terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Intelectuais indígenas se manifestam por novo relacionamento com o Estado Brasileiro


Já se foi o ano 2011, o ano que culminou o retrocesso da política indigenista brasileira.

O ANO 2012 começa com força. Será um ano crucial para os povos indígenas, ameaçados por decisões espúrias, por joguinhos de poder, por manipulações, pelo descaso que tomou conta do governo e da Funai para com as sociedades indígenas, suas terras e seu destino na Terra.

O ANO 2011 começa com um Manifesto Indígena para a Recomposição das Relações entre Índios e o Estado brasileiro.

É o que eu estou chamando. 

Porém os assinantes desse Manifesto chamam-no simplementes de PROPOSTA de TRABALHO para a PRÓXIMA DIREÇÃO da FUNAI.

Que seja.

Mas leiam com atenção especial o que diz essa PROPOSTA-Manifesto, escrito por alguns dos mais conceituados intelectuais e profissionais indígenas, todos com extensa experiência na militância indígena. 

A PROPOSTA está circulando na internet e pelas comunidades indígenas Brasil a fora. Tem jeito de que vai ganhar adeptos entre indigenistas, antropólogos e simpatizantes da causa indígena. Tem jeito de que vai levantar os índios!

A PROPOSTA quer que o Governo Dilma Rousseff, e mais ainda, o Estado brasileiro, mude sua relação com os povos indígenas. Quer que os índios participem do progresso brasileiro, defendendo suas terras, suas riquezas naturais, suas culturas, mas que não fiquem a reboque de decisões sem consultas às comunidades indígenas.

Mas não é só consultas que querem. Querem participar de decisões sobre o desenvolvimento em áreas que afetem suas vidas, na Amazônia e por todo o Brasil.

Querem participar inclusive com seu capital histórico de primeiros habitantes do país, de seus nativos e autóctones, como seus donos prístinos.

Querem e vão obter. A História os redimirá, tenho certeza disso.

Por que o Governo Dilma não convoca os índios para conversar numa mesa de negociações?



___________

PROPOSTA DE TRABALHO  PARA A PRÓXIMA DIREÇÃO DA FUNAI:

A presente proposta foi elaborada pelos técnicos indígenas listados a seguir e apoiada por muitas lideranças indígenas de raiz e Organizações indígenas tradicionais:

-Escrawen Sompré – Povo Indígena Xerente/TO, Engenheiro Florestal, especialista em Gestão Ambiental e Ordenamento territorial;
-Wilson Mattos da Silva – Povo Indígena Kaiwoá/Terena/MS, Advogado Criminalista, especialista em Direito Constitucional
-Azelene Kaingáng – Povo Indígena Kaingáng/SC, Socióloga, Mestranda em Políticas Sociais;
-Ubiratan de Souza Maia – Povo Indígena Wapichana/RR, Advogado;

-Jeremias Xavante – Parlamentar Indígena Xavante/MT;


A Fundação Nacional do Índio, após sua reestruturação através da edição do Decreto 7.056 de 29 de dezembro de 2009, passou por profundas mudanças institucionais e conceituais que desencadearam a necessidade de redefinir a relação do Estado Brasileiro com os Povos Indígenas. Foram mudanças surpreendentemente negativas e que vigoram até hoje. Em primeiro lugar, o Decreto foi imposto de cima para baixo, sem nenhuma consulta aos índios, algo que chocou a todos. O Decreto extinguiu todos os postos indígenas e diversas unidades administrativas estratégicas para os povos indígenas, tais como, Altamira, onde se constrói a UHE Belo Monte, Oiapoque, na fronteira com a Guiana, Porto Velho, onde se constroem as Usinas Santo Antonio e Jirau, Recife, Curitiba, São Luís, Goiânia e dez outras mais. O Decreto, enfim, paralisou a FUNAI, o atendimento aos povos indígenas e fragilizou a segurança das terras indígenas. Não é surpresa que tantas delas estejam invadidas por fazendeiros e posseiros de toda sorte, além de madeireiros e outros aproveitadores.
Tal quadro revela a urgente obrigação dos Povos Indígenas do Brasil e do Estado brasileiro em procurar conciliar seus interesses, a fim de que se possa definitivamente efetivar o desenvolvimento sem conflitos, onde índios, Estado e empreendedores possam estabelecer um diálogo negociador, em observação ao disposto no artigo 6º da Convenção 169/OIT, que não é nada mais do que ambos entrarem em acordo.
Que fique bem claro: os índios não estão contra o progresso brasileiro. O que tem ocorrido atualmente é que algumas organizações indigenistas e ambientalistas têm se aproveitado do fato de que o Estado não estabeleceu este diálogo com os Povos Indígenas para afirmarem, em nome dos índios, que estes são contrários ao estabelecimento de obras importantes do PAC em territórios indígenas, quando na verdade os Povos Indígenas querem apenas ser parte no processo de desenvolvimento e não ficarem a margem como sempre estiveram.
Neste sentido, as compensações e indenizações oriundas dos empreendimentos em territórios indígenas podem e devem ser aplicadas em programas e projetos que ajudem os Povos Indígenas a saírem da subsistência e sobrevivência e passarem para a conquista definitiva de sua autonomia com qualidade de vida. Não existe outra alternativa: ou se investe no desenvolvimento econômico dos territórios, com o aproveitamento de seus recursos naturais, criando cooperativas agrícolas e minerárias indígenas e de outras categorias, de acordo com as especificidades e grau de contato de cada Povo Indígena, e com o consentimento prévio dos mesmos, ou a miséria e a pobreza extrema que afetam a maioria dos Povos Indígenas deverão se aprofundar cada vez mais nas próximas décadas.
Assim sendo, técnicos Indígenas e líderes de raiz dos Povos Indígenas Kayapó, Xavante, Gavião, Kaingáng, Wapichana, Pareci e Xucuru, preocupados com a atual situação da FUNAI, que já não dá conta de fazer a interlocução dos Povos Indígenas com o governo, propõe nesse momento políticas sociais, medidas e parcerias inclusive com estados e municípios, no sentido de construir a seguinte agenda de trabalho:

1-    Que as demarcações em curso se finalizem, e pelos próximos cinco anos se avalie e se proponha, com a participação plena dos Povos Indígenas, uma nova política de regularização e garantias territoriais;
2-    Que o orçamento do Governo federal para as comunidades indígenas seja reforçado a fim de garantir a estruturação dos territórios e a organização das comunidades em cooperativas indígenas para impulsarem o desenvolvimento econômico dos Povos Indígenas;
3-    Que sejam reativadas as Unidades da FUNAI em Recife, Curitiba, Altamira e outras que são estratégicas para que o governo esteja mais próximo às comunidades indígenas com unidades gestoras;
4-    Reformular e propor programas de acesso e permanência de estudantes indígenas em Universidades;
5-    Que se regulamente o artigo 6º da Convenção 169 da OIT;
6-    Que se convoque a 2ª Conferência Nacional de Política Indigenista.

