDADE DO VICE PRESIDENTE DA FUNAI. ENTÃO NÃO EXISTE NENHUMA META A SER ATENDIDA A NÃO SER A SAIDA DOS ATUAIS GESTORES EM TODO O BRASIL. VAMOS DEIXAR A DEMOGRÁFA DRª MARTA DO AMARAL TRABALHAR EM PAZ E AJUDA-LA NESTA MISSÃO.

Anônimo disse...

Tenho as melhores informações sobre Marta Azevedo, é uma pessoa muito séria. Porém, vai ter que pisar em ovos, não vai poder bater de frente com tudo que o Márcio Meira fez, inclusive porque ele está divulgando que foi escolha dele. Ela vai fazer mudanças aos poucos (isso se ficar muito tempo no cargo, pois o abacaxi é grande). Afinal, ela vai fazer parte do governo Dilma cujo objetivo é apenas que a FUNAI ajuda viabilizar as obras do PAC.
Mas que o diálogo interno e a transparência vai melhorar, isso é certo.

Anônimo disse...

... pois é, ela vai ter que agir igual Dilma fez com Lula...., No começo ela batia continência pra ele, agora ela já voa sozinha....

Anônimo disse...

Pessoal do MT já em plena campanha... é bom lembrar que dos nomes citados, tem sim bons indienistas mas, outros... notoriamente envolvidos em interesses dos lucros do PAC (estradas, barragens, etc) em áreas indígenas. Aliás, importante lembrar que NO BRASIL TODO também tem excelentes indigenistas!!!!!

Anônimo disse...

Desiludida,

O que desejo é que esta senhora, não seja regida pela cartilha de Márcio Meira, que tenha decisões próprias, que seja segura e tenha pulso firme. Apesar da propaganda da equipe desse homem, aliás propaganda enganosa. Sugiro que, antes de qualquer coisa, que seja efetuada uma viagem as antigas regionais e postos indígenas extintos ou que se tornaram CTLs e verificar in loco a real situação/avaliação dos crime cometidos com o patrimônio público e do mal uso de recursos públicos, das perseguições para com os servidores que se colocaram contra o abandono em que deixam os índios. Espero que desta vez, a voz dos verdadeiros líderes e índios de comunidades que nunca foram ouvidos nessa gestão, agora seja ouvida em alto e bom som e que tenha eco. Deus quantos desmandos, quanto abuso de autoridade. Espero a senhora ao menos escutem e faça justiça e faça valer seu conhecimento antropológico e sua graduação juntada a sua experiência. Dessa equipe que aí se encontra, salva-se algumas poucas pessoas. Acredito que o presidente tenha feito vários elogios ao um senhor de nome Artur. Esse caiu no descrédito de todos os servidores, pois é inadmissível que um servidor antigo e de experiência tenha se passado a dá redação de um Decreto que no todo apenas deixou os indígenas ao Deus dará, a mercê da própria sorte. E ainda, o fez calado, prejudicando servidores também antigos e de experiência quanto ele. Acredito que o mesmo poderia fazer melhor. Alguns índios não tenha noção ou a real dimensão da catástrofe que será o seu futuro ou de seus filhos e netos. Apenas poucos foram beneficiados. Criação de Regionais e extinções de regionais equivocadas. Senhora esse homem deveria responder um belo de um processo por tudo que aqui relatei. Os recursos da FUNAI foram gastos com encontros, seminários e etc. que nunca tiveram finalidade e muito menos resultados. Tudo foi um remendo e de tudo era feito até liberação de dinheiro nas comunidades e mesmo aí em BSB, para calarem a boca graças a Deus de alguns poucos índios. Se fôssemos nós seria irregularidades e essa tal corregedora de logo abriria PAD. É só verificar no portal da transparência o quanto foram gastos em despesas com transportes, alimentação e ajuda de custo para retorno de índios as aldeias. Tudo isso sem licitação. Para eles foi fácil alegarem urgência/emergência. A nós nos foi negado esse direito. Estamos sendo taxada de irresponsáveis, corruptos, quadrilha e assim por diante. Deixo, um recardo para a futura presidente, abra os olhos com relação a: Aluisio Guapindaya, Francisca Picanço e Auxiliadora dona da FUNAI que Engessou de vez a vida dos indígenas. Tem muitos servidores bons, só precisa entrar de mente aberta e disposta a mudar as coisas e recuperar a credibilidade da FUNAI. Boa Sorte

Anônimo disse...

