quarta-feira, 14 de março de 2012

APIB levanta a cabeça e encara o Governo

A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil -- APIB -- entidade que agrega as principais organizações indígenas pelo Brasil afora, lançou uma impressionante CARTA ABERTA à presidenta Dilma Rousseff, na qual exige respeito aos povos indígenas e que sejam ouvidos sobre assuntos que os afetem, e especificamente, na mudança da Funai, que está para ser realizada nos próximos dias.

A CARTA ABERTA mostra de cara que o governo tinha convocado lideranças indígenas para discutir a Convenção 169, da OIT, que trata especificamente do modo como os índios devem ser informados e consultados sobre temas e projetos que os atinjam, quando, no mesmo momento,  na surdina, estava tramando a mudança da FUNAI, junto com as ongs acólitas, sem os consultar!

A APIB passou os últimos anos contemporizando com o governo e com a atual direção da FUNAI em muitas das mazelas que foram criadas e que só pioraram a situação indígena no Brasil. Durante os seis meses de protestos que aconteceram em Brasília contra o Decreto 7056/09, que extinguiu postos indígenas e administrações regionais, apenas um dos seus membros, a ARPINSUL, havia lutado contra. Os demais haviam mansamente aceito o desastre administrativo resultante desse decreto. Contudo, o tempo mostrou que  o apodrecimento da direção da FUNAI havia chegado a tal ponto que chegara a hora de dizer um basta. Nem na ditadura militar se errou tanto e se manipulou tanto os direitos indígenas como agora, e por interesses escusos, travestidos em indigenistas.

A CARTA ABERTA é o documento mais contundente que a APIB já publicou. É um documento de peso histórico, pois põe o dedo na ferida, a falta de transparência e participação das decisões que afetam os povos indígenas, e corajoso, pois chama os bois pelos seus nomes. O governo Dilma, mais do que vacilante na questão indígena, não pode perder a oportunidade para se redimir desses anos de chumbo, de descaso e de enganações aos índios, e promover um re-união com o movimento indígena e com suas lideranças de raiz, a partir da nova consciência indígena que se levanta. Os índios, muitos deles, estão conscientes de seu papel histórico e estão prontos para o exercício de autonomia.

Na minha modesta opinião, os índios devem ser chamados pela presidenta Dilma, com lealdade socialista e amor republicano, para decidir o destino da FUNAI, sua nova direção e seus encaminhamentos futuros. Decidir e participar, seja como presidente, diretores, coordenadores, chefes, etc., junto com o que ainda sobrou do indigenismo rondoniano brasileiro.

O Brasil não pode ignorar aqueles povos que são a raiz de sua existência. O Brasil precisa de reconciliação com seus povos indígenas. É hora de ouvi-los e chamá-los ao trabalho conjunto.


_____________________


CARTA ABERTA À PRESIDENTA DILMA E  À SOCIEDADE BRASILEIR SOBRE INDICAÇÃO PARA A PRESIDÊNCIA DA FUNAI

Brasília, 09 de março de 2012.

À Excelentíssima
Senhora Dilma Russeff
Presidenta da República Federativa do Brasil
Palácio do Planalto
Praça dos Três Poderes – 3º Andar
70150-900 – Brasília/DF
Prezada Senhora:

Nós, Povos e Organizações Indígenas que compõem a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil – APIB, abaixo assinados, participantes do Seminário  “Convenção 169 da OIT: experiências e perspectivas”, realizado na Escola de Administração Fazendária – ESAF, em Brasília-DF, nos dias 08 e 09 do presente, vimos por meio desta manifestar a nossa insatisfação com o processo de condução da política indigenista do País, especificamente a indicação de nomes para a presidência da FUNAI, órgão governamental que atua diretamente na convivência diária com os povos indígenas.

Nossa Indignação se dá, pelo fato de que, ao mesmo tempo em que estávamos reunidos para discutir a participação dos Povos Indígenas e suas Organizações no processo de regulamentação dos Mecanismos da Consulta Prévia, Livre e Informada, prevista na Convenção 169 d OIT, tivemos informações não oficiais de que já há uma pessoa indicada para ocupar o cargo de presidente da Funai, e que seria nomeada em breve. Trata-se da Senhora Marta Azevedo, ex esposa do Secretário Nacional de Articulação Social da Presidência da República, Sr. Paulo Maldos e consultora do Instituto Sócio-ambiental – ISA. Essa indicação explicita uma flagrante violação ao artigo 6º da Convenção 169 da OIT, que diz:

Artigo 6 - 1. Ao aplicar as disposições da presente Convenção, os governos deverão:

a) consultar os povos interessados, mediante procedimentos apropriados e, particularmente, através de suas instituições representativas, cada vez que sejam previstas medidas legislativas ou administrativas suscetíveis de afetá-los diretamente”.