Esperamos o apoio de autoridades, amigos e simpatizantes da causa indígena que nos ajudem sensibilizar o governo da Presidenta Dilma Rousseff. Precisamos levar nossa causa aos Ministérios da Justiça e da Casa Civil a fim de que, como técnicos e líderes indígenas de raiz, possamos levar esta proposta ao governo federal.




70 comentários:

Anônimo disse...

Olá pessoal!

Gostaria de alertar todo o povo indígena e servidores, que o CIMI ao tomar conhecimento do nosso movimento (movimento dos índios) para indicar um nome para assumir a Presidência da FUNAI, que fosse pessoa nossa, já estão forçando uma barra com o Senhor Paulo Maldos. Gente não vamos aceitar que o CIMI decida algo contra a nossa vontade, já que a nossa indicação nunca foi e nem nunca será o Paulo Maldos .este participou de toda essa palhaçada de Decreto, foi muito tempo e ainda tem ligação com o CIMI, e claro, não querem perder a mamata ou boquinha que se acostumaram com essa gestão. Forçar uma barra para o Maldo assumir é burrada e comprova que este CIMI que hoje se apresentam não tem nada haver com a nossa luta. Não vamos deixar que novamente decidam por nós, se o Paulo Maldo vier a aceitar vamos nos movimentar para que ele não assuma. Este ajudou e muito a acabar com a nossa casa FUNAI e a fornecer regalias para quem não tem nada haver com nós indígenas. Portanto gente é hora de irmos a luta e deixar em tal de CIMI de fora. Se eles continuarem a força o Maldos, não vamos deixa-los entrar em nossas aldeias. Vamos bani-los de vez das terras indígenas. Não queremos em nossas terras que ajuda a nos banir ou destruir. Vamos nessa meu povo. Alertamos também aos servidores para que entre nessa luta conosco, vamos Banir o CIMI de nossa história. CIMI nunca mais, estão mal acostumados e não querem saber de nossas necessidades e sim de seus benefícios o qual tiveram muito com essa gestão da FUNAI que começa a encerrar seu capítulo. Que venha o CIMI estamos preparados para combate-los sim, vamos todos a Brasília mostrar a eles que ou está com nós ou contra nós, não existe meio termo. Uma praga se corta pela raíz e vamos radicalizar. Coclamo meu povo, minha nação e servidores que sempre estivem conosco. Marcha a Brasília. CIMI e Paulo Maldos jamais. Essa indicação do Cimi é uma continuação do Márcio Meira e cia. Queremos isto? Não? Então vamos a luta já

Anônimo disse...

Amigos,

CIMI E PAULO MALDOS JAMAIS! A proposta é boa e temos que lutar contra contra estes malfeitores imediatamente. Acorda Nação.

Anônimo disse...

CIMI CARA DE PAU,

SERÁ QUE ESTE TAL DE PAULO MALDOS E CIMI TERÃO A CARA DE PAU DE LUTAR CONTRA NOS INDÍGENAS? ESPERO QUE NÃO, A BRIGA DESSA VEZ SERÁ FEIA. AGORA É A NAÇÃO INDÍGENA QUE DIZ BASTA. ESTAMOS CANSADO DE SER MASSACRADO, SE UNS NÃO, EM SUA MAIORIA SOFREM E NÃO QUEREMOS SOFRE. A PROPOSTA VAI SAIR SIM E DE PREFERÊNCIA NEGOCIADA COM O GOVERNO, SENÃO SERÁ NA LUTA MESMO. VAMOS CIMI E PAULO, VER SE ENFRENTA OS POVOS UNIDOS.

Anônimo disse...

cara pintada,

Quem foi que ti pintou, nos não. Servidores a luta não é nossa apenas, é de vocês também.Junte-se a nós indígenas sofredores dessa gestão, não queremos outro marcio meira. Fora cimi e maldos. A dilma, nunca vai nos ouvir? Foi pra sofrer que votamos nela? Alguém terá que nos ouvir agora e não ao cimi. Ele pode até tentar ajudar mas nunca decidir por nós. FORA MALDOS ANTES DE ASSUMIR. Vamos apoiar a proposta dos nosso irmãos indígenas é boa e é nossa e não de brancos que se diz indenistas.DILMA NOS ESCUTE. NOS TAMBÉM SOMOS ELEITORES. ESQUECEU? SE SABEMOS VOTA, COM CERTEZA SABEMOS ESCOLHER O QUE É MELHO PARA NÓS, CONCORDA? INDIO UNIDO JAMAIS SERÁ VENCIDO.

Anônimo disse...

Essas pessoas não sabem o que estão falando. Quando foi mesmo que a unidade da Funai em Altamira fechou? Pelo que sei continua funcionando e agora tem mais funcionários do que antes!

Anônimo disse...

Cara limpíssima,

A FUNAI não é apenas Altamira, olhe a sua volta se realmente é servidor da funai ou índio. Até o umbigo é visto de formas diferenciadas, certo? E ninguém falou em altamira, a carapuça deve ter servido. E o fato de ter servidor não significa em nada o desenvolvimento dos trabalhos, pode ser apenas número e não resultados. Fica em paz, olhe para os demais povos e regiões.

Anônimo disse...

Gente, vamos deixar o Ministro José Eduardo Cardoso, escolher o novo Presidente da FUNAI,Tenho certeza que ele escolherá uma pessoa com o perfil totalmente diferente do atual presidente Marcio Meira, ele mesmo sabe do estrago feito pelos idealizadores do Decreto 7056,que tinha tudo para dar certo, mas a vaidade do poder terminou exterminando por completo a nossa tão amada FUNAI. Vamos aguardar os resultados e a FUNAI esta precisando no momento é funcionar.

Anônimo disse...

Sensibilizar a Dilma? Uma neoliberal, aliada gananciosos petistas, de Sarney e de toda a máfia que sempre explorou esse Brasil? Nunca...Só uma revolução mesmo. O PT vai terminar o que Lula começou: - acabar com os índios brasileiros, transformá-los em bóias frias ou dependentes de cestas básicas !!!!
Não em saída, salvo a revolta dos Povos Indígena unidos ....

Anônimo disse...

Pesso encarecidamente, ao novo presidente da FUNAI que ao assumir o cargo, extermine por completo, as raizes do Marcio Meira da FUNAI, para que não aja contaminação, com os integrantes da nova Direção, com exeção de Antonio Carlos Paiva Futuro, realmente este promete resgatar o que há de perdido dentro do Orgão. Desejo ao novo presidente, muitas felicidades nesta ardua e dificil tarefa de dirigir a FUNAI

Anônimo disse...