É UMA PENA ESSA PROFISSIONAL ASSUMIR A FUNAI EM TAL CIRCUNSTANCIA, TERÁ QUE CONCORDAR COM A POLITICA DO PAC OU SAIRÁ FORA LOGO LOGO...TA DIFICIL HOJE EM DIA SENTAR NESTA CADEIRA DO INDIGENISMO OFICIAL, POIS OS INTERESSES ECONOMICO DO PAIS VÃO NA CONTRAMÃO DAS POLITICAS SOCIAIS DOS POVOS INDIGENAS...DEMARCAR TERRA INDIGENA NEM PENSAR, IMPEDIR OS AVANÇOS DOS EMPREEDIMENTOS NOS LIMITES E ATÉ NAS TERRAS INDIGENAS TAMBEM SERÁ IMPOSSIVEL....ALGUNS INDIGENISTAS ROMANTICOS DA ERA RONDON É QUE FICAM VAGANDO NA ESFERA DE DISCURSOS RETROGADAS E AVALIZADOS POR ANTROPOLOGOS DO MESMO NAIPE, PENSO EU QUE OS INDIOS E SUAS ENTIDADES REPRESENTATIVAS DEVERIAM APROVEITAR O MOMENTO E NEGOCIAR COM O GOVERNO E OBTEREM RETORNOS SIGNIFICATIVOS E SUSTENTAVEIS DE FORMA PERMANENTE,QUER SEJA NA EDUCAÇÃO, SAUDE,ALTERNATIVAS SOCIO-ECONOMICAS E CULTURAL....SE FICAREM AI BATENDO A CABEÇA CONTRA O MURO, VAI SER PIOR, POIS OS INDIGENISTA E ANTROPOLOGOS JURASSIC PARK ESTÃO PARTINDO DESSA PARA MELHOR E FICARÁ AQUI NA TERRA UMA RESSACA IMPOSSIVEL DE CURAR A CURTO PRAZO E O FIM DOS POVOS INDIGENAS SERÁ SINISTRO...

ALI ZANU CRESCI

Anônimo disse...

Espero que a nova Presidenta da Funai olhe com justiça para os injustiçados nos PAds..Tenho 25 anos de serviço, metade deles no serviço de ponta (em area indigena) hoje como premio estou respondendo por ter apreendido madereiro em terra indigena..pode

Anônimo disse...

... meu caro companheiro acima, voce ainda tem muita sorte, pois eu além tbém de ainda responder por processos por cartas precatórias, processos contra madereiros, equipamentos apreendidos, lutas contra narcotraficantes em áreas indígenas, fazendeiros, etc... fui exonerado..... então meu caro, o sistema é assim mesmo, só sobrevive quem faz parte do esquema....!!! Voce ainda está no lucro! abçs

Anônimo disse...

Presenciei uma das melhores passagens de Cargo, ou seja, desta vez Marcio Meira conseguiu surpreender, escalou para Sobradinho os Diretores e Assessores, e apresentou toda a FUNAI, entenda ai, (toda por completo) mostrando as dificuldades, avanços e deficiências, para a nova presidenta.
Espero que ela tenha força para levantar o animo dos antigos funcionários, entenda ai, (verdadeiros indigenistas).

Apesar de os novatos serem chamados de assitentes, analistas e indigenistas especializados. Somos na verdade todos indigenistas, (antigos ou novatos), mas por força de uma diferenciação, Marcio Meira, só é indigenistas os novos funcionários contratados no ultimo concurso.

Entenda, não estou aqui desfazendo dos novatos, pois estes tem muito chão para caminhar e necesitam da esperiencias dos antigos. "SMJ"

Que a nova presidente seja bem vinda e possa mudar este perfil alimentado com progresso, muito trabalho e dedicação aos povos indígenas.

Anônimo disse...

Bem vindo Wilsom..a Justiça foi feita
Parabens sindicato e associação..

Anônimo disse...