A mudança na Presidência da FUNAI, é um ato administrativo que afeta diretamente os Povos Indígenas do Brasil. No momento em que se discute a implementação da convenção 169 no Brasil, cremos que é uma excelente oportunidade de exercitar o que temos feito através dos discursos. Neste sentido, os Povos Indígenas vêm convidar o Governo Brasileiro para um diálogo visando encontrar pontos convergentes na indicação, em condições de transparência, confiança, equidade e boa fé. Ao fazer essa indicação para o cargo de relevante importância para os Povos Indígenas, no momento em que inicia um processo de diálogo como os povos indígenas, o governo perde a oportunidade de demonstrar na prática, que seu discurso é coerente com sua atuação.

Cabe-nos relembrar parte do legado que Márcio Meira, amigo pessoal da indicada à presidência da FUNAI,  deixa para os Povos Indígenas, como resultado dos 05 (cinco) anos que esteve à frente do órgão indigenista. O indigenismo no Brasil raramente registrou tamanho  desmando e cooptação de lideranças indígenas, intrusão de pessoas ligadas à Ongs nos cargos de confiança e coordenações no órgão indigenista, sem citar a total desestruturação do órgão através do Decreto 7.056/2009, que deixou a FUNAI totalmente desmontada, sem nenhuma condição de planejar e executar a política indigenista no País junto as comunidades indígenas.

Esta prática de Márcio Meira e do governo nos demonstra a constante violação do direito à Consulta Prévia e dos direitos dos nossos Povos à sua autonomia, na medida em que exerce a tutela velada sobre todas as ações do Estado e das políticas ofertadas às comunidades indígenas do nosso País. Como exemplo claro temos as ações do PAC em nossos territórios, onde não se fez nenhuma consulta, salvo algumas reuniões informativas, aos Povos Indígenas afetados pelo mega empreendimento, que coloca em risco suas vidas e o meio ambiente e a vida das gerações futuras.

A atual gestão de Márcio Meira a frente da FUNAI é marcada pela terceirização da FUNAI, entregue a entidades não governamentais que se denominam socioambientais, que dominaram a instituição e fizeram deste espaço público a sua fonte de renda através de generosas consultorias resultantes dos empreendimentos implantados em nossos territórios. 

Não queremos e não vamos permitir este continuísmo de uma política indigenista, que subestima a nossa sabedoria e a capacidade de ler o quadro que se desenha para o futuro de nossos Povos e territórios, assim como não concordamos com a prática obscura do governo federal que não avalia as consequências de um ato como estes, que afetará ainda mais negativamente as práticas do órgão indigenista junto aos nossos mais de 240 Povos indígenas, mais de 600 territórios e aproximadamente 50 Povos não contatados, terceirizados para ONGs através de duvidosos convênios e termos de cooperação, que repassam milhões de reais do dinheiro público para supostamente proteger estes povos.

O governo federal deve e precisa reconhecer e ter nos povos e organizações indígenas aliados para a plena e efetiva promoção e garantia dos direitos indígenas do nosso País. Seremos implacáveis na constante luta pelo nosso direito a autonomia e a livre-determinação conforme assegurado na Constituição Federal e nos instrumentos internacionais de direitos humanos.

Atenciosamente.

Articulação dos Povos Indígenas do Brasil - APIB
C.c.
Ministro da Justiça - José Eduardo Cardoso
Ministro da Secretaria Geral da Presidência da República – Gilberto Carvalho
Ministério Publico Federal, 6ª Câmara – Dra. Deborah Duprat
Presidência da FUNAI – Márcio Meira

21 comentários:

Anônimo disse...

Com o claro propósito de obter, dos indígenas, o aval para implementar o Projeto de Acelaração do Capital nas suas áreas, o governo, inventou esse seminário “Convenção 169 da OIT: experiências e perspectivas”, realizado na Escola de Administração Fazendária – ESAF, em Brasília-DF. Tanto assim que o principal objetivo é o Processo de regulamentação dos Mecanismos da Consulta Prévia, Livre e Informada, prevista na Convenção 169 d OIT. Pq será que não começou pela implementação das políticas públicas destinadas a este segmento social ali previstas e que a Convenção 169nada mais fez do que transcrever o que a nossa legislação já determina. Qualquer indígena que se valer desta condição para participar desses foruns e validar essa política não merece nenhum respeito e deverá ser desmascarado em todos os lugares onde forem vistos falando em nosso nome.