Em relação ao comentário do anônimo (17 de janeiro de 2012 23:56), tenho por certo que, é muito oportuno e de bom agrado o vosso comentário. Realmente é importente e imprescindível as mudanças em escalões de direção.
Não é possível tolerar mais a truculência e falta de critério com Nós servidores e outros simpatizantes pela causa indígena. A mudança tem que ser imediata e de um modo geral, certamente, com raríssimas excessões, digamos na ordem de 20% à ser mantidos no cargo.
Obviamente, nem é preciso citar os que devem ficar, pois, serão bem lembrados nessa hora, porém, esses entraves e que bem serviram de capachos,com interesses extra-profissional, sem ética e moral alguma já comprovados durante o período da gestão do atual Presidente, e sabemos perfeitamente quem são Eles, será imprescindível que saiam para evitar a contaminação do mal, ante ao bem. Aliás, deveriam ter dignidade (se isso será possível) em pedir exoneração; desocupar os lugares usados tão e simplesmente em desfavor da honra e moralidade do serviço público; dos servidores colegas de trabalho e até mesmo, para agravar o quadro atual que o órgão se encontra. Que assim seja!!!

Anônimo disse...

Gente, porque tantas brigas para escolha de um presidente na FUNAI, se o CIME, quer o Paulo Maldos e os ´índios não querem, se os índios querem o Mercio e o governo não quer, então a solução esta nas mãos do Ministro Eduardo Cardoso que tem o " FUTURO " nas mãos. Pronto acabou a polemica. A FUNAI precisa funcionar sem interferencias de quem quer que seja, principalmente do CIMI que só administra conflitos elaborados por eles mesmos.

Anônimo disse...

É fato que a indicação final do futuro Presidente da FUNAI caberá ao Ministro José Eduardo Cardoso, que poderia aproveitar para iniciar um processo de moralização do órgão determinando que TODOS os cargos de confiança sejam ocupados por servidores públicos, preferencialmente servidores da própria Fundação, pessoas que realmente estejam determinadas a trabalhar em prol da política indigenista e que respondam por seus atos e que venham a ser devidamente responsabilizados por seus erros e reconhecido por seus acertos. Como servidor desta Fundação me sinto extremamente desprestigiado em ser subordinado a alguém que não conhece um mínimo de legislação indigenista, de legislação de pessoal e que é ordenador de despesas sem conhecer nem a lei de licitações públicas.

Anônimo disse...

AO POSTANTE DE 19 de janeiro de 2012 16:14, A QUEM VOCE SE REFERE AO ORDENADOR DE DESPESA IGNORANTE E ALHEIO AOS DITAMES ADMINISTRATIVO??

assinado:AVATAR

Anônimo disse...

ÍNDIOS, SERVIDORES, INDIGENISTAS
Tenho 25 anos de FUNAI e sempre nas gestões anteriores comentávamos que "pior do que está, não pode ficar" e hoje com essa gestão incompetente, atrasada, preconceituosa, perseguidora podemos sim afirmar: "chegamos ao fundo do poço". A hora é de juntar os verdadeiros simpatizantes da causa indígena e colocar na presidência da FUNAI, um indigenista que seja um bom gestor, com trânsito político e que respeite o Órgão, pois essa missão não será fácil, muito pelo contrario, terá que começar do zero, pois os escombros são muitos e terá que contar com o nosso apoio para juntos unirmos as forças e mãos juntas as obras.Finalmente chegou a hora tão esperada.

Anônimo disse...

isso vamos lutar todos os indigenas, começar do zero, os verdadeiros lideres, a hora e está. todas as regiões. finalmente chegou a hora.

Anônimo disse...

Comentando o item 3 do manifesto:
3- Que sejam reativadas as Unidades da FUNAI em Recife, Curitiba, Altamira e outras que são estratégicas para que o governo esteja mais próximo às comunidades indígenas com unidades gestoras.

Para quem quiser ligar na Coordenação de Curitiba, que nunca fechou e continua funcionando: (41) 3222-5922
Para quem quiser ligar na Coordenação de Altamira, que nunca fechou e continua funcionando: (93) 3515-4026

Anônimo disse...

QUE COMENTARIO RIDICULO, É LOGICO QUE AS REGIONAIS DE CURITIBA E ALTAMIRA EXISTE, TENHOS CÁ MINHAS DUVIDAS SE FUNCIONAM. POIS SE A FUNAI ESTA PARADA EM TODO O BRASIL, DUAS OS TREIS QUE FUNCIONAM REALMENTE É PARA JUSTIFICAR O QUE NÃO SE JUSTIFICA. DEVE TER ALGUMA COISA DE ERRADO NESTA GESTÃO QUE PARALIZOU A FUNAI EM TODO O BRASIL, E NINGUÉM SABE DAS RESPONSABILIDADES DE SEUS DIRIGENTES. TALVEZ AS COISAS AGORA POSSAM COMEÇAR A MELHORAR, SE REALMENTE , FOR CONFIRMNADOA O QUE ESTA PINTANDO POR HORA. VAMOS AGUARDAR UM POUCO MAIS, E O "FUTURO" ESTA BEM PROXIMO DA MUDANÇA.

Anônimo disse...

ao prezado postante de
20 de janeiro de 2012 18:51, tem como tu expor quais as duas ou tres regionais que estao funcionando??

avatar

Anônimo disse...

Tem Razão o Anônimo das 11:01 hs, quando me referi as Coordenadorias Regionais que funciona . É praticamente um modo de falar. Nada funciona, esta gestão conseguiu o que podemos chamade impossivel , parar a FUNAI em todo o Brasil, mas há esperanças ainda para resgatar o que esta quase que perdido, vamos esperar o Futuro está bem proximo.

Anônimo disse...

ok fora marcio meira. você está sua gestão, você não merece está na funai. vai pra sua região. que Deus abençoe, seus pecados. espero que Deus perdoe. fora.

Anônimo disse...