Portaria MJ/GM N° 576, de 29/03/2012 - SUSPENDE OS EFEITOS da Portaria do Ministro da Justiça nº. 949, publicada no Diário Oficial da União de 20 de maio de 2011, publicada no D.O.U. de 20 de maio de 2011, - Seção 2 - pg. 40, que demitiu JOSÉ WILSON FERREIRA DA SILVA, do cargo de Motorista do Quadro Pessoal da Fundação Nacional do Índio do Ministério da Justiça. REINTEGRA JOSÉ WILSON FERREIRA DA SILVA, no cargo de Motorista do Quadro de Pessoal da Fundação Nacional do Índio do Ministério da Justiça, nos termos da Nota nº. 31/2012/CCJ/CGJUDI/CONJUR-MJ/CGU/AGU, da Consultoria Jurídica, que adoto. (p. 52)

Anônimo disse...

SÓ FALTA O SINDICATO E A ANSEF VER O CASO DOS SERVIDORES RECIFE,QUE ESTÃO SENDO ACUSADOS POR COMISSÕES PRÉ FABRICADAS NA CORREGEDORIA, TOTALMENTE DIRECIONADAS. AGORA COM SUSPENSÕES A SERVIDORES INOCENTES. ISTO NÃO SOMOS NOS QUE ESTAMOS DIZENDO É A PROPRIA JUSTIÇA FEDERAL, PROCURADORIA FEDERAL, TCU E CGU.QUE TEEM INOCENTADOS TODOS, É UMA CASO A SE VER DRª MARTA DO AMARAL AZEVEDO. FELICIDADES. AGRADECEMOS AO SINDICATO E A ASSOCIAÇÃO PELA FORÇA AO NOSSO COLEGA JOSÉ WILSON FERREIRA DA SILVA, O BOM FILHO RETORNA A CASA DOS PAIS.VIVA O MARCIO VAI SAIR E A CORREGEDORA TAMBÉM VAI TER O MESMO DESTINO. VIVA PELA SAIDA DE TODOS OS GESTORES ATUAIS

Anônimo disse...

AMANHÃ PODERÁ SER OUTRO DIA...

Quem pensa que com a saída do Márcio Meira, os veteranos da Funai, vão se livrar da tirania da Corregedoria, é ledo engano, pois o mandato de dois anos da Corregedora, que está prestes se encerrar, será renovado por mais dois tenebrosos anos.

Será que na gestão da Presidenta Marta Azevedo, continuarão as perseguições dirigidas e desproporcionais, orquestradas pela gestão atual ou irá procurar harmonizar a Funai e reconhecer os méritos dos abnegados indigenistas?

Será que a Força Nacional voltará a oprimir e humilhar os índios e servidores?

Será que os índios e servidores continuarão sendo arrancados a força dos elevadores, pelos seguranças, para darem a exclusividade aos insolvíveis Dirigentes?

Será que na nova gestão, os PAD’s continuarão compostos exclusivamente por servidores recrutados em outros estados, que quase sempre gastam mais com diárias e passagens aéreas, do que com os valores dos supostos prejuízos, que foram apurar?

Será que a Corregedoria vai continuar autorizando e estimulando os servidores recrutados para compor as Comissões, a não cumprirem os horários e a assiduidade exigidos aos demais servidores?

Até quando os servidores com as piores notas de avaliação em suas unidades de lotação, continuarão sendo recrutados para investigar e julgar, os colegas muito melhor conceituados?

Se qualquer servidor para assumir cargo de chefia, precisa de pesquisa sobre sua vida pregressa, por que a Corregedoria recruta servidores que vão interpretar a lei e enquadrar os outros, sem qualquer cuidado com o seus históricos éticos e comportamentais?

Será que a Corregedoria vai continuar permitindo passivamente que os Engenheiros Agrônomos e outros profissionais específicos, sejam designados para compor PAD’s e continuem recebendo ilegalmente gratificações específicas, a exemplo da GDACE, que é exclusiva para quando estiverem no exercício efetivo da profissão?

Será que a Corregedoria vai continuar requisitando policiais desconhecedores da realidade da Funai, que trazem métodos inadequados e procuram amedrontar os servidores, durante as apurações dos PAD’s?

