sábado, 18 de fevereiro de 2012

Kayapó soltam refém e vão a Brasília


Este é um vídeo muito estranho e muito dramático. Nele encontra-se amarrado e lambuzado de jenipapo um servidor da Funai, que pede clemência aos índios e à presidente da República por sua vida. Não há sinais de grandes maus tratos, mas estar amarrado pelos pulsos e semi-desnudo já demonstra sofrimento e humilhação. O servidor chama-se Manuel Lopes, é da nova safra de servidores concursados da Funai, sem experiência. Fora enviado pela Administração da Funai em Colíder, MT, para conversar com o grupo de 100 Kayapó e Juruna que havia tomado uma pousada localizada na beira do rio Xingu, numa área que os índios consideram terra indígena tradicional e exigem que a Funai dê continuidade ao processo de demarcação. Inocente como um boi de piranha, Lopes foi retido e feito refém. Eis sua história, por ele bem contada.
Manuel foi solto hoje à tarde, muito bem. Melhor para ele e para todos que nada de mal tenha lhe acontecido. Com isso os Kayapó obtiveram o compromisso da Polícia Federal de que serão recebidos em comissão em Brasília para tratar dos três assuntos que estão denunciando: 1. a invasão de pousadas que estragam o meio ambiente do rio Xingu; 2. a falta de continuidade no processo de demarcação da Terra Indígena Kapot Ninhoro; 3. o desleixo com que vêm sendo tratado pela Funai e especialmente pelo atual presidente do órgão.
Quem fez toda a negociação foi a Polícia Federal. A Funai em Brasília perdeu as condições morais e funcionais para negociar com os índios. Já tinha sido assim no caso do sequestro de funcionários da EPE e da Funai por parte dos índios Kayabi, Munduruku e Apiaká, em setembro passado.
A Funai em Colíder, que assiste a diversos grupos Kayapó, Juruna, Kayabi, Apiaká, Terena e Panará, está sendo dirigida por um servidor fiel ao órgão, porém de pouco lastro para enfrentar desafios. Antes a Administração era comandada por Megaron Txukarramãe, que é um dos mais hábeis líderes indígenas já surgidos no Brasil nos últimos 30 anos. Foi demitido por se posicionar contra a usina Belo Monte, num dos escândalos de perseguição política que assola a Funai dos últimos anos.
Em Brasília os Kayapó já estiveram em novembro do ano passado e haviam obtido do secretário geral da Presidência a garantia de que Megaron seria reposto na direção de Colíder e que a direção geral da Funai seria mudada. Debalde.
Agora os Kayapó estarão voltando para pedir a mesma coisa.
Será que conseguirão algo? Será que a presidenta Dilma não vai pôr a mão na consciência e virar o jogo? Será que seus melhores assessores não se dão conta de que a situação indígena tem que mudar, e que não pode ser tratada como vendo sendo nos últimos 5 anos? Será que não vê alternativa ao descalabro que assola a Funai, a desmoralização do órgão, o desrespeito com que os índios são tratados, e, finalmente, como está sendo degradada a questão indígena brasileira???

54 comentários:

Anônimo disse...

'Inocente como um boi de piranha, Lopes foi retido e feito refém'. Este foi o preço que infelismente teve que pagar, por desconhecer, e receber ordens de um coordenador que não teve coragem de ir em seu lugar para negociar. Não que os indios estejam certos no que fizeram.
"Será que não vê alternativa ao descalabro que assola a Funai, a desmoralização do órgão, o desrespeito com que os índios são tratados, e, finalmente, como está sendo degradada a questão indígena brasileira"???
este governo não negocia com quem não é dos seus, poor isso tantos processo estão sendo abertos na FUNAI e tantos descasos com o povo indigena por parte da Alta Admnistração.

Anônimo disse...

http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/1050640-pesquisador-faz-projeto-para-resgatar-astronomia-dos-indios.shtml

http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/ceudosindios/

Nada de Touro ou Cruzeiro do Sul. Os índios brasileiros olham o céu em busca de constelações como a Ema, a Anta e o Homem Velho. Muitas aldeias têm astronomia própria, usada para saber desde as estações até o posicionamento geográfico.