Minha nação,
"A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca." Carlos Drummond de Andrade. É hora de arriscar e mostrar nossa força. Esse povo não tem amor no coração, portanto nada de bom virá deles. Não podemos deixar um outro da mesma linha assumir. Vamos arriscar apoiando em que tem condições de reerguer nossa casa, não podemos deixar que nos leve ao fundo do poço. Essa história de dizer que pior do que está impossível, lendo engano vamos ficar pior sim, com outro presidente que a cópia do destruidor/demolidor Márcio Meira. É hora de fazermos o alicerce pedra por pedra, sem deixar uma pedrinha de fora. Se somos capazes de votar nesses que se fazem de cego, surdo e mudo. Sim senhor, até agora ninguém escutou o eco de nossos protestos, suplicas, orações, pedidos e etc. Podemos fazer o mesmo. Se temos condições de votar neles, temos condições de escolher e indicar nosso representante na FUNAI. O índio serve para os políticos, porém os políticos não serve para os índios. Vamos mostrar o que queremos e como queremos. Vamos nos unir que nosso Tupã nos protejerá, que nossa força brote em toda nossa aldeia e que a terra semeará o melhor dos frutos - NOSSO ECO - Unidos seremos forte o bastane para decidir o homem que dirigirá nossa casa FUNAI. Queremos e podemos sim, não deixemos destruir nossa cultura, nossa creça e tão pouco nosso povo. Estamos esquecidos em nossas comunidades. O silêncio de quem pode nos ajudar é assutador, todavia, é hora de assustar - reagir. Vamos mostrar que a nação indígena quer ser ouvida e atendida. Sem medo de lutar e conseguir o objetivo. Vamos lá meu povo, acorda, não nos deixe vencer e sim vamos vencê-los, dizimá-los. Vamos radicalizar e mostrar que somos índios que servimos pra votar e também servimos pra cobrar e mostrar que etnia por etnia construirá uma nova e forte FUNAI. Com a pessoa que escolhemos na direção. Não noa deixe enganar ou que falem por nós. Portanto vamos gritar QUEREMOS ESCOLHER O PRESIDENTE DA FUNAI, temos poder e competência para isso. De outra forma, daremos o troco na eleição, preste bem atenção nesses que aí estão, grave todos os nomes e na hora de nos procurarem - a resposta única. NÃO OUVIMOS, NÃO FALAMOS E NÃO ENXERGAMOS. Essa será o nosso coro.

Anônimo disse...

CIRCULA NOS CORREDORES DA CASA CIVIL DA REPUBLICA QUE O PRÓXIMO PRESIDENTE SERÁ DE MATO GROSSO(DE CARREIRA INDIGENISTA),ISSO SE O MARCIO MEIRA RESOLVER MESMO A SAIR, PORQUE ELE ESTA SENDO INTIMADO A PERMANECER

AVATAR

Anônimo disse...

Ao postante do dia 22/01 das 12:44 hs. Caso seja de Mato Grosso o futuro Presidente, certamente, será um indigenista ilustre, pois, naquele Estado (MT), sempre produziu companheiros de grande valia com a causa indígena.
Tomara que seja e esse, faça grandes mudanças na casa em todos os sentidos. Está na hora de renovação, trocar os que aí estão em cargos de Diretorias, Auditoria, Corregedoria, Procuradoria, Coordenações e por aí vai.
A bem da verdade, os DAS “ 5 e 4ª ” são os que mais importunaram e só trabalharam em prol do interesse de quem os colocou, contrariando profundamente a ética prodissional e hoje não merecem reconhecimento.
Então, seja de Mato Grosso ou qualquer outro Estado, a causa é nobre e precisa com muita habilidade legitimar o indigenismo brasileiro que está a beira da FALÊNCIA. URGENTE!!!!!

Anônimo disse...

Se realmente o próximo presidente da FUNAI for mesmo de Mato Grosso, penso que ele deve começar logo a fazer as tarefas de casa,falo sobre servidores faltosos que aparecem na FUNAI em apenas um periodo, ou as vezes nem aparece, isso em algumas coordenações regionais de Mato Grosso, e esse custume não é somente dos servidores antigos, e sim tambem dos recem contratados no ultimo concurso.(CUIABA E JUINA TA)

Anônimo disse...

Noticia Revista Istoé 23/01/2012:

O diretor-geral do Dnit, general Jorge Fraxe, declarou guerra ao aparelhamento político do órgão responsável pela conservação das estradas do País. Baixou portaria determinando que todos os cargos de confiança do Dnit devem ser preenchidos por funcionários de carreira. Com sua decisão, fechou a porta de cerca de 100 cargos comissionados para os partidos da base aliada. O ato inclui os 26 superintendentes regionais, com salários acima de R$ 20 mil. Nos meios políticos, o clima é de indignação. Argumenta-se que a medida não tem amparo legal. E teme-se que a ideia do general Fraxe seja estendida aos demais órgãos do governo...

A FUNAI poderia seguir o exemplo.

Anônimo disse...

NA FUNAI,A VERDADE É QUE QUEM TRABALHA E PRODUZ ALGUMA COISA FAVORAVEL OS INDIOS SÃO OS DETENTORES DE ALGUMA FUNÇÃO,SEJA ELE DE CARREIRA OU NÃO, OS SERVIDORES QUE SÃO DE CARREIRAS E ESTÃO DESPROVIDOS DE ALGUMA FUNÇÃO NÃO PRODUZEM BOLUFAS NENHUMA, FICAM NOS CORREDORES A COÇAR AS ZONAS BAIXAS GENITALIANAS... E COMPARANDO UM SERVIDOR DE CARREIRA COM D.A.S E OUTRO SERVIDOR EXTRAQUADRO COM D.A.S, PODE-SE VERIFICAR QUE ESTE ULTIMO PRODUZ MUITO MAIS. ISSO CONCLUI QUE A FUNAI AINDA ESTA DE PÉ EM RAZÃO DOS SERVIDORES QUE NÃO SÃO DO QUADRO E OCUPAM AS FUNÇÕES

Anônimo disse...

QUE BOLBAGEM DE DISCURSÃO, REALMENTE TEM SERVIDORES DE FORA QUE PRODUZEM MUITO BEM, AGORA COLEGA. NÃO O CASO DESSA DIREÇÃO NUNCA VI TANTA INCOMPETÊNCIA JUNTO, COSEGUIRAM ATÉ ACABAR COM A FUNAI, SEGUINDO PELA COORDENAÇÕES REGIONAIS E CTL. SÓ OS SERVIDORES ANTIGOS QUE OCUPAM CARGOS COMISSIONADOS É QUE ESCAPAM POIS ESTES ERAM ORIENTADOS PELOS DIRIGENTES EFETIVOS. E OS NOVATOS DA ATUALIDADES SÃO DESORIENTADOS POIS OS DIRIGENTES ATUAIS PARECEM UMA PIADA E POR FALAR NISSO CADÊ O MARCIO MEIRA AINDA ESTA DE FERIAS?

Anônimo disse...

Prezado Mercio Gomes, o que o blog tem a comentar da matéria abaixo colada?

Câmara analisará novas regras para demarcação de terras indígenas

24/1/2012 14:16, Por Agência Câmara





Deputados ruralistas querem votar a PEC 215/00, que transfere para o Congresso a decisão sobre demarcações. Ambientalistas avaliam que o objetivo é prejudicar os índios. Novas regras do Executivo podem evitar votação da PEC e selar acordo.

Leonardo PradoDutra: o objetivo de alguns deputados é impedir a criação de novas áreas indígenas.

O Ministério da Justiça deve enviar à Câmara, ainda neste semestre, uma proposta sobre novas regras para a demarcação de terras indígenas e de quilombolas. Essa decisão, fruto de um acordo entre governo, deputados ambientalistas e ruralistas, deve evitar a votação de uma matéria polêmica, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 215/00, que prevê que o Congresso dê a palavra final sobre a demarcação dessas terras e de áreas de conservação ambiental.