Será que a Corregedoria vai continuar propondo a demissão dos servidores, que foram inocentados ou atenuados, pelos membros dos PAD’s?

Será que as infrações e penalizações prescritas, tardiamente investigadas, continuaram sendo registradas abusivamente nas fichas funcionais dos servidores?

Quantas decisões judiciais favoráveis aos servidores serão necessárias, para que a Corregedoria venha entender as especificidades das obrigações indigenistas do Estado Brasileiro e possa parar de tentar criminalizar os executores do indigenismo de raiz, pelos seus atos no cumprimento do dever?

Anônimo disse...

CARO COLEGA JOSÉ WILSON, MEUS PARABÉNS PELA LUTA E VITORIA AO TER SER DIREITOS RECONHECIDOS PELA JUSTIÇA.
AGORA O QUE FIZERAM CONTIGO E O QUE ESTÃO FAZENDO COM OS SERVIDORES EM TODO O BRASIL , É CONSEDERADO
"ASSÉDIO MORAL' AO SERVIDOR.
PROCUREM OS SEUS DIREITOS, NÃO DEÊM TREGUA A NENHUM DELES. A JUSTIÇA DEVE SER FEITA.

Anônimo disse...

http://colunas.revistaepoca.globo.com/felipepatury/tag/marcio-meira/
O atual presidente da Funai, Márcio Meira, está mesmo mal na foto com o Congresso. Amaldiçoado pela Comissão de Agricultura, Meira não deu as caras em uma reunião agendada na Câmara com deputados, líderes indígenas e produtores rurais para discutir a demarcação de novas reservas. Por isso, a agência de notícias da Câmara decidiu exonerá-lo do posto. Em seu lugar alçou o deputado Abelardo Lupion (DEM-PR) ao cargo. Questionado sobre suas pretensões na Funai, Lupion negou que tenha interesse no cargo e se ofendeu por ter sido confundido com Márcio Meira:

– Ele é um terrorista encastelado em uma pasta do governo federal.

Confira na imagem abaixo a confusão feita pela agência:

Anônimo disse...

Atenção colegas de Manaus, essa presidente do pad que esta ai é da corja da Policia rodoviaria federal que não quer trabalhar na fronteira e nem subir o morro do alemão.. eles so querem ganhar diarias as custas do sofrimento dos servidores da funai, reparem, que ela ja chega na oitiva com as perguntas ja escritas, e que eles tem orientação da corregedora de incrimar o servidor para demitir. não acredite na cara de boazinha dela, é tdo falsidade ..avisem seus advogados pra ficarem atentos..

Anônimo disse...

Pois é; enquanto os burocratas de colarinnho branco se acham os intelectuais intocáveis e acima do poder, os índios e servidores antigos, assim, como os colaboradores da Funai, estão a mercê da própria sorte em Terra Indígenas. Lutam pela causa, entretanto sem sucesso e o bicho tá impacado mesmo e não anda nem um metro. Um único miserável metro.
Agora diante do quadro incontrolável de desmando, os inimigos já estão atacando até as bases da Funai que outrora era uma fortaleza e o pior é que os funionários abandonam suas atividades e de certo, com razão, pois, são inexperientes e não oferecem por enquanto, condições de estarem à frente das batalhas de proteção territorial.
Para melhor conhecimento e comprovação do dito aqui, veja matéria do blog do Altino Machado, Blog da Amazônia.
HOMENS ARMADOS INVADEM BASE DA FUNAI.
A base da Frente de Proteção Etnoambiental do Rio Envira, mantida pela Fundação Nacional do Índio (Funai) em defesa de tribos que vivem isoladas na fronteira Brasil-Peru, voltou a ser invadida por homens armados. Localizada numa das regiões mais remotas do país, a base foi abandonada.

Anônimo disse...

QUARTA-FEIRA, 4 DE ABRIL DE 2012

PIANKO INDICA CUNHADA PARA CARGO NA FUNAI


Nedina Luiza Yawanawa está em Brasília prestes a ser nomeada pela presidência da Funai (Fundação Nacional do Índio) para assumir o cargo de coordenadora da Frente de Proteção Etnoambiental do Rio Envira, no Acre, cuja base foi abandonada após ter sido invadida por homens armados na semana passada.