Um conhecimento que, embora tradicional --retratado até em antigas pinturas rupestres--, está ameaçado devido à forte assimilação cultural. Um pesquisador, porém, está trabalhando para resgatar esse saber.

No mês que vem, as escolas indígenas de Dourados (MS) ganharão uma cartilha em português e guarani com a astronomia indígena.

Anônimo disse...

Esse atual coordenador de colider, é o mesmo que foi expulso de MS pelos Terenas, com certeza foi ele que atirou o novato nas mãos dos indios..
Por outro lado foi bom, visto que tem muito novato na Funai que esta desprezando os antigos..existe deles que não passou pela experiencia e já é DAS..

Anônimo disse...

"existe deles que não passou pela experiencia e já é DAS".
Normal ninguem quer pegar abacaxi.

Anônimo disse...

vejam só o exemplo: era secretaria da CGOF, virou Coordenadora da COSEG, procurou predio novo para alugar e a FUNAI sair da 702 SUL indo para 913 SUL, mas o local não cabia nem a metade dos funcionarios e o valor + ou - 530.000,00 mes, e os indios ficam desolados com o atendimento precario prestado pela FUNAI.

Anônimo disse...

... Megaron não foi exonerado somente por ser contra a construção da usina de Belo Monte, mas, também, por ter sido criado e educado educado pelos irmãos Villas Boas. A atual e cruel administração da Funai quer extirpar, a todo custo, qualquer envolvimento com o verdadeiro indigenismo, até mesmo com a memória de Rondon...!

Moacir Cordeiro de Melo - Indigenista

Anônimo disse...

PREZADO "MELO", O SENHOR VAI ME DESCULPAR TA,O MEGARON NÃO TEM NADA DE INDIGENISMO, POIS ELE SOMENTE DEFENDE OS SEUS PRÓPRIOS IDEAIS, NO MAXIMO DE SEU GRUPO FAMILIAR OU CLÃ!!!, FALO ISSO PORQUE SOU INDIGENA DE UMA ETNIA QUE É ATENDIDA PELA COORDENAÇÃO DE COLIDER, E ELE MEGARON QUANDO ERA COORDENADOR SÓ ATENDIA OS KAIAPÓ,E NÃO ATENDIA OS OUTROS GRUPOS INDIGENAS PERTECENTE A CR-COLIDER( PANARA,TERENA,KAYABI,APYAKA E MUNDURUCU). ELE É MUITO DEMAGOGO,POIS SUAS PRATICAS DIFEREM E MUITO DE SEUS ROMANTICOS E RONDONIANOS DISCURSOS. SUA EXONERAÇÃO FEZ BEM AOS INDIGENAS AQUI DA REGIÃO, TALVEZ AGORA SOBRE ALGUMA COISA PARA OS OUTROS POVOS INDIGENA

Anônimo disse...

Ao anônimo do dia 20/02/2012 das 17:54 hs

Você é mesmo um camarada engraçado, para não qualificá-lo como ridículo. Primeiramente, você está passando por índio, não sabe mesmo nem disfarçar. Sua escrita e sentimento expressado, revelam não ter nada de índio, a bem da verdade é algum branco malogrado e oportunista tentantando desqualificar um índio que tem história.
Megaron é vítima intencional e proposital de um sistema que o colocou para gerir recurso público e sempre soube das suas limitações. Portanto, não é agora que vamos cricificá-lo, certamente ele por ser índio com conhecimento e domínio das questões indígenas, não pode e nem deve ser ser julgado pelo exercício da função. Não faça julgamento que ele tenha abandonado outras etinias, se assim for, então fica absolutamente claro que você não é índio coisa nenhuma, por que se fosse, entenderia com muita facilidade a razão, pois, a lógica do sentimento indígena é o mesmo em qualquer universo humano. “Primeiro a família; o clã e depois os parentes......
Sendo assim, meu caro anônimo, sua ignorância te remete a um mundo absolutamente conhecido e que você disfarça de não entender e pior ainda, se põe como indígena. Lamentável!!!!