A demarcação de terras indígenas e reservas ambientais no Brasil é contestada por políticos ligados ao setor de produção agropecuária. Para eles, o processo não é transparente e não há direito de defesa dos produtores que estão no local e têm de ser removidos. Atualmente, esses procedimentos são executados pelo Poder Executivo, em decisões dos ministérios da Justiça e de Meio Ambiente.

Os ruralistas pressionaram para que o relatório sobre a PEC, elaborado pelo deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), fosse votado antes do fim do ano passado. Foi preciso um apelo do líder do governo, Cândido Vaccarezza (PT-SP), para que a votação fosse adiada.

Com isso, os deputados envolvidos com a questão puderam conversar com o ministro da Justiça, o ex-deputado José Eduardo Cardozo, que atuava na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) até ir para o ministério. Ele costurou um acordo para que as alterações da norma atual melhorem o processo de demarcação, evitando a votação da PEC.

Arquivo/ Leonardo PradoMendes: precisamos ter todos os interessados no debate, e não apenas as comunidades indígenas.

Polêmica
Ambientalistas e defensores de índios e quilombolas temem que no Congresso os processos se arrastem, porque há muitos instrumentos de protelação no Parlamento. O deputado Domingos Dutra (PT-MA), que defende o direito de comunidades remanescentes de quilombos, chegou a dizer que a intenção da PEC é impedir a criação de novas áreas.

O presidente da Frente Parlamentar Agropecuária, deputado Moreira Mendes (PSD-RO), que participou do acordo, nega que o objetivo seja esse. Ele defende a criação da comissão especial que discutiria a PEC, para chamar todos os interessados no debate, e não apenas as comunidades indígenas e quilombolas. Para Mendes, devem ser incluídos na discussão os municípios, estados e produtores rurais atingidos, além de representantes da Justiça, inclusive do Supremo Tribunal Federal (STF).

Continua:Deputados ruralistas querem rever demarcação de terras indígenasÍntegra da proposta:PEC-215/2000Reportagem – Marcello Larcher
Edição – Marcelo Westphalem

Anônimo disse...

AI MEUS PARENTES VAMOS TIRAR ESSE PRESIDENTE DA FUNAI QUE NEM NO ESTADO DELE ELE ESTA RESOLVENDO A QUESTÃO TA AI O EXEMPLO DA TERRA INDÍGENA ALTO RIO GUAMÁ QUE ELE NEM DA BOLA PARA OS TEMBÉ,QUE TANTO ESPERARAM DELE QUE ELE FOSSE RESOLVER ESSA CAUSA QUE JÁ ESTA PARA FAZER 40 ANOS NA JUSTIÇA E O QUE ELE FEZ FOI TIRAR A UNIDADE GESTORA E JOGOU PARA ALTAMIRA E DEIXOU OS TEMBE A VER NAVIOS INFELIZMENTE É ISSO QUE OS INDDIGENAS DO PARÁ GANHARAM.

Anônimo disse...

ola esperamos que esté presidente da funai saia, pois as comunidades, não pode ficar com uma pessoa desta, no comando da funai, Esperamos o apoio das autoridades, amigos e simpadizantes da causa indigenas a sensibilizar o governo, que a cultura mais rica, é cultura indigena,Precisamos levar nossa causa o conhecimento da justiça. fora do brasil, este Governo é contra os povos indigenas, isso e minha revota, os verdadeiros, dono desta terra.

Anônimo disse...

Dizem nos corredores da FUNAI BSB, Que todos os cargos de confiaça que hoje é ocupado por integrantes do PT, ficarão a cargo dos politicos do PMDB. será que isto é verdade? Na minha opinião eu não acredito que os integrantes do PMDB aceitarão esta imcubencia, pois em varios Estados do Brasil este partido esta dividido, então quem comandará.Atenção colegas procurem seus apadrinhados politicos que a coisa é seria. Onde há fumaça também existe fogo.

Anônimo disse...

Ao Fundiário de BSB,

Sei que você tá procurando e até mesmo apelando para pegar algumas pessoas do seu desagrado por escrever ou falar demais do seu trabalho, fim de abrir PAD. Virou moda? Cadê o direito de expressão? Todos podem tem suas opiniões diferenciadas ou não. Ninguém é obrigado a concordar com tudo. Alias, já diziam que "toda a unânimidade é burra". Com certeza o fundiário ficou engessado na sua gestão. Não se mostra serviço abrindo PAD contra quem fala e sim mostrando resultados concretos. Seria bom trabalhar mais e com eficácia, sinceramente até agora nada fo.i visto ou iniciado, veja o MS. Publique o que foi feito na sua gestão, seria interessante ver. Até mesmo para calar a boca de todos que nada viram, até mesmo eu e olha que escacavilho tudo e nada achei. Um relatoriozinho seria interessante, não acha? Então garotona elétrica em vez de perder tempo perseguindo alguém, trabalhe

Anônimo disse...

Novo presi,


Acho que a essa altura do campeonato, qualquer um melhor do que esse que aí se encontra. Se for PMDB, acredito que tenha pessoa melhor preparada do que o PT, pelo menos é o que vem demonstrando até agora. Dessa turma que aí se encontra hoje de fora e detentores de DAS do PT não salva um. Pense numa equipe perfeita para nada fazer e entender. Para esses DAS hoje da FUNAI do PT, significa "Pode Tocar" para fora que não fará falta. Entenderam?

Anônimo disse...

cardoso confirma permanencia do atual presidente da funai. Ate que se resolva os entraves do decreto de reestruturação da funai e ainda aguardar a definição da dilma a respeito da criação da tal secretaria.ou seja no momento nao havera mechidas na funai

Anônimo disse...

Estranho esses pad,s da Funai..
O objetivo é punir os inocentes,
e inocentar os culpados..
E o sindicato não faz nada..

Anônimo disse...

Não falei, o Presidente não vai sair pois não tem ninguem mais competente para colocar no lugar, foram palavras o proprio Ministro.......

Anônimo disse...

Concordo com o anônimo do comentário das 1432 Hs. Ele deve permanecer no cargo, também quem não quer ficar , se nas reuniões mais importante, quem representa o Presidente da FUNAI , ou é o proprio ministro da Jusstiça ou o lider do governo na câmara. Chamar isso de competencia é não ver a realidade. A FUNAI esta parada e engessada em todo o Brasil.Não entendo o porque de seu funcionamento se os principais necessitados que são os índios estão excluidos em seus atendimentos pela FUNAI.Só caí na realidade agora. As ONG'S , precisam de seu funcionamento.Está expliocado.Agora será que existe algum dirigente atual que tem ligações ou que teve ligações com ONG'S.