Leia mais:

Homens armados invadem base da Funai

Ela foi indicada para o cargo pelo ex-secretário de Assuntos Indígenas do Acre, Francisco Pianko, que atualmente assessora a presidente da Funai, Marta do Amaral Azevedo.

Mas a indicação complicou para ser confirmada porque Francisco Pianko omitiu da direção da Funai uma informação vital: Nedina é irmã de Eliane Luiza Yawanawa, a mulher dele.

- Estamos dialogando com ela aqui em Brasília, pois temos necessidade de definir o nome do coordenador da Frente de Proteção Etnoambiental do Rio Envira. Mas nós realmente não sabíamos que ela é cunhada do Pianko - comentou o sertanita Carlos Travassos, coordenador geral de Índios Isolados e Recente Contato (CGIIRC) da Funai, em Brasília.... Será que essa dona vai colocar mochila nas costas e sair dentro da mata atrás dos isolados para proteje-los..já começou..

Anônimo disse...

Servidores da funai foram alvos de pistoleiros na Terra Indigena "urubu branco" em confresa...Servidores da Funai foram expulsos a tiros da frente de proteção "envira" enquanto isso os "tecnicos do monitoramento e proteção só fazem reuniãoes interminaveis com muitas diarias... Presidenta não esqueça de expurgar esses incopetentes dai..

Anônimo disse...

MOMENTO PARA REFLEXÃO:
MESMO QUE A JUSTIÇA FEDERAL DIGA QUE PARA SER CARACTERIZADO COMO IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA, TEM QUE HAVER O DOLO OU MÁ FÉ DO SERVIDOR, CONTRARIANDO A DECISÃO DA JUSTIÇA,
A FUNAI TENTA PUNIR SERVIDORES DE TODO JEITO, MESMO CORREDO O RISCO DE REINTEGRAR SERVIDORES DEMETIDOS,COMO É O CASO AGORA DE NOSSO COLEGA DE TRABALHO JOSÉ WILSON.
ENTÃO SERVIDORES PREJUDICADOS O CAMINHO CONTRA ELES SÃO A JUSTIÇA FEDERAL. A COMEÇAR DOS QUE REALIZAM PADs DIRECIONADOS.

Anônimo disse...

O CAMINHO PRA ESTA CORREGEDORA É "PÊIA", QUEM SABE ELA APRENDE A RESPEITAR PESSOAS DE BEM.

Anônimo disse...

pleno acordo com anonimo de 8 de abril..
vamos propor uma ação conjunta atraves de associação e sindicato, assim temos mais força.. vamos consultar seus derigentes pra ver que caminho tomar..eles estão trabalhando pra caramba..

Anônimo disse...

A MALDIÇÃO DOS MALES

A maioria dos capachos da Corregedoria já destruíram seus lares e muitos já demonstram chagas.
Êparrei, Iansã!

Anônimo disse...

PERIGO A VISTA, MARCIO MEIRA, DISSE SE A DILMA QUISER EU CONTINUO A FRENTE DA FUNAI.

Anônimo disse...

márcio meira é um dos seres mais sóciopatas que eu já vi na minha vida. Já não basta nesses últimos 05 anos ter destruído o indigenismo brasileiro agora joga um verde para dilma no sentido de permanecer pelo menos por mais 04 anos. Esse meira realmente além de doente do espírito é uma aberração que os índios terão que se lembrar para o resto de suas vidas.

Anônimo disse...

Oxênte, o presidente marcio meira, realmente agora, esta agindo como presidente da Funai, participa de todos os eventos representando ele proprio, sem seguranças e nem a guarda nacional esta presente para lhe dar garantias. creio que ele merece mais uma oportunidade, tenho certeza que todos os cooerdenadores regionais apoiam esta ideia.

Anônimo disse...

esté comentário do dia 12 de abril de 2012. 16:08. a verdade e que as comunidades indigenas está sem apoio as CTL AS coodenações. isso uma bura verdade,vem vc com um comentário deste, po vc doente isso. olha sou indigena, moro na base e vc deve está na boa muita diaria. e os indios na miseria vc não tem coração.porém, e preciso ficar atento, com a senhora marta espero que ela trabalhe com amor com as comunidades. fora Marcio meira.