Anônimo disse...

Até que enfim, alguma organização indígena se coloca realmente na condição de indígena e admite os deesmontes e sucateamento da FUNAI publicamente. Até agora as lutas eram dos indígenas de ponta. Porém, essa situação caótica chegou a esse ponto graças as omissões de vocês, CIMI que ficava sempre em cima do muro, das ONG´s que estavam sendo beneficiadas, da apoimne que nada fez em favor dos indígenas em troca de diárias, hotéis luxuosos e almoços em restaurantes chiques, e assim vai os componentes da CNPI que dizia não ter sido consulta, porém nada fez para reverter ou ficar do lado dos sues parentes. Dizer e fazer há muita diferença. Agora que a FUNAI chegou ao fundo do poço, e que grandes indigenista que tentaram alertar os indígenas do quanto esse decreto seria prejudicial estão respondendo pad e muitos perseguidos literalmente, como forma de coação para calarem a boca e como forma de tortura para acatarem tudo isso que acontecer dentro da FUNAI com estes atuais gestores. Para presidir a funai hj e fazê-la reergue-se tem que ser alguém de coragem, peito, de conhecimento das diversas situações dos povos indígenas, trabalhador e que tenha o respaldo não só dos indígenas como também o apoio dos servidores que ainda acredita numa funai forte. No momento não pode ser qualquer pessoa. Boa vontade apenas, não basta. Gostaria de ficar orgulhosa de vocês por essa carta, mas, chegou tão tarde e após tantos sacrifícios dos indígenas que não sei se isso vai durar até acontecer uma outra reunião com vocês e sairem todos calados e aceitando tudo isso de novo. É pena.

Anônimo disse...

O Marcio Meira arrazou a Ex- administração Recife , acabou com as CTL de Pernambuco, pois foram criadas mas não funcionam por falta de viaturas, telefones etc... e local nenhuma das CTLs funcionam inclusive Recife, onde temos um bom Coordenador o Indigenista Paulo Fernando nosso conhecido e amigo dos índios, mas que não pode fazer nada.Esse é o Governo do P T do Marcio Meira , criador do decreto arrazador 7056, Parabéns meus irimãos pela atitude tomada contra esse decreto 70 56

Anônimo disse...

O desastre que se abateu sobre a FUNAI é de difícil reversão. E acho que essa Marta Azevedo acaba não aceitando pois vai perceber que ficará totalmente queimada junto à academia.

Anônimo disse...

BOM, PELO MENOS AQUI NA COORDENAÇÃO REGIONAL DA FUNAI DE CUIABA E CTL JURISDICIONADAS ESTÃO FUNCIONANDO MUITO BEM, NÃO VEJO MOTIVO PARA TAMANHO DESESPERO CONFORME NARRA A CARTA, ACHO QUE CADA REGIÃO TEM SEUS PROBLEMAS PECULIARES D NÃO DEVE SER ARREMESSADOS NUMA MESMA SACOLA, É IMPORTANTE CITAR QUE A APIB NÃO REPRESENTA OS POVOS INDIGENAS BRASILEIROS.

Anônimo disse...

olha fala seu nome eu falo o meu sou indigena e ti falo as coordenação é as CTL não funcionan é uma falta etica sua falar isso.

Anônimo disse...

Pois é a CR de Cuibá, se esta funcionando normalmente é um verdadeiro milagre, e milagres exitem vejam só o Marcio Meira vai deixar a FUNAI quer o milagre melhor do que este no momento. Não tenho nada contra o Marcio Meira mas já era tempo de sua saida. Felicidades Dr. Marcioi que o Senhor te Abençõe e te guarde.

Anônimo disse...

CTLs de CUIABÁ FUNCIONAM SOMENTE AQUELAS QUE ESTAO INSTALDAS DENTRO DA CR QUE DEVEM SER UMAS 5 OU 6.. O RESTANTES ESTAO SEM TELEFONE E INTERNET PARA AGENDAREM INSS, E MEDIÇÃO DE CONTRATOS DE MANUNTENÇÃO LOCAL ALGUMAS TEM NET PQ OS SERVIDORES FAZEM "VAQUINHA"

Anônimo disse...

MARCIO MEIRA E SEU BANDO JÁ VAI TARDE!!!!!!!!