Anônimo disse...

Senhor postante de
21 de fevereiro de 2012 00:48hs...

Se sou camarada engraçado ou ridículo, não importa e não me sinto afeto pelo seu revide maldoso de cunho peçonho...

Quero aqui refutar alguns questionamentos expelido textualmente pelo Senhor, a saber:

== Desde quando um texto escrito caracteriza a origem do escriba?? se foi indio? branco? negro? amarelo ou ET? Perdão, mas o Senhor foi infeliz na sua afirmativa em dizer que meu teor escrito não condiz a um produto textual de um INDIGENA, no minimo se comportaste como uma pessoa discriminatória de caráter racista. Sua escrita da a entender que nós indigenas somos incapazes de expor no papel uma leitura que obedeça minimamente as regras gramaticais, e somente voces BRANCO é que detem o poder sapiente das letras. Concluo que o senhor aprovaria meu texto como sendo de um indio se eu estivesse escrito assim: "MIM INDIO, MIM GOSTAR DE NATUREZA, MIM CACIQUE PÉ DE MESA"... Meu nobre Senhor, é assim que uma pessoa tem que escrever para ter sua indianeidade reconhecida?? sinceramente!!!!

== Se o parente Megaron é limitado e incapacitado (como o senhor prórpio afirma) para gerenciar uma máquina pública, então pode se afirmar que a atual direção da FUNAI o ajudou, tirando-o da direção da Regional de Colider, então agora ele não é mais "VITIMA INTENCIONAL E PROPOSITAL DO SISTEMA..."

== Ridiculo é, o senhor afirmar "Primeiro a família;o clã e depois os parentes......" , na administração pública isso não deve funcionar,pois fere todos os principios constitucionais. Nem Darci Ribeiro ou o mais apaixonado antropologo comteporaneo simpatizaria com tamanha expressão esdrúxula.

Anônimo disse...

"O grande erro da esquerda autoritária com a qual o PT rompeu foi imaginar que não precisava de ninguém para mudar o mundo"

Anônimo disse...

... corretíssima a afirmação do anônimo acima, basta ler o livro a "Revolução dos Bichos" de George Orwell..., e constatar que é a mesma coisa que a ditadura do PT está fazendo no indigenismo !!!

Anônimo disse...

eu já li e assisti ate o desenho.

Anônimo disse...

http://www.youtube.com/watch?v=Ma0Hd5i2Xm4
para quem não conhece eis o filme.

Anônimo disse...

espero que os indios entendão filme e quem sabe tirem proveito do conhecimento

Anônimo disse...

EU NÃO FALEI O MARCIO MEIRA NÃO SAI DA FUNAI, É O PREFERIDO DA PRESIDENTE E NÃO TEM MINISTRO QUE O TIRE. BOM PARA PRESIDENTE, BOM PARA OS ÍNDIOS E BOM PARA OS SERVIDORES, POIS FOI O UNICO QUE CONSEGUIU AUMENTO PARA TODOS, ENTÃO PESSOAL VAMOS APOIA-LO.

Anônimo disse...

esté comentário 23/09:44.bom pra vc. sou indigena da base esté foi o pior presidente,da funai vamos apoia pra ele sair, ele e uma vegonha para as comunidades indigena. ele bom ongs. da sua Familia.

Anônimo disse...

é isso ai pessoal vamos apoiar o homi então, corrente pra frente e indio contente.

cuiabanus indigenus

Anônimo disse...

Viva o Marcio Meira! Ele é o nosso preferido!

Anônimo disse...

