quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Índios do Paraná repudiam reestruturação da Funai

Agora são os índios que começam a se manifestar por escrito.

Eis o manifesto dos índios do Paraná, coordenados pela ARPIN-SUL. Outros virão em seguida.

Por sua vez, as AERs, seguindo os exemplos de Recife, João Pessoa e Goiãnia, também fizeram assembleias para apresentar suas manifestações.

_________________________________________


                                                       Carta de Manifesto e Repudio.                 

 

                    Lideranças indígenas do estado do Paraná kaingang, guarani e xetá vêm por meio desta manifestar com indignação e também repudiar a maneira como estão sendo tratado pela FUNAI através do decreto 7056 que reestrutura o órgão onde extingue todas as administrações regionais da FUNAI do estado do Paraná. Não concordamos a maneira como foi feita sem consulta previa as comunidades indígenas isso violou a convenção 169 (OIT) e a declaração das nações unida sobre direitos dos povos indígenas lembrando que foi o presidente LULA que aprovou os instrumentos internacionais de direitos dos povos indígenas, e necessário manter as coordenação regionais, pois somos mais de 17.000 mil indígenas  espalhado pelos quatro canto deste estado que temos necessidades e opiniões e que devemos ser ouvidos principalmente quando se trata de atos que interferem o dia a dia de nosso povo entendemos que para  a FUNAI ficar mais próxima de nos se faz necessário o fortalecimento e não a retirada de estrutura criadas a anos por luta de nossos representantes e lideres da época . Portanto e necessário manter as coordenação neste estado e afirmamos que lutaremos incansavelmente ate que seja revogado este decreto que extingue as administrações regionais da FUNAI deste estado, pois se o presidente lula voltou atrás no decreto dos militares será que só nos povos indígena seremos vitimas mais uma vez deste governo.


Curitiba 06 de janeiro de 2010.

 Lideranças do Paraná.

2 comentários:

Anônimo disse...

Prezados srs. Ministro da Justiça Tarso Genro e Presidente da funai Marcio Meira, receba os meus pesames por este tão mal elaborado decreto, e assinado inconscientemente pelo nosso presidente Lula,voces conseguiram em tão pouco tempo reunir tantos manifestos contra este decreto. tenho certeza que nem toda oposição dos parlamentares contra o presidente Lula conseguiria o que voces conseguiram atos de manifestações para a proxima semana. Presidente Lula com uma equipe de colaboradores com esta, o Senhor não precisa de oposição.

ecobrita disse...

Caramba, inacretavel esta noticia... Como ainda um povo não respeitado como deveria ser, com sua cultura milenar, com tanto a nos ensinar, ainda são tratados assim??!??!?! Não acredito que o Lula tenha assinado nada inconscientemente, como diz o comentario abaixo, mas sim que a tamanha ignorancia e falta de visão deste e de todos os Governos anterios, continua exterminando o que há de mais belo, rico, sensacional, glorioso e espetacular, a nossa maior riqueza que é a Cultura Indígena. Realmente o Brasil dorme hipnotizado pela bobeira generalisada deste sistema que não tem saída, ou melhor, ,despreza a única saída que seria apredermos a viver respeitando a Natureza, uma nova Economia baseada no aproveitamento da Natureza de pé, viva, e disso os indios sabem tudo. Jogamos fora a oportunidade de sermos felizes como eles! Que pena. Um país de cegos.

 
Share