Anônimo disse...

Bom parentes e companheiros esse Marcio já vai tarde bom que saia logo falo isso por que sou indígena do Estado do Pará e a nós Povos indígenas do Pará nada de bom nos trouxe por tanto fora olha que ele se diz conhecer a causa dos indíos Tembé ve se ele resolveu os Tembé tinhão tanta esperança nele para resolver a situação da TERRA INDÍGENA ALTO RIO GUAMÁ ELE NESSA AREA NEM PISOU PELO POVO TEMBÉ ELE ESTA QUEIMADO.

Anônimo disse...

Em concordância com Anônimo de 15 de março de 2012 21:26

Bem lembrado, sua colocação é verídica. A FUNAI de Cuiabá funciona relativamente bem junto com suas CTLs, porém, somente àquelas que estão internamente trabalhando no mesmo espaço físico.
Nesse caso, é bom lembrar que os Chefes das referidas CTLs, tem pouquíssima colaboração e nem mesmo chegam a exercer suas respectivas chefias, pois o trabalho é desenvolvido pelas mesmas equipes que fazem as atividades da SEDE, digo da Coordenação Regional.
Sendo assim, não há que considerar que estejam funcionando as CTLs e como prova do que está acontecendo, basta conferir que nem mesmo internet telefone para comunicar está funcionando nas regionais.
A Funai toda toda precisa ser reformulada. E digo mais, se a FUNAI de Cuiabá ainda, está de pé, deva-se os méritos aos servidores daquela Regional que são de grande qualidade técnica e conhecimento. Indepentemente disso, não desmerecendo os colegas de outras localidades, têm que reconhecer que em Cuiabá, o número de funcionários com larga experiência e formação técnica profissional é sem dúvida muito, mas mauito maior que em outros lugares. Essa é a diferença, felizmente melhor para Eles e à Cordenação!

Anônimo disse...

No meu ponto de vista, não importa se uma esta funcionando (bem ou mal) e outras não funcionam (nem bem nem mal), o que realmente importa é que todas estivessem funcionando a pleno vapor incluindo ai a FUNAI SEDE, acho que a única unidade que realmente funciona é o Museu do Índio. N a cala da Noite foi imposto um Decreto na qual a Instituição FUNAI como um todo não estava preparada para receber tanto técnica como administrativamente para que fosse colocado em pratica e deu no que deu nada funciona perfeitamente, existindo ai uma ma gestão, pois a liderança administrativa (Presidente, Diretores, Coordenadores Gerais, Coordenadores Administrativos) "SMJ" não estava preparada para colocarem em pratica as mudanças do Decreto nº 7.056 de 28 de dezembro de 2009, foi como se criassem um efeito monstro ou teoria de FRANKENSTEIN, chegamos a um ponto em que não estimula, mas sim prejudica todos os trabalhos, pois estamos aqui jogando um contra o outro ao invés de estamos buscando uma saída para procurar solucionar ou minimizar os efeitos danosos causados as comunidades indígenas, nos como servidores temos a nossa parcela de culpa, pois muito de nos fazemos parte desta liderança administrativa assim como os próprios indígenas, pois não buscam união entre eles para que possam lutar por um único bem comum que é a própria comunidade.
Se a FUNAI fosse uma empresa Privada teria entrado em um colapso financeiro por mau funcionamento e ma gestão “SMJ”, os acionistas provavelmente estariam cobrando os erros cometidos efetuando as trocas de lideranças e buscando restabelecer para que as unidades possam funcionar na melhor maneira possível.
Indigenistas não têm que ficar aqui jogando um contra o outro vamos sim buscar mecanismos de mudança, índios se vocês querem mudanças precisam se unir mais, mostrar que vocês estão lutando por um ideal, eu passo a observar que a todo o momento vocês pedem um Presidente Índio na FUNAI, e ai quem seria?!. Se vocês mesmos não se entendem, iriam ficar dizendo que este presidente esta ajudando mais ao seu povo do que o meu povo, ou seja ao seu parente do que ao meu parente, deu cargo para o parente x e não para o parente y, vamos se juntar vamos discutir propostas, vamos a luta, a união faz a força, pode mover montanhas.
São exatamente 2 anos e 3 meses do famoso decreto.

Anônimo disse...