Anônimo disse...

SE TIVER VERACIDADE O COMENTARIO DO COLEGA ANÔNIMO DO COMENTARIO DAS 14 E 32 HS. DE 01/02/2012, OS SERVIDORES DA EX- ADMINISTRAÇÕES SÓ TEEM A AGRADECER AO MARCIO MEIRA PELO DECRETO 7056, QUE DEU DE PRESENTE A TODOS 02 ANOS DE FÉRIAS E AGORA SERÃO MAIS 02 ANOS COM ESTA NOTICIA. ISTÓ É O QUE CHAMO DE BOA GESTÃO ADMINISTRATIVA. TIRA OS DIREITOS DO ÍNDIOS E PROMOVE FÉRIAS COLETIVAS AOS SERVIDORES POR MAIS DE 02 ANOS, COM DIREITO AGORA A PRORROGAÇÃO POR MAIS 02 ANOS. VIVA ESTE É O NOSSO GOVERNO. PARABÉNS PRESIDENTE O SR. DR. É UM GÊNIO.

Anônimo disse...

VAMOS REAGIR POVOS INDIGENAS

PARENTES,VOCÊS ESTÃO MUITO PARADOS ACEITANDO TAMBEM A PARALIZAÇÃO DA FUNAI EM TODO O PAÍS. ESSE PRESIDENTE,MARCIO MEIRA É UM INCOMPETENTE E LEVOU DEZENAS DE SERVIDORES DO ESTADO DO PARÁ,COM "DAS" PARA BRASILIA E TRANSFERIU OS SERVIDORES DE CARREIRA PARA OUTROS ESTADOS.FUNAI BRASILIA TA CHEIO DE "DAS" SERVIDORES DO ESTADO -BELEM,OCUPANDO CARGOS DE CHEFIA NA FUNAI BRASILIA,DEZENAS DE INCOMPETENTES PETISTAS,DAÍ A PARALIZAÇÃO DA FUNAI.E OS INDIOS ACEITANDO PACÍFICAMENTE. A FUNAI VIROU CABIDE PARA PETISTAS,UMA VERGONHA. ESSE PRESIDENTE TERIA QUE SAIR DA FUNAI A PESO DE BORDUNADAS.

Anônimo disse...

TODO OS MESES SEGUE DE FUNAI BSB DF PARA BELEM DO PARÁ, DEZENAS DE DOCUMENTOS,PARA SER ENTREGUE AOS ORGÃOS DOS SERVIDORES DO ESTADO DO PARÁ QUE O MARCIO MEIRA TROUXE PARA BRASILIA. É O PONTO DESSE PESSOAL QUE ESTÃO RECEBENDO ALEM DOS SEUS VENCIMENTOS DO ESTADO, O "DAS" QUE MARCIO MEIRE LHES PROPOCIONA.
ÉSSA E A ADMINISTRAÇÃO DO PT.
SERÁ QUE ESSE MINISTRO DA JUSTIÇA E A PRESIDENTE,NÃO ESTÃO SABENDO DA PARALIZAÇÃO DA FUNAI?

Anônimo disse...

NOBRES COLEGAS,

SE O MINISTRO DA JUSTIÇA QUER CONTINUAR COM O SENHOR MÁRCIO MEIRA É PORQUE ELE GOSTA MUITO DOS INDÍGENAS. VOTAR NO PT NUNCA +, OBRIGADO.

Anônimo disse...

Pessoal, eu sou servidor de carreira da FUNAI, alias em fim de carreira, pois eu ja deveria estar aposentado. Mas eu sugiro que todos nós servidores deveriamos se aliar a atual direção da FUNAI, aproveitando que o cara é forte com a presidenta e assim tirarmos proveitos aos indigenas e servidores. O que vale é a o poder maior, não adianta a gente ficar metendo o dedão na parede, só vamos focar estressado. Então caros colegas, vamos aliar ao cara e aguentar ai mais doias anús.

assina>CUIABANUS

Anônimo disse...

O que Mais me admira é os indios estarem conformados com essa situação,talvez estejam calados aceitando tudo isso,por estarem recebendo a tal de bolsa floresta.É tudo que administração imcompetente desse Meira quer.Que até no estado dele não resolveu ao contrário fez foi acabar com Funai em Belém e ainda permanece com o chefe de ctl,pomba lesa,que não resolve nada.Os tembés estão à míngua.Também não tem o que resolver a Funai está paralizada.

Anônimo disse...

Não estão trabalhando porque não querem, serviço é que não falta, com todos gostam de ociosidade, ficar falando que esta de ferias por culpa do Presidente da FUNAi eé pura falta de vergonha, tem muito serviço a ser feito.

Anônimo disse...

Trabalhador,



Ao anônimo do dia 4 de fevereiro de 2012 19:05, que efetuou o seguinte comnetário "Não estão trabalhando porque não querem, serviço é que não falta, com todos gostam de ociosidade, ficar falando que esta de ferias por culpa do Presidente da FUNAi eé pura falta de vergonha, tem muito serviço a ser feito". É vergonhoso para alguém da FUNAI dizer algo dessa natureza. Aposto que deve se um daqueles que apenas viaja dizendo-se a trabalho, claro. Só assim justifica a piada. Pois se na sede, tem período que não tem um diretor que possamos dizer pelo amor de Deus. A sede que deveria dá o exemplo nada faz. apenas faz de conta. E agora vem como se fosse um grande trabalhador. Parece que é a um forte candidato a ganhar o título de trabalhador do ano Se quer se iludir que o faça, porém não fale bobagem, todos que trabalhem na FUNAI e conheça ou domine oque é trabalhar em terras indígenas, inteligente e não seja cego, tem conhecimento de que nada funciona, apenas sim chamandos viajantes a serviço, e que serviço! Me faça um favor, antes de afirmar qualquer coisa, olhe ao seu redor. Ponha a mão na consciência e me diga se estão trabalhando ou engando e fazendo de conta? Ou você é ingênuo ou tá se fazendo. Pare, pense e Olhe e tenha a dignidade e honestidade de afirmar com firmeza, ainda existe funai ativa ou uma funai engessada. Gente nada tá saindo do lugar e ainda dizem que trabalham. Piada, piada e piada.

Anônimo disse...