SOU PERITO AMBIENTAL E TENHO REALIZADO VARIOS TRABALHOS NA REGIÃO NOROSTE DE MATO GROSSO. EM RAZÃO DA MINHA ATRIBUIÇÃO PROFISSIONAL TENHO QUE ME RELACIONAR COM TEMAS AFINS DO UNIVERSO INDIGENA. ENTÃO, ASSIM COMO EU APONTEI EM UM RELATORIO DE LAUDO PERICIAL , QUERO VIA ESTE CANAL PARABENIZAR AS UNIDADES DE BASE DA FUNAI NA REFERIDA REGIÃO(ARIPUANA E JUINA), EM ESPECIAL OS TRABALHOS APLICADO NAS COMUNIDADES INDIGENAS CINTA-LARGAS, POVOS INDIGENAS QUE EM MUITO TEMPO FORAM VITIMAS DO SISTEMA ECONOMICA MADEIREIRO DA REGIÃO, E HOJE ESTES INDIOS COM APOIO DA FUNAI ESTÃO ALCANÇANDO CONSIDERAVEL AUTONOMIA E EVADIREM DA DEPENDENCIA QUE ELES TINHAM COM A VENDA ILÍCITA DE PRODUTOS MADEIRÁVEIS. TESTEMUNHEI IN-LOCO A GRANDE MOVIMENTAÇÃO NAS COMUNIDADES CINTA-LARGA NA ATIVIDADE DE EXTRAÇÃO DE CASTANHA-DO-PARÁ, OPORTUNIDADE EM QUE PRESENCIE VARIAS TRANSAÇÕES COMERCIAIS DO REFERIDO PRODUTO EM MONTANTES APROXIMADOS DE UMAS 90 TONELADA IN-NATURA(R$ 2,90/KG +-), OU SEJA, MAIS DE R$ 260.000,00 DE GRANA QUE ENTROU NAS ALDEIAS PARA O SUSTENTO ECONOMICO DESTE GRUPO

Anônimo disse...

MARCIO MEIRA.... é o espírito encorporado do GENERAL CUSTER....!

Anônimo disse...

E QUEM DISSE QUE O GENERAL CUSTER FOI RUIM PARA OS AMERICANOS, HOJE OS ESTADOS UNIDOS SÃO A MAIOR POTENCIA DO MUNDO. QUEM SABE SE ESTA NÃO É A OPINIÃO DE NOSSOS GOVERNANTES.

Anônimo disse...

Excelente comentario do anônimo das 18:52. Sinceramente, precisamos de um homem forte com uma grande visão para governar a Funai. E este homem é o Marcio Meira.O Presidente Lula tinha razão quando pediu a Dilma para continuar com o Marcio na presidencia da Funai.Nunca se economizou tanto e os índios estão aí firmes e fortes. Em defesa da Funai e do Marcio. Parabéns presidente.

Anônimo disse...

Acho cômico, senão patético esses comentários aqui vindo apoiar a gestão meira e seus asseclas.

Patético mesmo, essa turma que aqui vêm nesse espaço colocar baboseiras são todos ongueiros que não querem perder suas boquinhas iludindo e mentindo ao público sobre a real e catastrófica situação da funai e dos índios.

Bando de babacas os apoiadores do capacho ongueiro meira.

Anônimo disse...

... está na cara e é óbvio que os que defendem Marcio Meira, espírito incorporado do general Custer, são inimigos dos índios...., e estão ùnicamente de ôlho no PAC...

Anônimo disse...

O PRESIDENTE MARCIO MEIRA, VAI DAR TODA CARGA PARA PLENO FUNCIONAMENTO DA CTLs LOCAIS,E CONTA COM O APOIO DE TODOS OS SERVIDORES COMPROMETIDOS COM AS CAUSAS INDIGENAS, DENTRE ELAS ESTÃO EM DESTAQUES, JOÃO PESSOA, RECIFE E SÃO LUIS.AGORA A COISA VAI VAMOS APOIAR NOSSO PRESIDENTE.

Anônimo disse...

Meu Deus! Que saudade de nossa FUNAI. Muita saudade.

De que adianta ficarem se engalfinhando neste Blog? Essa Pelegada já deitou e rolou, as ONG's já atingiram seus objetivos, de que adianta galera?

A nossa Clientela: OS ÍNDIOS, é que deveriam tomar as providências para as mudanças e o extermínio dessa galera ongueira dentro da FUNAI, mas estão mudos.....Quem cala, consente.