SEMPRE ESTOU FREQUENTANDO ESTE BLOG E ASSIM ATUALZAR-ME AOS TEMAS INDIGENAS... COMO FOI ABORDADO ANTERIORMENTE UM COMENTARIO A RESPEITO DE COORDENAÇÃO REGIONAL DA FUNAI DE CUIABA, VENHO AQUI MANIFESTAR A RESPEITO DA DIVERGENCIA DE ATENDIMENTO EM 04 COORDENAÇÕES REGIONAIS QUE TENHO SEMPRE VISITADO(EM FUNÇÃO DE MINHA ATIVIDADE PROFISSIONAL). É O SEGUINTE, TODAS AS VEZES QUE VOU NA FUNAI EM CUIABA EU NÃO CONSIGO TESTEMUNHAR A PRESENÇA DE INDIGENAS, SOMENTE SERVIDORES E A MAIORIA NOS CORREDORES EM TOTAL OCIO. ENQUANTO EM OUTRAS 3 COORDENAÇÕES REGIONAIS(BARRA DO GARÇAS, JUINA E COLIDER) OCORRE AO CONTRARIO, OU SEJA HÁ UMA ENORME PRESENÇA DE INDIOS E POUCOS SERVIDORES, E ESTES POUCOS SERVIDORES CUMPRINDO TRABALHOS ALEM DE SUAS CAPACIDADES FISICAS E EMOCIANAI.
OUTRO FATOR QUE OCORRE NA COORDENAÇÃO DA FUNAI DE CUIABA É O CABULAMENTO DE SERVIÇO E/OU IMPONTUALIDADE..É FACIL PERCEBER SERVIDORES CHEGANDO AS 09 HORAS DA MANHÃ E SAINDO 11:00HS E ATARDE CHEGANDO AS 15HS E SAINDO AS 17HS..SEXTA-FEIRA ENTÃO??? ATARDE É TOTAL ENFORCAMENTO.......INCLUA-SE AQUI TAMBEM O TAL IKUYAPÁ

Anônimo disse...

Marcio meira, ta dando curso de controle de crise as Policias Federal ,guarda nacional,e ate guarda municipal "ta no sitio da funai" ou seja O Indio agora vai ser tratado na "Porrada" Vôte sai di min, cruz credo..

Anônimo disse...

Acho interessante que publique as matérias postadas e não aquelas que so interessam ao dono do espaço. Seja coerente! Postei matéria a repseito da FUNAI/CUIABÁ e nada. Em outas oportunidades também comentei sobre setores da FUNAI/Brasilia que estão sendo omissos e vocês (responsaveis pelo blog novamente omitem)não publicam. É de bom tom que a transparência seja imperial.

Anônimo disse...

No meu ponto de vista, não importa se uma esta funcionando (bem ou mal) e outras não funcionam (nem bem nem mal), o que realmente importa é que todas estivessem funcionando a pleno vapor incluindo ai a FUNAI SEDE, acho que a única unidade que realmente funciona é o Museu do Índio. N a cala da Noite foi imposto um Decreto na qual a Instituição FUNAI como um todo não estava preparada para receber tanto técnica como administrativamente para que fosse colocado em pratica e deu no que deu nada funciona perfeitamente, existindo ai uma ma gestão, pois a liderança administrativa (Presidente, Diretores, Coordenadores Gerais, Coordenadores Administrativos) "SMJ" não estava preparada para colocarem em pratica as mudanças do Decreto nº 7.056 de 28 de dezembro de 2009, foi como se criassem um efeito monstro ou teoria de FRANKENSTEIN, chegamos a um ponto em que não estimula, mas sim prejudica todos os trabalhos, pois estamos aqui jogando um contra o outro ao invés de estamos buscando uma saída para procurar solucionar ou minimizar os efeitos danosos causados as comunidades indígenas, nos como servidores temos a nossa parcela de culpa, pois muito de nos fazemos parte desta liderança administrativa assim como os próprios indígenas, pois não buscam união entre eles para que possam lutar por um único bem comum que é a própria comunidade.
Se a FUNAI fosse uma empresa Privada teria entrado em um colapso financeiro por mau funcionamento e ma gestão “SMJ”, os acionistas provavelmente estariam cobrando os erros cometidos efetuando as trocas de lideranças e buscando restabelecer para que as unidades possam funcionar na melhor maneira possível.
Indigenistas não têm que ficar aqui jogando um contra o outro vamos sim buscar mecanismos de mudança, índios se vocês querem mudanças precisam se unir mais, mostrar que vocês estão lutando por um ideal, eu passo a observar que a todo o momento vocês pedem um Presidente Índio na FUNAI, e ai quem seria?!. Se vocês mesmos não se entendem, iriam ficar dizendo que este presidente esta ajudando mais ao seu povo do que o meu povo, ou seja ao seu parente do que ao meu parente, deu cargo para o parente x e não para o parente y, vamos se juntar vamos discutir propostas, vamos a luta, a união faz a força, pode mover montanhas.
São exatamente 2 anos e 3 meses do famoso decreto.