Ao Fundiário,

Ao comentáio do 29 de janeiro de 2012, às 22:28. acredito que esteja falando da Senhora Diretora dona da FUNAI. Precisa dizer o nome? Claro que não. Essa Gestão acha que tem que abrir PADs por qualquer motivo, apenas para enruiquecer os bolsos dos seus protegidos, é uma tal de viagem pra cima e pra baixo em feriados e finais de semana. Não é só os PADS, tantos encontros, planejamento e ninguém ver nada; O fundiário então, essa tal diretora então n]ao para. Porém, gostaria de dizer que, estão esquecendo o amanhã. Podem ser vocês a responder Processo, disso eu tenho certezaeles e vou adorar fazer parte dessa comissão. Essa Diretora, tá querendo cascavilhar a vida das pessoas e procurar baú pra abrir PAD contra as pessoas que falam de sua atuação. Pior gente, que ela apenas ocupa espaço, ganha diária, DAS e outras vantagens para nada fazer. Aliás, Quem dessa gestão, salvo pequeninas excessões e claro os famosos subalternos. Esses poucos são profissionais, que trabalham, gostam e acreditam no que faz. Adorei o apelido dado a essa tal Diretora dona da FUNAI "garotona elétrica". Aliás, com ela, não existe e nem precisa de Presidente ou outros, acredito que ela deve pensar pelo modo que se comporta e manda, que tem o poder maior que a Dilma,

Anônimo disse...

HOJE EM DIA QUAL O TRABALHO DO PRESIDENTE DA FUNAI: TRABALHA MUITO OU SE ESCONDE DEMAIS? E HAJA GUARDA NACIONAL PARA LHE DAR COBERTURA, NEM A PRESIDENTE DILMA TEM TANTO APARATO EM SUA SEGURANÇA. AGORA QUAL SERÁ A JUSTIFICATIVA DE SUA SAÍDA? DIZEM OS BOATOS DOS CORREDORES QUE É PARA SE CANDIDATAR A PREFEITURA DE BELÉM. CREIO QUE ISTO É UMA PIADA DE MAU GOSTO, O POVO DE BELÉM NÃO MERECE UM CASTIGO DESSE.EU SENDO A PRESIDENTE DILMA O MANDARIA PARA CASA CIVIL QUE ESTA MAS PROXIMO AO PALACIO E CHEIO DE SEGURANÇAS, QUE É O QUE ELE MAIS GOSTA.

Anônimo disse...

Aditando Anonimo do dia 05 as 10,00 hs.....hum,se realmente esse presidente da Funai,está cercado de seguranças,procede o que comentam dele,adora ser protegido. Os seguranças estão de boa so ganhando diárias. cai fora seu..........

Anônimo disse...

O presidentente da FUnai não vai mais sair. os indigenas estão a favor, o problema é outro.

Anônimo disse...

O comentário 06 de fevereiro/19:09.por vai procurar o que Fazer, por sou indio. é quero que esté Presidente, fora da funai isso falo pela as comunidades, que não estão sem apoio da funai, por esté incompentente, Marcio Meira. é está ONgs que é sua Familia no comando. na Funai. é TCU não FAS nada.

Anônimo disse...

O comentário das 19:58 do dia 06/02 . Po meu, se o TCU e CGU não faz nada é porque não tem nada para fazer, não compete a eles e pelo visto vc é apenas uma andorinha no ninho que quer a saida dele. Ninguem mais quer a saida dele e dos demais que ai estão e permaneceraaaaaaaaaaaaaaaaaaa.

Anônimo disse...

ok comentario das 13:39 olha a andorinha e da base, vc È GIlberto Carvalho.o ele é seu Padrinho espera e vc vai ver. o Que nos vamos fazer, olha tudo tim pra vc e seu DAS. allias vai Procura oque fazer.

Anônimo disse...

Prefiro Marcio Meira na Funai do que na Prefeitura de Belém. Presidente Dilma deixa ele lá mesmo.o povo de Belém agradece.

Anônimo disse...

Quero informar a todos que desconhecem que a FUNAI de Altamira nunca fechou, pelo contrário, o Marcio Meira transferiu a CR de Belém para Altamira e Belém ficou como CTL. O mais triste de tudo isso é que Altamira funciona precariamente é uma vez ou outra funciona internet e onde estão todos os órgãos governamentais é em Belém. Gente Belo Monte venceu, que tal voltar a CR para Belém novamente????

Anônimo disse...

Aditando 7 de fev 2012 20:49- Marcio Meira,só fez m.....,precisava fazer aquela farra toda com seminários em todos os estados? Quanto dinheiro foram gastos com essa farra toda? uma comitiva grande ganhando diárias pra fazerem nada. Não precisava essa palhaçada toda, Bastava lotar determinados servidores nos locais proximos às aldeias,Agora o resultado está ai,Funai não tem dinheiro para montar ctls. Caso de Altamira é verdade,lá ta uma zorra total,desprezou os antigos servidores e colocou os DAS e os novatos,e falam que tem uma ONG da familia dele Marcio Meira operando por lá,é mole?

Anônimo disse...

Kd a Corregedoria que não atua sobre os desmandos das CTLS provocados pelo Sr. Marcio Meira e companhia.
Estes podem tudo, mas nos servidores pagamos o pato............ Todos estamos pedidos sem poder tomar ação ou ate meso desestimulados por conta dos mandates que estão alojados na FUNAI como um todo..........

Anônimo disse...

A verdade que a funai está no comando das ongs, mais Futuro esté? não vamos lutar.isto falo como indigena e lider isso e uma vergonha para as comunidades indigenas, será que esté Gilberto Carvalho e dono da nação, isto é um crime contra as comunidades. indigenas.esperamos apoio de autoridades, e amigos e simpatizantes da causa indigena justiça da casa Civil. e lula nós votámos na sua canpanha Politica.isso é o que Você fez com todas as comunidades indigenas.

Anônimo disse...

Titulo do Filme " ESQUECERAM DE MIM" Com Marcio Meira Presidente da FUNAI. Por favor não percam os proximos capitulos.

Anônimo disse...

PRESIDENTE MARCIO MEIRA ESTA DISPOSTO A RECONSTRUIR UMA NOVA FUNAI,VAMOS AJUDA-LO A HORA É ESSA AFINAL DE CONTAS TODOS SÃO MERECEDORES DE UMA NOVA OPORTUNIDADE,E ESTA PROVADO MAIS UMA VEZ QUE SUA EQUIPE DE TRABALHO É MUITO CAPAZ, PORISSO AFIRMO VAMOS DESCRUZAR OS BRAÇOS E MÃOS AS OBRAS EM DEFESA DE UMA FUNAI FIRME E FORTE, PARABÉNS PRESIDENTE, VOCE MERECE TODA A NOSSA CONFIAÇA

Anônimo disse...

Ao Anônimo de 15 de fevereiro 08:07

Pôxa anônimo, todo mundo sabe que a funai na atual gestão márcio meira é inoperante e incompetente. Deixe de ser canalha e tão capacho.

Anônimo disse...

Não acredito que esse seja canalha e capacho, mas que ele esta com razão, temos que trabalhar e mostrar uma nova ffunai, azte os indios estão de acrodo, pois se não estaria buscado para tirar, hoje não tem mais nem força nacional para impedri. a proposito vejam o que foi feito em canarana.............. e ninguem se posicionou e nem postou noticias.....