Anônimo disse...

Mais a Marta não sera mais nomeada..........

Anônimo disse...

DEVERÁ SIM SER NOMEADA, MAS O MARCIO MEIRA ESTA COMPLICANDO TUDO,E DIFICULTANDO A SUA ENTRADA, AFIM DE MASCARAR OS ERROS DEIXADO PELOS GESTORES DE SUA EQUIPE, NÃO É ATOA QUE SÓ AGORA SE MOSTRA O PREDIO DA FUNAI , EM TEMPO DE DESABRAR SOBRA AS NOSSA CABEÇAS, É O QUE ELE ESTA DEIXANDO PARA ADMINISTRAÇÃO MARTA DO AMARAL, AQUI AGENTE TEM ATÉ PENA DELA, MAS MESMO ASSIM VAMOS AJUDA-LA EM TODOS OS SENTIDOS, E DEIXAR QUE ELA CONHEÇA A CADA UM DOS SERVIDORES A COMEÇAR COM AS FICHAS PESSOAIS DE CADA SERVIDOR DA SEDE E DAS EX ADMINISTRAÇÕES EXTINTAS EM TODO O BRASIL.

Anônimo disse...

Olha caro anônimo, Se esse capeta não for sai mais, pode espera que nós tiramos ele. Nosso limite esgotou. Ele agora sai querendo ou não, senão tiramos a força;

Anônimo disse...

desde que fora anuciada e elaborada uma apresentação para a ex-futura presidente, já deveria ter ocorrido a sua exoneração, pois ja passou ai mais de 10 dias, por isso não acredito mais na saida dele e os corredores da sede já comenta que o mesmo não ira mais sair.

Anônimo disse...

Seja Marta, seja, marcio, seja mercio.. o todos os indigenistas juntos do MT (aqueles que estão fora da funai) e, mesmo assim deverão esperar alguem nascer para poder elevar a estima dos servidores de ponta (antigos postos inidigenas) e, se lá vai mal, podem ter a absoluta certeza, a FRUTA funai, nao amadureceu.. apodreceu; tenho noticias que, até mesmo, os sangue novos adotaram a politica de alguns maus servidores de chegarem as 10 da manha, as 11:00 irem almoçar as 15 o retorno e na sexta feira nem vao ao trabalho
digo e repito. está para nascer alguem que assuma a presidnecia da funai que consiga elevar a estima dos servidores. os DAS, nem se fala.. so pelo DAS mesmo, indios que é bom, peixe....

Anônimo disse...

http://www1.folha.uol.com.br/poder/1076466-indios-invadem-fazendas-e-fazem-funcionarios-refens-na-ba.shtml

Índios da tribo pataxó-hã-hã-hãe invadiram cinco fazendas do município de Pau Brasil (sul da Bahia) na manhã deste domingo (15) e fazem reféns cerca de 20 funcionários, segundo a Polícia Civil.

Algumas pessoas estão amarradas em árvores e houve troca de tiros entre índios e seguranças das propriedades, de acordo com o delegado Francesco da Silva Santana. Não há registro de feridos.

Santana disse que os índios cobram que o STF (Supremo Tribunal Federal) determine a retirada de fazendeiros da área. O caso está no STF desde 1983. Os índios pedem a nulidade dos títulos de proprietários de terras em Pau Brasil e outros municípios.

Anônimo disse...

Marcio Meira deverá continuar a frente da FUNAI, alegam os Coordenadores Regionais, que participaram de uma suposta despedida, que o Orgão ainda tem muita coisa a ser feito, principalmente as intalações dos comitê gestores, e as instalações das CTLs, depois de tudo esta em ordem, será marcado a posse da nova presidenta da FUNAI.Tenham um pouquinho mais de paciência e vamos ajudar a nossa FUNAI.

Anônimo disse...

esté comentário do dia dia 15 20:00 paciência mais de dois anos. fala serio, bom só tem quem só ficar na boa com diaria mais, po estes coordenadores foram fazer oq apoia este mal este q está na funai. Marcio pior Presidente! q a semana pra da apoio as comunidades na semana do indio, nada. isto é diaria diarias, nós indigenas como fica, funai não é pra apoio as comunidades. a funai e das das ONgs, Marta e das ONgs ISA. . espero meu pai tupã mais sorte, aos servidores que lutaram pra apoia na politica indiginista. de todas as regiões.