Quanto mais nos revoltamos, pior fica! Eles não estão nem aí. Os índios, totalmente desasistidos e não fazem absolutamente nada pra mudar. Quem somos nós?

Entendo que, somente os índios, podem mudar esse massacre que vem ocorrendo na FUNAI: ONG's, DAS a rodo, índios entregues a própria sorte, CIMI, Perseguições com quem de fato, deu o sangue e o amor a causa tão nobre, reuniões e mais reuniões e não resolvem nada, Intelectuais de carteirinha que não fazem nada....
Somente a força indígena poderá mudar tudo isso!

Fiquem com Deus.

Anônimo disse...

... que se levantem os Kayapó, que se levantem os Xinguanos, que se levantem os Xavante, que se levantem os índios....!!!!!

Anônimo disse...

vamos lutar parente a hora é essa.

Anônimo disse...

Indios, vamos cantar

Caminhando e cantando
E seguindo a canção
Somos todos iguais
Braços dados ou não
Nas escolas, nas ruas
Campos, construções
Caminhando e cantando
E seguindo a canção

Vem, vamos embora
Que esperar não é saber
Quem sabe faz a hora
Não espera acontecer

Anônimo disse...

Marcio Mer...tramou essa reestruturação na surdina,gastou milhões com seminários,fez toda essa palhaçada sem necessidade,fez essas CTL,s,que não funciona.Em vez de gastar toda essa grana com seminarios em quase todos os estados,era só transferir alguns servidores de campo,como, tecnicos agricolas,agronomos e outros,que se encontram nas cidades quando deveriam estar mais proximos aos indios. O que se ve agora e as ONGS mandando e a maioria de servidores da Funai,em férias coletivas.E OS PARENTES ACEITANDO CALADOS. SERÁ QUE NÃO SE FAZ MAIS INDIOS COMO ANTIGAMENTE? VAMOS LA PARENTES,VAMOS COLOCAR ESSE .....FORA DA FUNAI.

Anônimo disse...

SÓ POR CURIOSIDADE, QUEM VAI RESPONDER PELOS DESMANCHES FEITO NA FUNAI EM TODOS O BRASIL. EXEMPLO MUITO IMPORTANTE AS CTLs EXISTEM MAS NÃO FUNCIONAM POR FALTA DE LOCAIS O DECRETO 7056 ACABOU COM OS POSTOS INDIGENAS LEVANDO CONSIGO OS ATENDIMENTOS AOS ÍNDIOS. A FUNAI TEM UM PRESIDENTE QUE É UM VERDADEIRO ARTISTA, NÃO PEERDE UMA PARA OS ÍNDIOS

Anônimo disse...

QUEREM UMA BOA NOTICIA, O S A L M E I R Ã O O TERROR DOS PROCURADORES E HOMEM FORTE NA BLINDAGEM DO MARCIO MEIRA, DEIXOU A FUNAI.

Anônimo disse...

VEJAM LINK ABAIXO, MEMORIAS DE UMA PASSAGEM CONFLITUOSA DOS INDIOS ENAWENE-NAWE EM BUSCA DE PARTE DE SEU TERRITORIO MATERNO,,NÃO É VIRUS, PODEM ABRIR SEM CISMA DE CYBER-ATAQUE

http://www.youtube.com/watch?v=q9esNX7bzHY

Anônimo disse...

A D E U S.

Já vai tarde, já era tempo. Esse .......sempre esteve por tras de tudo que aconteceu de ruim contra os índios em BSB e nas comunidades. A força nacional deve ter sido idéia desse Procurador ruim, pra não dizer outra coisa. Que vá pra bem longe. Ele vai receber o dele, Deus é justo e justo esse homem vai pagar peços erros dele e dos outros. Vá e erre pra sempre o caminho da FUNAI. Ficaria feliz se ele tivesse sido desmoralizado pelos índigenas advogados. É o começo da derrocada; Quando será que os demais irão? Já começei a ter esperança. Falta agora a Corregedora e seus puxa saco e o efeito dominó decadente. Esses demo, nunca mais. Todos pagarão com certeza.

Anônimo disse...

"Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo." [Abraham Lincoln]

Anônimo disse...

agora quem podera nos salvar?!.

Anônimo disse...

S A L M E I R Ã O

Com a discusão de mineração em Terras Indigenas poderá, inclusive, ser acelerada uma vez que o ex-procurador chefe da procuradoria especializada na FUNAI em Brasilia, continua na procuradoria especializada que funciona nas dependencias do DNPM - DEPARTAMENTO NACIONAL DE PRODUÇÃO MINERAL, acredito que os indios só tem a ganhar...
Ah.. para os desavisados, em uma data longincua, um tam de Paulinho Pankarau esteve numa ex-regional reprensentado o presidente da FUNAI e, defendia em umas e dentes a reforma da funai,, em detrimento ao que se vê hoje de norte a sul do brasil.......

Anônimo disse...

olha a esté comentario 16:32 este paulo Pankararu não mereçe ser da base Pankararu,é ser região Pernambuco, ele ´só defendia o seu DAS. é sua Familia, não respeita, a integridade dos povo indigenas,olha parente a sua identidade não mareçe respeito.

Anônimo disse...

RESPOSTA AO ANÕNIMO DAS 16 ; 32. HS. SÓ EM O SALMEIRÃO TER SAIDO DA FUNAI JÁ É UMA GRANDE COISA, E O PAULO PANKARARU ESTE REALMENTE MERECCE FICAR ONDE ESTA , QUEM SABE SUBSTITUINDO O SALMEIRÃO É ÍNDIO PERNAMBUCANO É ÍNDIO BOM.E AS CTLs VÃO OU NÃO VÃO FUNCIONAR.ESTAMOS AGUARDANDO. AOS POUCOS O MARCIO MEIRA VAI AJUSTANDO A FUNAI, 1° FOI A MUDANÇA DA DRª FRANCISCO PINCÃNCIO E AGORA O SALMEIRÃO, CREIO QUE ISTO COMEÇA O RESGATE DA FUNAI. ACREDITE. O MARCIO É O MELHOR PRESIDENTE DE TODOS.

Anônimo disse...

Esse tal de Paulo Pankararu é o índio mais porco que já se viu. Houveram tempos em que a esquizofrenia dele o forçava a querer engolir veneno para rato para se suicidar. Eis o perfil do ouvidor do márcio meira. Só dá dor de ouvido.

Anônimo disse...

.. Bom seria a volta de Dr. Mércio Pereira Gomes para a FUNAI... ele entende, gosta de índio, conhece a Funai, também quem é quem...., levantaria a moral e respeito dos índios, e construiria uma nova Funai....

Anônimo disse...

do jeito que esta, nem Jesus salva a FUNAI

Anônimo disse...

NOS BASTIDORES DA FUNAI. ANTONIO CARLOS PAIVA FUTURA SERÁ O NOVO PRESIDENTE DA FUNAI, SÓ ACREDITO VENDO A PORTARIA., MAS A ONDE HA FUMAÇA A FOGO

Anônimo disse...

ANTONIO CARLOS FUTURO, ADMINISTRATIVAMENTE UM OTIMO NOME, O CARA É FERA. POREM FRACO EM TERMOS DE CONHECIMENTO INDIGENISTA. BEM POSSIVEL QUE ELE RECORRA AOS BERÇOS DO INDIGENISMO MATOGROSSENSE, TRAZENDO PARA COMPOR A SUA EQUIPE PESSOAS DE FARTA SAPIENCIA COM A LIDA INDIGENA, SENDO ELES: JOSÉ EDUARDO, ARIOVALDO, SARDINHA,IZANOEL,IVAR BUZATTO,LUIS CARLOS SAMPAIO,JUSCELINO, DJALMA PORTO, DENIVALDO,ENTRE OUTROS DE SAFRA MAIS NOVAS E QUE TAMBEM TEM BAGAGEM NO TEMA.

ASSINA: ALI ZANO CRESSY

Anônimo disse...

