sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Índios do Alto Xingu em Brasília. O que resultará disso?

Um grande grupo de indígenas do Alto Xingu se reuniu ontem no auditório da Fundação Cultural para discutir o fim da controvérsia sobre a PCH Paranatinga II, que fica no rio Culuene.

Não sabemos ainda qual o resultado dessa reunião, que teve a presença do Diretor de Assistência da Funai, não o presidente.

Os índios sequestraram recentemente 6 pesquisadores e 4 funcionários da Funai e exigiram a presença do presidente para liberar os sequestrados. Conformaram-se em vir discutir o assunto em Brasília. Querem conversar com diversos ministérios, como o da Justiça, Meio Ambiente e Minas e Energia.

A questão é: o governo será capaz de voltar atrás no licenciamento dessa PCH? Se não, o que farão os índios? Quem os irá convencer de que os impactos sobre o rio Xingu não afetarão suas vidas?

Essa questão vai rolar por muito tempo

____________________________________________

Índios discutem funcionamento de hidrelétrica com Funai

Agência Brasil


BRASÍLA - Cerca de 70 índios das etnias Kalapalo, Matipu, Kamayura, Waura, Ruikuru, Yawalapity e Ikpeng se reúnem nesta quinta-feira em Brasília, com o presidente substituto da Fundação Nacional do Índio (Funai), Aloysio Guapindaia, para discutir o funcionamento da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Paranatinga II, entre os municípios de Campinápolis e Paranatinga (MT), próximo ao Parque Nacional do Xingu.


Na semana passada, os indígenas sequestraram oito pesquisadores que faziam estudos de impacto ambiental na região e quatro funcionários da Funai . Todos já foram liberados.

Os índios protestavam contra o funcionamento da hidrelétrica. Eles alegam que a construção prejudica o abastecimento de água nas aldeias e a principal fonte de alimentação, os peixes do Rio Kuluene.

Nesta quinta, os índios vão apresentar as reivindicações. Segundo a assessoria de imprensa da Funai, serão discutidas medidas compensatórias, que podem ser financeiras, ou não, como a construção de postos de saúde, escolas, distribuição de sementes para plantio, entre outras.

Em nota, a Paratininga Energia S/A, empresa responsável pela obra, informou que tem cumprido o Programa Ambiental definido pela Secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT) após análise do estudo de impacto ambiental. A empresa também afirmou que continuará cumprindo todas as exigências legais, administrativas e ambientais.

A hidrelétrica começou a funcionar em janeiro deste ano, e já abastece três municípios de Mato Grosso: Gaúcha do Norte, Ribeirão Cascalheira e Barra das Garças. Ainda de acordo com a empresa, em breve, deve ter início novas obras para a construção de redes de transmissão que vão levar energia a mais 16 municípios mato-grossenses.

Nenhum comentário:

 
Share