terça-feira, 15 de setembro de 2009

Lula vai a Roraima pela primeira vez


O presidente Lula esteve em Roraima ontem, pela primeira vez em muitos anos. Na verdade, desde que assumiu a presidência em 2003. O fato é que a homologação da Terra Indígena Raposa Serra do Sol foi um ato de coragem política e deixou muitas insatisfações naquele estado por parte da elite tradicional, como os senadores Augusto Botelho e Mozarildo Cavalcanti, e da nova elite, como o arrozeiro Paulo César Quartiero.

Desta vez Lula passou o rodo. Não deixou que Quartiero estragasse sua festa com o presidente da Guiana, na inauguração de uma ponte que liga os dois países. Quartiero, possesso, arregimentou uma tropa de 150 pessoas gritando contra Lula. O jornal O Globo tem uma foto dele chutando um carro da PF, que passa sem reclamar. Já em outra matéria parece que ele terminou levando uma cacetada na testa e pegou pontos. Meteram-no em cana por umas horas.

Como as coisas passam depressa. Há alguns meses o estado de Roraima parecia estar em polvorosa, suas elites morrendo de ódio pela homologação das terras indígenas, parecia que a classe política inteira estava solidária com a defesa dos arrozeiros. Até caravana de simpatizantes tinha visitado o estado vindo do Mato Grosso do Sul!!

Tudo passa. Hoje Mozarildo Cavalcanti e Augusto Botelho estavam ouvindo o diretor de saúde indígena da Funasa e encorajando-o a se manter no cargo!

Agora Lula está tranquilo, sem dúvidas nem remorsos pelo que fez. Homologou Raposa Serra do Sol em abril de 2005, quando eu era presidente da Funai, e ficou firme durante todo o conflito que os políticos e a mídia anti-indígena criou, inclusive com militares nacionalistas. Ao final, o STF resolveu a favor dos índios e tudo se aquietou.

Em entrevista em Boa Vista, Lula disse que agora os índios têm que desenvolver suas terras, que não podem ficar isolados. Mas quem disse que os índios de Roraima estão isolados? Para a Terra Indígena Raposa Serra do Sol ele sugeriu que fossem construídas pousadas para turistas visitar seus lugares pitorescos. Por exemplo, o próprio Monte Roraima, lindo, majestoso, é o ponto mais setentrional do Brasil. Alguém está soprando bobagem no ouvido do presidente.

Os índios receberam Lula no aeroporto de Boa Vista e lhe deram um colar de sementes. Pela cara dele, dá para sentir que ele achou pouco. Já no discurso de Dilma Roussef ela saudou o povo de Rondônia e recebeu como retribuição uma vaia danada. Ah, Dona Dilma, você está muito distraída, mas parece Reagan que confundiu Bolívia com Colômbia!

Um comentário:

guilherme carrano disse...

Como se comprova, os políticos locais sempre se apresentam tendo os indígenas como inimigos, como concorrentes.
Entendendo-os, como na idade média os romanos praticavam, não permitir que os povos invadidos tivesse direito a cidadania, a propriedade e a titularidade.
Essas práticas de invasão e retalhiação não cabem mais no século XXI. E os órgãos de governo federal, indigenista e não indigenista, têm obrigação de não permitir essa discriminação étnica e trabalhar através dos meios de comunicação e educação para o seu erradicar. Parece fácil, mas não é pois são esses discriminadores que dominam esses meios. Por isso a importãncia das redes públicas e dos meios públicos.

 
Share