PELO AMOR DOS MEUS FILHINHOS.....
TRAZER ESSES CARAS DE NOVO:

"TRAZENDO PARA COMPOR A SUA EQUIPE PESSOAS DE FARTA SAPIENCIA COM A LIDA INDIGENA, SENDO ELES: JOSÉ EDUARDO, ARIOVALDO, SARDINHA,IZANOEL,IVAR BUZATTO,LUIS CARLOS SAMPAIO,JUSCELINO, DJALMA PORTO."

GENTE, QUEM NÃO CONHECE ESSES CARAS? PELO AMOR DE DEUS....ESSES CARAS NÃO!!!


AH! NÃO, QUE RETROCESSO É ESSE?
ESSA GALERA QUE AÍ ESTÁ, TEM MAIS É QUE SAIR, MAS COMPOR A NOVA FUNAI COM ESSES CARAS....TEM DÓ!!

Anônimo disse...

Será que Antônio Carlos Paiva tem "Futuro"? É aguadar para crer!

Anônimo disse...

Eu ainda duvido, pois achei quando ele entrou que agora a FUNAI ia e não foi, ela ficou parada no tempo.

Anônimo disse...

Em ref: ao comentário do anônimo de 7 de março de 2012 08:48
Companhiero, pela sua colocação “data vênia” um tanto eloquente aos colegas de Mato Grosso, dá para perceber que você não conhece seus colegas de trabalho, ou quiçá, você nem seja servidor da FUNAI.
Esses nomes citados, salvo alguma pequeníssima objeção, são bons servidores sim, e de muita competência, dedicação, companheirismo, e mais ainda, incapaz de tamanha covardia e perseguição, tal qual estamos vendo na Corregedoria. Infelizmente alguns setores de relevante importãncia tornaram seguidores do terrorismo, assim, como, as recentes Auditorias da casa que, seguem fazendo parceira à Corregedoria, alimentando a antipatia dos servidores antigos. Lamentável!!
Os companheiros citados (Mato Grosso), são feras sim e bons camaradas. Portanto, o momento é unirmos forças para retomar o controle, crescimento do órgão, assistência aos índios, o prazer de ser servidor da Funai, e paralizar definitivamente com o desmando raivoso dos PADs, bem como, suspender as injusfiças que assolam sem controle, em detrimento de colegas que jamais merecem tanto sofrimento por defender um ideal indígena. Que venham os colegas de Mato Grosso, Nós receberemos com braços abertos. Sejam bem vindos e logo logo !!!!
Obs: Nesse caso FUNAI, o retrocesso que citou, atualmente é o objeto de desejo mais esperado pela grande maioria ou, será que vc quer continuar com o que ai está posto? Pensa!!!

Assinado: Amor pela causa.

Anônimo disse...

Aor pela causa, mas qual vc defende, a que esta certa ou que sempre foi errada?!

Anônimo disse...

