quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Belo Monte tem audiências públicas e passa



Ontem foi realizada em Belém a última das quatro audiências públicas planejadas para analisar e discutir a futura Usina Hidrelétrica de Belo Monte e seus impactos socio-ambientais. Nos dias anteriores foram realizadas audiências em Altamira, Brasil Novo e Ururaí. A Eletronorte e a Eletrobrás foram representadas por altos técnicos, como o próprio diretor de engenharia Armando Palloci.

As audiências tiveram muita participação da população local. Em Altamira os índios estavam representados por todas as etnias, mas quem se fez dominar foram os Xikrin, do povo Kayapó. A questão é que os Xikrin acataram os planos da Hidrelétrica de Belo Monte. Segundo os depoimentos das lideranças que estavam representando os velhos, os Xikrin querem o progresso que a Usina prometeu-lhes: estradas, comunicação, projetos econômicos. Já os índios Juruna e Arara do Maia, que moram na Volta Grande do Xingu, vão pagar um preço muito caro. Foram abafados pela força dos Xikrin.

A igreja, que se fazia presente em tantas outras reuniões por sua autoridade diocesana, se furtou de uma participação mais ativa. As Ongs ambientalistas, apesar de, alguns meses atrás, terem falado com o próprio presidente Lula, que havia lhes prometido que o governo não enfiaria a Usina goela abaixo, ficaram de lado. Um novo grupo de jovens católicos, aparentemente criado recentemente, fez um protesto, mas inutilmente.

Por sua vez, o procurador federal lotado em Altamira abriu uma ação contra o Ibama para que o órgão faça mais audiências públicas em cada cidade e povoado da região. Inutilmente.

O fato é que as favas estão contadas e estão todas no bisaco. A Usina Hidrelétrica de Belo Monte passou.

2 comentários:

Ivã disse...

Mércio, suas informações não coincidem com as do ISA nem com as do MAB. Principalmente a referência à atuação dos Xikrin. Permita-me perguntar: de onde o sr. retirou essas informações? O sr. estava presente na audiência de Altamira?
Não estou desconfiado, quero apenas me informar melhor sobre o assunto, pois tenho um blog onde divulgo notícias sobre a questão indígena, o Mirakatu, e me preocupa o desencontro de informações.
Obrigado,
Ivã Bocchini
www.mirakatu.wordpress.com

Mércio P. Gomes disse...

Caro Ivã, As informações que tenho vieram de pessoas que participaram do evento e que consideraram que as opiniões contrárias expressas tiveram pouco impacto sobre a grande maioria das audiências, nas quatro cidades. Em Belém a confusão que ocorreu fora do recinto e a presença indígena dos Tembé, que pouco ou nada têm a ver com a questão em Altamira, também passaram sem modificar o teor das explanações. Salvo melhor juízo. Abraço, Mércio

 
Share