Anônimo disse...

http://frentedeacaopro-xingu.blogspot.com/2012/02/caminhao-da-funai-explode-em-colider-e.html

Anônimo disse...

http://frentedeacaopro-xingu.blogspot.com/
KD Presidente, KD Auxiliadora, KD Guapindaya, KD Futuro.........

O cacique kayapo Raoni e seu povo estão lutando há quase vinte anos contra a administração brasileira para a demarcação de uma faixa de terra de 200 kilómetros de comprimento que protege o acesso ao rio Xingu.
A proteção desse território ancestral e sagrado, cujo nome é Kapot Nhinore, foi a razão de uma importante coleta de fundos realizada por uma associação francesa em nome do Instituto Raoni em setembro de 2011. Mas as invasões ilegais se multiplicam no território, aumentando a tensão entre a população indígena e os invasores.
Os fundos reunidos para sua causa não foram repassados, e Raoni e seu povo, abandonados pelas autoridades locais, enfrentam a situação com dificuldade... até quando ?
A situação está ficando pior depois do último incidente. Esta mensagem é um grito de alarme para ser divulgado em larga escala.

Anônimo disse...

COMENTAM-SE NA CASA CIVIL QUE A FUNAI FICARÁ SUBORDINADA AO P M D B ,E QUE O P T NÃO QUER ABRIR MÃO, SINCERAMENTE COLEGAS TEM ALGUMA COISA DE BOM DENTRO DA FUNAI, UM ORGÃO TÃO DIFICIL E QUE DEREPENTE SE TORNA COBIÇA DE TODOS, VAMOS LUTAR PELA PERMANENCIA DO MARCIO MEIRA CHEGA DE P M D B

Anônimo disse...

Anônimo,

Ao comentário do dia 15 de fevereiro de 2012 08:07, Senhor anônimo, Você acredita mesmo nisso? O Márcio Meira quer reconstruir a FUNAI? Isso apenas prova que ele tem consciência que destruiu a mesma. Reconstruir o quê? Não acredito nisso, é muita cara de pau, isso sim. Teve todo esse tempo para construir uma FUNAI firme e forte. Descruzar os braços, será que não percebeu que ele e equipe não merece chance nenhuma. Ele colocou índios contra índios, tirou a credibilidade de lideranças com propostas indecorosas, perseguições com servidores que deram a vida por uma instituição no qual eles acreditavam. Processos de todas as espécies, ficaram escanteados, como velhos incompetentes. Dinheiro rolou solto em viagens de encontros, seminários, contratos e etc, vale salientar todas desnecessárias. Uma FUNAI inoperante, desacreditada, índios que perderam a credibilidade em suas comunidades por apoiarem essa gestão, por viajarem em nome de negociarem a situações em suas terras e o próprio presidente arrotar dizendo que tinha dinheiro para gastar. Gastou todos os recursos em tudo menos com as comunidades indígenas. As comunidade/ índios em sua grande maioria ficaram ao Deus dará. Sem qualquer tipo de assistência. Não tem nem um apoio jurídico capacitado e que entenda ou disponível para lutar pelos interesses deles. Jogaram essa assistência de qualquer jeito para outras instituições, que não oferece condições de efetuarem o mesmo trabalho que os procuradores da FUNAI desempenhavam. Saúde – que era para serem fiscalizados e acompanhados pela FUNAI, fez alguma coisa? Assistência social e inclusão social sejam lá como queiram chamar, o que foi feito? Nada. Fundiário então foi e é uma vergonha. A FUNAI hoje é uma vergonha para não dizer piada. E ainda vem um ridículo pedir apoio, chance e etc. Quem nos apoio na hora quem mais precisamos? Todos ficaram surdos, mudos e cegos, deixando todos índios/servidores no fundo do poço. E agora que percebeu que nada funcionou e se apercebeu que o dia deles tem um final e a nossa continuará. Gente, tudo tem um início, meio e fim. E os dias deles findarão. Então gente, deixem de palhaçadas e digam a esses caras de pau., que mandem seus competentes chefes e colaboradores ajudarem e peçam a eles para ficar na FUNAI, esperaremos, somos paciente e resistentes. A queda pode não ser grande mais será vôo libre bando de urubu.

Anônimo disse...

Atenção pessoal, atenção...

Ronda no governo duas indicações fortes em relação a presidência da funai.

Nome 01 - Gersen Baniwa - (indígena Baniwa do Amazonas - Ligado às ongs ISA e CTI. Segundo a fonte, o indígena ongueiro já começa a articular uma equipe que inclui o nome de João Paulo cocôbianco (ou capobianco do ISA)

Nome 02 - Uma incógnita- Indicação de Romero Jucá. Tal nome possui indicação do PMDB.


Vamos aguardar os desdobramentos!

Anônimo disse...

Voces que elogiam esse atual presidente, é porque não conhecem a situação dos indios do xingu..
O nosso colega Manoel sofreu na pele os desmandos dessa administração..
So peço aos cayapos que apontem seus protestos aos encravatados de Brasilia.. Os funcionarios de campo não tem culpa da situação em que se encontram..

Anônimo disse...

tão de brincadeira, sendop assim entre eles eu prefiro continuar com o atual Marcio Meira, pois esta buscando arrumar a casa e teve muitos pleitos na sua gestão, como melhoria salarial, concurso entre outros................

Anônimo disse...

http://www.youtube.com/watch?v=t14nkFRq264

Anônimo disse...

O Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis) multou em R$ 7 milhões o Consórcio Norte Energia S.A., responsável pela construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu (PA), por atraso na implementação do Projeto Básico Ambiental da obra.

Além da multa, o Ibama determinou ao consórcio que apresente um plano de ação para regularizar o cronograma dos programas ambientais. A avaliação do Ibama refere-se ao período de junho a outubro de 2011 e foi feita com base no primeiro relatório de andamento do PBA, apresentado pela empresa em novembro.

Belo Monte é um dos maiores empreendimentos do Programa de Aceleração do Crescimento e, quando estiver pronta, será a terceira maior usina hidrelétrica do mundo, com potência instalada de 12 mil megawatts (MW) e geração média de 4.000 MW.

OUTRO LADO

A Norte Energia S.A. informa que recebeu no último dia 15 uma notificação do Ibama contra a empresa, que "adotará os procedimentos administrativos cabíveis, inclusive interpondo recurso".

O consórcio disse ainda, por meio de nota, que "a referida notificação não implica em qualquer suspensão da Licença de Instalação, que continua válida, e que as obras e demais atividades do empreendimento seguem seu curso normal". "Vale ressaltar que o próprio Ibama, na notificação, ressalvou que as desconformidades apontadas não implicam ´reflexos ambientais negativos´", completa o comunicado.

http://www1.folha.uol.com.br/mercado/1050212-ibama-multa-belo-monte-por-atraso-em-projetos-ambientais.shtml

 
Share