É óbvio que falo da que foi certa. Você Ilustre Anônimo(a), equivocadamente não se referiu qual é a certa ou errada. Porém, para auxliliá-lo e da mesma forma contribuir com sua redação, reafirmo que: - a que sempre foi errada desde o início é a atual gestão e é pertinente observar que o Márcio Meira pode ficar sozinho com o ônus do desmando do grupo dirigente. É de uma ignorãncia incomensurável atribuir a Ele Presidente tudo que está acontecendo e deu errado. O Márcio Meira pode ser corresponsável porque está no exercício do encargo de Presidente, porém, sua equipe está formada por pessoas que jamais poderiam estar por lá. Qualquer Presidente mal assessorado, sem equipe nenhuma, ou com esta que a FUNAI está sendo conduzida; salvo raríssima excessão, não vai alugar algum.
Na oportunidade quero lhe deixar claro, absolutamente claro que; ante ao que se tem por ora; as gestões trazem saudades porque foram de boa quaidade e, consequentemente, fazem falta. Rogo que volte o mais breve possível. Lembrando, entretanto que, independente da qualidade do trabalho do atual Presidente, infelizmente Ele não tem equipe nenhuma. Quer seja nas Diretorias; Coordenações Gerais e; Corregedoria; Auditoria; Gabinete; Jurídica e por ai vai......
Só para refrescar sua memória e outros leitores duvidosos; vejam as matérias divulgadas em larga escala nos veículos de comunicação, onde, os índios da Amazônia já estão até negociando suas riquezas proveniente das Terras Indígenas. Absurdo!!! E dessa forma, como alerta geral aos gestores desavisados e demais indigenistas que lutam e tem amor a causa, dêem leitura a matéria do Jornal Estadão, publicado hoje (11.03.2012), copia e cola rsrsrsrsr no site: http://m.estadao.com.br/noticias/vidae,por-milhoes-de-dolares-indios-vendem-direitos-sobre-terras-da-amazonia,846761.htm
Dá para entender porque a atual gestão não está dando certo e as anteriores se destacam?
Então, espero que o novo Presidente seja participativo com índios e servidores, e da mesma forma, juntá-se aos mais antigos delarga e comprovada experiência profissional para formar sua equipe e banir de vêz o erro cometido pelo grupo atual que desprezaram e ainda, desprezam servidores antigos que são imprescindíveis na lida com os indios, na assistência indígena; na condução das causas judiciais independente da esfera; na labuta das questões fundiárias; nas questões de ordem com as políticas públicas ou, quiça até mesmo nas políticas governamentais.
A FUNAI ATUAL ESTÁ UM MONSTRO SEM CABEÇA (“SMJ”), POR CONTA DA ATUAL EQUIPE DO PRESIDENTE. ESSA, ESTÁ FORMADAS POR DIRIGENTES CURTO DE INTELIGÊNCIA EM QUE PESE, NO DOMÍNIO DO INDIGENISMO BRASILEIRO, ASSIM, COMO, NA GESTÃO ADMINISTRATIVA COMPARTILHADA.
Ao postulante de 9 de março de 2012 09:49, espero deixar claro à qual gestão da FUNAI me refiro. Tenho dito!!!!

Anônimo disse...

ATENÇÃO!!! SEBASTIÃO MARTINS, COORDENADOR SUBSTITUTO DA FUNAI DE COLÍDER - MT, ESTÁ IMPEDIDO DE SAIR DA SEDE DA FUNAI, OU SEJA; ESTÁ RETIDO PELOS ÍNDIOS KAYAPÓ.
O CÁRCERE PRIVADO DEU INÍCIO ONTEM (12-03.2012) NO PERÍODO DA TARDE. DESSA VEZ, SÃO AS MULHERES KAYAPÓ É QUE ESTÃO À FRENTE DO ATO. SEBASTIÃO ESTÁ INCOMUNICÁVEL, ASSIM COMO, A COORDENAÇÃO REGIONAL E AGUARDAM SOLUÇÃO DA FUNAI/NACIONAL.

Anônimo disse...

Correta a posição do blogeiro. Comentarios idiotas e briguinhas de comadre devem ser excluidas pois servem apenas de deleite para os puxas do Marcio Meira. Tragam sugestões e boas notícias

Anônimo disse...

Ao postante do dia 20 de fevereiro de 2012 17:54. Caro "indigena" pelo visto esta bem proximo da situação da CR-Colider, talvez saiba também que as etnias
PANARA,TERENA,KAYABI,APYAKA E MUNDURUCU, têm suas necessidades sociais, materiais e assistenciais atendidas prontamente, quanto solicitadas. Considerando que possuem atividades não condiz com as práticas por indigenas, basta ver proximo as aldeias KAYABI,APYAKA E MUNDURUCU, como é de seu pleno conhecimento. Não seja leviano e covarde, tentando manchar o nome do Megarom, pegue sua malinha e procure seu caminho. Será melhor para todos...

Anônimo disse...

é lamentavel a forma como são tratados os indígenas do MT ,pedem o que lhe é de direito,ai chega um falso,camuflado de indigeanista substituto,com belas frases feitas e instruidas por um "assessorzinho", escreve um "documento", marcar encontro em Brasilia. Chegando lá são empurrados de um lado para o outro, ludibriados, então voltam com uma sensação de impotencia e nada foi resolvido. Esse é a Funai do Marcio Meira.

 
Share