Anônimo disse...

Qual a finalidade de um PAD em uma repartição publica? Geralmente é tentar por todos os meios procurar inocentar o servidor de determinadas supostas acusações por dolo e má fé.Não é o que esta acontecendo, dentro da FUNAI, simplismente a justiça inocenta os servidores e a propria corregedora os acusa com determinadas punições. Será isso justo. O caso deverá ir para justiça, para ver as responsabilidades dos acusadores.Alertamos todos os servidores que respondem PAD, procurem seus sindicatos e a ANSEF para ver os seus direitos de defesa, a mobilização será geral em todo o Brasil

Anônimo disse...

OS SERVIDORES DE BRASILIA , APOIAM A IDEIA, VAMOS A LUTA,CONTRA ESSES PADs

Anônimo disse...

ATENÇÃO COLEGAS, QUE RESPONDEM EM COMISSÕES INVEITIGATIVAS E PADs,AQUI EM BRASILIA PROCUREM SEUS DIREITOS DE DEFESA A ANSEF DISPOEM DE UM DEPARTAMENTO JURIDICO PARA DEFENDE-LOS,VAMOS A JUSTIÇA

Anônimo disse...

http://economia.estadao.com.br/noticias/economia+geral,oea-notifica-o-brasil-pela-segunda-vez-por-belo-monte,109399,0.htm

A partir da notificação Estado brasileiro tem 20 dias para apresentar esclarecimentos; ação da CIDH visa ‘fazer com que o Estado cumpra com os tratados internacionais de direitos humanos’, diz advogada

Anônimo disse...

ENTENDAM ESSA A PRESIDENTE DILMA, PEDE CAUTELA AO EX-PRESIDENTE LULA, SOBRE UMA POSSIVEL CPI DO CARLINHOS CACHOEIRA TEMENDO COM ISSO PREJUDICAR O SEU GOVERNO. AGORA NINGUÉM SE PREOCUPA COM OS PADs CONTRA OS SERVIDORES DA FUNAI, PARA APURAR APENAS PEQUENAS IRREGULARIDADES FORMAIS, AQUELAS EM QUE OS SERVIDORES NÃO COMETERAM DOLO E MÁ FÉ. MESMO ASSIM ESTÃO SENDO PUNIDOS AO RIGOR DA LEI IMPOSTA PELA CORREGEDORIA E DO DEPARTAMENTO JURIDICO DA FUNDAÇÃO. E TODOS SÃO DO PT TRADICIONAL.
PRESIDENTE LULA FOI O SENHOR SAIR DA PRESIDENCIA QUE O MARCIO MEIRA DETONOU OS SERVIDORES. HELP, HELP.

Anônimo disse...

http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2012/04/18/indios-ja-estao-presentes-em-805-dos-municipios-brasileiros-populacao-indigena-rural-supera-a-urbana.htm

Índios já estão presentes em 80,5% dos municípios brasileiros; população rural supera a urbana, diz IBGE

Anônimo disse...

A futura presidente da FUNAI, já se faz presente no corredores da SEDE.
seja bem vinda. abç

Anônimo disse...

http://acritica.uol.com.br/amazonia/Servidores-Funai-protesto-Manaus-Amazonas-Amazonia_0_684531559.html

Anônimo disse...

O presidente da funai ira a Cuiaba dia 20/04, para inaugurar um museu que tem mais de dois anos que esta pronto...Seria legal se os cayapos viessem despedir dele..

Anônimo disse...

http://www1.folha.uol.com.br/poder/1077852-indios-invadem-predio-da-funai-em-rio-branco.shtml

Cerca de 50 índios de diversas etnias invadiram o prédio da Funai (Fundação Nacional do Índio) em Rio Branco (AC), na manhã desta quarta-feira (18). Eles fizeram cerca de 20 funcionários reféns por quase uma hora.

Anônimo disse...

EM FIM UMA BOA NOTICIA, SEJA BEM VINDA DRª MARTA TODOS AQUI EM BSB LHE AGUARDA DE BRAÇOS ABERTOS

 
Share