Anônimo disse...

Marcio Meira tira um sem nome e coloca um cachaçeiro os parente do sul da bahia ta tudo largado. o cacheçeiro aparece para trabalhar quando num ta no bar. pad ali é pouco tem que ter polícia. é a farra da diária.

Anônimo disse...

http://www1.folha.uol.com.br/poder/1063213-dilma-escolhe-demografa-para-presidencia-da-funai.shtml

A demógrafa Marta do Amaral Azevedo, professora da Unicamp, será a primeira mulher a presidir a Funai (Fundação Nacional do Índio). Sua nomeação está prevista para o fim do mês, informa reportagem de Claudio Angelo e Andreia Sadi, publicada na Folha deste sábado (a íntegra está disponível para assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).

Ela substituirá o antropólogo paraense Márcio Meira, que pediu para sair após um mandato de cinco anos --o mais longo da história do órgão indigenista.

Meira disse à Folha que decidiu sair após ter sido convidado para assumir outra função no governo (ele não diz qual, mas afirma que ficará em Brasília). "Já cumpri minha missão institucional. Completei um ciclo", afirma o presidente da Funai

Azevedo, próxima do PT, foi escolhida pelo ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) com ajuda do próprio Meira.

Leia a reportagem completa na Folha deste sábado que já está nas bancas

Anônimo disse...

http://www1.folha.uol.com.br/poder/1063213-dilma-escolhe-demografa-para-presidencia-da-funai.shtml

É A INTEGRAÇÃO DO ÍNDIO, PONTO FINAL E ACABOU!!!!!!!!

Anônimo disse...

Estimados Leitores,

O canalha e bdandido márcio meira sai mais fortalecido do que antes. Assumirá outro cargo no governo e ainda deixará seus amigos bandidos na funai. É o fim do mundo mesmo.


17/03/2012 - 08h02
Dilma escolhe demógrafa para presidência da Funai

Publicidade

DE SÃO PAULO

Hoje na Folha A demógrafa Marta do Amaral Azevedo, professora da Unicamp, será a primeira mulher a presidir a Funai (Fundação Nacional do Índio). Sua nomeação está prevista para o fim do mês, informa reportagem de Claudio Angelo e Andreia Sadi, publicada na Folha deste sábado (a íntegra está disponível para assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).

Ela substituirá o antropólogo paraense Márcio Meira, que pediu para sair após um mandato de cinco anos --o mais longo da história do órgão indigenista.

Meira disse à Folha que decidiu sair após ter sido convidado para assumir outra função no governo (ele não diz qual, mas afirma que ficará em Brasília). "Já cumpri minha missão institucional. Completei um ciclo", afirma o presidente da Funai

Azevedo, próxima do PT, foi escolhida pelo ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) com ajuda do próprio Meira.

Leia a reportagem completa na Folha deste sábado que já está nas bancas.

Assine a Folha

Anônimo disse...

A exclusão dos antigos indigenistas da Funai significa a aculturação acelerada dos índios que faz parte do PAC do governo..... ou seja, Raoni virando peão de fazenda, e os índios isolados sendo integrados..... é o fim do indigenismo, conforme os Villas Boas anos antes haviam profetizado.....

-----------------------------------
FUNAI / NOVA PRESIDENTA !!!
Date: Sun, 18 Mar 2012 00:18:06 -0300

18/03/2012 |

Dilma escolhe demógrafa para a Funai

MARTA SERÁ A PRIMEIRA MULHER A PRESIDIR A FUNAI A demógrafa Marta do Amaral Azevedo, professora da Unicamp, será a primeira mulher a presidir a Funai (Fundação Nacional do Índio). Sua nomeação está prevista para o fim do mês, segundo o jornal Folha de S. Paulo. Ela substituirá o antropólogo paraense Márcio Meira, que pediu para sair após um mandato de cinco anos --o mais longo da história do órgão indigenista. Meira garante que decidiu sair após ter sido convidado para assumir outra função no governo. "Já cumpri minha missão institucional. Completei um ciclo", afirma o presidente da Funai. Marta Azevedo, próxima do PT, foi escolhida pelo ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) com ajuda do próprio Meira.

 
Share